google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Salão 2006 - Renault Fluence - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Salão 2006 - Renault Fluence







Em 2006 a Renault trouxe para Salão de São Paulo o elegante conceito Fluence.

Agora, em 2008, a Renault apresentou no Salão de Paris o novo Laguna Coupé, que se originou do Fluence.

Como destaque, o Laguna Coupé tem um sistema de direção nas quatro rodas. Esse sistema, embora jé tivesse sido usado em modelos como o Nissan 300ZX, Mitsubishi GT3000 e Honda Prelude entre meados dos anos 80 e meados dos anos 90, andava em desuso nos modelos mais recentes.

O sintema esterça as rodas traseiras em até 3,5 graus no sentido contrário às dianteiras em velocidades inferiores a 60 km/h, ajudando a diminuir o diâmetro de giro em 10%, facilitando as manobras e requerendo menor ângulo de esterço no volante. Em velocidades acima de 60 km/h as rodas traseiras esterçam no mesmo sentido das dianteiras melhorando a estabilidade e a segurança. Curiosamente, o sistema do Laguna é forncido pela Aisin, uma empresa japonesa.

Veja no filme abaixo o sistema do Honda Prelude em atuação.

photo of the day: Salão 2006

Um comentário :

  1. ótimo vídeo. Vale salientar que de todos os sistemas de direção nas 4 rodas existente, o do Prelude é de longe o mais interessante e possivelmente o melhor: é puramente mecânico, com um sisteminha planetário controlando o pinhão da cremalheira traseira. O sistema começa esterçando pra dentro, e depois inverte o sentido e esterça para fora; em altas velocidades esterça-se pouco, em manobras, esterça-se muito; e o mais importante: por ser mecânico, não varia de acordo com as contas de uma ECU, e ainda dá algum feedback ao motorista. Sem dúvida, um dos sistemas mais belos a serem inventados e esquecidos.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.