google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TOYOTA 2000GT: UM CLÁSSICO JAPONÊS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TOYOTA 2000GT: UM CLÁSSICO JAPONÊS




Uma das grandes injustiças que vejo no mundo é o modo que é tratada a indústria automobilística japonesa. Praticamente todo mundo costuma considerá-los meros copiadores, mesmo hoje, quando está mais que provada a sua superioridade técnica em praticamente todos os campos industriais conhecidos.

Talvez o motivo disso seja o pragmatismo com que tratam qualquer tarefa técnica: primeiro pesquisam tudo que já foi feito, e analisam seus predecessores minuciosamente, antes de tentar desenhar qualquer coisa. Assim, evitam o enorme trabalho que alguns realizam, só para descobrir depois que outra pessoa já tinha feito a mesma coisa melhor.

Para mim tal tipo de comportamento parece apenas lógico e inteligente, e calculo que venha da humildade característica da cultura daquele país, e do seu desprezo pelo pessoal em detrimento da sociedade como um todo. Aqui no ocidente, todos queremos ser “originais”, enquanto lá o esperado é apenas que você faça a sua parte no todo. Apesar de ser uma cultura quase alienígena aos nossos olhos, devemos respeitar um povo com essa determinação de evoluir todo mundo junto, ao invés de todos ficarem tentando ‘se dar bem’ e o resto... bem, cada um que se vire. Os resultados estão aí para quem quiser ver: o progresso criado pelas gerações passadas é desfrutado pelas atuais. Meus filhos não terão tanta sorte, infelizmente.

Já no início dos anos 60, cientes de sua capacidade e certos de seu futuro brilhante, os japoneses começaram a buscar aquilo que é intangível de forma prática, mas é o verdadeiro motor da humanidade: o reconhecimento. Não, não é o dinheiro; este é só um meio de atingi-lo. O que todos queremos, bem lá no fundinho de nossa alma, é o reconhecimento público e claro de nosso semelhante, pelo que somos, pelo que fazemos, ou, melhor ainda, por ambos.

A Toyota, certa do curso que a levaria a ser o maior produtor de automóveis do planeta, queria exatamente isto em 1964. Com caixa transbordando de dinheiro já naquele tempo, estava pronta para gastar um pouco dele polindo sua imagem pública. Inspirados pela volta da Mercedes em 1954 com o 300SL, pensaram os japoneses: que maneira melhor se pode ser levado a sério, senão criando um carro especial, um GT de altíssima performance, qualidade, e preço? Ah, época boa...Hoje, para fazer o mesmo, criou aquele beco sem saída tecnológico que é o Prius, e infelizmente, teve muito mais sucesso que nos anos 60.

Mas enfim, decisão tomada, foi criado então um pequeno time debaixo do diretor Jiro Kawano(até ali encarregado de competições), escolhidos a dedo para o projeto. Apenas cinco pessoas, uma para cada área específica, a saber: chassi e suspensão, motor e transmissão, design, carroceria, e testes. Comprova uma regra que tenho para mim que quanto menos pessoas mais bem pagas envolvidas, melhor é um projeto de automóvel. O incrível McLaren F1 foi criado da mesma forma, como já contei aqui.

Em outro paralelo com o McLaren F1, que na verdade neste ponto copiou os japoneses, a primeira coisa a fazer foi arrumar carros esportes e GTs reconhecidos como ótimos, e destrinchar suas entranhas para descobrir seus segredos, medindo tudo no processo, de esforço nos comandos a desempenho final. Assim, saber-se-ia exatamente onde se queria chegar, conhecendo o que já existe.

O mais interessante é notar que em ambos os casos, nos dois projetos semelhantes (o objetivo dos dois era simples: ser o melhor carro para dirigir nas ruas), separados por 30 anos de desenvolvimento da indústria, determinaram exatamente o mesmo benchmark (o melhor existente até então, que deveria ser superado): o Lotus Elan. Apesar disto, os japoneses ficaram muito impressionados com o hoje clássico, então contemporâneo, Jaguar XK-E. A influência dos dois é clara no carro, como veremos adiante.

Lançado no Salão de Tóquio de 1965 como Toyota 2000GT, o carro resultante é uma daquelas jóias raras do mundo automobilístico, que apesar de serem quase perfeitos em projeto e execução, se resignaram a apenas um rodapé na história. Ninguém entendeu o carro, e até hoje é conhecido como “aquela cópia de Jaguar que a Toyota fez”.


O carro, na realidade, tinha objetivos de projeto ambiciosos: alto desempenho, civilidade total para uso diário e viagens, alta qualidade em detrimento de alto volume de produção, e finalmente ser a base para um carro de competição. Usando um chassi tipo espinha dorsal em chapa de aço, muito similar ao da Lotus Elan (inclusive nos altos pontos de montagem de torres de suspensão na traseira), o carro tinha uma especificação técnica perfeita, mesmo se observada na perspectiva dos dias de hoje.



A suspensão era independente nos quatro cantos, por braços triangulares sobrepostos. Estes braços eram longos, e suas molas e amortecedores idem para prover um grande curso de suspensão. Infelizmente não se faz mais suspensão assim em carros esporte; os enormes pneus e a necessidade de mantê-los perto das aberturas de rodas por motivos de aparência impedem isso. Mas é a maneira correta de se fazer, e assim é o 2000GT. A caixa de direção, de pinhão e cremalheira, era colocada à frente da suspensão, de novo, a posição teórica perfeita. Montado logo atrás desta caixa, estava o motor, em posição central-dianteira.



Este motor utilizava o bloco de seis cilindros em linha, sete mancais e dois litros de deslocamento do Toyota Crown, em ferro fundido, mas utilizava cabeçote desenhado e produzido pela Yamaha, todo em alumínio e com duplo comando de válvulas, duas válvulas de diâmetro generoso por cilindro, e uma câmara de combustão hemisférica. Flanqueando o belíssimo cabeçote (com acabamento das tampas crackle-black, como um Ferrari), um maravilhoso trio de carburadores duplos horizontais Solex (fabricados no Japão sob licença pela Mikuni), e do outro lado, coletores de escape individuais dividiam as seis saídas de escape para dois tubos principais de escapamento, que seguiam por debaixo do chassi-espinha até a traseira do carro. Pelo meio deste chassi (em perfil retangular fechado) passava a árvore de transmissão (cardã) que ia do câmbio Toyota de cinco marchas totalmente sincronizado (uma raridade então, comum apenas nos Alfa Romeo) até o diferencial traseiro aparafusado ao fim do chassi, na traseira do veículo.

Este magnífico motor produzia 150 cv a 6.600 rpm e 18 mkgf a 5.000. Marcas pífias hoje em dia, mas irrelevantes: o motor era fantástico. Disse Martin Buckley na Classic & Sports Cars em 1995:

“Qualquer dúvida sobre o carro se evaporou no momento em que liguei o motor. Do ronronar da marcha-lenta ao berro perto do limite de giros, um seis em linha não tem como ficar melhor do que isso. A pegada começa realmente só às 3.500 rpm, mas dali em diante ele empurra com vontade, e de maneira incrivelmente suave, até 7.000 rpm. Com uma resposta pronta e precisa, nenhum ponto aparente de vibração em todo o espectro, e com nenhum traço de aspereza, é uma jóia de motor. É tão suave e forte quanto um motor BMW atual, na verdade, mas com um berro no escape - não, um berro não, um profundo, grosso e musical pano de fundo - que não fracassa em entusiasmar.”



O desempenho (0-100 em 10 s e 210 km/h de final) parece, de novo, ridiculamente baixo para um GT de verdade, mas ninguém que o dirigiu já reclamou. Rápido o suficiente, se quiserem a minha opinião. Como venho dizendo aqui neste blog desde sempre, é mais importante COMO um carro faz algo, não O QUÊ ele faz.

E vocês já devem saber: é rápido o suficiente para uma morte bem gloriosa. A Toyota tentou, na verdade, colocar o V-8 desenvolvido para o Toyota 7 de competição (5 litros e 400 cv) no seu GT, mas descobriu que teria que aumentar o tamanho do carro, e perder em agilidade, área frontal, eficiência, na verdade arruinando a ideia inicial de um carro realmente pequeno e leve como o Elan. O que está correto, está correto, e mais muitas vezes é menos. O papo de cópia de XK-E morre colocando-os lado a lado, pois além de serem realmente diferentes, o Jaguar é enorme perto do pequeno e atlético Toyota.


Como não poderia deixar de ser com tanto cuidado, o carro era fantástico para dirigir. Direção perfeita, suspensão suave, comportamento impecável, controles exemplares. Com apenas 2,7 voltas entre batentes, a direção já foi descrita como: “...boa como a de um Lotus, soberbamente ajustada em peso, precisão e feedback”. O carro foi o primeiro japonês com freios a disco nas quatro rodas, unidades Dunlop de pistão simples, que também só receberam elogios da crítica. Ajudado por uma visibilidade inédita em carros deste tipo, a perfeita distribuição de peso (50/50 com combustível e um ocupante), o centro de gravidade baixo e o eixo de rolagem alto, não podia ser de outra forma. Perfeito é o que perfeitamente foi concebido.



Apesar do protótipo mostrado em Tóquio ter rodas raiadas, todos os 2000GT foram equipados com levíssimas rodas de magnésio com porca central única (knock-offs), de 15 polegadas, e pneus com seção de 165 mm. Medidas de Fusca...

A carroceria tinha um desenho incrivelmente futurista, atlético e belo, salvo pela mal-resolvida dianteira, com sua grade e faróis de aparência amadora. Detalhes interessantes abundam: reparem no corte das portas, feitos para impedir que estas se danifiquem ao abrir em meio-fios, num carro baixo. O JJ ia adorar! Ajudado pelo longo capô proporcionado pelo seis em linha em posição recuada (central), e os balanços reduzidos (de novo, perfeição), existem compartimentos entre as rodas e as portas, como os que escondem o estepe nos Bristols. No 2000GT, um lado guarda a bateria, e o outro, um filtro de ar reserva e o reservatório do limpador de parabrisa.


A produção do carro foi sub-contratada para a Yamaha, que fazia os carros praticamente de forma artesanal, à mão, com todo o cuidado para que fosse percebido como o artigo de luxo que efetivamente era. No interior, uma grande contribuição desta eclética empresa (instrumentos musicais, motocicletas e motores) veio de sua divisão de pianos: madeira de qualidade (mogno e pau-rosa, ambos vindos do Brasil) adorna o painel, o volante e a bola da alavanca de câmbio.

Os instrumentos principais são recuados para dentro do painel, tornando-os menos afetados por reflexos diversos, uma prática comum hoje, mas rara em 1966, época em que todos ainda apenas colocavam os instrumentos em uma chapa plana. O relógio contava com um cronômetro, havia ventilação forçada com direcionamento (ocupante, pés ou desembaçador) e o acabamento geral era de altíssima qualidade.




Tudo isso não poderia sair barato, e aí que estava o calcanhar de Aquiles do carro. Era caríssimo, mais caro que um 911. Custava um XK-E e meio, sendo o Jaguar um carro de 4,2 litros e de desempenho muito superior. Não importava quanto satisfatório fosse o pequeno japonês, se hoje em dia alguém teria dificuldade em pagar mais por um Toyota do que para um Porsche, imagine então nos anos sessenta, época em que ainda eram pouco conhecidos. O carro foi um fracasso, vendendo apenas 337 unidades de 1966 a 1970. Os últimos sete eram da versão S2, que usava o motor do Crown (SOHC e 2,3 litros) com os carburadores do 2000GT, para a mesma potência e mais torque, e opcionais transmissão automática e ar condicionado, que, para ser sincero, tiraram o foco e estragaram a pureza do original.

O designer do carro, o japonês Satoru Nozaki, escreveu uma reportagem sobre sua criação na Automobile Quarterly em 1967 (anônima, pois as japoneses creditavam tudo ao grupo e não as pessoas, como a revista menciona, a pedido da Toyota), onde explicava o objetivo de todo o exercício:

“Um grã-turismo, e como um GT, ele deve ter todo o equipamento, especificação e layout que responda para um alto grau de habilidade ao volante. Mas ao contrário de um carro esporte, que pressupõe um certo nível de desconforto e austeridade, ele deve proporcionar um ar de conforto e luxo. Orgulho, por assim dizer. A capacidade de uma máquina de competição com a qualidade e confiabilidade de um carro de primeira linha. Deve ser um carro em que o dono possa aproveitar um calmo passeio pela cidade no domingo, e uma rápida viajem por estradas sinuosas.”

Missão cumprida, Nozaki-San.

Como já tentei fazer quando falei do Carrera 2,7 e do 190E 2.3-16, o objetivo aqui é provar que você não precisa de 600 cv e rodas imensas para ser feliz. No mundo de hoje, onde, impulsionados pela internet, todos comparam dados para decidir quem é melhor ou pior, todos esquecem do principal, e pelo menos ao respeito de automóveis, perdem o melhor, que é imensurável: o prazer de dirigir. Não existe unidade de medição para isso.

E prazer não depende de preço. Nem que esse preço seja um Toyota pelo preço de um Jaguar e meio.


MAO

15 comentários :

  1. MAO

    Muito obrigado. SEMPRe amei esse carro.

    FB

    ResponderExcluir
  2. Beleza de carro, um clássico sem sombra de dúvida. Não sabia de vários detalhes, já me compele a procurar algum livro sobre ele.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! O prazer não vem apenas da potência do carro ou da beleza de uma mulher. Cada um tem que ter o conjunto completo...

    http://meuamigodelata.blogspot.com/2009/09/pseudo-entusiastas.html

    ResponderExcluir
  4. Um belo carro, talvez em matéria de técnica possa ser chamado de o McLaren F1 dos anos 60.
    Eu não o acho parecido com o XK-E.

    ResponderExcluir
  5. No começo dos anos 90 o mundo do automóvel procurava fazer ressurgir o motor 2-tempos. A Toyota também foi atrás do seu usando...este motor seis-cilindros de dois litros. Com duplo comando de valvulas e tudo! A ideia foi ovo de Colombo: dobraram a rotação dos dois comandos de válvulas e colocaram-lhe um blower. Pronto, o motor 4-tempos DOHC virou 2-tempos DOHC. Só foi revelado o torque, na época: 66 mkgf. Supondo que o motor girasse a 5.000 rpm em potência máxima, ela deveria estar por volta de 370 cv -- um 2-litros!

    ResponderExcluir
  6. Sabia que o Toyota 2000GT tinha fama, mas nunca soube a razão. Cresceu muito no meu conceito !

    MAO, começo a concordar com vc. Pra quê potências de 500, 600cv se o prazer de dirigir, me parece, anda meio largado de lado ? Muito número e pouca emoção.

    ResponderExcluir
  7. "Como já tentei fazer quando falei do Carrera 2,7 e do 190E 2.3-16, o objetivo aqui é provar que você não precisa de 600 cv e rodas imensas para ser feliz."

    Sequencia de posts infeliz.

    Avisa o Juvenal, então, feliz da vida com o Noble de 650 cavalos e rodas de carro de rapper americano no "Nobre" carro inglês abaixo.

    tsc tsc

    ResponderExcluir
  8. Anonimo,
    interessante constatar sua opinião que eu não entendi. Poderia explicar melhor, por favor ? O que você prefere e quer, um Mercedes sedan mostruoso com 700 cv ou um esportivo leve com 650 cv ? Não te entendi mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Fábio S. Pankowski21/09/2009, 23:40

    Tentando enriquecer a ótima reportagem:
    The straight six engine was fitted in an X-backbone type chassis which was very similar to a Lotus Elan chassis. Other features included a cross-ratio 5-speed transmission, limited slip differential, and Japan's first 4-wheel disc brakes with vacuum booster.

    In October 1966 the 2000GT proved its class in an endurance run of 78 hours. In those 78 hours the 2000GT broke 13 international records and 3 world records in the 1500 - 2000 cc class, the 72 hours record (with an average of 206.02 km/h), the 15,000 miles record (with an average of 206.04 km/h) and the 10,000 miles record (with an average of 206.18 km/h).

    Fonte: http://www.ultimatecarpage.com/car/476/Toyota-2000GT.html

    ResponderExcluir
  10. Ai Juvenal, que difícil. Só falta eu ter que explicar piada agora.

    O MAO (tse tung?) faz um lindo texto sobre prazer com pouca potência em um projeto limpo, leve e legal (e útil). Cópia melhorada do que havia, sem a babaquice ocidental de não copiar o que é bom e fazer melhor. Show.

    Vc vem babando ovo pra um carro de 200.000 libras (sua casa vale isso? O quarteirao inteiro onde moro não vale. Moro mal!!!!).
    Carro que tem o gigantesco anacronismo (ou vantagem?) de ter 3 pedais e não ter air bag nem ABS. Tem ar condicionado e vidro elétrico?! NÃO PODE! Deveria ter platinado também. E carburador, não quebra nunca. Injeção não é coisa pra macho.

    E deve chegar a uma velocidade final perfeita pra levar o homem à lua, mas inutil pra qualquer um que não queira ficar pagando pau pra ingleses só porque são ingleses e fazem coisas estranhas e tem mulheres feias.

    Nem a pau, Juvenal!

    E esse pedal de embreagem deve precisar do Schwarzenneger pra apertar. Põe suspensão da Bose e som da Cofap, não esquece!

    Eu que num entendi sua pergunta: Dãã, escolher entre um carro de milhares de cavalos leve ou pesado é como escolher entre uma Top Model e uma feinha. Se bem que tem gente com gosto tão estranho que devem deixar a Gisele Bundschen de lado, coitada.
    Ah, e a Mercedes com milhares de cavalos leva 5 pessoas. Você vai fazer 4 viagens de Noble? Propostas diferentes, usos diferentes, justo você que gosta de ser diferente não percebe isso? Ou talvez não tenha 4 amigos pra levar junto. Ou vc vai de Noble no supermercado? Ah, vc não pode ter filhos, não cabe.

    Ai, Juvenal!!!

    ResponderExcluir
  11. Precisamos lançar a candidatura do Sr. MAO para a Academia Alagoana de Letras, disputando a vaga com aquele ex-presidente. :-)

    ResponderExcluir
  12. Beleza de texto,Mao,tb não conhecia os detalhes desse carro,achei ele da hora e deve ser um tesão para esmerdalhar,heheheheh

    ResponderExcluir
  13. Prezado MAO, excelente resenha sobre um dos mais interessantes esportivos dos anos 60. Faltou apenas mencionar um requinte, o som stereo, outra novidade na época!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. No link abaixo da para sentir um pouco do maravilhoso ronco desse tao raro e desconhecido esportivo

    http://www.youtube.com/watch?v=ykftQC_MQHo

    Abrs
    Guto

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.