google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PORSCHE COM CORAÇÃO PONTIAC DEBAIXO DE UM OPEL - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PORSCHE COM CORAÇÃO PONTIAC DEBAIXO DE UM OPEL


Não é segredo nenhum para quem acompanha este blog que tenho uma certa fixação pela Porsche e pela GM. Não é de se estranhar, então, que preste muita atenção nas vezes em que a história das duas empresas se cruzam. São sempre episódios interessantíssimos, eventos raros que acontecem para nos lembrar de quão pequeno é esse nosso mundo, e de como gente inteligente sempre presta atenção no que outras pessoas inteligentes andam fazendo. E faz parte do grande barato, da grande diversão, que é conhecer a história do automóvel.

Já contei aqui o episódio em que a Chevrolet fez um 356 de seis cilindros, bem como a vez em que a GM ensinou a Porsche a medir dirigibilidade. Este agora diz respeito ao primeiro Porsche refrigerado a água.

Aproveito para fazer uma retificação em um texto que escrevi alguns anos atrás no BCWS sobre o 924 e seus descendentes. Desde aquela época aprendi que antes de ser imaginado como um cupê Audi, o EA425 (número de projeto da VW para o carro que conhecemos como 924) era para ser o próximo VW-Porsche, o substituto do 914. Com o colapso da joint-venture já explanado aqui pelo Paulo Keller, a VW tomou para si o projeto que já havia financiado até então.

A Porsche só conseguiu o carro de volta para si devido à intervenção de Ferdinand Piëch, que a esta época era um executivo da Audi depois de abandonar a empresa de sua família. Com a crise do petróleo de 1973 tirando o sossego da VW, Piëch detectou uma falta de interesse em continuar com o EA425 e aproveitou-a para costurar um acordo vantajoso para as duas partes, onde o carro seria comercializado pela Porsche, mas fabricado pela Audi em Neckarsulm, a apenas 20 minutos de carro de Zuffenhausen.

Mas voltando à história que queria contar, o 924 foi criado quase que exclusivamente com peças VW. A suspensão traseira era do Fusca alemão (praticamente igual à de nossa Variant II), a dianteira era um misto de Golf e Fusca (de novo, leia-se Variant II no Brasil), motor e câmbio de Audi 100. Mas como o Porsche não poderia ter tração dianteira, foi então tomada a decisão de que o motor ficaria na frente do carro, e o câmbio lá atrás, equilibrando o carro, dando a desejada tração traseira, e mantendo o uso de peças VW sem grandes modificações, para manter o custo sob controle.

Até aí, tudo bem, mas como ligá-los? Deveria ser uma árvore diferente de um cardã normal, que gira a velocidades relativas às rodas traseiras e tem que aguentar um torque multiplicado pela transmissão. Não, este componente giraria à mesma velocidade do motor, e com seu torque original apenas. O problema básico seria balanceamento, e portanto deveria ser mais fino e bem suportado por mancais.

Depois de bater a cabeça com várias possibilidades fracassadas, alguém no campo de Weissach teve uma brilhante ideia. Pediu para a subsidiária americana que encontrasse um Pontiac Tempest 1962 em bom estado, o comprasse e enviasse a Stuttgart. O Tempest, para quem não sabe, era contemporâneo do Corvair, e fazia parte do avançadíssimo trio de carros compactos lançado pela GM em 1960. Liderada pelo brilhante Ed Cole, a GM vivia uma época sem medo de inovação, uma época em que o maior fabricante de automóveis consolidava sua liderança investindo em tecnologia.

O Tempest tinha motor dianteiro e transmissão traseira com suspensão independente, tal qual pretendia a Porsche para seu 924. Não é surpresa que o Porsche acabou parecidíssimo com o Pontiac mecanicamente. O conceito era exatamente o mesmo, só mudando em dimensões específicas.

No 924, o sistema consistia em um tubo de 84 mm de diâmetro e 4 mm de espessura de parede, dentro do qual era montado uma árvore sólida (não tubular) de 20 mm de diâmetro, apoiada em 4 rolamentos fixos ao tubo maior via coxins de borracha. Nas duas pontas desse tubo maior saíam as flanges necessárias para acoplar o motor/embreagem de um lado e o câmbio, do outro. Desta forma, o conjunto ficava rigidamente ligado, podendo ser montado completo no carro. Ajudava também como suporte de escapamento e de trambuladores e cabos de transmissão. Simples e genial.

E onde entra o Opel do título? Bem, como a Porsche queria acumular quilometragem o mais rápido possível no novo sistema, e ainda não tinha carrocerias, montou a mecânica completa do futuro carro em dois Opel Manta e, pronto!

Como diz meu antigo mestre da FEI e atual colega de blog Waldemar Colucci, "Cuidado com as ca(pééééé)das que você fizer, porque a concorrência vai lá e copia!"

MAO

9 comentários :

  1. Muito bom!

    Mais um bom exemplo que os chucrutz aprenderam coisas com os americanos!

    abs.

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que os alemães resolveram copiar uma boa e simples idéia dos EUA, ao invés de criarem algum dispositivo mirabolante e extremamente complexo para suprir a necessidade...

    ResponderExcluir
  3. Paulo Keller16/06/2009, 21:32

    MAO, mais uma história interessante que não se lê em qualquer lugar. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Epara coroar toda essa história de sucesso, terminarei em breve de enfiar um sbc 350 num 944. Lindo, carro perfeito com motor melhor ainda.

    ResponderExcluir
  5. AG,

    Que negócio é esse de botar um sbc 350 num 944?!!! Mais detalhes, por favor!

    ResponderExcluir
  6. Road Runner

    Longa história... É um protótipo do Porsche 948 que está sendo desenvolvido no Brasil, rsrsrsrs...

    FB

    ResponderExcluir
  7. Achei essa solução de eixo dentro de tubo muito interessante, eu a conhecia do Corvette.

    O eixo cardan convencional tem diâmetro grande (para resultar em grande momento de inércia, e portanto grande resistência mecânica), para suportar o grande torque produzido pela multiplicação no câmbio. Aí que começa o problema.

    Tradicionalmente tínhamos câmbios em que a última marcha era a 3a ou 4a, sempre com relação 1:1.

    De uns tempos pra cá, temos câmbios com 5a marcha 0,81:1 ou até 0,63:1 (como nos Mustangs modernos, por exemplo).

    Para acabar de piorar, temos câmbios de 6 marchas com 5a 0,80:1 e 6a 0,62:1 (alguns Camaros), e para acabar de derrubar a casa, 5a 0,75:1 e 6a 0,50:1 (Camaros, Firebirds, Corvettes e Vipers).

    É sabido que, na maioria dos casos, a 6a opera como Overdrive (na verdade a 5a dos Mustang GT também), mas a 5a marcha (em geral 0,80:1) é uma marcha para desempenho.

    Ora, relações de marcha inferiores a 1:1 elevam a rotação (da saída em relação à entrada) e diminuem o torque. Neste caso, temos o eixo cardan girando mais rápido que o eixo do motor!

    Neste caso, como fica a questão de balanceamento e falta de mancais no eixo cardan quando tempos, por exemplo, motor a 8000rpm e eixo cardan a 10000rpm???

    ResponderExcluir
  8. Caramba, disso eu não sabia O.o Excelent post, parabéns =)
    E valeu mesmo, pq é sempre bom saber um pouco + sobre a história automotiva :D

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.