26 de dezembro de 2009

OS 10 DA WISH LIST DO BOB

Já que os colunistas do AUTOentusiastas estão dizendo quais os seus Dez Mais, aqui vão os meus, em ordem alfabética.

Só conheci o Audi S3 há menos de um mês e achei-o sensacional. O que gosto dos câmbios DSG de Audi é que têm avanço lento (creeping), mas enquanto se pressiona o pedal de freio, a embreagem fica aberta e o motor não fica querendo movimentar o carro.



O Bentley Continental GT, além de ser coisa muito séria, tem o sabor especial de ter sido desenhado por um brasileiro, o Raul Pires.

O BMW 335i, com sua salsicha Valvetronic e Duplo Vanos, é um dos meus objetos de desejo, muitos aqui sabem disso. Não preciso de mais nada.


Esse francês, o Citroën VTS, 2 litros e 180 cv, que já dirigi, mexe comigo. A sensação que passa de se estar no futuro, sem forçar barra, é incrível.


O Corvette ZR1 é outro está nos meus planos se entrar uma Mega Sena. Sua engenharia é tão fanstástica que abro uma exceção para um motor de comando no bloco.


O Ford Focus RS é outro que merece entrar para a minha frota...O conjunto mecânico do Focus é de impressionar até leigos. Como é bom de dirigir!


Os aussies sabem fazer automóvel. Talvez o fato de, como nós, também verem a constelação do Cruzeiro do Sul. O fato é que o Holden Commodore, que chegava aqui com o nome de Omega -- chegava, não chega mais, mais uma vítima da holeritite que ataca os executivos da indústria -- é um carro e tanto. É andar para crer.

Tem gente aqui, colegas colunistas e leitores, que vão chiar, mas o Mazda Miata é o meu #1. Talvez porque projetado para evocar os ingleses dos anos 50, que eram a paixão do então adolescente-entusiasta. Já dirigi um há quase 20 anos (1991) e achei-o o máximo. Imagine-se os de hoje! Desempenho não é tudo.

Dois japas seguidos, não dá , mas é a ordem alfabética, fazer o quê? Esse Nissan 370Z também é coisa muito séria. Ele tem um detalhe incrível: ao reduzir marcha, na câmbio manual, ocorre a aceleração interina. Caso único no mundo até agora, entre os câmbios de escolha de marcha no "H".

Já sei, vocês deviam estar pensando, "o Bob não vai incluir Porsche na lista dele???" Isso nunca aconteceria! Mais uma vez, culpa da ordem alfabética (poderia tê-feito decrescente...). O Porsche Boxster, com seu motor cenral, é carro de corrida. Com conforto. É um dos meus 10 que poderão um dia estar na minha garagem...

E desculpe-me pela brancura, mas ela foi absolutamente intencional....

BS

19 comentários:

  1. Bela lista Bob, acertou 8 que gosto muito, e só 2 que para mim são indiferentes.
    Gostei das cores.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh MX5/Miata... não precisa dizer mais nada. Diversão pura! Se for o branco ou cinza escuro com o teto em ocre melhor ainda!

    Assino embaixo e indosso o #1

    ResponderExcluir
  3. Marcelo Augusto26/12/09 20:49

    O meu sonho de consumo também é bem simples, até mais do que o do Bob, pois um BMW Série 1 com o 6 em linha já basta.

    É carro para todas as ocasiões, sem aquela frescura de carro "diário", carro de "diversão".

    ResponderExcluir
  4. Bob,

    Falando no creeping dos DSG, nas versões que estão usando 7 marchas (como no Golf) a embreagem é a seco. Li sua avaliação num site estrangeiro e deu a entender (não posso confirmar) que essa caixa - quando seca - não tem creeping, ao contrário do novo Fiesta, que é seca e com avanço lento.

    ResponderExcluir
  5. André Andrews.
    Ter ou não creeping é mera decisão do fabricante, independe do tipo de embreagem. Por exemplo, Meriva tem, todos os outros não. O Fit CVT tinha, com embreagem em banho de óleo.

    ResponderExcluir
  6. Bob,

    Veja, nenhum dos seus 10 está na minha também, e como dizia o Paulo no post dele, viva a diversidade!
    Uma coisa que vejo é que, depois de comprar essa lista toda, se faltar algum pro IPVA é só rodar um pouquinho como taxi e tá tudo certo, não é mesmo? hahahaha
    Carro branco é infinitamente mais legal que prata.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da lista!

    O único que acho meio esquisito é o Z34, mas pelo desenho, não pelo conjunto.

    ResponderExcluir
  8. Viva o branco, a lista é boa, mas o branco é melhor...

    ResponderExcluir
  9. O 335i é um dos carros mais bacanas que pude guiar. E a ergonomia dos carros da BMW é incrível - nada como um "pouco" de herança de pista...

    ResponderExcluir
  10. Prezado Bob,

    Obrigado pela lista. O Miata também é meu #1: equilibrado, essencial e nem por isso desprovido de paixão. É como se tivessem batido no liquidificador todos os caricatos, pesadões e ridiculamente complexos carros "esporte" de hoje e passado no coador o caldo, sobrando só o fundamental.

    Carro esporte de verdade deve ser curtição. As "supermegaultra" máquinas espalhafatosas que parecem soar as trombetas do Apocalipse o tempo todo são fascinantes, mas têm poucas chances de se tornarem aquele companheiro para o resto da vida - o Miata tem.

    Abraços,
    Fernando Silva

    ResponderExcluir
  11. João Gabriel27/12/09 13:56

    Olha,são carros bem bonitos,cofesso,mas sinceramente não tenho entusiasmo por nenhum deles,não são como os antigos,não tem autenticidade,originalidade,são meros produtos feitos a partir de pesquisas de mercado para satisfazerem o apetite voraz de uma sociedade cada vez mais consumista e egocêntrica.são meros meios de transporte sem sentimento algum...

    ResponderExcluir
  12. O Mazda Miata também é um dos meus favoritos, principalmente o modelo antigo com farol escamoteavel

    ResponderExcluir
  13. Bob,
    Esse Continental em branco simplesmente contraria toda tradição de que carros grandes têm que ser pintados em preto ou prata. Belíssimo carro.
    Mais legal ainda é ver o Focus RS nessa lista.
    Já dirigiu alguma vez o Escort RS Cosworth?
    Abraço e feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  14. Bob excelente lista, tem 5 ai na minha lista de carros 0km (sim, eu tenho algumas listas...).
    Mas a foto do Focus eh de um ST, que eu desejo que a Ford traga ao Brasil todos os dias...
    Ai vai uma foto do RS:
    http://www.automotorsport.se/bigpix/2009/Ford_Focus_RS_white_speed.jpg

    ResponderExcluir
  15. @João Gabriel
    Hoje em dia tudo é pensado em função de mercado e nem por isso acho que devem perder o entusiasmo...

    Os carros americanos anos 50 e 60 principalmente foram desenhados com qual intuito? Era o chamado "styling americano", em uma das ações mais "marketeiras" da história do automóvel.

    ResponderExcluir
  16. Adalberto,
    Concordo totalmente. Que carro!

    ResponderExcluir
  17. Mister Fórmula Finesse28/12/09 11:57

    Bela lista Bob, gostei particularmente do Boxter, ele parece implorar para curtir uma bela estrada de serra.

    ResponderExcluir
  18. Boa Lista!
    (Acho q a foto dos Focus está errada...)
    Esse C4 me fez lembra de uma coisa:
    A Citroën não vai lançar uma versãozinha limitada a 10 unidades para comemorar seus feitos no WRC?
    Sem falar que seria uma boa oportunidade já q ele não oferece nenhum esportivo desse nível.

    ResponderExcluir
  19. Gosto muito do Boxter, com todo respeito e reverência devida ao 911, me parece o projeto mais racional, elegante e bem direcionado da Porsche hoje em dia.
    Mas, perdoem-me pelo que vou dizer, é um carro que fica ótimo em prata. Aquele protótipo reluzente de 1993 era a "cara" do 550 Spyder, e o prata não poderia combinar mais...
    Na verdade o prata deveria ser reservado aos carros esporte alemães, como Deus queria originalmente. Verde pros britânicos, azul para os franceses e prata (ou branco) para os chucrutes.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...