Google+

24 de janeiro de 2010

ESTRADA PARA CARROS E AVIÕES

A Suécia, nação militarmente neutra, criou um modo interessante de operar seus aviões militares de pequeno porte. As rodovias são utilizadas como pistas de pouso e decolagem desde os anos 50. A foto mostra um Saab Draken, supersônico sueco multi-missão; caça, interceptador e avião de ataque ao solo; pousando em uma rodovia.

Existem bases aéreas por lá, é claro, mas exercícios desse tipo ocorrem sempre, para que a força se disperse pelo país em caso de guerra. Há várias posições ao longo de áreas como essa da foto, onde existem pequenos hangares para um ou dois aviões serem guardados e escondidos. Normalmente se localizam em locais com muitas árvores, para aproveitar o auxílio da camuflagem natural. Aí está mais uma utilidade para as estradas por onde rodam carros e outros veículos.

O Draken da foto é bem antigo, voou em 1955 pela primeira vez, e sua corrida de decolagem cobria apenas 650 metros. Claro então que qualquer reta de 1 km ou pouco menos, serve de pista para os aviões atuais da Força Aérea Sueca. O tão comentado Gripen, por exemplo, decola em 400 metros e aterrissa em 500.

Deve ser muito interessante interromper sua viagem para aguardar um avião pousar ou decolar na sua frente.
A foto foi escaneada a partir de um original em papel de 1968, adquirida em encontro do Clube do Manche, evento ótimo para quem aprecia garimpar material aeronáutico antigo.

JJ

10 comentários:

  1. No Uruguai, na estrada que vai de Chuy, na fronteira com o Brasil, até Montevideo (via Punta del Este), há um trecho em que a largura da pista aumenta uns 800 por cento e ela se transforma em pista de pouso. Já passei por lá algumas vezes, e é sempre impressionante de ver.

    ResponderExcluir
  2. -Estaremos fechando a Avenida das Américas para pouso e decolagem de F22-

    Não reclamaria de chegar atrasado ao trabalho e faculdade recebendo um aviso desses. Até porque na Barra da Tijuca é realmente um tapete de vias largas.

    ResponderExcluir
  3. Aliás, me faz lembrar do Campo dos Afonsos, aqui no Rio. Anualmente tem um evento com vários aviões militares e de pequeno porte. Lindo de se ver e excelente de se escutar (ou não escutar mais nada).

    ResponderExcluir
  4. Clésio Luiz25/01/10 09:11

    A FAB de vez em quando realiza exercícios, com o Bandeirante e com o Tucano, até onde eu sei. A alguns anos atrás aqui na Paraíba eles interromperam um trecho de uma BR para um exercício desses. O trecho de estrada é como esse daí na Suécia: pista dupla, reta longa e com árvores altas nas laterais.

    ResponderExcluir
  5. Glauco, não sei se é o mesmo evento, mas dia 18 de outubro teve um evento no qual eu estive presente, em comemoração ao aniversário do Musal...seria esse evento?

    ResponderExcluir
  6. vinicius righi25/01/10 12:37

    em zonas de fronteira as pistas sao mais largas, com bastante acostamento e as pontes tambem sao largas, moro em santana do livramento, fronteira com o uruguai.
    E aqui tem uma reta de mais de 100km ate a cidade de rosario do sul, e esta pista foi planejada para pouso e decolagem. Tanto e que a manutencao nesta estrada e constante...

    ResponderExcluir
  7. Entra em Google earth. Suecia. O lago maior. No suleste, abaixo e um poco para dereita. Satenas. La tem um X torto. A estrada para Lidkoping. Olha como a estrada fica.

    Lula

    ResponderExcluir
  8. Rodrigo, foi esse evento mesmo, no Musal.
    É incrível como aviões antigos e vôos acrobáticos nos hipnotizam em qualquer época.

    ResponderExcluir
  9. Por coincidência estávamos num barzinho neste final de semana e um primo meu comentou que, quando esteve na Suécia, presenciou um pouso destes. Claro que todos achamos que o excesso de cerveja estava fazendo efeito no coitado...

    ResponderExcluir
  10. Cesar,
    tá vendo só ? tem coisas que nem a cerveja deixa o cara mentir !

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...