23 de dezembro de 2009

OS DEZ CARROS MAIS BONITOS DO JJ (parte 1)

Atendendo a uma sugestão do Paulo Keller, que pediu uma lista dos meus 10 carros mais bonitos, pensei um pouco, e descobri que é impossível. Apenas 10 é muita miséria.
Dessa forma, será uma lista dos 10 primeiros que me vêm à lembrança, e daqui a alguns dias, mais 10, e depois mais 10.
Acredito que trinta está bom. A ordem é aleatória.

1- Batmobile, 1966.
O carro do seriado de TV. Não é necessário nenhum comentário, pois quase todos tiveram ou ainda tem sonhos com ele.

2- Alfa Romeo Carabo.
Falei sobre ele anteriormente. Imagino o impacto em 1968 ao ser apresentado. Deve ter sido algo que jamais sentiremos.
3- Dodge Charger, 1968 a 1970.
O americano. Já apareceu na lista dos mais belos de todos os tempos até em listas de votação em revistas especializadas europeias. Não sou só eu que acho maravilhoso. Seria meu carro, o único, se eu pudesse escolher apenas um para passar o resto da vida.

4- Saab 92.001, 1947.
O primeiro, conhecido como UrSaab (o Saab original). Expliquei um pouco dele há um certo tempo, aqui. Aerodinâmica pura e simplicidade mecânica.


5- Ferrari F40, 1987.
Tudo que um Ferrari tem que ser, e nada além disso. Bonito, agressivo, sem itens de design fúteis, um carro de corrida com placa de registro.

6- Land Rover Defender 90.
História móvel, ele e o Jeep Willys sozinhos conseguem resumir a criação dos veículos fora-de-estrada de uso geral, civil e militar.

7- Lamborghini Estoque.
Já procurei por defeitos em todas as fotos que vi desse carro, e não achei. Formas, detalhes, tudo no lugar. Perfeito.

8- Aston Martin Vanquish.
Apenas o modelo idêntico ao da foto, ano 2001, o do lançamento. Quando trocaram as rodas, perdeu um pouco do charme.

9- McLaren F1.
O ápice do esportivo de rua, quase pronto para as pistas. Uma evolução conceitual do F-40, com as melhorias de conforto necessárias para um uso mais normal. Se é que algo pode ser normal num bólido desse nível.


10- Chevrolet Camaro, 2010.
Uma obra-prima. Mal parece ter sido criado dentro de uma fábrica grande, aparentando mais ser fruto de um gênio que conseguiu materializar todas as suas ideias. Uma das características mais maravilhosas é o preço, ao alcance de uma boa parcela das pessoas assalariadas no país de origem.

JJ

12 comentários:

  1. Talles Wang23/12/09 23:51

    Faltou o Mustang do Bullit que tava lá atrás!

    Ha ha ha!

    McLaren Ok! Carabo idem.

    Em relação à Ferrari, tubo bem, mas prefiro a do Magnun! Se não me falha a memória era uma 308 GTO, me corrijam por favor.

    Caro Juvenal,
    Boa lista!

    Abraços,
    TallWang

    ResponderExcluir
  2. Francisco Neto23/12/09 23:53

    F40

    F1

    Duas obras de arte sobre rodas.

    ResponderExcluir
  3. JJ,

    Charger 68/70 - Numero 1 sempre.
    Camaro: 67/70, 70 1/2 a 73, 92 a 98 e os novos - OK
    Batmovel: ok.
    3 em 10, tá bom isso! Hahahahaha
    Aliás, 4. Alfa carabo ok tb, e jeep willys sim, LR não! 4 e 1/2.
    Qualquer dia faço uma de 10 sonhos de consumo meu.

    ResponderExcluir
  4. Sugestões para as próximas listas:
    Mustang Shelby GT 500KR 1968;
    Shelby Cobra 427;
    Ferrari 250GTO.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o prazer de entrar no Alfa Carabo, quando visitei o museu da Alfa na Itália. É a tal da espaço-nave... mas bem baixo... eu curti pra caramba... é diferente de tudo que tinha visto. Pessoalmente só não gostei dos tecidos (misto de alcantara e veludo - pra mim parece que tá sempre sujo, gosto estritamente pessoal). É um dos carros que mais gosto no estilo "desenhado com régua"...

    Dessa lista aí eu fico em dúvida sobre a Estoque... hmmm.

    Só 10 é muito sofrimento, pelo menos eu adicionaria um Citroen DS...

    ResponderExcluir
  7. Um dia eu queria fazer um post sobre os 10 ícones do design automotivo em carros urbanos e outro de touring... Tem muita coisa boa.

    ResponderExcluir
  8. Endosso a opinião do Rodrigo Clossani, o Citroën DS mercece estar em qualquer lista dessas.

    E quanto ao impacto do Carabo no seu lançamento, eu tive o privilégio de ser testemunha ocular dessa história, no Salão de Turim de 1968. Numa época em que os designers automotivos italianos estavam produzindo coisas fantásticas, o Carabo simplesmente fez o jogo subir para um outro patamar.

    ResponderExcluir
  9. A foto do Dodge Charger RH tirada do filme Bulit traz também o Mustang pilotado por Esteve McQeen.

    ResponderExcluir
  10. JJ,

    vais comprar um VW um dia...

    http://www.autoblog.com/2009/12/25/camaro-exterior-designer-sang-yup-lee-moves-to-vw-audi/

    ResponderExcluir
  11. A bola 7 atual é um tal de Gumpert Apollo, 7:11 s em Nordschleif, 650cv, 0 a 100 em 3s, 360 km/h de final.....

    ResponderExcluir
  12. só trocaria o primeiro pela lamborghini gallardo lp 550

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...