google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 AUDI - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

AUDI

Estive no evento comemorativo dos 15 anos da Audi e lançamento do A4 no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

Confesso que tinha uma grande expectativa sobre esse evento e esperava algo diferenciado com requinte e luxo, mas achei bem pobre e não reflete o que a marca representa (ou representou) no Brasil. O local é impróprio e apertado e a ambientação é pobre. Saí de lá com a sensação de que estava faltando algo e que a Audi não explorou devidamente a oportunidade para contar sua história com mais detalhes e mostrar a evolução tecnológica da marca de uma maneira didática.

Talvez algo mais grandioso não possa ser justificado pela média de vendas de apenas 120 carros por mês em 2008 dos quais 100 são A3. A Audi encolheu muito!

Mas isso não tem problema, pois o meu tempo foi muito bem gasto observando e fotografando os modelos expostos.

Entre eles estão as últimas novidades da marca e alguns modelos históricos que não vemos todos os dias nas ruas ou em museus.

Logo na entrada o primeiro modelo exposto é um GT Malzoni que se relaciona diretamente com uma das argolas do logotipo da Audi, a DKW, de quem o GT herdou a base mecânica.

No mesmo ambiente está um impecável (restaurado) Type R Imperator de 1929, o primeiro V-8 da marca. Um carro enorme com toda a robustez esperada de um carro alemão.

No corredor estão os A5, A3 Sportback, Q7, TT Roadster e um S8 V10. Mais adiante o novo A4, que perto do A5 e do S8 nem chama muita atenção. Todos fechados e sem acesso ao interior. Novidade para os meus olhos é o pequeno A1 Project Quattro com propulsão híbrida, sendo um possível concorrente do Mini. A grade dianteira — na verdade uma grelha mesmo — é gigante e o capô com a borda arredondada não causam boa impressão.

No final do ambiente estão os outros modelos especiais, o "911 killer" R8, que também é o carro do Homem de Ferro, e o incrível Type C de Grand Prix de 1935/36.

O Type C apresenta algumas curiosidades. Desenvolvido por Ferdinand Porsche, ele surpreendeu a todos com seu enorme motor V-16 montado entre o piloto e o eixo traseiro. O V-16 de 6 litros é superalimentado com um compressor Roots e tem potência de 520 cv a 5.000 rpm, proporcionando uma velocidade máxima de 340 km/h. O Type C foi invencível durante a temporada de 1936.

Os carros ainda estarão lá neste sábado e domingo, das 10h às 22h, com entrada franca. Vale a pena conferir.

15 Anos da Audi no Brasil

PK

Um comentário :

  1. Congrats, Paulo Keller!!!

    O Blog tem lhe feito muito bem. Continue assim, "comendo" o mouse e as lentes. A audiência agradece.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.