google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 BRASILEIRO EUROPEU - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

BRASILEIRO EUROPEU



Falei aqui há alguns dias no Polo BlueMotion, na pequena viagem organizada pela fábrica para a imprensa, as minhas impressões do carro. Mas faltava a avaliação para valer, aquela resultado de dirigir no dia-a-dia, no trânsito normal. Foi o que se deu agora.

Chama logo a atenção o visual do carro pelo sua menor altura de rodagem em relação ao Polo normal. Nota-se isso ao nos aproximarmos dele e também ao entrar ou sair, pois o solo está mais próximo. Parece pouco, mas que diferença fazem 1,5 cm!

O contraste é ainda maior quando se tem oportunidade de guiar um Polo "alto", caso do Polo GT (2-litros flex, 120 cv com álcool) que usei alguns dias.

Pode até ser exagero, mas que prazer dá andar num carro de altura de rodagem mundial, não o absurdo que temos aqui por conta da necessária "tropicalização" – tornar o carro menos vulnerável a lombadas e valetas, melhor dizendo.

Outro traço mundial é o câmbio de marchas longas. Como é adequado, como tem toda lógica. Na cidade pode-se esquecer a quinta, abolindo a necessidade de sair do "H" básico para passá-la. Em velocidades de marginal (90 km/h) o motor fica entre 2.000 e 2.200 rpm, perfeito.

Já venho dizendo há algum tempo que os motores nunca estiveram tão elásticos. A maior evidência disso está na facilidade com que o BlueMotion anda nas situações normais do trânsito, como dobrar uma esquina de bairro. Pode-se efetuá-la em terceira sem problema algum, o motor levanta fácil.

Nos acessos às maginais a aceleração em segunda é perfeita, levando o veículo facilmente a 80~90 km/h para uma perfeita "manobra zíper", misturar-se à corrente de tráfego.

Esse esquema de câmbio, o "4+E", é perfeito, todo carro devia ser assim. Na estrada escolhe-se entre o deseempenho máximo da quarta marcha e o rodar sossegado e econômico da quinta. Têm-se opção, ao contrário dos arranjos de quinta de potência.

E tem ainda a mágica dos modestos pneus 165/70-14 de baixo atrito, Dunlop SP 10, que não faz deteriorar o perfeito comportamento em curva como pode parecer à primeira vista.

Por quê o título deste post? É o que o Polo BlueMotion é, ora.

BS

20 comentários :

  1. Bob

    Teve um colega nosso que reclamou do carro. Disse que pegou o Bluemotion, enfiou esposa, filhos e bagagem e desceu para o litoral paulista.

    Na volta para São Paulo alegou que o desempenho do carro carregado é sofrível e que o fato de precisar "esgoelar" cada uma das marchas faz o carro gastar mais do que num Polo normal, com transmissão "close ratio".

    Enfim, ainda não testei o carro. Mas não deve ser nada muito diferente da transmissão wide ratio que uso hoje.

    FB

    ResponderExcluir
  2. André Andrews18/04/2009, 20:35

    Felipe,

    Tem gente que só usa as rotações para dar desempenho, sendo que potência é resultante de carga mais rpm. "Esgoelar" o carro com pé de anjo muitas vezes esta sendo usada a mesma potência do que com 2,5 mil rpm e carga total. E este é o comportamento da imensa maioria.

    Os carros com caixa 4+E levam justamente a este comportamento, dar potência usando mais o acelerador do as rotações, que é o método mais econômico de usar um motor ciclo Otto. O brasileiro tem verdadeiro pânico por usar o acelerador, pois em média não sabe disso.

    Acho que a VW deveria explicar melhor esses conceitos, se bem que ninguém lê manual, infelimente.

    O carro também precisa de um motorista brasileiro-europeu.

    ResponderExcluir
  3. Jonas Torres18/04/2009, 20:55

    Uso um 206 1,6 16V que tem a quinta marcha de potência, que casa velocidade máxima com rpm de potência máxima, quinta a 120 a mais ou menos 3500 rpm. Pode-se rodar neste carro até pulando marchas com o A/C automático ligado, 1-3-5 ou 2-4, ou até 3-5. Isso significa que ele poderia ser todo escalonada para as 5 marchas virarem 4, mantendo a quinta como quarta.

    Quando rodo em auto-estrada quase perto da sua máxima, ao retormar para 130 (devido a um radar, ou condições do tráfego), percebe-se que esta era a hora de se usar uma sobremarcha.

    Pior é que todos os carros são assim por aqui, ou ainda pior: em muitos a quinta não atinge nem a máxima possível, e nem tem cara de sobremarcha. É um balaio de gatos, mas esse Polo esta perfeito

    ResponderExcluir
  4. FB
    Esgoelar motor, por causa do câmbio? Isso não existe! De onde que colega tirou essa? Não há como o BlueMotion consumir mais do que o Polo 1,6 normal.

    ResponderExcluir
  5. André,
    Comentário perfeito, irretocável.

    ResponderExcluir
  6. Jonas,
    Como é chato estar em velocidade de viagem e ficar procurando uma marcha mais longa, não?

    ResponderExcluir
  7. Bob, saberia dizer qual a velocidade máxima por marchas do Polo Bluemotion? E que tal o 2.0?
    Abraço

    Lucas

    ResponderExcluir
  8. André Andrews

    Eu uso um câmbio 4+E na minha VW Quantum, por indicação do próprio Bob. Foi uma das melhores escolhas que fiz na vida.

    ResponderExcluir
  9. Em minha opnião, esse acerto Blue Motion tem tudo para ser um verdadeiro fracasso. O Bob, eu e vocês aqui sabem do como é bom um câmbio 4+E, sabemos que dirigir com maior carga no pedal, em muitos carros, é mais econômico do que usar a rotação, enfim. Mas o resto do Brasil não sabe disso. Fora que, marchas mais curtas trazem mais aceleração naquela hora que você cola o pé no acelerador, o que está diretamente ligado à percepção de potência.

    Se os donos destes carros não forem instruidos sobre essas particularidades do carro, podem ter certeza que o modelo será um fracasso, ficará mal falado como "manco" e "lerdo" e a VW vai ficar mais 20 anos tem ter um carro de câmbio longo no Portfolio.

    ResponderExcluir
  10. Lucas,
    BlueMotion, alcance das marchas, rpm de pico de potência, 5.250:
    1a 43
    2a 77
    3a 126
    4a 190 (5.444 rpm)
    5a O que der; estimo 170 km/h a 3.700 rpm.

    Apesar da potência a apenas 5.250 rpm, o motor vai com vigor a 5.700~5.800 rpm. Nesse caso o alcance em 1a, 2a e 3a fica 48, 85 e 140 km/h.

    Gostei muito do 2,0, fizeram bom trabalho. As asperaza do motor ficou bem menos perceptível e a 120 km/h está a 3.000 rpm.

    ResponderExcluir
  11. Caio,
    Como venho dizendo, brasileiro adora muitas marchas no câmbio mas não gosta passá-las. Quer ficar em quinta até nas subidas de serras suaves como a Imigrantes, aqui em São Paulo. Não entende que, em números redondos, a quarta de um "4+E" é a quinta de um esquema normal de cinco marchas.

    ResponderExcluir
  12. Pois é bob, mas se ninguém explicar isso o carro vai fracassar, pode contar com isso. Aliás, aqui já não é o primeiro lugar que ouço falando sobre a "sonolência" do carro.

    ResponderExcluir
  13. o escalonamento realmente é bom, mas esta 4º marcha não ficou longa demais? me parece que existe ai um buraco da 3º para a 4º marcha, isso com o carro pesado ou em subidas leves, ultrapassagens a 80km/h 90km/h deve ser sofrível, creio que é preciso ter que esguelar a 3º marcha para efetuar ultrapassagens com segurança, para um motor 1.6 não sei se é muita vantagem, apesar de que acredito que a proposta do bluemotion é economia, e não desempenho...

    ResponderExcluir
  14. Antonio Martins19/04/2009, 16:14

    A impresna especializada também não ajuda muito a formar o consumidor. Lembro quando uma das revistas de maior circulação (4 Rodas) rodou num Tiida de 6 marchas nos EUA e reclamou que as marchas eram muito longas e que a Nissan teria que dar jeito nisso.

    Dito e feito, um carro com 6 marchas reais, sendo que, como já explicou o Bob, 4 já bastam. E a turma do quanto mais melhor vibrou...

    ResponderExcluir
  15. Sobre a turma do quanto mais melhor, ontem estava em Águas de Lindóia, que aliás está muito bom. Tarde da noite antes de ir para o hotel resolvi comer um cachorro quente para espantar o frio, quando o vendedor perguntou como queria o meu eu respondi: apenas salsicha e molho. E ele estranhou, "não vai querer batata ervilha, queijo ..." eu respondi categoricamente que queria apenas salsicha e molho. Logo ele abriu aquele sorriso e disse "esse é o verdadeiro cachorro quente, o clássico. Era nisso que eu estava pensando quando abri a barraca, mas o brasileiro acha que se encher o pão de coisas vai sair ganhado e acaba que não sente o sabor de nada, quase não consegue morder cai tudo fora mas para eles quanto mais melhor".

    ResponderExcluir
  16. Obrigado, Bob. Curiosamente, são os mesmos limites de nosso santana de 25 anos atrás (47,92,140). Mas me lembro que a tocada não era muito agradável, talvez, como você explicou, pela deficiência do MD 470.
    Atualmente temos um vectra cd 97 e, nesse mundo de cambios curtos, acho-o longo demais. Veja só os limites por marcha no velocímetro, a 6800 rpm, quase no corte:
    1a -70
    2a- 110
    3a- 165
    4a- nunca tentei, mas de 200 passa.

    OK, eu sei que a 6800 o pico de potencia já passou há um bom tempo; é só para ter uma refência.

    Por outro lado, o carro é economico. Rende 12,5 km/l em Brasília seguidas vezes. Fico imaginando-o com uma turbina. Ficaria perfeito.

    Abraço

    Lucas

    ResponderExcluir
  17. Sou fã incondicional de câmbios longos, sendo os do tipo "4+E" os ideais para mim. Como o Bob mencionou, a espantosa elasticidade dos motores modernos é maravilhosa. Fico de boca aberta do que meu atual daily driver é capaz de fazer (um Ka 1-litro modelo novo - e eu detestava motores 1-litro...)

    A não ser quando a fábrica erra feio no escalonamento das marchas, é muito mais prazeroso conduzir um carro com câmbio longo, mesmo de forma esportiva. Em condições de uso normais, têm-se menor rotação em velocidades de cruzeiro. Mas, se precisar, basta esticar mais as marchas e teremos um desempenho apimentado.

    Vale lembrar que a cada mudança de marcha perde-se um pouco de tempo (quase 1 segundo nos câmbios manuais padrão). Portanto, ao ter que passar muitas marchas desnecessariamente, no final de tudo a diferença de tempo de aceleração tende a ser pequena.

    Câmbios de 6 marchas têm que ser, obrigatoriamente, "5+E", caso contrário é perda de tempo e custo desnecessário.

    ResponderExcluir
  18. Olha, que seja câmbio mais longo, mas eu tenho uma certa preferência pelos close ratio. Nada me irrita mais do que estar numa subida com o Mille, jogar a segunda e o carro murchar. Talvez isso seria resolvido colocando um Fire 1.3 da Fiorino

    ResponderExcluir
  19. Ai, que saudades da minha Parati 1,8L ano 90:
    1ª-3,45:1;
    2ª-1,79:1;
    3ª-1,13:1;
    4ª-0,83:1;
    5ª-0,68:1;
    Diferencial-4,11:1.
    O resultado: 120km/h com 3200rpm em 5ªmarcha. Bons tempos...

    ResponderExcluir
  20. A confusão é geral. Um conhecido, que comprou um Opala 4100 3 marchas que eu tive, ao me encontrar tempos depois num restaurante, veio me dizer que tinha colocado caixa de 4 marchas no carro, e que o carro tinha ficado mais 'solto' em estrada. AG estava comigo no dia e explicamos juntos que era meio difícil isso...

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.