google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TANQUE DE CHEVETTE NO PASSAT - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TANQUE DE CHEVETTE NO PASSAT

A gente vai lendo os posts dos colegas blogueiros e coisas antigas vão sendo lembradas. Caso do Chevette, cujo tanque coloquei num Passat – na verdade, passou a ser o segundo tanque, de maneira a eu ter mais autonomia num dos períodos mais ridículos da nossa história, quando os postos passaram a fechar das 20 às 6 horas e aos sábados e domingos. Não tínhamos que economizar gasolina, mas diesel! 
E tivemos que agüentar anos a gozação do Cid Moreira no "Jornal Nacional", quando ele anunciava, sem conseguir esconder um leve sorriso, "Subiu o preço da gasolina" – isso às 20 horas, quando os postos fechavam. 
Naquela época, 1976, o tanque do Passat era de 45 litros, o mesmo que no Chevette. Se eu colocasse esse no Passat, em acréscimo ao original, eu teria 90 litros. Parti para a modificação. Era fácil, pois eu era sócio de uma pequena concessionária Volkswagen na época. 
Como muitos sabem, o tanque do Chevette ficava "de pé" atrás do encosto do banco traseiro, mas havia a chapa divisória em aço entre habitáculo e porta-malas. Era um local bastante seguro, longe da zona de deformação traseira. Só não era ideal porque ficava em posição mais elevada do nos outros carros, embora a localização praticamente sobre o eixo traseiro compensasse a altura por deixar o comportamento do carro menos sensível à quantidade combustível no tanque.
No Passat, coloquei dois pequenos "L" no porta-chapéu, aparafusados, que ficavam ocultos sob o revestimento dali, para neles aparafusar o tanque pelas suas orelhas originais. Como havia inclinação do tanque para trás (acompanhando o ângulo do encosto do banco traseiro) não foi preciso fixá-lo na parte inferior. Bastava em cima. Como o tubo de reabastecimento do tanque do Chevette ficava na parte superior (o bocal ficava na coluna traseira direita, lembram-se?), foi fácil modificá-lo ligeiramente para que o bocal ficasse voltado para dentro do porta-malas do Passat, bem alto e no lado direito.
Para quem tem boa memória, o bocal de reabastecimento era no mesmo ponto, só que no compartimento do motor, no Dauphine/Gordini/1093/Interlagos. Era abrir a tampa do porta-malas do Passat e lá estava o bocal. Agora vem a parte mais interessante. Para levar gasolina do tanque para a dianteira, arranjei uma bomba elétrica que se conectava a um "T" depois da bomba original mecânica. Na linha, logo antes do "T", coloquei um regulador de pressão, que era ajustável e deixada ligeiramente acima da da bomba mecânica.
O que acontecia, então, era que a bomba mecânica tinha na saída uma pressão ligeiramente superior à sua. Era como se fosse a situação de cuba de carburador cheia, em que o mecanismo da bomba mecânica a faz parar por breves instantes. Enquanto houvesse gasolina no tanque superior, a do tanque inferior não era consumida. Quando acabasse a gasolina "de cima", a bomba mecânica automaticamente começava a bombear, sem interrupção de chegada de gasolina ao carburador. 
Não era possível perceber a mudança de tanque. Bem, mas aí a bomba elétrica ficaria funcionando a esmo, podem vocês pensar. Para evitar isso, instalei no painel um interruptor, o mesmo do pisca-alerta (com o triângulo raspado!), inclusive com a lâmpada original. Antes do "T" instalei um interruptor de pressão de óleo, de modo que quando a pressão zerasse (significava tanque superior vazio), a lâmpada se acendia. Bastava desligar a bomba elétrica pelo interruptor. A bóia do tanque do Chevette tinha as mesmas características elétricas da do Passat.
Assim, coloquei uma chave ligando o fio das duas bóias ao instrumento no painel. Tanque de cima em uso, o medidor de combustível ia mostrando o consumo. Depois de algum tempo marcando nada, a luz do interruptor se acendia, indicando esgotamento do tanque superior. Em dois movimentos: desligava-se a bomba elétrica e acionava-se a tecla de medidor – para o ponteiro subir e indicar cheio novamente. Mais 45 litros à disposição!
Vocês não podem imaginar a satisfação de poder fazer isso, ver o ponteiro marcar cheio novamente! E de rir da cara do general Oziel Almeida da Costa, o presidente do Conselho Nacional do Petróleo, inventor das medidas restritivas de uso do automóvel (que numa suprema gozação chamou-as de "racionalização de uso dos combustíveis"). Autêntico sabor de vitória!
Havia mais um detalhe que quero compartilhar com vocês. A linha do tanque para a dianteira era conectada por um engate rápido de tanque-motor de popa Kiekhaefer Mercury. Para remover o tanque em caso de se precisar de mais espaço no porta-malas, era desengatar o tubo e soltar os dois parafusos de fixação do tanque. Coisa de 2~3 minutos. E, claro, esse segundo tanque era ocultado pelo mesmo papelão preto original do Chevette, deixando um visual limpo do que restou do porta-malas – que ainda ficou muito maior do que se ali houvesse dois cilindros de GNV...
Usei esse arranjo por quase dois anos e só uma vez um frentista, na Via Anhangüera, se recusou a reabastecer o tanque de cima – também obra do maldito general, que proibiu aumentar tanques dos carros (e permitiu nos ônibus e caminhões). O tanque de baixo estava a meio e foi só rodar mais 10 quilômetros para achar outro posto.
BS

7 comentários :

  1. Bob;
    Simplesmente engenhoso!
    Hoje, mesmo sem a influência governamental, é difícil entender a atitude de alguns fabricantes em relação ao "minúsculo" tanque aplicado em alguns modelos, totalmente incompatível com o motor/consumo e proposta do carro.

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Me lembro bem dessa época, mais uma das medidas cretinas do gobierno de plantão à época. Muito bom o gosto de se rebelar contra algo estupido e vencer.

    ResponderExcluir
  3. Nestes carros flex, o correto era aumentar em 43% o volume do tanque, isso considerando que com álcool se rode 30% a menos.

    ResponderExcluir
  4. Genial e muito bem executada essa adaptação do tanque do Chevette no Passat. Isso fora o gostinho de "dar um nó" no racionamento cretino que foi a economia de gasolina naquele tempo. A gasolina sobrava mas, mesmo assim, vamos racionar!

    Lembro-me que meu pai comprou dois galões de 20 litros para armazenar gasolina nos finais de semana, quando a idéia era viajar para algum lugar. Justamente porque havia a determinação de não poder aumentar o tanque ou usar galões para estocagem, quando o frentista se recusava a encher os galões, o que meu pai fazia era encher o tanque do carro e, em casa, usando uma daquelas mangueiras com bombinha de borracha, drenava o tanque e ia a outro posto para completar o tanque novamente. Uma chateação, mas funcionava bem. Como diz o AG, simples assim.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal Bob. Soluções simples são sempre as melhores. Inspiração aeronáutica, correto ?
    O que eu mais gosto nesse tipo de coisa é a reversibilidade, poder retornar ao estado original quando necessário.
    E eliminar a chateação dos postos fechados deve ter sido o máximo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente genial. Tempos bicudos aqueles...

    ResponderExcluir
  7. É nos tempos mais difíceis que a criatividade humana aflora mais!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.