google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ENTUSIASMO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ENTUSIASMO



Acabei de voltar da Livraria Cultura onde (mesmo em tenpos de crise) comprei um livrão. The Corvette Dinasty conta toda a história do ícone americano e vem recheado de reproduções de catálogos, desenhos, folhetos, adesivos e outros itens relacionados aos mais de 55 anos de existência do Corvette. Além disso acompanha o livro um CD com sons de vários Corvettes clássicos (ainda não escutei).

Na primeira e deliciosa folheada no novíssimo livro um ítem me chamou muito a atenção. Uma carta do lendário Duntov ao não menos lendário Ed Cole. Naquela época o Duntov já trabalhara para colocar o V-8 small-block no Corvette, mas queria criar um time específico para ser responsável pelo modelo. Então ele deu um ultimato no seu chefe e chamou a responsabilidade para si. Mas o ponto de maior destaque na carta anexa é o motivo pelo qual ele julgou ser capaz de assumir tal responsabilidade: o entusiasmo!

Veja abaixo a tradução da carta:


Assunto: Corvette
Data: 12 de julho de 1955
Para E. N. Cole

Conjuntamente com minha proposta falada sobre o Corvette, a situação geral do Corvette está revirando novamente em minha cabeça.

Para encurtar isso eu penso o seguinte:

Eu não acredito que um produto para um mercado competitivo seja um bom negócio ou tenha chances de lutar, a menos que seja conduzido com determinação e entusiasmo.

Não existe ninguém ou nenhuma organização em que o objetivo único seja o sucesso do Corvette.

Eu proponho a criação de um pequeno grupo operando através dos departamentos de design, engenharia e outros recursos existentes para cuidar de todos os problemas relacionados ao Corvette.

Dessa maneira sua política em relação ao Corvette terá uma chance de ser levada com o mesmo sucesso dos nossos carros de passageiros e picapes.

Adicionalmente, proponho confiar-me a responsabilidade sobre o Corvette e isso não é por causa do que eu faço ou do meu conhecimento, e sim por causa do entusiasmo e energia que colocarei nesse projeto.

Esse é o esboço de minha idéia e eu estou ansioso para saber sua atitude.

Z. Arkus Duntov


Saiba mais sobre o Duntov em outras postagens do blog: DUNTOV

5 comentários :

  1. Foi o Duntov que mandou tirar a divisão do vidro traseiro do Corvette Stingray para o modelo 1964?

    ResponderExcluir
  2. Clesio, exatamente, o Duntov, engenheiro, implicou com a obstrução da visão traseira pela coluna central e o eliminou no modelo 64. O desenho do "split window" 63 foi inspirado no Bugatti 57C Atlantic.
    Veja o novo wallpaper.

    ResponderExcluir
  3. Sempre ele, o entusiasmo, o néctar das grandes realizações.
    Viva a GM e pessoas como Duntov !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Impens´[avel uma dupla dessas trocando correspondencias no nosso mediocre panorama industrial de hoje, Ed Cole e Duntov. Vivemos na vigencia da crise, isso infelizmente é passado. O Zora talvez tenha sido um dos caras mais geniais fantásticos nesse nosso mundo automotivo. Ed cole é o pai do small block chevy, Duntov um grande entusiasta que fez muito pelo corvette e pela marca que o abrigava também. Essa e outras correspondencias dele que se consegue ainda ler na net são um bom exemplo de como ele pensava e agia.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade a divisão central foi eliminada em 64 praticamente a pedido dos consumidores. Foi a queixa frequente em publicações como Popular Mechanics, que fazia extensas matérias colhendo a opinião e impressão dos consumidores. Quem bateu o pé exigindo a divisão foi o poderoso Harley Earl, chefe de estilo à época. Eu tive a oportunidade rara de dirigir um split window de um amigo e posso afirmar que a coluna é excelente para o design, mas ruim para a visibilidade. Consegue "esconder" um carro com facilidade.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.