30 de março de 2010

NO FINAL DO INVERNO
















Fotos de teknikensvarld.se e photo4fun.se
Como os Estados Unidos têm seu Bonneville Salt Flats, tem entusiastas na Suécia tentanto replicar isso com um speed weekend. Mas não em um lago seco com sal como Boneville. Em Funäsdalen, é no gelo por cima de um lago.
Em Funäsdalen (62° 32,660' N, 12° 33,084' E) ainda é inverno. Na sexta-feira passada, da manhã cedo, estava 20 °C abaixo de zero. Ao meio-dia quase quentinho com zero grau.
No lago tiraram neve e fizeram uma estrada de 3 km, 1 km para acelerar, 1 km para medir velocidade e 1 km para retardar. O gelo tem uns 80 centimetros de espessura, bem seguro. A maioria dos veiculos são muito esquisitos, com pouco desenvolvimento. O evento é jovem ainda, e há poucas pessoas com experiência de andar muito rápido no gelo.
Para ter boas condições para acelerar no primeiro km, a maioria usa pregos grandes nos pneus, bem maiores do que se pode usar nas estradas públicas. Os pregos dão uma boa aderência, mas são bastante pesados para rolar e nas velocidades altas vem outros problemas.
Uma Suzuki Hayabusa estourou um pneu a mais de 250 km/h. Esta moto, junto com um Audi RS4 e um Audi 80 Quattro (supermodificado) foram os mais rápidos. (Hayabusa: máxima 287 km/h, média 248; o 80Q: máxima 268, média 250; e o RS4: máxima 242, média 229).
Seguindo eles e acima de 200 km/h teve alguns Porsches, uma Harley-Davidson bem modificada e um Ford 34 hot rod roadster. Mas como dar para ver nas fotos, o evento atrai muitos veículos malucos.
Um trator de jardim com motor de um Kawasaki fez 147 km/h. Uma Vespa respirando N2O fez 80 km/h. Um Saab 93 de 1959 fez 140 km/h. Outros tiveram problemas, como um Chevy pick up dragster com 2.000 cv que só chegou a 159 km/h. Um trenó com motor turbina teve problemas depois uns 100 metros. Acho que o piloto teve muita sorte ..
HJ

27 comentários:

  1. Hans!

    Não queremos saber das esquisitices não.

    Quero detalhes desse Lancia com pintura Martini Racing!!!

    Esse é o tipo de carro que faz um sujeito largar a família...

    ResponderExcluir
  2. Nico Acima da Lei30/03/10 13:36

    um trator de jardim a 147 por hora..........Juvenal piloto?

    ResponderExcluir
  3. Hahahahaha.... belo post!
    Imagina o trator de jardim a 147km/h ...
    Isso ae, "give more details!"

    ResponderExcluir
  4. Queremos saber de esquesitices SIM.
    Mas fale mais sobre o Lancia da Martine,e sobre o Ford 34.

    ResponderExcluir
  5. Se for o Fordinho da foto, é um 32 e não 34.

    ResponderExcluir
  6. Na ultima foto, parece um Golzinho 88 vermelho...rs

    ResponderExcluir
  7. Mister Fórmula Finesse30/03/10 16:15

    Haja coragem para passar dos 280 com uma moto no gelo, eu já acho insano quem faz isso no asfalto!!!

    Quanto ao Lancia Martini, mas que coisa mais impressionante, beleza e agressividade em um pacote formidável sem asas exageradas ou outros artifícios...

    Gente como Miki Biason, Oriol e outros fizeram história guiando além do que podemos compreender com esses carros, seja enfentando os atoleiros gigantes da África ao asfalto escorregadio de Monte Carlo...um dos clássicos!

    ResponderExcluir
  8. Hans,
    e quando eu começava a achar que os suecos são pessoas normais, eis que surge um Bonneville no gelo.
    Que bacana. Essas coisas são muito legais. Conte sempre essas novidades e diferenças para nós.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Com esse frio todo deve ser bem dificil os freios apresentarem fading !

    ResponderExcluir
  10. Como diría o JLV "só na Suécia!", hehe.

    Que interessante esse 80 quattro "ratoeira style", deve ter saído barato.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo, vou dar um chutaço sobre a verdadeira identidade desse "golzinho": é uma perua Volvo 122. (É isso mesmo, Hans?)

    ResponderExcluir
  12. Estourar um pneu a mais de 250km/h?! O que que aconteceu com o piloto? Deve ter virado raspadinha...

    Esse Lancia Delta com pintura da Martine merece mais pesquisa. Aliás, seria bom falar mais do próprio Delta S4.

    ResponderExcluir
  13. A Lancia Martini é uma Delta de 1987 com 165 cv (no documento) se ele tem mais agora não sei.

    O trator não foi pilotado de Juvenal, foi Hubbe Berg, racing-piloto local aqui na Suecia. O trator faz mais de que 200 no asfalto.

    Tenho um amigo que comprou uma Hayabusa para fazer 300 km/h. Na 280 o capacete ficou "vibrando" e não tinha condicões ver coisas dereito. Com novo e melhor capacete ele chego em 300. Sobre o pneu que estourou não sei detalhes mas la não tinha nada duro bara bater, tudo tranquilo.

    Se o Ford é -32 ou -34 não sei, o documento diz "Woodified 2007".

    A perua vermelha é um Volvo, certo, de 1969. Aqui ese geracão de Volvo é chamado "Amazon".

    Bem vindo a Funäsdalen o ano que vem.

    HJ

    ResponderExcluir
  14. EITA ! o cara da Vespa poderia ter ficado em casa vendo desenho.. Ô coisinha ridícula..RSRS

    ResponderExcluir
  15. Aqui em Santa Catarina fazem isto com caminhôes na beira da praia. Daria pra fazer com outros veículos esquisitos também...

    ResponderExcluir
  16. É aquela história. Junta mais de dois loucos por gasosa e se dá um jeito de encontrar um lugarzinho pra acelerar.
    Mesmo assim, 20 abaixo de zero??? me incluam fora dessa. Prefiro o risco de bater em algo duro que cair na neve fofa.

    ResponderExcluir
  17. Francisco V.G.31/03/10 09:39

    Que loucura!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Neve fofa???? é gelo mesmo !
    se não nem dava pra correr assim, cair a 250Km/h no gelo é o mesmo que
    cair no concreto molhado.
    Ja levou tombo em pista de patinação no gelo?
    esses caras são loucos mesmo rsrsrs !!!!

    ResponderExcluir
  20. João.
    Reitero: me incluam fora dessa.
    Neve fofa, gelo duro, pra mim é a mesma coisa. Pista de patinação? essa sempre foi a parte da mãe. Eu levo a cria em todos os outros esportes e/ou atividades que não tenham nada a ver com frio. Qdo bebo uma cerveja (coisa rara) nunca é gelada (os comparsas ficam indignados... rsrsr).

    ResponderExcluir
  21. caramba ! o lancia delta ! maravilhoso

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderExcluir
  22. ^^^ Sempre com esses comentários que não agregam nada, só com o objetivo de fazer referência ao seu fraco site ...

    ResponderExcluir
  23. Para deixar uma foto bonita, basta ter um lancia delta integrale hf martini.

    []'s

    ResponderExcluir
  24. Quanto fui para Minessota a gelera ficava correndo no lago com os snowmobiles tbm. Mas nada acima de 150km/h, eu acho.
    Já vi um monomotor decolando daquele lago uma vez!

    ResponderExcluir
  25. Sensacional. Isso é que demonstra o grau de entusiasmo e desenvolvimento de um povo, aqui estariam a propor uma partida de futebol no gelo...
    HJ valeu, muito legal tudo, o espirito é sim o mesmo dos primeiros tempos que fizeram El Mirage, Muroc e Boneville serem o que são hoje, começaram desta mesma forma, amadora, com cada um correndo com o que tem e pode, seja uma vespa nitrada ou um dragster de 2000 cavalos.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...