google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 1 litro - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

1 litro

Sim, senhores, inebriado pelos papos intermináveis com nosso amigo MAO, montei aí uma pequena lista de dez carros, e de um tema não muito respeitado.
Vejam aí os dez melhores carros com motores de 1 litro e entendam que o problema não é o tamanho do motor, mas, sim, o tamanho do espírito apoiado sobre os 4 pneus. Vale notar que a lista está fora de ordem, mas os carros são esses mesmos.


1) Willys Interlagos 998 cm³: Pequeno, leve e belo. Era levado por um motorzinho possuído pelo demônio e com um ronco incrível para algo tão pequeno. Motor de produção, mas levado ao limite e oferecido sem nenhum tipo de garantia pela Willys-Overland do Brasil. E claro, tudo coberto pela linha leve e equilibrada de Michelotti.


2) Mini Cooper 997 cm³: A obra de Issigonis retrabalhada por Cooper. Criou o esportivo mundano, sem classe, para mim e para você. Vestiu o capacete imaginário que pessoas como nós vestem quando dão uma corridinha ao supermercado.


3) "Carreteras" DKW-Vemag 1.089 cm³: O trabalho de Lettry e Crispim fazendo esportivos "de verdade" sofrerem em Interlagos. 2T, mais de 100 cv e o inebriante cheiro de óleo dois-tempos de base vegetal (Castrol R40). Esse cheiro deveria ser vendido em pequenos frascos, Parfum Deux-Temps. Faria sucesso, ao menos entre nós...Carro da foto é o de chassi encurtado em 35 cm, para apenas 2.100 mm. Lettry o apelidou de "Mickey Mouse".


4) DKW-Vemag Carcará 1.089 cm³: Mesmo motor, carroceria de Rino Malzoni num chassizinho de Fórmula Júnior e 212 km/h. O Bob estava lá...


5) Abarth 1000 TC: Nascido Fiat 600, era massageado em um especial de homologação dos diabos. Pra dirigir com a faca nos dentes, taking no prisioners. A pulga atômica, em sua melhor iteração.


6)NSU Prinz 1000 TT: Lindo, leve, belo, um Mini-Corvair alemão. Um 4 cilindrinhos em linha, todo em alumínio, refrigerado a ar, traseiro, transversal. Levantava a roda interna dianteira manobrando na garagem, se duvidar.


7) Mazda Cosmo 1965: Ok, Wankel, o que para alguns é como roubar, colar na prova, ou algo do tipo. Mas deslocava menos de 1 litro em seus dois rotores, 982 cm³ para ser exato, e punha para fora 110 belos cavalos de olhos puxados. E claro, lindo e com personalidade, de um jeito que japas nunca mais fizeram.


8)Renault Twingo 1.0 16v: 999 cm³, 70 cv, menos de 900 kg. Ah, em 2002, carregando dois air-bags para passear, e vários outros luxos modernos, como ar-condicionado, trio elétrico, bancos ajustáveis nas 4 posições... Injustamente ignorado, o Mini moderno ainda trazia o melhor 1-litro de 16V já feito em terras brasileiras. Um companheiro de inúmeras aventuras, e o melhor jeito de assustar motoristas incautos em estradas e onramps.


9) Austin-Healey Sprite MkI, MkII, MkIII: sim, são 3 carros, mas de 948 cm³ a 1.098 cm³, eram tudo que um carro esporte devia ser. Pequeno, leve, vestia o motorista e um passageiro, e era o melhor companheiro do dia-a-dia ao passeio de final de semana. Sonho deste colunista aqui...


10) Honda Insight: Sim, um japa, moderno, fuel-sipping. Mas não está aqui pelo apelo verde, e, sim, pela idéia de ser um cupezinho bonito, aerodinâmico, leve, eficiente. E com um 3 cilindros de 1 litro, assistido por um genial motor elétrico acoplado ao volante do motor, era econômico pacas.

12 comentários :

  1. Há uns 4 meses dirigi uma Parati Crossover 2003 1.0 turbo e, apesar do trajeto não ter sido tão longo, achei o carro muito interessante, ainda que não tenha alcançado toda a áurea e renome que os carros citados na lista. Desempenho coerente, ronco bonito e, na minha modesta opinião de motorista comum, não notei o tal retardo do funcionamento da turbina. Confesso que me ocorreu a idéia de, em tempos melhores, adquirir uma, apesar de todo o “terror” imputado pelos mecânicos independentes em relação a esta motorização. Apesar de não poder ser exatamente comparado com os outros 1 litro nacionais em termos de potência (e, infelizmente, consumo), por contar com o “artifício” da turboalimentação, por causa dela (e também pelo valor da gasolina, cerca de R$ 2,65 a aditivada por aqui), passei olhar os 1 litro com outros olhos...

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  2. Marlos,

    Tive uma Parati Crossover preta, de 1.0 litro turbo, de 2002 a 2004.
    Quando deleguei a lista ao Rgan, pedi encarecidamente que a incluísse, mas agora a lista é dele, e portanto só tem esquisitices...

    Desempenho melhor que AP 2.0 litros, e se vc se manter abaixo de 4000rpm em viagems, mais de 14km/l carregado e com ar ligado.

    MAO

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  3. Egan,

    Ótima lista, mas eu substituiria um dos DKW's por um VW Turbo.

    Minha parati, se equipada com um par final mais longo, bateria o recorde do Carcará. Think about it...

    MAO

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  4. Caro MAO,
    Realmente tenho vontade de adquirir uma Crossover 1.0 turbo (de preferência vermelha, minha cor favorita), mas confesso que tenho certo receio, principalmente depois de conversar com vários mecânicos e vendedores de autopeças aqui do RJ e todos serem unânimes em condenar o carro por ter tal motorização. Os comentários foram dos mais variados desde “Você gosta de gastar dinheiro com carro?” ou “Nenhuma ida à oficina sai por menos de R$ 1.000,00” até “Tá sempre na oficina”. Isso sem contar que o fato das 16 válvulas fazerem o mecânico independente “pregar” aquela doutrina maluca de que motores multiválvulas não prestam e, numa das oficinas que visitei, o dono enumerou os multivalvulados que estavam parados lá (tinha uns 8 dentre Marea, Brava, Focus, Weekend, etc). Isso, além do seguro alto (tenho 22 anos), me fez ter certo “medo” do carro. Aí passei a considerar um Focus Ghia hatch, simplesmente os comentários foram os mesmos. Será que estarei fadado a sempre ter que comprar um carrinho bem pé-de-boi, pois foram desse tipo que me recomendaram... Quando estava para comprar minha Elba CSL 1.6 (1991) os comentários também foram bem negativos quanto ao motor argentino e sua “cara manutenção”. Porém, estou com o carro há quase dois anos e nunca tive maiores problemas. Realmente gostaria da opinião de uma pessoa consciente que já possuiu esse modelo de Parati, pois gostaria de ter uma. Talvez a Elba que não goste de outra “mulher” por aqui...
    Um grande abraço.

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  5. Acho que o AG não vai nem ler este post (rsss)...

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  6. Marlos,

    Segundo essa crença, estaríamos andando todos de Santana e Kombi.

    Faça o seguinte: se ia gastar 20 mil num carro, gaste 10 e reserve o resto para consertá-lo, kkkkkk.

    Na verdade, para a pergunta que lhe fizeram, se gostamos de gastar dinheiro em carro, a única resposta lógica é: CLARO! Existe lugar melhor para gastar???

    MAO

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  7. talvez por isso nao goste de japas. andar 2anos e nao fazer nada?morro de tédio.pensem no prazer de comprar uma caixinha de peça, descobrir um defeito e consertar. test drive , tudo ok. ate o proximo.nao tem preço... os carros ja deviam vir de fabrica velhos.. pra gente ter o que fazer

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  8. Grande lista meu amigo, e grandes carros.

    abraços

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  9. Realmente Ary é muito legal fuçar o carro, mas quando se tem disponiblidade de gastar...

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  10. Marlos,

    Tem os DKW nela, coisa fina. Tem alguns outros legais. Simca abarth, NSU Prinz, Interlagos e Mini Cooper. Mas sabemos melhor que esse assunto não faz meu barco boiar, né mesmo? Aprecio e respeito, mas não sinto a menor atração. Não tem jeito, se não é com motor grande nem com tração traseira, possoaté usar, mexer por necessidade mas não amo, não sinto atração, não curto.

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  11. Faltou o Ka! Acerto de suspensão genial, ainda mais para um popular!

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  12. Tinha os Hondas com motor e transmissão de moto antes da era Civic, devia ser divertidíssimo tentar chegar aos 140km/h sabendo que o motor tinha umas 800 cc. O problema dos 16v é na hora da retífica, que é mais cara, o resto é preguiça desses vagabundos que acham que os carros deviam ser carburados, com vareta lateral e que tem luz de freio e pisca na mesma lâmpada só para não dar trabalho. E a incompetência de certas fábricas ajudam, especialmente as francesas. E aí tem que morrer com uma graninha num mecânico de verdade. O chato é aparecer com o "pois é" na oficina cheia de japas, americanos e europeus importados...

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