google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O eletrodoméstico automóvel (Parte II) - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

O eletrodoméstico automóvel (Parte II)


Continuando o assunto levantado pelo André Dantas, semana passada peguei carona com um colega que tem um Honda Civic. Fomos para o estacionamento debaixo de temperaturas de -3 °C e o carro pegou instantaneamente, como manda o figurino.

Os vidros estavam um pouco embaçados devido à umidade e imediatamente após sairmos do estacionamento ele direcionou o fluxo de ar interno para o parabrisa, ainda com o carro bem frio. Para qualquer não-entusiasta, isso seria um ato qualquer e a expectativa seria de que o vidro desembaçasse instantaneamente, o que realmente aconteceu

Um entusiasta como o que vos escreve não aceita as coisas assim. Imediatamente após ele direcionar o ar para o parabrisa, escutei o "cleq" da embreagem do ar-condicionado e uma leve oscilação da marcha-lenta. Pensei comigo, o ar-condicionado deve ter ligado... Porém, ao observar a luz indicadora do A/C, notei esta apagada.

Para tirar a dúvida, girei o controle de volta para outra posição e, dito e feito, o A/C parou. Comentei isso com meu colega que não é nada entusiasta e ele me respondeu: "E dai? O que espero é que o carro desembace..."

Eu não sou fã deste tipo de automação. Gosto de eu controlar quando o A/C deve ou não funcionar e quando eu vou ou não gastar mais combustível. Porém, para a enorme massa de consumidores, o que eles querem é que o vidro desembace rapidamente... mesmo que isso signifique rodar o tempo todo com o A/C ligado gastando muito mais combustível e não ter que pensar em "complicadas" seleções de temperatura, velocidade do ar e direcionamento do fluxo de ar para atingir o mesmo objetivo.

E assim caminha a evolução dos carros... pouco a pouco em direção aos eletrodomésticos.

6 comentários :

  1. Certas automações eu também acho desnecessárias. Até agora as mais sem sentido que tive oportunidade de vivenciar foram os fáróis e limpadores de pára-brisa automáticos. Neste último caso pior ainda quando o sistema retira a função intermitente e a deixa a critério da automação, prefiro o ajuste manual do intevalo. Pior é que esta é a tendência, com pessoas dando a alma para ter estes recursos em seus carros apenas para mostrar ao vizinho, com o marketing das fábricas trabalhando forte.

    ResponderExcluir
  2. Digamos que se dependesse de vc todos estariamos dirigindo carros como Toyota Bandeirante e Fiat Uno, super avancados e confortaveis. Nada como um bom "entusiasta" para atravancar o progresso da industria.

    ResponderExcluir
  3. Caro leitor anônimo, acredito que você não compreendeu o cerne da questão.
    Nosso questionamento nunca foi pregar o retrocesso tecnológico, mas sim o desvio do avanço tecnológico.
    Ao invés da tecnologia ser um degrau para que as pessoas vençam desafios maiores, ela é adaptada para substituir alguns segundos de raciocínio do usuário.

    O Ford T possuía uma alavanca manual de avanço de ignição. O sistema Delco, com avanços centrífugo e à vácuo automáticos de ignição significou um salto positivo para a história do automóvel.
    A automação era nuito mais eficiente que qualquer ser humano pudesse ser, e era uma fonte a menos de distração para o motorista, isto sem falar nas outras melhorias que os motores puderam se servir nos anos seguintes.

    Já um microondas com funções pré-estabelecidas é um passo atrás para a tecnologia.
    Ele não adicionou nada à máquina que não pudesse ser feita pelas funções básicas, a não ser o "ligue e esqueça".
    Quem garante que as funções pré-estabelecidas são as melhores para cada um? Mas as pessoas não querem pensar e as usam mesmo assim, e nem tentam fazer algumas variações para verificarem se há resultados melhores que aquele.

    Outro passo para trás deste ponto é a de máquinas onde as funções básicas foram totalmente abolidas em troca de funções pré-programadas.
    É o caso muitas câmeras degitais amadoras. Ou aceita-se a regulagem que a máquina faz sozinha, ou não se bate a foto.

    Nunca antes a tecnologia foi tão desvirtuada como agora, em nome da "facilidade de uso".

    Daqui a mais alguns anos, usar um automóvel será tão entusiástico como hoje se "pilota" um forno de microondas. Aperta um botão, e espera uma campainha informando que seu desejo foi atendido.

    ResponderExcluir
  4. Uma automação bastante inconveniente é o limpador de parabrisa que aciona automaticamente com o esguicho. Se ocorrer da água no reservatório se esgotar, o limpador arrasta toda a sujeira e risca o vidro.

    Alguns aceleradores eletrônicos também são bastante incômodos: em trocas de marcha mais rápidas, ele mantém a aceleração quando o pé direito é removido rapidamente do pedal, fazendo o giro subir desengrenado e desgastando a embreagem na volta do pedal esquerdo.

    É a típica muleta que acaba prejudicando bons motoristas, nivelando tudo por baixo...

    []s!

    ResponderExcluir
  5. quanto mais automação menos testosterona

    ResponderExcluir
  6. Controvérsia interessante.
    Sou a favor da automação, quando esta implica em otimizar o desempenho do sistema e, com isto, facilitar a vida do usuário.
    Caso do esguicho com limpador é um deles. Se o sujeito esqueceu água, ponha água. O sistema funciona com água.
    Sou favorável também ao sistema reportado do AC. Em dezembro de 2004, alugara um Ford Taurus em Chicago. AC manual, saíramos de uma reunião as 21:00 @ -16C. Desconhecendo na época os sistemas, coloqueim em max Defrost e, com carro frio, insuflei tanto ar gelado para dentro do carro, que meu cliente implorava: pare o carro e deixe-me descer. Aqui dentro está mais frio que lá fora. Ele tinha total razão.
    Hoje, os AC automáticos, você seleciona a temperatura e ele decide quando pode aumentar o fluxo de ar. Se estiver muito frio, vai esperar o motor aquecer. Se tiver aquela resistência elétrica, melhor ainda. Se está muito calor, ele espera até o evaporador esfriar o ar, para aumentar o fluxo de ar. Assim como deve ser.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.