Google+

24 de agosto de 2008

MINI BITS AND PIECES, PART ONE

No final de semana tive o prazer de andar num Morris Mini MkII, 850cc, 1968. E também tive as dificuldades de andar num carro inglês, um Morris Mini MKII, 850cc, 1968.

Pois, é, o carrinho é um punchline ambulante. Relógios Smiths que não funcionam, lanternas Lucas que também não funcionam. Ahn, o SU também não alimenta do A-series, e foi substituído por um Solex 30.

Mas o carro também é uma aula de projeto de automóvel (como quase todo carro inglês, peca-se na execução). É impressionante como é natural dirigir o carro, keeping in mind que é um carro desenvolvido durante os anos 50. Natural no sentido de comum, beirando o sem graça.

Antes que me crucifiquem, fica a nota que meu percurso foi natural, sem graça. Maiores explorações foram impedidas por minha quase-virgindade quando se trata de carros ingleses. Conheço inúmeras piadas sobre eles, mas ainda assim, ao ver um pino metálico caído no assoalho dianteiro, deixei de rezar uma pequena oração por São Lucas, o padroeiro da escuridão e dos viajantes a bordo de carros ingleses.

Segui viagem, me comprometendo a ver o que era o pino na volta. Quadras adiante, São Lucas me alcançou, e os órgãos internos do cilindro mestre de embreagem Lockheed caíram sobre meu pé esquerdo. Voltei para a garagem, evitando parar e ter que judiar da primeira de pinhão deslizante. Carro guardado, e planos feitos para a semana.

Se São Lucas quiser, durante a semana remonto o acionamento da embreagem hidráulica (em 1959, num carrinho barato - seu carro tem isso hoje?), e sábado que vem, o Mini vai para o circuito pessoal de testes. Só talvez seja melhor não dirigir nada normal antes nem depois.

Um comentário:

  1. Paulo Keller24/08/08 23:01

    Boa versão resumida! Valeu, já estamos rodando.

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...