Google+

31 de janeiro de 2009

João Gurgel (26/3/1926-30/1/2009)



Faleceu nesta sexta-feira, aos 82 anos, João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, após longa enfermidade. Ele contraíra o Mal de Alzheimer em 1997.

Foi, sem dúvida, uma das personalidades mais marcantes do Brasil por seu bravo empreendedorismo na indústria automobilística e por sua posição contrária ao Proálcool.

Seu sonho era o de muitos brasileiros, o de termos uma marca nacional de veículo de grande produção. Uma fábrica de automóveis brasileira, na acepção da palavra, não os "transplantes" que consituem nosso parque industrial-automobilístico atual.

Sua fábrica em Rio Claro, no interior de São Paulo, inaugurada em maio de 1975, era motivo de orgulho para a nação e, principalmente, para ele. Mas em 1994 o sonho acabou, quando a Gurgel teve a falência decretada.

De nada adiantaram as tentativas de obter ajuda do governo para salvar a empresa -- o que acabou de ocorrer nos Estados Unidos, o bail-out à General Motors e à Chrysler -- que seria de apenas 100 milhões de reais. Acabou.

Foi o fim do sonho do grande brasileiro que ontem nos deixou.

À esposa Carolina e seus filhos Fernando, Maria Cecília e Cristina, as condolências do AUTOentuasiastas.

Descanse em paz, Gurgel.

11 comentários:

  1. Eu gostaria de ter metade da deterimnação e da capacidade de realização do Gurgel.

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    O Gurgel deve ter assimilado e sdotado aquela famosa frase de Henry Ford: "A lista dos que desistiram é muito maior do que a dos que fracassaram".

    ResponderExcluir
  3. Mais um grande nome do meio automotivo brasileiro que se vai. Até hoje, foi o único que ao menos tentou fabricar um carro com projeto e peças genuinamente nacionais.

    ResponderExcluir
  4. Caro Bob,
    Bela síntese da vida de um grande homem.
    Talvez o “tiro de misericórdia” nos projetos do Dr. Gurgel foi quando a concorrência acordou para o projeto CENA, que seria a montagem de carros pequenos e populares em vários locais descentralizados do Brasil com peças ao máximo possível de origem local ou próxima. A montagem seria por um genial carrossel de montagem, barato e eficiente.
    A ameaça ficou grande demais e as “grandes” decretaram a morte da GURGEL num memorável reunião secreta da Anfavea..
    Eu tenho um grande respeito por pessoas como o Dr. Gurgel e estou certo que ele ainda teria muito a contribuir com o Brasil, que perda!
    Mas o que se foi agora foi o corpo, pois a mente já havia sido levada pela cruel doença.
    Alio-me aos pêsames à família que certamente acabou definhando um pouco com a lenta despedida deste ilustre homem, oito anos de agonia...
    Mais uma vez parabéns pela sensível despedida que você tão bem sintetizou.
    Alexander Gromow

    ResponderExcluir
  5. Gurgel começou cedo e foi ( muito) longe, mesmo antes de possuir seu próprio automóvel.

    E o Xavante e posteriormente o X-12 foi objeto de desejo de muitos entusiastas. Me diverti muito a bordo de um X-10 e seus " freios blocantes reguláveis" ,em manobras e passeios.

    Ao Bob, que trabalhou com Gurgel, e à família, nossos sentimentos.

    ResponderExcluir
  6. Bob

    Muito obrigado pelas pelo artigo muito bem escrito sobre meu pai e sua carreira.
    Agradeco tambem os votos de pesames

    Um Abraco

    ResponderExcluir
  7. Bob,
    Gurgel foi um grande empresario, e muito mais, um gênio profissional que, infelizmente nasceu no país errado, ou quem sabe no país certo, para mostrar-nos o caminho a seguir.

    ResponderExcluir
  8. Mario Henrique04/02/09 23:25

    Figura fascinante!
    Belas palavras...
    Amém!

    ResponderExcluir
  9. José Afonso09/02/09 20:28

    Prezado Bob Sharp,
    tive o privilégio de conviver com o Dr Gurgel em 1993 quando, aqui em Uberlândia, como economista, participei de um Grupo de Trabalho instituido pela Prefeitura e a Universidade Federal. Buscava-se viabilizar a cidade como um dos locais de montagem dos carros econômicos projetados por ele. Em alguns preciosos momentos de conversas a dois, falávamos sobre nossa paixão comum -os carros- e sobre o projeto dele. Terrível que as forças políticas dominantes à época preferiram se render ao poder do grande capital internacional a apoiar o nascimento de um fantástico projeto genuinamente brasileiro.
    Com certeza, num dia futuro vamos nos reunir a ele num plano superior e rir dessas fraquezas de que seus adversários foram portadores neste plano terreno.
    Lá, quem sabe, se poderá dar vazão às suas grandes idéias.
    Que Deus proteja seus familiares que, sem os ter conhecido, estimo como meus também.
    José Afonso Fonseca Valadares Vasconcelos
    Uberlândia-MG

    ResponderExcluir
  10. [b]Компания GPS-Group предлагает:[/b]

    - GPS навигация(для транспорта, КПК, мобильных телефонов).

    - Навигаторы(для охоты, рыбалки, путешествий(туристические, автомобильные)).

    - Любая модель навигатора Garmin под заказ! Доставка в ваш город бесплатно!

    - Установка програмного обеспечения и картографии на ваш навигатор.

    - Системы контроля передвижных объектов. Gps логгеры и треккеры для отслеживания текущего местонахождения и пройденого пути(сидя на работе вы всегда будете в курсе где находится ваш автомобиль, родные или близкие люди).

    - Оптимизация затрат по транспорту.

    - Автомобильные сигнализации с возможностью оперативного отслеживания и дистанционного блокирования двигателя в случае угона или нападения.

    - Отслеживание и просмотр места нахождения транспорта в режиме реального времени, просмотр пройденого маршрута.

    - Датчики для контроля уровня и расхода топлива(позволяют отслеживать объем и места заправок, возможных сливов/недозаливов топлива; вести учет расхода топлива для всего автопарка не по установленным нормам, а по реальному расходу). Датчики включеного/отключеного зажигания и т.д.

    [url=http://gps-group.hdd1.ru]Узнать подробнее…[/url]
    http://gps-group.hdd1.ru

    ResponderExcluir
  11. Хорошая статья. Действительно было интересно почитать. Не часто такое и встречается та.Наверное стоит подписаться на ваше RSS

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...