google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 A potência ainda cresce - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

A potência ainda cresce


A ecologia e a consciência ambiental estão em alta ao redor do mundo. Os elevados preços dos combustíveis são uma preocupação mundial e a indústria automobilística deve fazer a parte dela, criando carros cada vez mais econômicos e menos poluidores.

Jogadas de marketing dos grandes fabricantes passam a idéia de que todos estão investindo na preservação das reservas de petróleo e na redução do consumo de combustível. Realmente, nos últimos anos o desenvolvimento na área de powertrain pode criar motores muito mais eficientes e menos poluidores, mas algo ainda não está certo com tal idéia de economia.

Cada vez mais, os carros estão ganhando potência, e não apenas os super-esportivos com seus enormes motores, mas os carros convencionais também. Não existe mágica: se a potência aumenta, é necessário mais combustível na câmara de combustão. That's the way it is.

Vejamos como exemplo disso os sedãs. A BMW oferece o modelo 335i, um Série 3 com motor seis cilindros biturbo de 300 cv, algo muito próximo do que era um M3 anos atrás. Também estarão com um Série 1 com mais de 250 cv. A Mercedes oferece o C 350 de 270 cv, a Chrysler vende o 300 C de 340 cv (para mim, a melhor relação custo-diversão-benefício do mercado), e até a Honda apresentou o novo Accord V6 de 280 cv.

Isso sem falar nos carros com conotação de esportivos, e não me refiro a Porsches e Ferraris. Mercedes C63 AMG, 460 cv, BMW M3 e Audi RS4 com 420 cv, o australiano Holden de 500 cv e Cadillac CTS-V de mais de 500 cv. E ainda existem modelos acima destes, com potências ainda maiores.

Sejamos francos, o mundo não quer carros minúsculos, baratos e ecologicamente corretos. Isso não vende, como já foi mostrado por inúmeros casos passados. O mundo quer carros grandes, luxuosos e que demonstram status do seu dono. Os fabricantes lançam carros elétricos e híbridos para mostrar como estão preocupados com o meio ambiente, mas também colocam em seus revendedores os modelos grandes e potentes. Ainda bem.

6 comentários :

  1. o Chrysler 300C parece ser a melhor combinação de valor... no papel. Experimente andar no bicho, que você reverá sua equação de valor. A sensação é a de estar dirigindo um Landau de quase 30 anos atrás. Não dá para comparar com as MB série C AMG, BMW M3, M5,etc. São mundos diferentes, e sensações ao volante totalmente distintas, mesmo que as "specs" no papel pareçam indicar semelhança.

    ResponderExcluir
  2. Estranho, andei num 300C Hemi (subi e desci a imigrantes) e achei o carro bem equilibrado, firme e estável, exatamente como um MB série E, do qual ele é derivado.

    ResponderExcluir
  3. Belli, meu caro;

    Quem aproveitou aproveitou...
    O mundo hoje está exatamente como o fim dos anos 60. Os 70 foram totalmente morro abaixo em termos de performance, então...

    MAO

    ResponderExcluir
  4. Paulo,

    SA maior diferença do 300C Hemi e ou outris citados por voce é o motor apenas, ele tem um de verdade, que tem torque e potencia em numeros consideráveis e em rotações normais e utilizaveis, no meu entendimento é topo da lista de desejos. E infinitamente mais barato que os outros citados. Best bang for the buck.

    ResponderExcluir
  5. O Programa Top Gear fez um comparativo entre o 300c um vauxhall monaro e um jaguar. O 300c ganhou apenas em estilo. Não foi ruim em desempenho mas na dirigibilidade o carro fez feio. A resposta em comparação com os outros era muito ruim. Ream todos considerados muscles ou seja, daqueles carros que te colocam um sorriso no rosto quando você
    acelera.

    Giovanni Leonardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 300C é vendido com configurações opcionais de direção e suspensão.
      Os 300C padrão, vendidos nos EUA, realmente tem suspensão macia e direção molenga.
      Peça o sport package e terá o carro com um comportamento dinâmico europeu.
      Os vendidos no Brasil já vem assim equipados.

      Excluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.