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15 de abril de 2010

COPA MONTANA

Começou a temporada 2010 da PickUp Racing da Stock-Car, agora chamada Copa Chevrolet Montana, e junto com ela, uma nova parceria para nós do AUTOentusiastas.
Os carros são basicamente os mesmos do ano passado, uma vez que uniram a antiga Stock Light (Copa Vicar) com a PickUp Racing, que são um chassi tubular de aço, carroceria de fibra tipo silhouette da Montana, motor Chevy SBC 350 pol³ e câmbio sequencial Saenz (5 marchas) dos antigos Light-Vicar. Como sabemos, de "stock" estes carros não têm nada, assim como a Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing) americana, que usa o nome apenas por tradição.
Com o patrocínio da General Motors, a carroceria da Montana foi a escolhida para substituir a S10 do ano passado e, devo dizer, ficou bem simpática.
Neste ano, o AUTOentusiastas vai acompanhar de perto um dos pilotos da categoria, o vice-campeão do ano passado, Thiago Riberi, representante paulista pela equipe J Star Racing. Ao longo da temporada, teremos a oportunidade de mostrar diversos pontos interessantes da categoria, desde análise técnica do carro até como é a rotina da equipe em um fim de semana de corrida.
A primeira etapa, realizada em Curitiba no dia 11, começou com um grid cheio. No total, 34 carros largaram, e Júlio Campos (atual campeão) venceu a prova. Nelsinho Piquet, convidado da organização da prova, correu e terminou em segundo.
Desde os treinos, Thiago Riberi teve problemas mecânicos no carro, o que o fez largar no final do grid. Na corrida, mais dificuldades e após um acidente, foi forçado a abandonar quando estava na 16ª posição.
Calendário 2010
11 de abril - Curitiba
02 de maio - Porto Alegre (Velopark)
23 de maio - Rio de Janeiro
06 de junho - Ribeirão Preto (circuito de rua)
05 de setembro - São Paulo
19 de setembro - Campo Grande
24 de outubro - Santa Cruz do Sul
21 de novembro - Brasília
05 de dezembro - Curitiba
A Copa Montana tem transmissão ao vivo pela Rede TV!, Speed Channel e cobertura também pelo site RaceTV.
MB

19 comentários:

  1. taí gostei! eu desconhecia a categoria, vou acompanhá-la!
    Queria ter a oportunidade de tocar uma bichinha desta, bem que o AE poderia promover algo neste sentido, gostaram da idéia? hehehe

    Abs

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  2. Vixe, os caras são rápidos!

    Em setembro do ano passado estive lá e não tinha nem sinal do autódromo do Velopark, agora já tem corrida marcada pra 2 de Maio.

    O lado ruim é que essa inauguração de certa forma vai marcar também a morte de Tarumã, que está se desmanchando aos poucos.

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  3. Faltou o link sobre a nova pista:

    http://www.velopark.com.br/informacoes-autodromo/

    Esse traçado vai dar saudades de Tarumã...

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  4. Não sou muito fã desses tubulares, preferia se fossem carros de verdade, iguais os que saem das fabricas, igual o antigo campeonato de turismo e a antiga stock car, mas por enquanto eles não correm em ovais...

    é vai das saudades de tarumã, muito mais desafiadora.

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  5. Rodrigo Laranjo15/04/10 11:34

    Também não gosto dessas bolhas de autorama. Queria ver "stock-car" de verdade, ou seja, carros de rua com pouca preparação. Mas parece que esses carros de hoje em dia não dariam muito certo não...

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  6. Renan e Rodrigo, uma categoria com carros 'stock' mesmo, monobloco, depende demais de apoio total dos fabricantes, como é com o WTCC.

    Acredito que para a nossa atual situação do automobilismo nacional, como está não é dos piores modos. Sabemos que nenhuma grande fábrica se arrisca e investir mais em automobilismo no país, nas proporções que a Stock Car está hoje. Seria ótimo se tivesse, mas..

    abs,

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  7. entendo q o termo é stockcar... mas acho que é única maneira ($$$) para termos V8 nas pistas brasileiras...

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  8. Concordo com o Milton,eu tbm gostaria de um Stock de verdade com carros de rua,e com peças que fossem vendidas na fabrica,mas infelizmente nenhum fábrica se arrisca em investir no automobilismo.

    Mas grande iniciativa do AE de acompanhar uma categoria automobilistica.E Vcs tbm poderiam sortear brindes,tipo capacete,ingressos etc

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  9. Eu to surpreso e com a segunda colocação do Nelsinho, se ele continuar evoluindo como parece, logo ele deve andar entre os top na Nascar americana.

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  10. Porque nenhuma grande fábrica se arrisca a investir em automobilismo no país?
    O que aconteceu com o "win on Sunday, sell on Monday"?

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  11. bussoranga,

    O Brasil é um país estranho, louco por carro, mas por carro 1.0... tudo o que foge deste padrão é visto como hostil e a velocidade aqui é vendida como pecado, um dono de carro 2.0 é praticamente um anticristo e um com um V6 embaixo do capô é a encarnação do cão, a família critica, os vizinhos comentam e os PRFs páram o tempo todo e pedem documento, tratando-o como um perigo à sociedade.

    O esquema aqui é fabricar carro descartável e caro, com pouco motor e que aceite álcool e combustível adulterado.

    []s

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  12. Milton, seguramente deve haver ótimos pilotos na categoria, me lembro que o Júlio Campos foi um excelente kartista.
    No entanto, como outros aentusiastas sinto que não haja no Brasil nenhuma categoria que não seja monomarca. Na Argentina, aqui do lado, a coisa é bem diferente, basta ver o TC2000...
    Aqui chegamos ao ponto de não termos nem uma categoria escola de formula, uma coisa que seria muito fácil de fazer caso as federações tivessem um pouquinho mais de visão. Não precisa inventar nada, é só a gente ver que na Europa ainda se corre de Formula Ford, quase nos mesmos moldes de 40 anos atrás, obrigatório chassi tubular (nada de materiais exótiocs), rodas em chapa e pneus de rua, nenhum apendice aerodinâmico, pouca liberdade na preparação do motor, etc...
    Isso no passado permitia que até pilotos de pouco dinheiro acabassem sobressaindo (posso citar Emerson Fittipaldi, surgindo no automobilismo internacional com seu Merlyn FF em 1969). Agora, só mesmo com a mala cheia de dólares...

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  13. bussoranga, no Brasil não é tradição a teoria do ganhe no domingo e venda na segunda. Nunca foi.

    Não é de interesse dos fabricantes, além do investimento, há um outro problema: No Brasil, os fabricantes têm horror a competição cara-a-cara. Repare que em propagandas de carro, os anunciantes fazem menção direta ao concorrente, como acontece na Europa.

    abs,

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  14. Achille, aqui só há categorias multi-marcas em campeonatos regionais, como a Força Livre e o Endurance, a Classic e a Marcas.

    Mas nenhum de escala nacional.

    Para não dizer nenhum, há a F-Truck, que eu abomino.

    abs,

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  15. O Linea Competizione é mais stockcar do que a Copa Montana, e olha que é "turismo" (nada haver, né?). rsrsrs

    Mas tá valendo, pelo menos ainda temos alguma coisa para ver na TV. Vamos apreciar, enquanto este espetáculo não acaba.

    Como fica a estabilidade destes carros? O motor tá na cara que é traseiro e obviamente é tração traseira também. Deve ser uma experiência próxima de dirigir um corvette.

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  16. Muito interessante essa parceria mesmo... espero que possa nos manter informados e aprender mais sobre os carros e a categoria..

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  17. Olá amigo

    Confira depois no www.degennaromotors.blogpot.com as fotos do museu da Ferrari em Maranello.

    Abraços

    Fernando Gennaro

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  18. Seria legal se o AE confeccionasse desses adesivos com o nome e endereço eletrônico do blog (em diferentes opções de tamanho) para venda on-line...

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  19. Ótima idéia Marlos,poderiam tambem fazer camisetas,ja teriam uma venda garantida

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