google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 DeSoto, Airflow e Toyota - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

DeSoto, Airflow e Toyota



Um de nossos leitores, Ony Coutinho Júnior, nos enviou um link para o blog da sua maravilhosa coleção de DeSotos.
Vale a pena conferir no link: DeSoto Ony

A DeSoto era uma marca da Chrysler criada em 1929 para ocupar uma faixa intermediária de preço. Mas logo em seguida a Chrysler comprou a Dodge e existiu uma sobreposição de marcas. Em 1934 o DeSoto Airflow foi lançado seguindo a tendência streamline e tinha como marca registrada a grade dianteira que lembra uma cachoeira. Além disso, a carroceria do Airflow era inteira de aço, enquanto a GM, a Ford e a própria Chrysler ainda usavam aço e madeira. O Airflow era o único modelo da DeSoto e tinha um irmão Chrysler com entreeixos maior. Ambos não foram bem aceitos pelos consumidores, que talvez não estivessem preparados para o desenho inovador. Isso levou a Chrysler a uma postura mais conservadora até a chegada do mago Virgil Exner nos anos 50.

Mas falando em DeSoto lembrei de um fato interessante. Outro dia desses folheando um livro sobre a história da Toyota, descobri que o Modelo AA da Toyota (seu primeiro modelo de produção) era uma cópia do Airflow com um motor que também era uma cópia do Chevrolet Stovebolt.

Quem diria que chegaria um dia em que a Toyota seria o maior fabricante do mundo e a GM e a Chrysler estariam à beira da falência!

AIRFLOW
Toyota AA

8 comentários :

  1. PK,

    O inimigo não está morto. Apenas lambe suas feridas. Cuidado com o contra ataque. Vai ser mortifero. E a toyota amarga prejuizo pela primeira vez em sua história. So tiveram no vermelho no ano do lançamento, depois nunca mais, só em 2008.

    ResponderExcluir
  2. AG, tomara que esse contra-ataque saia logo. Espero que GM e Chrysler encontrem uma caminho viável e continuem fazendo carros que a Toyota é incapaz.
    Valeu

    ResponderExcluir
  3. Esses materiais de divulgação em que o carro é posto próximo de aviões ou locomotivas são muito bons. É uma pena que hoje os materiais de divulgalção são, em sua maioria, tão pobres de sentido e criatividade.

    ResponderExcluir
  4. a arte de imitar esta na essência da industria japonesa

    ResponderExcluir
  5. Paulo,

    A unica virtude que vejo nos japoneses é uma grande homogeneidade no processo de produção, sem variações perceptiveis e um enorme controle de qualidade. Isso facina muitos compradores e explica o sucesso deles. Mas paixão e entusiasmo zero.

    ResponderExcluir
  6. AG, sempre concordei com isso. Veja: http://autoentusiastas.blogspot.com/2008/12/paz-de-esprito.html

    ResponderExcluir
  7. Há cerca de 8 ou 10 anos, foi feita uma miniatura com motor elétrico do modelo AA. Tinha poucos milímetros de comprimento. Um bom assunto para procurar no Google ou DogPile.

    ResponderExcluir
  8. Se as 3 grandes americanas quebrarem, seremos obrigados a comprar apenas carros europeus, pois os orientais não terão mais quem copiar!

    HAHAHA!!!!!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.