28 de fevereiro de 2010

CANADA 2010 - FORD

A Ford está bem, como empresa. No mundo, ou no Brasil, vive um bom momento. Teve a sorte (?) de contratar um executivo de fora da indústria (da Boeing) pouca antes de crise, e ele tem dado passos no caminho correto. Teve a sorte de apresentar um modelo novo do veículo mais vendido (e de maior lucro) no maior mercado do mundo meses antes da crise , a F-150.

Tem uma divisão europeia que faz ótimos carros (Mondeo, Focus, Fiesta). Tem uma parceria com a Mazda que produz uns carros interessantes (Fusion principalmente). E vendeu as marcas premium que só davam prejuízo, Land Rover, Jaguar, Aston. Martin. Esse último movimento é mais pra lamentar do que enaltecer, mas a empresa saiu mais focada.

É o fabricante americano que precisou de menos ajuda do governo, o que acabou melhorando muito a imagem da empresa perante o consumidor/contribuinte norte-americano. Basta ver os gráficos de venda. Vamos ao salão:
Edge novo, anterior ao fundo. Juro que não entendi muito o porquê disto. Mas era legal, ficou menos careta. O carro é feito na planta canadense.
Picapes grandes não podiam faltar.
Gosto do carro na geração I e II, mas confesso que não me impressionei muito com a nova. Se mantiver o "chão das outras", o visual é o de menos...
Outro ângulo. Parece carro francês, pra mim...
Outro carro muito importante para o mercado americano, o Taurus. Finalmente renasceu em uma forma interessante. E está muito bem falado, quem sabe com a onda de recalls da Toyota um fabricante americano não retoma a liderança do mercado de sedâs full-size.
Interior agradável.
Visual elegante, tradicional, sem ser careta demais.
Essa é pra doer. Ver quanto custa uma F-150.
Paixão em laranja e com muita potência. Legal demais a Ford ter sua divisão de performance SVT preparando uma versão dessas. E vende mais que o esperado. Que bom!
Este post fecha a cobertura do Canada Auto Show 2010. Espero que tenham gostado.
Abraços,
MM

16 comentários:

  1. Gostei muito desse Focus novo, veremos se honra a tradição dos anteriores.

    Essa F150 SVT é animal, um legítimo fora de estrada. Os testes que já vi me deixaram babando.

    ResponderExcluir
  2. MM,
    Voce não teria mais fotos do novo Taurus?
    Eu cheguei a dirigir um FiveHundred, tanto antes como depois de ter sido rebatizado como Taurus, e o carro é bom. Excelente motor, pena que a suspensão deixa muito a desejar com seu acerto molenga e instável em altas velocidades (qualquer coisa acima de 180km/h já fica estranho).
    Espero que essa nova versão não tenha esses inconvenientes.

    ResponderExcluir
  3. A frente do Taurus me lebra a frente do antigo Legacy...

    Realmente a traseira do Focus perdeu a sua identidade, mas gostei do resultado total.

    ResponderExcluir
  4. Ter uma F-150 dessas no mercado fará a VW pensar bem antes de criar uma simples versão "Cross" da Amarok.

    Daria prazer ver um exagero desses por aqui!

    ResponderExcluir
  5. MM,
    F-150 Raptor é realmente muito bom. Seria um bom trabalho da Ford vendê-la por aqui. Com as suspensões que tem, seria um ótimo carro para o asfalto de quarto mundo de São Paulo.
    O Focus tem o farol grande demais. Acho que foram na contra-mão da tendência de diminuir os faróis. Uma pena.

    ResponderExcluir
  6. MM,

    Excelente cobertura, fugindo do óbvio e bastante completa.

    Muito obrigado!
    Fernando Silva

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela cobertura, MM.
    Também não me “impressionei” muito com o visual desse futuro Focus, lembra muito o conceito Verve (hoje Fiesta), ainda mais nessa cor. Bonito, mas perdeu a identidade...

    ResponderExcluir
  9. Estávamos falando sobre SAV noutro post, a traseira deste Focus o deixou com um ar fooorte de SAV... não sei se foram as lanternas ou as linhas laterais ou até mesmo o ângulo da foto.
    E a Ford que esperou lançarem o novo novo Focus lá fora para realmente lançar o novo Focus no mercado nacional, digo em relação ao flex.

    ResponderExcluir
  10. bussoranga,

    infelizmente não tenho mais fotos do Taurus (3 está bom, não?).

    Não sei sobre o comportamento dinamico do carro, mas a Ford tem "europeizado" seus carros, espero que tenha feito o mesmo com esse sedã.

    Abraço,

    MM

    ResponderExcluir
  11. Ficou muito boa a cobertura do salão do Canadá, completa e com detalhes interessantes dos modelos.

    Sobre o novo Focus, prefiro as versões anteriores, I e II. Como já comentado, esse atual perdeu bastante da identidade única do modelo, mas não ao ponto de ter ficado ruim. Porém, deve ser tão bom de chão quanto os outros.

    ResponderExcluir
  12. MM,

    Show de cobertura, parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Rafael Machado01/03/10 21:12

    Eu me decepcionei com o novo Focus. Parece Carro francês mesmo... Ou um Hyundai-a-oitava-maravilha-do-mundo. Perdeu totalmente a identidade.

    Mas o que é o espelho daquela F-100Noção na segunda foto? Enorme aquilo... As faixas de rolagem na América do Norte devem ter uns 4M de largura.

    ResponderExcluir
  14. Esse Taurus ficou muito bonito. O painel parece a console de uma aeronave

    ResponderExcluir
  15. Também acho que o focus perdeu identidade, parece um fiestão europeu... deviam ter pelo menos deixado as lanternas traseiras na coluna como sempre foi.

    E parabéns ao Marco pela ótima cobertura!

    ResponderExcluir
  16. Essa F-150 laranja é linda

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...