google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TROCA-TROCA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TROCA-TROCA

Tem um assunto que eu acho muito bacana e tem muito a ver com a forma com qual vejo a vida. Sempre tem um jeito mais fácil de fazermos as coisas. Tipo você tem um carro. E o desempenho dele não lhe agrada. Você quer ele mais rápido, mais esperto. Tem o problema de preparar o motor e o fato que nem todo motor é facilmente envenenável ou tem material de performance disponível com facilidade. Ou mesmo que tenha, o que pode ser feito de antemão não vai atender o que voce antecipadamente deseja.

Claro, tem outro jeito mais fácil. Troque seu motor pequeno por outro maior. Viu? É a isso que me refiro. E é o que funciona.

Essa é a base de toda a indústria de preparação americana. E tudo deles felizmente rola assim. O 4-cilindrinhos paia não resolve o problema e é caro de mexer? Aquele Cosworth Vega é bacana para mostrar para os amigos e falar de tecnologia, mas não acelera aquilo que você quer? Mete um small-block Chevy V8 nele e seja feliz.



Seu Opala 4 não é bem o que voce deseja e você já sabe que 6 quebra se girar muito e não está a fim de usar um secador de cabelo nele? SBC (small-block Chevy) nele também.

O Chevette com motor AP não rola mais? Já cansou de turbo e quer algo mais? v6 a 90° de Blazer nele, 4.300 cm³ de emoção e travessura.

E o Camaro que gentilmente doou o 350 (5,7 litros) para Opala, fazer o que com ele? Ele era mais pesado que o Opala um bocado e o 350 que nem era assim tão legal nele, mas fez o Opala bem feliz. Mete um 454 nele. Simples assim.

Voce acha o Opel Lotus Omega o máximo? Eu também. 377 cv é o cão. Só que não existe à venda, na Europa, muito menos aqui. Logo, o que fazer? Catar um LT1 de Corvette de 350 cv que é muito mais leve, barato e simples que o 377 hp (382 cv) biturbo deve ser e parta para o abraço. Rápido.

E o Dartão que com o 318 caretinha não emociona mais ninguém? A emoção acabou? Arromba o 318 para 394 (de 5,2 para 6,5 litros) mantendo o small-block ou alopra logo e cata um 440, mete um virabrequim de curso e faz um 500 (8,2 litros) Wedge para ele. Ah, é caro né, que peninha.
Faz então como um cara duro mas elegante, mete um 383 (6,3 litros) apenas, big-block, devidamente tratado para fazer bonito.

E o Jaguar, aquele gato boiola que na hora do chá das 5 pára de andar? Mole, SBC nele também. Nos EUA o que mais tem é XJ8 que nunca existiram de fabrica, mas são feitos aos milhões. Faça um você também, opções é que não faltam.

AG

15 comentários :

  1. Engine swap é uma das coisas mais legais que existe!

    Vc falou do Lotus Carlton (eu conheço como carlton, não omega), eu acho que é mais simples pegar um Omega 4.1 e turbinar. Mas eu gostaria de ver um Omega com um LT1 andando por aí.

    ResponderExcluir
  2. AG,
    Realmente fantática a sua filosofia de vida! Se a maioria das pessoas fossem assim o mundo seria muito melhor (e mais simples também). Você só esqueceu de citar uma peruazinha Elba com V8 (sbc, Hemi 426 ou Ford 427???) central-traseiro. Porém esse seu post pode ser perigoso para algum possível "ecológico" que venha acessar o blog(como um amigo a quem recomendei este endereço), ele pode infartar... Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. AG,

    Quando eu for a Brasília de novo vamos nos preparar e fazer umas fotos pra ilustrar esse seu post.
    De preferência umas fotos de performance.

    PM

    ResponderExcluir
  4. Marlos Dantas, Elba com um Hemi 426 central já é um engine swap bem bizarro hahahahahahhaha

    ResponderExcluir
  5. Ei Carlos,
    As portas traseiras dariam para o motor, um policarbonato, talvez, seria legal para separar os bancos do motor, tanque lá na frente. Já imaginou, seria uma loucura! Abçs

    ResponderExcluir
  6. AG, concordo totalmente! Porém, nem sempre é necessário aumentar o número de cilindros num swap... Como eu fiz!

    Troquei um 1.6 16v todo de alumínio por um 2.0 8v todo de ferro. Loucura? Talvez. Mas o velho motor de ferro carrega um secador de cabelo e entrega 3x mais potência e umas 4-5x mais torque do que o moderno motor de alumínio... Bom né? Hahahaha...

    Se ficou curioso, pesquisa no Youtube por "Cojones no OTD"

    []´s
    Villa

    ResponderExcluir
  7. Não se preocupem com os ecologistas.
    O AG tem créditos de carbono para vender. Ele têm plantado uma árvore para cada motor que ele faz. Esse é o caminho e o lado que poucos conhecem do AG.

    Giovanni

    ResponderExcluir
  8. Giovanni,

    Exato, eu sou um ogro consciente. Tenho um berçario de mudas de arvores nativas e exoticas e vamos que vamos. Como eu só uso essas aberrações de tempos em tempos, fico no lucro. E os vizinhos agradecem o ar puro nas areas verdes arborizadas.

    Marlos,

    Elba Hemi é boa. Muito boa. Alguém fez um nash com mecanica de ferrari, daremos o troco metendo um motor made in usa num inocente fiatinho.

    Fernando,

    E eu com certeza vou ver o cojones no otd. Até imagino o horror que não deve ser.

    E umas fotos de performance é bem legal. Te espero aqui Paulo, num dia de sol em breve.

    ResponderExcluir
  9. AG e seus transplantes, tá devendo a foto dos Opalas recentes em!

    ResponderExcluir
  10. AG,
    Simplesmente fantástico seu post sobre troca de motores. Como bom admirador de motores grandes que sou (qualquer coisa abaixo de 6 cilindros e 3-litros não me atrai muito a atenção...), aprovo sem restrições troca de motores pequenos por outros de maior deslocamento e cilindros. Creio que foi Caroll Shelby quem disse que não existem substitutos para polegadas cúbicas. Basta ver do que os Mustang Shelby do anos 60/70 eram capazes para comprovar a teoria... Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Hehehhe Boa. AG, aqui é o Umberto do RJ (falamos sobre uns conjuntos de 4.3V6 que tenho aqui).

    Assim vai aumentar a demanda por parte dos chevettinhos.

    Uma Courier com 302 (na caçamba) também ia ser divertida rsrsrs.

    Abração.

    ResponderExcluir
  12. Umberto,

    Breve vou fazer um post com boas fotos dos 2 que tenho aqui comigo, vai ter uita gente pirando ao ver isso tudo. O pior, ou melhor, quem sabe é que é pornograficamente fácil de fazer.


    Fábio,

    Perfeito, No replacement for displacement.

    ResponderExcluir
  13. to com uma dúvida meio idiota mas que ta me atormentando, oq é melhor,ficar com o bom e velho opala ou comprar um versailles? a máxima dos 95/96 é maior que a do opala, a dúvida é pq opala tem bem mais torque mas em compensação mais peso, em termos de original o que é melhor?

    abços

    ResponderExcluir
  14. Gabriel

    Versailles = Santana, é um carro que eu conheço de cabo a rabo.

    Não é indicado para performance, na prática é só um sedan honesto com manutenção a preço de Gol. Original tem uma estabilidade razoável e freios relativamente bons, se você quiser mais vai ter que apelar para turbo e aí todo o resto do carro precisa ser redimensionado.

    Se está feliz com o Opala, fique com o Opala.

    FB

    ResponderExcluir
  15. Emerson Santos04/01/2011, 18:14

    Tudo muito bom, tudo muito bem.
    Mas o que pega é a DOCUMENTAÇÃO do Detran. ter que registrar o numero do novo motor é outra chateação, além de ser proibido "alterar potencia" pra mais. Só no BraZil mesmo...

    Gostari a de saber sua opinião sobre essa onda de motres diesel HSD, já que custam caro e o povo coloca p/ buscar performance. Eu prefiro os V8, apesar do preço da gasolina e outras mazelas. Feliz 2011.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.