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29 de abril de 2010

NORDSCHLEIFE


No caso de alguém viajar para a Alemanha, há um passeio imperdível: o circuito Nurburgring. Mas, onde é? É bom saber o quê para ter condições de dirigir lá? Dá para dirigir como o 599xx no post de 24 de abril ?
O primeiro erro que eu vi gente fazer é ir para Nüremberg e perguntar: cadê o circuito? Nada de Nüremberg, é Nürburg. Um castelinho que tem em poucos mapas.
Então, vá para Koblenz, 2 horas de Rüsselsheim (Opel), 1 hora de Colônia (Ford). Normalmente o circuito fica aberto nas tardes normais, entre 5 da tarde até 7, por aí. Depende do sol etc. Os horários estão no site deles: nuerburgring.de (observe o ”ue”), procure ”Öffnungszeiten Touristenfahrten Nordschleife 2010”. Lá tem os horários. É bom olhar um dia antes de ir só para saber se nada foi mudado.
Chegando em Koblenz tem que continuar a dirigir para Trier, na estrada 48, e depois aparecem placas "Nürburgring", onde se sai para andar nas estradas menores para chegar ao circuito. Se alguém vem do Norte tem placas lá também. Qualquer coisa, tem mapas no site , veja ”Anfart”.
Não tem como não encontrar a pista, só que ela é muito grande (tem estradas e casas dentro da pista) e ao lado tem a pista moderna também. Há estacionamentos grandes, perto da arquibancada principal e o hotel grande, mas não vá lá.
Procure uma entrada pequena na estrada reta. Tem três estradas paralelas, uma pública fora, a pista, e uma outra pública dentro. Tem placas em alemão, esqueci o que está escrito, mas a entrada fica no meio daquela estrada pública de dentro.
Antigamente a entrada era no lado de uma arquibancada alta e se entrava na pista onde o 599xx começou a volta dele. Desde alguns anos não se entra por lá mais.
Na entrada nova tem uma casinha. Estacione o carro no lado ai e vá até a máquina parecida com as de estacionamento e pegue um bilhete. Uma volta na pista (20 e poucos km) custa 20 e poucos euros. Acho que o preçco para 4 voltas é uns 75 euros. Se paga com euros ou MasterCard /Visa. Com um bilhete na mão se volta para o carro. Não, primeiro é melhor ver uma placa de informações. Acho que tem em inglês também. Lá estão escritas as regras de seguranca, como: "Não se pode parar na pista, não pode filmar, tem que usar cinto (e luz, não lembro), como se ultrapassa outro veículo", coisas desse tipo.
Eu tambem fiz mas uma coisa. Fiquei lá uns 15 minutos para ver quem saía para a pista na frente. Se saem carros ”rápidos” é tudo tranquilo. Se sai algo bem vagaroso, tem que ter cuidado ou esperar uns 15 minutos para não chegar na traseira dele em uma curva sem visibilidade. Outra coisa, é bom calibrar os pneus do seu carro antes de sair. Depende do carro, mas umas 2 libras a mais é bom ter. Tanque cheio, tambem, vou contar mais depois.
Então, é hora de entrar na pista. Vai pela cancela, a barra que se levanta como se fosse um estacionamento público, coloque o bilhete na fenda, tira, e a barra se levanta.
Agora vamos, com mãos suando e coração batendo mais rapido! Sai-se num lugar bastante reto, onde o 599xx passou nos 6:25 – 6:30 no filme. Agora! Pode-se acelerar tudo, frear tão forte quanto der, deslizar nas curvas, pneus cantando. Mas olhe bem nos espelhos, mantendo uma linha que dê para entender para os outros. Se vai ser ultrapassado por Porsches e Ferraris, pode ser que você pode passe algum BMW ou Opel.
Como dá para ver no vídeo, são tantas curvas e são muitas descidas (até a ponte em 2:46 no vídeo) e depois se começa subir de novo. Chegando ao final da primeira volta você vai entender como é dificil fazer um bom tempo no ring. Tem tantas curvas e em cada curva na primeira volta, você faz algum erro, ficando fora da linha correta, freando cedo demais, ou tarde demais, fora da linha de novo, marcha errada para velocidade de saída.
Então, com um carro comum na Europa com uns 150 cv, ou mais um poco, pode ser que a primeira volta fica em uns 11 minutos por aí. Ai, ai, nada fácil.
Pare um pouco no estacionamento para resfriar os freios e contemplar um pouco sobre a situação, ou babar nos outros carros no seu lado.
A coisa mas importante é ter uma linha melhor. Agora, vamos sair de novo. Linha melhor, não acelere demais, chegue ”tranquilo” à curva para fazer o máximo na saida. Ah-ha, essa compressão bacana no ponto baixo em Fuchsröhe. E, oops, aqui vem essa curva forte. E as subidas onde se tem que ficar com o pé bem embaixo, curva ou não, para não perder velocidade com motor fraco. Era para direita ou esquerda aqui ?…
No final do segunda volta, se olha no relógio, puxa, 30 segundos menos, e eu usei o menos acelerador! Como a trajetória é importante!
E assim se pode continuar uma tarde inteira neste lugar. Superbacana!
Se os freios do seu carro não ficaram totalmente gastos das primeiras voltas, dê mais, só que não pode esquecer de ver o nível do tanque. A última vez eu andei lá com um Corsa OPC, uns 190 cv. Na pista ele fez uns 3,5 km por cada litro de gasolina. Uns 6 litros por volta.
Os pneus tambem se gastam bastante, não medi, mas caem pedaços pequenos dos pneus, acho que gasta bastante.
Que carro se pode usar se você está de férias ou a trabalho na Alemanha? Carro alugado não é bom usar. Avis, Hertz etc dizem que não se pode usar um carro deles em pistas.
Comprar um carro para depois vender deve ser meio complicado se você não tem um amigo lá que pode te ajudar. Melhor é ter o amigo muito bom com carro bacana, ou ter condições conseguir um emprestado da GM, Ford ou VW (não se precisa dizer que tipo de “turismo” se vai fazer aquela tarde). A última opção é alugar um carro na pista mesmo. Mas é muito caro. Veja no site deles.
Quando se acabou de andar na pista, é legal ver os outros carros no estacionamento ou andando. Quando fecham, você vai estar com fome. Não come alguma cosa simples no lado do circuito. Vá em direção a Adenau. Se vai pela direção norte, descendo pela ponte baixa, mas usando estradas públicas, continue em baixo da ponte e depois de alguns quilômetros chega Adenau. Tem uma pequena praça com alguns restaurantes bons. Em maio, dois anos atrás, quando dirigi aquele Corsa, encontrei bastante suecos -- estranho, porque era uma terça-feira normal. Muitas conversas e histórias divertidas, uma ótima tarde numa terça-feira na Alemanha depois do trabalho.
Vá lá, você tambem!
HJ

19 comentários:

  1. NOSSA....que viagem dos sonhos!!!!

    muito legal

    abraços, Fernando Gennaro

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  2. Caramba, muito legal! Um dia chego lá...

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  3. estou indo agora!


    no sonho é claro

    heheheh

    quem sabe daqui uns anos...

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  4. Francisco Neto30/04/10 08:11

    A Meca de todo entusiasta!


    Uma vez na vida pelo menos!!!


    Ótimo post!

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  5. Agora que ja sei oque fazer quando estiver na Alemanha só me resta atravessar o Atlântico...

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  6. Mister Fórmula Finesse30/04/10 09:47

    Muito didático e bem legal.

    Imagino que para pegar a manha desse circuito, é preciso andar muitas e muitas voltas, centenas literalmente...mas como o objetivo não é o recorde da classe, a diversão deve ser garantida.

    Soltou pedaços dos pneus?...

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  7. Que viagem fodástica! Mas pelo jeito o carro se desgasta muito nessa brincadeira =/

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  8. Bem instrutivo o post.

    Já assistiram o episódio do Top Gear onde o JC treina com a Sabine Schimitz ali e vira menos de 10min num Jag S-Type diesel?

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  9. Belo post! Post para entusiasmar os menos entusiastas!
    Já era um sonho, se tornou uma meta.

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  10. Francisco Neto30/04/10 15:17

    Hans, há alguma restrição para carros abaixo ou de 100 hp?

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  11. Ótimo post, obrigado Hans!

    Essa é uma pista que justifica treinar em simulador antes pra quem pretende percorrê-la andando forte, o traçado além de imenso é cheio de armadilhas e tentar andar à moda sem ao menos ter uma boa idéia do que vem pela frente é quase certeza de acabar estampado no guard-rail.

    Sem falar que quase sempre tem trechos molhados, haja respeito por essa pista.

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  12. Quem sabe um dia... quem sabe...

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  13. Bacana esse post, mostra o "caminho das pedras" a uma das mecas para os autoentusiastas (a outra meca é Boneville Salt Flats). Preciso dar um jeito de conhecer ambos os lugares ainda nesta vida...

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  14. Joel,
    eu vi essa matéria do Top Gear, muito bom, e como sempre, uma grande comédia ver a cara e os comentários do Clarkson, quando um monte de carros passavam por ele em velocidades muito mais altas.
    A Sabine era a motorista do taxi que fazia a pista, certo ? O taxi era um M5, isso eu lembro bem.

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  15. "Soltou pedaços dos pneus?..."
    Soltou sim, deslizando tanto em cada curva, depois de 2 voltas (40km) da par ver isso nos pneus. Vai para uma pista depois de uma corrida F1. O circuito e cheio de pedasinhos dos pneus.
    "Vira menos de 10min num Jag S-Type diesel?" Dar sim, alguem com muita experiencia poderia fazer isso.
    "Restrição para carros abaixo ou de 100 hp?"
    Acho que não. Deve ter algo escrito no site deles sobre isso. Acho que carro registrado como "classico" na alemanha não pode conducir nas tardes assim. Pode ser que tem outros eventos para eles.

    HJ

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  16. Belo post Hans,
    Minha última ida ao ring deu-me uma terrível crise na consciência, estava com carro da empresa, louco, sedento pra entrar, mas o que eu faria, ou diria, se um pequeno incidente acontecesse?
    Tirei várias fotos e fiquei com sono tranqüilo, mas um dia volto, pra pilotar lá, seguramente.

    CZ

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  17. Curitiboca12/05/10 12:47

    esse HJ parece o Toninho da Renovar!

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  18. essa Renovar é em Santo André?

    Ontem eu joguei GT4 com um RUF amarelo de 35mkgf... q tesão! Por enquanto é este o prazer que posso ter...

    Abs AEs!!!

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  19. Curitiboca13/05/10 12:33

    não, a extinta Renovar era do estado do Paranãn daí, se sou Curitiboca, não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paranããã

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