Google+

31 de janeiro de 2009

Gurgel, leitura obrigatória


Finalmente o Gurgel descansou.

O livro sobre sua vida, "Gurgel, um brasileiro de fibra", mostra sua incansável luta em busca do carro nacional, seu grande sonho. É um combustível para todos nós não desistirmos dos nossos sonhos. Nunca.

Já comentei sobre o livro no post: Gurgel

Aproveitei também para postar um wallpaper da única foto que tenho de um Gurgel, um modelo bem à frente do seu tempo, o Motomachine. Esse carro faz parte da coleção do Fabio Steinbruch.



3 comentários:

  1. Paulo, segundo o livro, que é mesmo leitura obrigatória, o Motomachine já apresentava conceitos claros de leveza e prazer ao dirigir,sem abdicar de segurança passiva. Talvez fosse o início de idéias que abrangeriam a criação por parte de Gurgel de um carro esportivo para asfalto, área onde (até hoje me pergunto o por que ) Gurgel não deixou descendentes.

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,
    Agora a notícia do passamento final do Dr. Gurgel muitas coisas do passado recente vêm à lembrança.
    Um de meus projetos é dedicado ao GURGEL, trata-se do Site www.gurgelbrasil.com onde coleto informações em especial sobre os carros com a mecânica VW e os veículos elétricos. Interessante notar a visitação deste modesto trabalho. Obviamente houve um pico no dia 31 passado...
    Mas, uma das coisas que deixam qualquer amante de carro e certamente os “AUTO Entusiastas” de plantão encantados é a inesgotável criatividade do Dr. Gurgel. Há coisas futuristas, que não chegaram a sair do papel como o veículo ISTA de uso múltipo, cujo desenho pode ser visto no link http://www.geocities.com/grangurgel/Dra-GTA-01.jpg . Já imaginara um veículo para duas pessoas que aceita acoplar um reboque que o amplia para um uso mais completo?
    Acho que seria interessante levantar este tipo de inovações que o Dr. Gurgel vislumbrou. Outro exemplo foram as baterias que estavam sendo desenvolvidas para os carros elétricos com elementos em forma de discos, alguém já as viu? Veja na página 28 do livro editado pela própria GURGEL veículos em 1985: http://www.gurgelbrasil.com/GURGEL-livro-PAG_28.htm .
    E por ai vai...
    Não sei se os links vão sair neste Bloco de Comentários, mas a história é muito interessante.
    Curiosidade: eu estava preparando um livro, quando soube pela filha do Dr. Gurgel que o Lelis já estava escrevendo um, ai eu recolhi os flaps e abandonei o projeto para evitar duplicidade.
    Um abraço
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir
  3. Para informações sobre os veículos da Gurgel com motor Enertron - BR-800, Supermini, Motomachine, Supercross, etc - não dá para disponsar o Gurgel 800: http://www.gurgel800.com.br

    O site tem lista de peças equivalentes, manual de manutenção, fórum de discussão, entre outros - informações importantíssimas para quem deseja manter o carro em ordem.

    Para mim, esse site é indispensável.

    Abraços,
    Leonardo

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...