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25 de janeiro de 2009

Shifting a 6-71


Já que o AG andou falando de Detroit Diesel 2T, posto este link com um videozinho muito legal, um experiente motorista trocando marchas (não-sincronizadas!) num caminhão com esse motor. Aumentem o som!

13 comentários:

  1. MAO,

    Tem muitos outros iguais no utub, só procurar por detroit diesel.

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  2. Tem um legal de uma caminhonete do porte de uma C-20, com 4-53, 4 marchas principais e dupla redução, tem mudança que é uma alavanca pra frente, outra pra trás, ao mesmo tempo. Duca !

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  3. Muito legal mesmo! Notarem quatro coisas que eu notei?
    1. Nas reduções ele não usa embreagem.
    2. O volante de direção tem o botão para girá-lo como uma manivela (vi em Seul que todos os automóveis têm o acessório).
    3. Como é bom o escalonamento das marchas. Nada a ver com os escalonamento fechados demais dos caminhões atuais.
    4. Ele dá aceleração interina nas trocas ascendentes, o que nós cariocas chamamos de "mudança paulista". Não há necessidade, é mais charme do qualquer outra coisa (reparem que ele não faz isso em todas).

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  4. Fábio Pinho25/01/09 20:20

    Maravilhoso esse vídeo. O som do famoso 6-71 me fez voltar quase 30 anos no tempo, quando era criança e sempre ouvia esses GMC passarem na estrada perto de casa. Parava tudo que estava fazendo e corria na rua só para ver o caminhão passar. Como esse motor sobe de giro gostoso!

    Tive a impressão que também é feita uma troca ascendente sem usar a embreagem, logo no início do vídeo. De duas uma: ou aquele câmbio é um espetáculo, ou o motorista manja muito do veículo. Ou os dois, quem sabe... Se pegarmos um caminhão nacional da mesma época, vão sobrar arranhadas e engates na marra!

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  5. Fábio Pinho25/01/09 20:24

    Vi de novo o vídeo: no final, o motorista troca todas as marchas sem usar a embreagem. As marchas entram como "manteiga", fabuloso!

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  6. o que é aquele botão preso na alavanca de marcha? ele comanda aquilo algumas vezes.
    esse motor é 6 cilindros?
    muito bom o vídeo!
    repararam na esticada no início?
    qual seria o regime de rotação alcançado por esse motor?

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  7. e outra, o câmbio não é tão manteiga assim não, reparem que há algumas arranhadas sim! mas o barrigudão ali manja do ofício!

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  8. Polara,

    deve ser dupla redução, ou seja, caixa principal com X marchas, que combinada com a dupla, dobra o número de reduções possíveis. Algo tipo bicicletas com 2 coroas e 5 pinhões.

    6-71, seis em linha, cada cilindro com 71 polegadas cubicas. Uns 7 litros de cilindrada.

    Não sei quanto gira, mas acho que uns 3 mil rpm, como todo diesel grande.

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  9. Obrigado Alexandre.
    me lembro da época de infância, dos caminhões da Ultragás com "aquele motor estridente". uma vez um dele teve uma pane bem na frente da minha casa, e quando o "reanimaram", o bairro inteiro ficou sabendo.

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  10. Isso é pura música. Esse motor deixou saudades. E quem se lembra de que, além do caminhão GMC, também existiram os ônibus? Lembro de alguns da Breda Turismo.

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  11. Fábio Pinho27/01/09 19:54

    Francisco,

    Meu pai sempre fala dos ônibus com os motores Detroit Diesel. Eram os famosos "motores marítimos", em alusão ao fato desses motores serem usados em embarcações também. Se não me engano houve até um modelo de ônibus exclusivo para a Viação Cometa com esses motores. Infelizmente, quando nasci esses ônibus já tinham virado história...

    Mas ainda hoje existem alguns caminhões do corpo de bombeiros que rodam com o Detroit Diesel e sua maravilhosa música, para deleite dos apaixonados!

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  12. eu trabalhei na ford nos anos de 78/79 quando começaran chegar os ford ft8000 e f8500 com motores detroit de 6cc em v o foncionamento do motor era fabuloso eu como mecanico sinto saudade de acelerar esses brutos o contagiro so falta dar uma volta eu não via a hora de arrumar e depois era só acelerar para ouvir o ronco do motor.

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