Google+

31 de dezembro de 2009

INCAPACIDADE PARA PROJETAR ESTRADAS




SP-150, Via Anchieta, São Paulo. A foto mostra como era assim que foi inaugurada, em 1947. Pista dupla, duas faixas cada, como manda o figurino.
Mas o Estado cresceu, o país cresceu e o tráfego aumentou, era inevitável. Aconteceu aqui e no resto do mundo.
Claro, a Anchieta precisou ser ampliada para poder, ao mesmo tempo, continuar a servir de ligação entre a capital paulitsta e o litoral e acolher e distribuir o tráfego para as vias e edificações que foram construídas ao longo dos anos.
A lógica diz que seriam necessárias pistas laterais em complemento às principais. E isso foi feito:

Ficou perfeito, certo? É o que mostra o trecho próximo do viaduto que leva a São Bernardo do Campo e Piraporinha.. Só que continuando a viagem rumo sul, o ou a motorista se depara com um desvio:


Continuando, ele ou ela é jogado para a pista lateral, sem alternativa:


E a Via Anchieta, de pistas centrais e laterais, passa a ter só uma para quem segue no rumo sul.
Digam-me: o que se pode esperar que aconteça no momento em que a frota brasileira cresce a passos longos? Congestionamento, seguido da esfarrapada e propalada desculpa "excesso de veículos".
Não é o único caso. O trecho inicial da BR-116 Rodovia Presidente Dutra, na região de Guarulhos, tem o mesmo problema de desvios em sucessão. Não por acaso é um dos trecho sempre presente nas rádios que falam de trânsito, notadamente a Sulamérica, pelos constantes engarrafamentos.
Já passou da hora de o Brasil rever seu sistema viário e as pessoas designadas a cuidar dessa parte fundamental da infra-estrutura, só que acho que essas pessoas ainda não nasceram.
BS

4 comentários:

  1. Bob

    Como "quase ex-morador" de São Bernardo do Campo, falo com propriedade: a Via Anchieta já acabou faz tempo, principalmente aí perto do Km 18.

    FB

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Que bacana a foto de 1947. Uns 20 anos antes de minha familia chegar ao Brasil.

    Super organizado, acho que a mentalidade da epoca nao era tao largada como e hoje.

    ResponderExcluir
  3. Além de construir mal, não mantem o que já existe. É um absurdo a situação que existe na Avenida Washington Luis em frente ao Aeroporto de Congonhas, sentido centro. Há um afunilamento de 5 para 3 faixas e de repente as faixas somem, ali vira um salve-se quem puder.

    ResponderExcluir
  4. O exemplo citado pelo BS é ótimo, e temos outros ainda melhores:
    - rodoanel: a incompetência é tamanha que, durante a construção mesmo uma viga cai e dá PT em 3 veículos!
    - marginal tietê: que piada essas adições de faixas! Pista mal feita, ondulada, e com custo elevado e que poderia ser muito mais expandida
    - semáforos inteligentes: onde estão? Onde dizem que eles estão o que se observa é que, se voce dirigir na velocidade regulamentada, voce vai parar em quase todos os semáforos. Se andar no dobro da velocidade (isto é, se o trânsito permitir e voce não for "brindado" com multas) voce passa por todos eles abertos.
    Incompetência? Sim, mas muito bem mesclada com safadeza.

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...