google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Seqüenciais - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

Seqüenciais


Os adventos da evolução tecnológica no mundo automotivo trouxeram muitas novidades. O controle de tração, air bags múltiplos, sistemas de cruise control por radar, as transmissões automatizadas seqüenciais e com elas, as "borboletas". Muitos vão dizer que meus comentários serão antiquados, que sou reativo, e de fato estou sendo um pouco.

Com o uso das transmissões automatizadas (automatizadas não são as caixas automáticas) no mundo das competições em busca de maior velocidade de troca e alguns centésimos de segundo em uma volta, não iria demorar para que esta tecnologia fosse aplicada nos carros de rua. Creio que o grande impacto no mercado veio com com o modelo F355 F1.

Tecnicamente, é genial. O piloto/motorista não precisa tirar as mãos do volante para trocar de marcha, o que é excelente, muito mais seguro. As trocas já são bem mais rápidas do que seriam com um piloto profissional e uma transmissão manual de engates curtos. Exemplo: Ferrari 430 Scuderia, com troca de marcha em 60 milissegundos, inegavelmente impressionante.

Mas, ainda falta alguma coisa. A tecnologia roubou a diversão de dirigir, trocar de marcha com uma simples alavanca e um pedal de embreagem. Certa vez fiz uma viagem de aproximadamente 350 km, passando por algumas boas estradas secundárias, com um carro equipado com uma transmissão seqüencial de seis marchas, inclusive com ajuste de tempo de troca de marcha, bem interessante tecnicamente. Mas poderia ter sido melhor, ficou faltando a sensação do controle maior sobre o carro. Foi um pouco "sem sal". Havia a possibilidade de troca pelas borboletas atrás do volante, bem como toques para frente ou para trás na alavanca do painel central. Pensei que com a alavanca seria um pouco mais interessante, de fato foi, mas ainda não o suficiente.

Se eu fosse escolher um carro para uma competição séria em pista, visando apenas resultados, com certeza seria uma transmissão seqüencial, mesmo porque não sou piloto profissional e um seqüencial de trocas rápidas seria muito bem-vindo. Agora, para uma viagem, ou mesmo um evento tipo track-day, voto na manual.


3 comentários :

  1. A transmissão automatizada, como foi citado, até faz sentido em carros de competição. Porém, em carros de rua de uso normal (não superesportivos)não passa de uma estratégia para parecer mais modernoso ao volante ou ser um pouco "piloto". Caso a busca fosse realmente por conforto, como se alega na maioria das vezes, o ideal seria a opção por uma caixa automática propriamente dita.

    ResponderExcluir
  2. Sem falar num sério problema que é a durabilidade das embreagens das caixas manuais automatizadas.

    O futuro são as caixas de dupla embreagem com dois eixos primários. DSG, PDK, PQP ou qualquer outra sopa de letrinhas que significam a mesma coisa. Mas mesmo essas carecem de alma, até porque elas só funcionam de modo "não-bizarro" por conta de software que faz com que você não perceba que existem dois eixos, pois nessa configuração mecânica os tempos de mudança de marcha são diferentes dependendo do salto que vc quer dar. Haja linha de programação para enganar o motorista!

    É maravilhoso vc ver uma Ferrari automatizada reduzindo, o blip perfeito da borboleta casando a rotação do motor com o câmbio. O problema é que qualquer macaco faz isso, ao contrário da caixa manual que exige muita dedicação, sensibilidade e concentração para atingir o mesmo resultado... Só que ao invés de um simples prazer aos ouvidos, a perfeição da técnica faz um afago na alma do piloto e da platéia entusiasta!

    ResponderExcluir
  3. No dia a dia as borboletas enchem o saco. Também acho que devem ser boas só para as pistas.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.