29 de maio de 2010

EMISSÕES PARA VALER

Essa semana, o jornalista-colecionador-piloto-de-Lada-praticante Flávio Gomes nos brindou com a descrição de mais um dos absurdos da cidade de São Paulo, a inspeção veicular obrigatória.
Flávio levou seu Gol ano 1982 para a inspeção, e foi reprovado.
A inspeção trata carros de coleção ou de hobby como qualquer outro, o que é injusto por definição, já que esses carros rodam muito pouco, e o que poluem é desprezível numa cidade deste tamanho.
Nesta mesma semana, encontrei nas minhas bagunças uma revista com uma foto similar às que estão abaixo.


Trata-se de um General Dynamics F-111, um avião já fora de operação nos EUA, país onde foi desenvolvido, mas que ainda opera na Austrália. Os australianos, povo cabeça-fresca que sabe viver, inventaram essa demonstração, conhecida por dump and burn (joga fora e queima, em tradução livre), ou, como os pilotos do one-eleven a chamam, "zippo", em alusão aos famosos isqueiros.
O que vemos é combustível sendo alijado pela válvula localizada entre as saídas dos motores. Quando isso ocorre ao mesmo tempo em que os jatos estão com a pós-combustão ligada, forma-se a espetacular língua de fogo, de efeito ótimo para shows aéreos. Não é necessário comentar que a emissão de poluentes deve ser tão alta que nem dá para medir.
Esse tipo de procedimento nunca foi permitido nos EUA, país onde a febre anti-poluição está cada vez pior.
O alijamento de combustível é prática prevista em quase todos os jatos, até mesmo os comerciais, e serve para diminuir o peso do avião e consequentemente o risco de incêndio, na necessidade de um pouso forçado ou quando nada mais há a ser feito antes de encontrar o solo ou a água.
Pois bem, o drama de Flávio Gomes com seu Gol me remeteu a uma vontade pouco civilizada de levar um F-111 à tenda da inspeção, e efetuar um "zippo" no equipamento sem inteligência que joga carros de coleção no balaio dos carros comuns, sem direito a defesa ou argumentação.
Seria um absurdo, mas muito divertido.
A única saída é o carro ter mais de trinta anos e estar com a placa preta. Isso coloca um grande número de carros já pertencentes a colecionadores, que pouco rodam e que estão em ótimo estado, na classificação de reprovados, não podendo ser licenciados e nem rodar livremente pela cidade.
Esperamos que a Prefeitura de São Paulo acorde e passe a usar as cabeças pensantes que lá transitam, para definir limites mais reais para carros desenvolvidos em um tempo em que a vida tinha menos chatices.
JJ

82 comentários:

  1. Larga o Zippo e torra o sensor dessa merda de medidor de uma vez.

    O mais legal foi o FG dizendo: "Saí sem saber o que fazer e cantei os pneus como forma de ridículo protesto."

    Deveria haver algum cadastro de veículos antigos (e nem tão antigos assim) que tornasse a análise mais branda pra esses carros, comprovada a reduzida kilometragem anual rodada por eles.

    Mas é muito mais fácil foder todo mundo e arracadar mais em cima do povo.

    E esses carros customizados ("hots") que têm um sistema de ignição no escapamento para fazer a "labareda", será que se for acionado faz mal pro sensor? É uma idéia pra quem quiser sacanear essa sacanagem.

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  2. Tb li e comentei no post.Até corrigi algumas reprovações do meu amigo FG. Ele está put. com razão. Além dos robos atendentes não darem a mínima a quem quer que seja, tratam seu carro como se fosse lixo.
    E se for velhinho pior ainda.
    A falta de senso dos burocratas atinge as raias do absurdo. É impossível não imaginar que td é realizado com o proposito de tratar a nós, enquanto pagadores de impostos como bandidos. E até agora não me convenci do porque esse serviço estar em mãos particulares.
    Cheira mau. Muito.

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  3. É uma questão de fama de aproveitador de parte da nossa população.

    Não há um modo de se provar que o carro é apenas colecionável caso tudo nele esteja em perfeita ordem, sem impedí-lo de se fazer uso diário do mesmo.

    Muitos iriam pegar carros antigos, dizer que colecionam para ter aprovação na Inspeção Veicular, e usar o carro diariamente.

    Enquanto não houver um meio sensato de se poder garantir que um carro é ítem de coleção não haverá como proceder de outra forma.

    Infelizmente é o caso que todos pagam pela culpa de alguns.

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  4. Isso é mais um exemplo da intromissão virulenta do governo na vida da sociedade. Que moral esses corruptos imundos acham que possuem para julgar e criar dificuldades cada vez maiores na nossa vida? Não é apenas uma questão de burrice, de falta de vontade e preparo... é um problema de desvio de caráter mesmo: essa gente perversa da lama não apenas age para enriquecer às custas do trabalho e dinheiro alheio, como também faz questão de ser autoritária e tacanha para mostrar quem é que manda, mostrar que a população lhes pertence, que não passam de seus escravos. Eles deveriam ser nossos representantes, zelar por nossos interesses, facilitar nossas vidas. Somos nós que sustentamos esses vagabundos no poder, somos nós que bancamos seus distintivos fajutos de "autoridade", que fazem questão de esfregar em nossas caras o tempo todo. Trabalhamos e pagamos muito caro por tudo isso e, além de não termos quase nenhum retorno, ainda vemos nossas vidas imensamente prejudicadas e dificultadas. Burocratoparasitas, é o que são, o pior e mais perigoso grupo de bandidos que já existiu na história.

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  5. Não vi absurdo nenhum. Outros carros iguais emitem dentro dos padrões, porque o do Flávio Gomes tem de ser diferente? Menos chatices?

    O pior é que já reparei que tudo que se escreve aqui dezenas de maria-vai-com-as-outras acompanham sem nem refletir.

    Lamentável.

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  6. Nico acima da lei30/05/10 09:11

    Pois é.... essa desculpa de que não roda sempre com o carro não colou. Porque ele não regulou a charanga para fazer a inspeção?

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  7. No momemto que estou escrevendo este comentário, 6 já foram publicados. Dos 6, três carecem do mímimo conhecimento automobilístico. Isto no site AutoEntusiastas. Se isto acontece aqui, imagine o que se passa no gabinete dos nossos governantes... Ou na culta população geral...
    Caro Glauco: NINGUÉM anda de carro antigo pra economizar ou se aproveitar de brechas da lei. Não é possivel. Comprá-lo e mante-lo custa muito mais do que comprar um carro popular novo. E não é prático usá-lo.
    Anônimo número 2, e Nico Acima da Lei: o carro não passa nos testes de emissão de poluentes, não porque não se encontra regulando. Simplesmente porque a tecnologia da época não permitia os mesmos resultados dos carros com tecnologia atual. Qualquer Gol 82 vai ser reprovado. Como praticamente qualquer carro fabricado naquela época, e, nem se fale, se for mais antigo. Uma Ferrari antiga, perfeitíssima, restaurada dentro de Maranello, se fosse para os testes de emissão com suas 6 Webers, simplesmente iriam "quebrar" os detectores de CO e HC, tamanha a poluição que geram.
    E nem falemos na retroatividade da lei. Tornar ilegais, hoje, os carros que sempre estiveram dentro da lei, e obedeciam todas as chancelas legais. Pagaram seus absurdos impostos, quando foram comprados, e ano após ano. E o prejuizo fianceiro de que o comprou, novo, 18 anos atrás, e o conservou carinhosamente por todo este período? Carro, agora, tem prazo de validade? Compre-o hoje, e você poderá usa-lo por um número determinado de anos, porque depois ele terá que ser descartado? E quem indenizará o proprietário? O Estado? Na pessoa de nós, pagadores de impostos?

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  8. Bussoranga e todos:
    Estou usando este espaço para comunicar que após verificar junto à Panambra qual oficina teria o alinhador mencionado no post "Ângulos e seus efeitos", de 22/5/10, fui informado que a oficina de alinhamento Lunardi, em São Bernardo do Campo, terá um em operação neste mês de junho. O endereço da Lunardi é rua João Basso, 204 - Vila Jardim Basso - S.Bernardo do Campo, SP - 09721-100 - tel. (11) 4127-6477.

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  9. Eu acho que só deveriam fazer parte da tal inspeção autos fabricados a partir das resoluções do CONAMA/PROCONVE (está certo?) que instituíram o controle de emissões nos carros fabricados no BR a partir do anos 90 - se não me engano. Foi quando os carros começaram a sair DE FÁBRICA com catalisadores e injeções eletrônicas para este fim. Inpecionar autos anteriores a esta data é um absurdo, pois não havia patamar algum sobre emissões, logo não há parâmetro para fazer esta medição.

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  10. JJ o problema é justamente esse, o das cabeças tidas "pensantes".

    Gostaria de saber como é feita a inspeção na Europa ?

    Creio que lá deve ser feita de uma maneira mais inteligente que aqui, pois há vários veículos antigos por lá, rodando sem problema algum.

    No meu ponto de vista oque deveria ser levado em consideração é o estado de conservação do veículo para avaliar se ele tem condições de rodagem ou não.

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  11. A coisa está Russa, hein FG ? Quase na hora de mudar pra Cuba, onde fumaça é artigo de exportação...

    Tomar bomba no antipoluição do LS papavento nem foi nada, difícil era um gualda ver tua cantada de pneus nos 155 e lascar uma multa, legitimada pelo artigo tal inciso tal e.....

    Dífícil vai ser achar alguém que regule o LS.

    Vou explicar, vê só :

    lá tem duas varetas que tem que ser reguladas por um médico neurologista, 1/4 de volta no parafusinho 9 já era, fica um bura dando menos vácuo que outro,

    Aí tu regula o bura no tal médico, 4.000 a operação, e vai ter que regular o platinado no cálibre ,depois de trocá-lo junto com o condensador : trabalho para engenheiro com pós-doc, lá na embraer tu acha uns, e lá se vão mais uns 2.500 barões.

    Sem fechar a tampa do platinado, pede para um engenheiro elétrico, regular o ponto de ignição, enquanto tu roda a correia da ventoinha pra lá e prá cá,já com a mão em calos, e o tal engenheiro de 1.000 reais a meia hora verifica o exato monento da faísca saltar, tem 2 vês na polia e tu pede para quaquer menino ver se o V de 10 graus de avanço coincide com o ponto onde a faísca pula, paga um Chicabon pro moleque e aperta o parafuso da base do distribuidor e essa etapa está encerrada

    Claro que sem calibrar direitinho as velas do motor boxer não vai passar no exame nem fok... então tu leva a uma loja motociclística e , de posse de luvas novas sobre suas mãos já em chagas, ou pagando 500 pro meca chefe da oficina, tu consegue retirar as velas e calibrar ou trocar.

    Como já está ferrado mesmo e de posse das velas, tem que leva-las a um laboratório que analise a coloração das velas retiradas, ou isso a 2.000 ou achar um tiozão como o AK ou BS que ao olhá-las, vai dar o triste diagnóstico ; " cara, se nós não emagrecermos uns 5pontos no giglê principal e uns 15 pontos nos dois giglês de alta esse bicho aí não passa no teste nem fróds..."

    Aí tu ranca os buras e depois de trocar tudo, põe juntas novas e volta no passo lá em cima , isso mesmo, o passo das varetas do acelerador...

    Como disse, tá Russa a coisa.

    PS: Se não quiseres mudar pra Cuba e receber lá os salários castros de lá, cabe comprar um Lada Renault para o lugar do LS,tudo acima calibrado via porta serial de seu laptop e aí sim, tentar enfrentar com digninade os dissabores da capital paulista

    Abraço e não desista, FG . Rui Barbosa já tinha cantado a bola mas nem ele desistiu.

    Alexei

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  12. De acordo em gênero, número e grau!
    ...já não suficientes as inúmeras taxas que pagamos para rodar com nossos carros comuns, agora as "autoridades" irão executar sumáriamente nossos antigos???...em breve , pretendo me juntar aos antigomobilistas, com meu Opala 74 e quero ver o que vai dar nessa inspeção...abraço a todos!

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  13. Não há a menor chance de acerto nesse imbróglio e a prefeitura está usando o poder burocrático para infringir um princípio máximo do Direito: a lei só retroage em benefício do réu, trocando em miúdos, é ilegal se exigir que um carro fabricado antes de 1990 tenha que se submeter a exame.
    No entanto, o estado sempre usa a burocracia para impor sua vontade e acaba vencendo, pois nem todos tem dinheiro, conhecimento ou tempo para conseguir alguma coisa.
    Meus carros e moto são emplacados em Cotia com exceção de um que vou transferir para Cotia ou entrar com um mandado de segurança contra a PMSP.
    Essa é a única solução, entrar com um mandado de segurança, sem isso não há a menor chance.
    Estamos falando de gente poderosa, a PMSP é poderosa e a Controlar pertence à CCR que opera a Autoban, Nova Dutra, Rodo Anel e pertence às maiores empreiteiras brasileiras, Camargo Correa, Andrade Gutierrez e outras que não lembro. Gente fina como todos sabem, a maioria frequenta de vez em quando páginas menos nobres nos jornais, mas por pouco tempo, logo dão um jeitinho de sair da berlinda.
    A Controlar vai estender seus tentáculos para o estado todo, podem me cobrar se não for verdade, portanto, mesmo a estratégia de mudança de município é temporária.
    Não sou advogado, mas seria uma idéia de fazer uma ação coletiva contra a PMSP e Controlar, pois sairia mais barato e seria para sempre, na minha opinião seria causa ganha. Burocracia só se combate com burocracia.

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  14. Nico acima da lei30/05/10 13:34

    Mas perai, até onde eu sabia o indice de emissões leva em consideração o ano do automovel, quanto mais novo, mais rígida é a lei, quanto mais antigo, maior é a faixa de tolerância.

    Ou estou enganado?

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  15. "Simplesmente porque a tecnologia da época não permitia os mesmos resultados dos carros com tecnologia atual"

    Não é verdade, carros desta época passam no teste, conheço pessoalmente vários exemplo, inclusive do mesmo modelo. Os limites são diferentes dos carros atuais.

    http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/04/respeito-aos-mais-velhos.html

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  16. O conjunto de situações infelizes durante e vistoria é inquestionável, Flavio tem toda a razão de ter ficado irritado.

    PORÉM pelo laudo o carro dele não apresentou problema algum com emissão de CO, nesse quesito passou tranquilamente pelo fato da tolerância ser bem maior pro carro por ser antigo. O que reprovou foi que o carro estava deixando passar muita gasolina SEM QUEIMAR, o que não passa de um descuido com o acerto do carburador e do ponto de ignição. Portanto reprovado com razão.

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  17. O problema é o seguinte: NENHUM motor boxer a ar, ou seja, Fusca e derivados, vai passar na famigerada e imbecil inspeção veicular.
    E não adianta ter um, ou dois carburadores.
    Então, quem acha que o carro do Flavio não passou por estar desregulado, está redondamente enganado e não sabe o que está falando.
    Um carro destes para passar nessa palhaçada da Controlar, precisa antes passar por uma oficina, que com um aparelho semelhante ao usado nos postos da inspeção, vai "adequar" o motor para a devida aprovação.
    Ao custo de 170/180 reais, o carro vai ficar ótimo, dentro dos padrões de medição, pefeito, praticamente um motor "verde", um exemplar anti-poluição.
    Mas, vai ficar uma bosta, não vai andar, não vai subir ladeiras, vai ficar inguiável.
    Depois de aprovado com louvor, é só retornar a oficina e reverter a situação e ter o seu Fusca, Kombi, Bug, Puma, MP Lafer, etc. de volta.
    Ou seja, a sua parte o "consumidor" já fez.
    Pagou a taxa de 57 reais (que é o que importa) e pode voltar a desfilar com o seu "poluidor" por mais um ano.
    Infelizmente essa é a realidade, o resto é poesia.
    Agora JJ, acreditar em cabeças pensantes que transitam na Prefeitura de Sampa, é muita ingenuidade de sua parte.
    Romeu

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  18. Obrigado Bob!
    Vou levar 1 carro lá ainda em junho. Se ficar como espero, levo mais 3!

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  19. Estou com o FG, e não abro. As periferias estão entupidas de sucatas ambulantes, oferecendo perigo não só ao meio-ambiente, mas também pelo risco que se tem de um acidente por suas condições precárias de freios, suspensões, pneus carecas, etc... Circulam todos os dias, nas barbas das "otoridades", e nenhuma delas faz nada. Mas algum burocrata imbecil, achou que a solução para salvar o planeta, era aporrinhar os donos de carros de coleção.

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  20. Não tem nenhum burocrata imbecil querendo salvar o planeta, trata-se de um negócio milionário capitaneado por empresas poderosas e o interesse é ganhar dinheiro doa a quem doer. Onde já se viu empreiteira preocupada com meio ambiente? São os mesmos que sempre passaram tratores em cima de tudo.
    Insisto que a única solução é pela via judicial, essa gente não vai abrir mão de receita sem levar chibata.
    A PMSP e a Controlar montaram uma "guitarra" de fazer grana impondo coisas impossíveis de serem cumpridas em um flagrante desrespeito à justiça.
    Se pegarmos a Inglaterra como exemplo, a inspeção veicular tem décadas e nunca tiveram o menor problema, mas um carro de 1930 será julgado segundo os parâmetros de 1930.
    Aqui a incompetência se juntou à ganância e ao poder constituído e o tal sistema não quer nem saber, paga-se e é reprovado. Se for pego paga-se mais 500 para mais. Inventaram o moto perpétuo do assalto ao bolso dos outros.

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  21. Mas cadê a classe dos jornalistas para publicar isso no jornal, na revista, no rádio, na TV e na internet?

    Cadê os engenheiros pra protocolar uma carta na prefeitura?

    É muito mais fácil reclamar no blog.

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  22. Meu caro,
    Essas coisas demoram para serem percebidas e não se trata de protocolar nada no covil do lobo.
    Essas coisas tem que ser feitas pela justiça mesmo ou por alguma pressão eficaz.
    Se a quadrilha perceber que perde mais por perseguir os carros de coleção ou antigos, eles são capazes de afrouxar até por medo de retaliação política.
    A maioria das pessoas que tem carros mais velhos não os tem por pobreza, muito ao contrário, geralmente são profissionais liberais ou executivos que podem se dar ao luxo de ter um carro mais velho apenas para curtir e podem se mobilizar e causar muito dano à quadrilha, pelo menos mais do ela ganharia deles com esse exame chinfrin. Esse é o game.
    Os caras não querem gente articulada investigando os porquês da coisa.
    Se alguém visse os balanços das concessionárias teria uma síncope, recebem à vista, não tem inadimplência, custos mínimos e é só grana entrando pelos pedágios durante 24 horas durante 7 dias. Sou totalmente a favor do pedágio e da privatização, mas desde que os caras se comportem como no resto do mundo, as concessões rodoviárias aqui viraram uma bacanal pornográfica.
    Essa arapuca de Controlar é a mesma coisa, tem tanto serviço que nem conseguem agendar nada.
    Você acha que eu vou ficar quieto? Na primeira oportunidade já entro com um mandado e vou fazer o maior estardalhaço. Você acha que o FG vai ficar quieto? Já está batendo o bumbo.
    O prefeito kibe e essa Controlar não sabem onde se meteram e ainda estão abusando da ilegalidade, estão se metendo com gente que por muito menos se pega de porrada aqui mesmo só por causa de um espelhinho ou ton da pintura.

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  23. Caros amigos. A melhor dica para um boxer bem regulado passar na inspeção veicular é a de misturar metade de alccol e metade de gasolina ou seja por exemplo 10 litros de um e 10 do outro combustível...isto funcionaou em uma cg 125 que por 4 vezes foi reprovada...Feito a mistura acima a cgezinha derrubou os indices quase pela metade.

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  24. Caro JJ, as cabeças pensantes (se é que existem na PMSP) apenas se ocupam em como extorquir mais dinheiro do munícipe. Simples. Enfim, é esse tipo de político que o povo vota, então que aguente.

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  25. Acho que o assunto merece uma pausa para reflexão.
    O estado brasileiro sempre foi e sempre será absolutamente imperial e tem certa razão nisso, quem veio primeiro para cá foi o império, o povo veio depois. Basta ver que ao contrário da crença todas as cidades brasileiras litorâneas foram planejadas pelo império. Elas apenas dão a impressão de caos proposital, a estratégia era de defesa e não de circulação. Há farta documentação sobre isso em Portugal.
    Nos USA e na maioria do mundo desenvolvido o estado foi criado como um mal necessário quando as comunidades não conseguiam resolver o coletivo e tiveram que inventar o estado.
    Isso faz uma enorme diferença na postura do estado que sempre posa como império e do povo que sempre aceita a posição de vassalo.
    Esse é apenas um exemplo, uma lei não discutida, aplicada á sorrelfa e à socapa e aceita bovinamente pelo povo. O mais errado nessa Controlar não é a Controlar em si, mas o atrevimento dos governantes e empresários em achar que tudo podem porque são amigos do rei.

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  26. Olha só, a desinformação é um grande problema,vamos aos fatos:

    1- carro de coleção e que roda pouco tem que ter placa preta, nesse caso fica isento da análise de emissões,ponto.
    2- Qq carro (nisso incluso o Gol batedeira do FG ) passa em emissões,basta estar bem regulado,não tem mistério nisso,ou será que só no RJ tem reparador que sabe regular carro e em SP não?Não carece,meus amigos,basta a oficina ter um reparador competente e um analisador de gases que o carro será acertado corretamente, acabou esse negócio de regular de orelha ,fora os receitadores de fim de semana que falam que se trocar o óleo e o filtro de ar basta para resolver o problema,qtas vezes eu acertei as emissões de veículos e nem óleo foi trocado,e os que recomendam fazer rabo de galo????complicado...
    É claro que tem muita coisa errada no mundo,mas se não começar a acertar não apruma, acho válido a vistoria anual, obriga os relaxados que só levam o carro na oficina qdo está tudo pendurado a deixar o carro revisado, com a vantagem de ao mesmo tempo que o carro não vai mais poluir descontroladamente por tabela o consumo diminui, gasta-se numa revisão mas economiza no combustível....E confirmando, a tabela de emissões tem várias faixas por ano, e a tolerancia é alta,para ser reprovado tem que ter coisa bem errada, falo com conhecimento de causa,milito nessa área desde 1997, estou às ordens para qq esclarecimento e me ofereço para desenvolver o assunto para todos aqui,cultura automotiva nunca é demais,abraços!

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  27. Meus comentários noblog do FG,

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/05/26/reprovado/comment-page-44/#comments

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  28. Marcelo R.31/05/10 09:52

    Concordo totalmente com o Maluhy.

    O problema maior, na minha opinião, além da falta de conhecimento da maioria sobre o funcionamento do carro, é que tem muito mecânico por aí que nem lembra mais o que é um carburador, ou nunca viu um na vida e agora, do dia prá noite, apareceram vários "velhinhos" carburados na oficina deles. O que isto gera? Vou citar meu exemplo: comprei recentemente uma Parati 1.8 91, em excelente estado de conservação, e a deixei em uma oficina que inclusive presta consultoria técnica para muita gente por aí. Pedi para fazerem tudo o que fosse necessário. Quando eu fui buscar o carro, me falaram que o carburador estava "mais ou menos" e que seria bom, mais para a frente, que ele fosse trocado. Achei estranho isso e, pesquisando na net, acabei achando um manual técnico do dito Weber TLDZ em questão. Acabei descobrindo que o sistema de aceleração rápida possui uma bendita válvula eletromagnética, que controla um canal de retorno à cuba do carburador. Em fase fria, essa válvula mantém o canal fechado, injetando a quantidade máxima de combustível. Já com o motor aquecido, essa válvula permite que uma parte do combustível enviado pela bomba retorne para a cuba, o que diminui a quantidade de combustível injetado.

    O objetivo desta válvula é proporcionar uma aceleração de excelente qualidade com o motor frio e de reduzir a emissão de Hidrocarbonetos (o famoso HCc que está reprovando tanta gente na inspeção...) quando o motor estiver trabalhando em temperatura operacional.

    Fui olhar o carburador do meu carro, e o mesmo se encontra sem essa bendita válvula. Isso porque eu deixei bem claro que deveria ser feito TUDO o que fosse necessário no carro... Ou seja: Se eu não descubro isso, ia me ferrar direitinho, por mais que o carro estivesse regulado e a gasolina usada seja boa. Terei uma conversinha com o responsável pela oficina, em breve...

    Quem fala que nenhum motor boxer passará, precisa se informar melhor, já que no próprio Forum Fusca Brasil teve gente que passou com seus Fuscas e Brasílias, sem rabo de galo e sem mistura pobre ao extremo, como muitos "mexânicos" estão pregando por aí. É só regular o carro corretamente, no caso dos de dupla carburação, e nos de carburação simples o sistema de aquecimento do coletor de admissão tem de estar ligado e funcionado. Caso contrário é reprovação na certa, já que haverá muito combustível condensado nas paredes do coletor, que acabará não sendo queimado e aumentando o HCc emitido pelo carro...

    No próprio post em que o FG despeja toda a sua indignação, uma das pessoas que postou relata que a sua Marajó automática, a mesma que apareceu nos Grandes Brasileiros da revista Quatro Rodas, estava com o HCc alto, e o problema era a gasolina Podium, que o FG confessou usar no Gol dele. O cara da Marajó só trocou a Podium por gasolina comum e o HCc ficou dentro dos parâmetros para o motor dela. Pelo jeito a Podium, feita para motores com taxa de compressão de 10:1 para cima, não queima corretamente em motores com taxa de 8:1 ou menos...

    Um abraço!

    PS: Existem sim parâmetros diferenciados de emissão, conforme o ano de fabricação do carro. É só manter o carro em ordem e ficar de olho no combustível utilizado.

    PS 2: Prá quem não sabe, carro placa preta (de coleção) só com no mínimo 30 anos de fabricação. Por isso o Golzinho do FG não a tem, ainda...

    PS 3: Concordo que tem muita coisa errada na política brasileira. Mas, enquanto a população continuar só reclamando em frente a tv, com a latinha de cerveja na mão e assistindo ao seu futebolzinho e/ou novela, ao invés de ir para a frente das sedes dos governos municipais, estaduais e federal protestar e revivindicar mudanças, a coisa vai continuar do mesmo jeito. Não adianta só falar que não vota, ou não vota mais nesse ou naquele, porque TODOS eles já estão mal acostumados. O povo é que tem de parar de ser "gado" e começar a lutar, de fato, pelas melhorias!

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  29. Não concordo com a afirmação categórica de que carro antigo bem regulado passa fácil em teste de emissão de poluentes. Fosse assim, estaríamos andando com carburadores até hoje. O que forçou a popularização das injeções foi justamente a necessidade de se adequar aos controles de emissão, inicialmente nos EUA, depois na Europa. Inicialmente, substituindo carburadores por injeção mecânica, e depois por injeção eletrônica.
    Passar, passa. Mas tem que tirar muitos cavalinhos, com disse o F 250GTO. O carro passa nos testes, mas fica uma porcaria.
    E alguns motores oferecem muito mais problemas que outros. Caso dos boxer a ar. Ou dos de curso curto. Ou dos equipados com Werber DCOE ou DCNF.

    Quanto ao detalhe da placa preta, que dispensa o teste, convém lembrar que o carro tem que ter mais que 30 anos, o que exclui o Gol do Flávio.

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  30. Não concordo com a afirmação categórica de que carro antigo bem regulado passa fácil em teste de emissão de poluentes. Fosse assim, estaríamos andando com carburadores até hoje. O que forçou a popularização das injeções foi justamente a necessidade de se adequar aos controles de emissão, inicialmente nos EUA, depois na Europa. Inicialmente, substituindo carburadores por injeção mecânica, e depois por injeção eletrônica.
    Passar, passa. Mas tem que tirar muitos cavalinhos, com disse o F 250GTO. O carro passa nos testes, mas fica uma porcaria.
    E alguns motores oferecem muito mais problemas que outros. Caso dos boxer a ar. Ou dos de curso curto. Ou dos equipados com Werber DCOE ou DCNF.

    Quanto ao detalhe da placa preta, que dispensa o teste, convém lembrar que o carro tem que ter mais que 30 anos, o que exclui o Gol do Flávio.

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  31. Marcelo R.31/05/10 10:11

    Anônimo 31/05/10 09:56

    Carro antigo bem regulado passa sim, pois para cada ano de fabricação existem parâmetros definidos de emissões. Assim sendo, dentro dos parâmetros estipulados para o ano de fabricação dele, ele passa sim!

    A injeção começou a ser usada pois decidiram que as emissões tinham de ser menores que as possíveis de serem atingidas com os carburadores. No que eu concordo totalmente.

    No começo do post do FG, ele fala que o Gol dele não pode ter os mesmos níveis de emissões de um Corolla ou Tucson, 0km, e nem é isso que a inspeção visa alcançar. A mensagem é: regule corretamente o seu e o mantenha dentro dos parâmetros pré-definidos.

    Sem mais...

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  32. Marcelo R.31/05/10 10:13

    Eu disse:

    "PS 3: Concordo que tem muita coisa errada na política brasileira. Mas, enquanto a população continuar só reclamando em frente a tv, com a latinha de cerveja na mão e assistindo ao seu futebolzinho e/ou novela, ao invés de ir para a frente das sedes dos governos municipais, estaduais e federal protestar e revivindicar mudanças, a coisa vai continuar do mesmo jeito. Não adianta só falar que não vota, ou não vota mais nesse ou naquele, porque TODOS eles já estão mal acostumados. O povo é que tem de parar de ser "gado" e começar a lutar, de fato, pelas melhorias!

    31/05/10 09:52"

    Pesquisem sobre a queda da Bastilha, e o que mudou na França depois disso, que vocês entenderão o que eu quis dizer...

    Um abraço!

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  33. A lei é quase correta.

    O errado é não diferenciar carro de uso diário para carro de colecionador.

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  34. Marcelo R.
    Não passam, mesmo. Não passavam quando eram novos, porque passariam agora? Diverso carros deixaram de ser importados para os EUA porque, novos, nao passavam nos teste de emissao.
    E mais. O que te faz pensar que existe uma tabela que é regressiva, ano a ano, até a data de fabricaçao do carro? Antigamente, ninguem pedia para que um carro emitisse determido valor. Portanto, nenhum fabricante fazia carro pensando em se adequar a valores de emissão. Fazia carro pensando em economia, ou em desempenho. Não importavao quanto poluia. Essa era a regra do jogo. E agora querem que ele tenha um teto. Mas extrapole o raciocínio. Imagine o Gol de Flávio. Agora, imagine um Jaguar doas anos 60. Ou um Buick dos anos 40. Ou um Ford T,dos idos de 30. Vc acha que a tabela tem valores específicos para cada um destes carros, anos após ano? Ou simplesmente considera carro antigo tudo igual. desde que tenha mais de X anos? Pense numa comparacao de emissao do gol do Flavio com um Ford T. E carro com Weber não passa. Nunca passou. Em nenhum lugar do mundo.

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  35. http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/inspecao_veicular/legislacao/index.php?p=11467
    Se o carro estivesse regulado passaria no teste. O limite de emissões aplicado aos veículos antigos é bastante razoável, e certamente não impossibilita que modelos carburados sejam aprovados. A "reclamação" é motivada apenas pelo inconformismo do cidadão com a reprovação de seu veículo na vistoria. Aliás, falar mal do governo e de governantes é um lugar-comum de que muitos anarquistas de araque se utilizam com a intenção de arrancar aplausos de apoio dos pseudo-esclarecidos e intelectualóides típicos que pululam a internet. Isso reflete bem nossa sociedade de reclamões acomodados e revolucionários de mentira, que se consideram o supra-sumo da inteligência ao criticarem o Estado de Direito, esquecendo-se de que, em uma Democracia, a mobilização e a ação coletiva podem alicerçar a construção de uma sociedade mais justa. É muito mais fácil omitir-se e "jogar pedra" em tudo que se proponha. Trocando em miúdos, falar bobagem em blog de internet é fácil; especialmente quando existem tantos inocentes para "apoiar" a besteira que se escreve; difícil é tomar ação coletiva efetiva e construtiva, dentro da Lei e com respeito aos princípios democráticos, que vise ao aperfeiçoamento de nossa sociedade e de seus mecanismos de controle. Construir um país melhor não é apenas tarefa de um governo, mas antes, de todo cidadão. Falar mal é muito fácil. Não é preciso competência, capacidade ou "tutano" para fazê-lo. Até um cachorro sabe reclamar. Difícil é contribuir com alguma coisa útil.
    Quer licenciar o seu veículo antigo? É só regular o motor antes da inspeção. Aos inconformados cabe a proposta de mudança na legislação por intermédio de seus representantes eleitos ou de ação popular. O resto é blá blá blá...

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  36. Muita gente falando sem saber, como eu já disse e outros já disseram:

    O carro NÃO REPROVOU EM EMISSÃO DE CO OU CO2, reprovou porque não ta queimando direito o combustível, problema de regulagem!

    Triste é o tratamento que eles dão, a falta de respeito e tudo o mais. Deveria se pensar em outros problemas que o país enfrenta antes de atacar isso, fato. Mas chega dessa rasgação.

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  37. Nico acima da lei01/06/10 08:28

    O último anônimo disse tudo!

    Muita gente aqui se acha dono da verdade e fala as coisas sem saber, bando de playboy frustrado!

    Está faltando humildade!

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  38. Anônimo 31/05/10 22:15

    "O que te faz pensar que existe uma tabela que é regressiva, ano a ano, até a data de fabricaçao do carro?"

    O que me faz pensar isso, é o fato do Proconve (o programa que regulamenta as emissões veículares) existir desde 1986. Dá uma olhada nos dois links abaixo, e se informe melhor, por favor...

    http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/emissoes/proconve.asp

    No link abaixo tem os parâmetros utilizados para os carros mais antigos:
    http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/emissoes/proconve4.asp

    Um abraço!

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  39. Achei mais um link que me faz pensar que existem limites de emissões, dependendo do ano de fabricação do carro...

    http://www.controlar.com.br/pdf/Portaria_147-09_SVMA.pdf

    Mais informações aqui:
    http://www.controlar.com.br/inspecao_legislacao.php?tipo=1

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  40. O meu amigo Marcelo está corretíssimo, carburado passa facilmente ,basta estar bem regulado, essa paranóia toda os cariocas passaram aqui, desde 97 temos teste de emissão, só que o malandro aqui foi o primeiro no meu bairro a ter um 4 gases,me antecipei, aprendi a trabalhar com isso e pronto, sou o rei dos peidos,hahahahaha, vcs não tem idéia dos carros que passaram na minha mão, desde Fusca 1200, Rural,Gordini,milhões de Kombis ( só no meu bairro são mais de 2000 do transporte alternativo) , cada carro/ano/motor tem a sua faixa de emissões, reafirmo , QQ CARRO PASSA EM EMISSÕES MENOS MOTOR A 2 TEMPOS!!!!,basta estar corretamente regulado e com o motor em boas condições, mas não pode deixar nenhum detalhe , como esse citado da aeração ,o 4 gases foi a menhor ferramenta de diagnóstico que adquirimos, tremendo X9 , dedura qq falha e sabendo interpretar os valores vc pega "N" falhas , 13 anos fazendo isso te caleja bem os dedos....

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  41. Agora, o post do FG virou uma suruba danada,perdeu completamente o foco,culpa do texto extremamente agressivo,na minha opinião ficou escroto,palavrões em profusão, não fica legal, formador de opinião tem que ter um pouco de cabeça fria nessa hora.o pior é os comentários que acompanham o blog,alguns completamente sem noção e patéticos ,por aqui a coisa é num nível superior....

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  42. O grande problema é que a maioria que acompanha o Gomes, aplaude de pé, muitas vezes, tudo o que ele fala, sem qualquer questionamento.

    Os limites de CO são bem altos, o que é igual para todos é o HCc que, salvo engano, é sinal de mistura muito rica, um mal dos motores a ar da VW.

    O Gomes passou no CO mas não no HCc.

    A legislação foi mais branda com os antigos na questão de emissão de CO, mas não há que permitir que o carro ande cuspindo combustível pelo escapamento.

    Em tempo, não há que se levar muito a sério as indignações do Gomes, pois um cara que adora o comunismo e possui uma coleção de carros e, como hobby, é piloto de corridas, torna-se um pouco contraditório em suas revoltas contra o Estado.

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  43. Este comentário foi removido pelo autor.

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  44. É que é motor AP, que dizem ser o melhor do mundo... bacana terem reprovado. Vai colecionar Gol? Coleciona carro de verdade!

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  45. O tuminha pra falar merda esses "apaixonados por carros". E depois vem mais 10 pra comer a merda que o "entusiasta" falou...

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  46. Passos Dias Aguiar (taxista)01/06/10 18:43

    Juvenal, me vê um gardenal!

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  47. Tudo bem falar mal de governo, é justo na esmagadora maioria dos casos. O que não tem perdão é defender governo, sobretudo nesses assuntos. Isso é coisa de quem é muito ingênuo ou então está inserido no esquemão enchendo os bolsos de dinheiro alheio.

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  48. Sérgio,o VW a ar mesmo bem regulado no CO se tiver mais de 20% de diferença de compressão entre cilindros dá HC alto, muitos desses carro que eu ajustei só ficou bom depois de esmerilhar válvulas, acho que por trabalhar muito quente a vedação vai pro espaço facilmente,mas estando com os cabeçotes ok não é dícil regular,mesmo os dupla carburação,mas nenhum detalhe pode ser esquecido,outra coisa tb que eu pego é entrada de ar falso na base do coletor de admissão,ou pela arruela de vedação no entrada simples ou pela junta binóculo do dupla entrada......se o gicle de lenta estiver pequeno demais, na intermediária a mistura fica muito pobre (menos de 1,5%)e o HC dispara tb......

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  49. Pois é,por aqui tb tem sem noção,nem tem coragem para se identificar,ficam dentro do armário,hahahahaha.......

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  50. tu é muito fundo de quintal

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  51. Pior do que se ocultar sob um pseudônimo, e alimentar esse tipo de governo que só sabe sugar até a última gota de sangue ... mais absurdo do que se esconder, é dar aval, é assinar embaixo de atitudes governistas ... é ser cúmplice, porque não o dizer ... é incrível ver como as pessoas defendem um governo de merda ... é defender a quadrilha, é defender as ações mais imundas, de seres rastejantes, fétidos, podres que existem na face da terra.

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  52. Silvio Santos02/06/10 11:23

    ...a onde a vaca vai, o boi vai atrás...

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  53. Stallone Cobra02/06/10 13:21

    Mateus, o teu problema é que tu é muito violento....

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  54. A questão não é se carro antigo passa ou não, mas sim se o estado tem o direito de exigir algo que não estava previsto na época em que o carro foi fabricado.
    Isso nem precisa ser muito discutido, basta ver como os ingleses e americanos fazem, são povos práticos, do contrário não existiria nenhum fusca com webers na califórnia ou carros dos anos 30 andando pelas ruas de Londres nos sabadões em Portobello Road.
    Aqui se prefere a solução burocrática porque esta sempre serve para que se tire a grana dos trouxas.

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  55. Zulino do chifre fino

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  56. Todo revolucionário de araque é violento. Quando faltam argumentos, e as obviedades e idéias vazias já não servem como justificativa para a postura de desrespeito à sociedade e a seus regulamentos, resta a agressividade. São aqueles que até preferem que as coisas caminhem mal, já que isso, em sua visão egocêntrica, "valida" seu mau comportamento. Usam a vilania dos que governam como justificativa para sua decisão de burlar as leis que não lhes satisfazem, e desconsiderar os interesses da coletividade, sempre que isso lhes for conveniente.
    Mas até cachorro sabe reclamar, e quando o latido não resolve, ele também fica violento e tenta morder...
    É por aí...

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  57. Não, não é.

    É por aqui:

    "Se uma lei é injusta, o homem não somente tem o direito de desobedecê-la, ele tem a obrigação de fazê-lo." (Thomas Jefferson)

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  58. Thomas Jefferson teve sua filosofia política grandemente influenciada pelo pensamento de John Locke, que é tido como um filósofo contestador do poder do Estado. No entanto, uma análise mais aprofundada das obras desses autores revela que mesmo Locke reconhecia limitações no direito de resistência dos cidadãos frente ao Estado. Aliás, até mesmo Thomas Hobbes, que defendia uma "soberania ilimitada" e o "poder absoluto" do Estado, reconhecia que ele poderia ser contestado se deixasse de fornecer condições para que fossem respeitados os direitos individuais básicos do homem. Locke, da mesma forma, condicionava o direito de se opôr ao Estado a um interesse legítimo de restauração da ordem, da segurança e paz social. E até mesmo Jefferson, um dos autores da Declaração de Independência, reconhecia a necessidade da imposição da vontade da maioria sobre os anarquistas de araque irresignados. É frase de sua autoria: "No government can be maintained without the principles of fear and duty. Good men will obey the last, but bad men the former only." De forma que, tentar justificar babaquice de revolucionário tupiniquim que não gosta de ter obrigações, mas somente direitos, com uma frase avulsa, colocada sem nenhuma análise de seu contexto, provavelmente extraída de algum site na internet pelo intelectualóide de plantão e candidato a filósofo, é coisa de mané. O mesmo tipo de mané que fala mal do governo pra justicar seus excessos e tentar passar por esclarecido.
    Mas até o cachorro sabe reclamar...
    É por aí...

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  59. Não, não é.

    Intelectualóide é o anônimo acima, que insiste em tentar justificar os abusos do governo com filosofia de boteco, essa sim provavelmente retirada de algum site da internet.

    Tenta fazer parecer "revolucionários de araque" aqueles que criticam leis injustas, atitude canalha de alguém que certamente faz parte do governo, se incomoda com a contestação do mesmo e se sente ameaçado pelas críticas.

    A reclamação do cachorro tem mais valor, por ser autêntica pelo menos. Não é falsa e covarde como a retórica dos canalhas sórdidos que na verdade desejam a manutenção das injustiças do sistema que parasitam.

    Pelo menos os cachorros reclamam, sinal de que algo vai errado. Melhor isso do que a retórica legalista-conformista dos parasitas.

    Qualquer parasita sabe discursar para tentar sufocar a reação do hospedeiro.

    É por aí...

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  60. Primeiro, não sou violento como comentaram anteriormente, somente não sou cego às merdas que o governo faz, e bato palmas para todos aqueles que "babam o ovo" do governo, realmente meus parabéns, estão fazendo bem seu trabalho de manutenção da sujeirada.

    Quanto a um comentário que li anteriormente, muito bem elaborado por sinal, mostra bastante conhecimento, muito bem utilizado em prol governista, mas aí vai mais conhecimento, para rebater tais explicações filosóficas e históricas sobre governo ... e nada como rebater filosofia, com mais filosofia:

    "Trata-se da tirania, que arrebata os bens alheios pela fraude e pela violência, quer sejam sagrados ou profanos, particulares ou públicos, e isso não aos poucos, mas de uma só vez. Se alguém for visto a cometer qualquer destas injustiças de per si, é castigado e recebe as maiores injúrias. Efetivamente, a quem comete qualquer destes malefícios isoladamente, chama-se sacrílego, traficante de escravos, gatuno, espoliador, ladrão. Mas se um homem, além de se apropriar dos bens dos cidadãos, faz deles escravos e os torna seus servos, em vez destes epítetos injuriosos, é qualificado de feliz e bem-aventurado, não só pelos seus concidadãos, mas por todos os demais que souberam que ele cometeu essa injustiça completa. É que aqueles que criticam a injustiça não a criticam por recearem praticá-la, mas por temerem sofrê-la. Assim, Sócrates, a injustiça, quando chega a um certo ponto, é mais potente, mais livre e mais despótica do que a justiça, e, como eu dizia a princípio, a vantagem do mais forte é a justiça, ao passo que a injustiça é qualquer coisa de útil a uma pessoa, e vantajoso." Platão. A República (343a-e)


    "Certamente que cada governo estabelece as leis de acordo com a sua conveniência: a democracia, leis democráticas; a monarquia, monárquicas; e outros, da mesma maneira. Uma vez promulgadas essas leis, fazem saber que é justo para os governantes aquilo que lhes convém, e castigam os transgressores, a título de que violaram a lei e cometeram uma injustiça. Aq ui tens, meu excelente amigo, aquilo que eu quero dizer, ao afirmar que há um só modelo de justiça em todos os Estados, o que convém aos poderes constituídos. Ora, estes é que detém a força. De onde resulta, para quem pensar corretamete, que a justiça é a mesma em toda a parte: a conveniência do mais forte." Platão. A República (338a-e)

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  61. Quer uma confirmação para isto? Por que as leis não passam por plebiscitos populares? Porque? O fato de eu ter eleito um idiota que hoje mama na teta do governo, não quer dizer que tenha lhe dado plenos direitos de assinar uma lei que vá contra os meus reais direitos! ... Mas infelizmente o povo brasileiro come alfafa, e prefere passar boa parte de seu tempo, ou assistindo futebol, ou na praia, e por isso mesmo consolida esse poder corrupto, que determina o que quer a despeito dos interesses das pessoas.

    Sou empresário, e vejo de perto a política, convivo com ela todo santo dia, porque o meu ramo de negócio é venda pra governo ... e lá são todos santos ... eu posso ver isso em todas as tentativas frustradas de oferecimentos velados de vantagens, para possíveis recebimentos de propina ... ISSO É UM GOVERNO LIMPO????????????? DIGNO DE SEE DEFENDIDO???????????

    É esse mesmo governo, onde chego a minha Prefeitura, e vejo funcionários públicos sustentados com o MEU DINHEIRO, destratando a mim, e a todos os outros contrinuintes, zanzando pelos cantos, vendo TV, conversando com o coleguinha do lado, e deixando o controbuinte mofando na fila, porque seu dinheirinho está garantido no final do mês, para fazer ABSOLUTAMENTE NADA!!!!

    O brasileiro é o retrato do funcionário público, luta todos os anos, estuda todos os anos para passar em um concurso, e virar um deles, porque seu sonho de consumo é trabalhar pouco, ganhar muito, e ter a estabilidade que os empresários, e cidadãos de bem pagam todos os dias com seus impostos desde que abrem os olhos ... Na realidade sinto pena destas pessoas, porque sonham com estes cargos justamente porque não têm a mínima capacidade de ser alguma coisa na vida, seja estudando, ou seja abrindo um negócio próprio. Dignos de pena.

    E ainda aparecem uns governistas de plantão, capazes de arrotar conhecimento de fachada, a discutir filosofia (que filosofia, diga-se de passagem? usando a filosofia em prol do governo, como pretende o mesmo agora em sua lavagem cerebral nas pobres crianças, que sempre tiveram ensino deturpado, e agora mais ainda o terão), alegar que o cidadão "ladra" reclamando! realmente esse é o fim da picada ... acho que o Brasil só vai ser um país digno, o dia que varrerem todos esses parasitas descerebrados e corruptos daqui.

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  62. A discussão aqui está mudando de foco, voltando a vaca fria:

    1- os indices para emissão de poluentes estão corretos para cada faixa de veículo/ano de produção?na minha opinião técnica,sim, facilmente alcançável com o motor em boas condições e um reparador competente e equipado.
    2- Os operadores estão sendo corretamente treinados para fazer a inspeção veicular?na maioria das vezes não, vcs em SP estão começando com isso e vão ver esses fatos acontecendo direto, aqui no RJ isso começou em 97 e até hoje acontece incongruencias na avaliação,como o vistoriador querer que o dono modifique o jeito de ligar o farol auxiliar de um Maverick GT ou sismar que a minha 190E 2.3 16v estava rebaixada...
    3- A idéia de controlar emissões de poluentes é muito boa, o que tem de abestado que anda com o carro até estancar no meio da rua e não faz manutenção enche uma cidade,isso tudo jogando lixo no ar não ajuda em nada.
    4-O governo é omisso em um monte coisas?Só é...são burrocratas?Ô, e como....são só os carros que poluem?Claro que não?O governo é corrupto?De montão,vemos isso todos os dias, e esse papo pode seguir em frente por muitas opções ainda , mas nada disso serve para se reclamar de uma atitude tomada para organizar pelo menos 0,5% da bagunça, o ser humano é assim mesmo, qdo toma uma lei no meio do chifre esperneia e tal, mas se analisar friamente a idéia é boa , mas tem que ter um gerenciamento melhor nisso para evitar injustiças, por aqui a turma já se concientizou e leva os carros antes na oficina para checar antes da vistoria, atitude simples e indolor, qtas e qtas vezes os carros chegam na oficina e não se gasta um centavo?Porque?Porque o proprietário é conciente e cuidadoso, faz as preventivas ,mantém o carro em ordem,agora, um bunda rachada que usa o carro até moer tudo e depois fica se peidando todo para ajeitar o carro tem mais é que tomar aonde as galinhas tomam,vejo isso todos os dias em 30 anos de profissão.........

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  63. Em tempo, Gol 81 não tem 30 anos,portanto ainda não é item colecionável como um Monza 85 não é, um Santana 92 com 5000km não é, como é que os vistoriadores vão conseguir separar o carro que roda 10km por semana de um que roda 100km por dia?Vão acreditar no Maluhy?No FG?no JJ?Menos,eim...

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  64. Espaço para comentários em blog de internet é como papel. Aceita qualquer m*rda. A cachorrada, na tentativa vã de justificar sua opção por viver à margem do Estado de Direito, sujou bastante o papel, mas, como já disse, o cachorro também sabe reclamar. Aliás, acho que alguns cachorros até conseguiriam entender a diferença entre Estado e governo, o que não é o caso aqui, já que alguns, com inteligência canina, chamam de "governista" quem defende o Estado Democrático de Direito. Esses, acho que nem adestramento resolveria.
    A verdade é que, se o carro do irresignado blogueiro estivesse regulado, passaria no teste. O limite de emissões aplicado aos veículos antigos é bastante razoável, e certamente não impossibilita que modelos carburados sejam aprovados. Basta regular o motor antes da inspeção. Aos inconformados cabe a proposta de mudança na legislação por intermédio de seus representantes eleitos ou de ação popular. E aí não adianta se justificar com frase avulsa, colocada sem nenhuma análise de seu contexto, provavelmente extraída de algum site na internet pelo intelectualóide de plantão e candidato a filósofo.
    O resto é blá blá blá...
    E por aí...

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  65. Palmas para o candidato a santo anônimo ... só faltaram os violinhos! A propósito, qual a ração vc mais gosta?

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  66. O intelectualóide governista candidato a filósofo e perfeito idiota de plantão (o anônimo de 12:30) continua latindo furiosamente. Que peninha que não inspira medo algum em ninguém.

    Servidorzinho público que é, quando viu as críticas ao seu amado governo, o mesmo que lhe banca as incontáveis mordomias, ficou furioso, incontrolável, rasgou a cueca pela cabeça e veio postar no blog chamando de cachorros os que reclamavam com razão de mais uma roubalheira disfarçada de boa intenção.

    Mas seu papo pseudointelectual não enganou ninguém e logo passou a levar vários tapas na cara. E incrível, continua voltando para levar ainda mais. Fazer o quê se ele gosta tanto?

    É bem por aí mesmo...

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  67. A inteligência canina abaixo da média não te permitiu contradizer meus argumentos. Aliás, acho que alguns cachorros até conseguiriam entender a diferença entre Estado e governo, o que não é o caso aqui, onde quem defende o Estado Democrático de Direito é chamado de "governista". Como o latido não resolveu, agora quer morder.
    Deixa bem claro que se trata de um cachorro raivoso e sem pedigree. Não surpreende que se incomode tanto em seguir a Lei.
    A verdade é que, se o carro do irresignado blogueiro estivesse regulado, passaria no teste. O limite de emissões aplicado aos veículos antigos é bastante razoável, e certamente não impossibilita que modelos carburados sejam aprovados. Basta regular o motor antes da inspeção. O resto é blá blá blá de quem gosta de viver à margem da sociedade, de cachorro vira-lata, marginal.
    "Servidorzinho público que é..."
    PQP... Tem recalques que é melhor não revelar. Coitado de mim...
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    E por aí...

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  68. Como já ouvi por aí, pra pessoas como o tipo "anônimo", há mães que infelizmente jogam fora o feto e criam suas placentas .. bem por aí ...

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  69. E como gosta de ser atropelado o pobre cão intelectualóide governista...

    Pobre infeliz furioso, não tem argumento nenhum para se rebater, só o usual blá blá blá vazio e repetitivo, típico dos baixos QIs e um discurso batido de respeito às leis que não passa de fachada.

    Desde o começo, ficou tão incomodado com as críticas ao governo que veio todo raivoso, babando, latindo, taxando meio mundo de "revolucionários de araque". E o pobre coitado ainda fala em "pedigree".

    Risadinha é o desespero do fracassado para ver se ainda consegue convencer alguém de que está "abafando". O riso abunda na boca dos tolos e dos boçais como ele.

    Pobre cão governista masoquista...

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  70. Realmente debater com alguém que só sabe ladrar é difícil,tem tanta info sobre o assunto no Google que só fazendo muita força fica-se ignorante ,mas fazer o que,podemos fornecer cultura à vontade,inteligencia vem de Deus....a nossa sorte aqui que é só uns gatos pingados ,ao contrário da turba no blog do jornalista revoltado com o mundo.....

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  71. O difícil é debater com quem defende o governo por interesses pessoais, porque está ganhando dinheiro nessa história, com toda essa exploração que a cada dia se torna pior. E ainda é hipócrita o bastante para classificar a crítica alheia como desinformação ou falta de inteligência.

    Gosta de se informar? Então leia:

    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI158906-10142,00-FALHA+DO+CONAMA+E+APONTADA+COMO+RESPONSAVEL+POR+REPROVACOES+NA+INSPECAO+VEI.html

    A nossa sorte aqui é que tem gente que não é cego ou corrupto.

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  72. O link da matéria, de novo. Leia e se divirta:

    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI158906-10142,00-FALHA+DO+CONAMA+E+APONTADA+COMO+RESPONSAVEL+POR+REPROVACOES+NA+INSPECAO+VEI.html

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  73. http://revistaautoesporte.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp?materiaId=158906&secaoId=10142

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  74. Agora sim, o link saiu. Pode ler à vontade:

    http://revistaautoesporte.globo.com/EditoraGlobo2/Materia/exibir.ssp?materiaId=158906&secaoId=10142

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  75. Anônimo, obrigado pelo link da noticia.
    Como de praxe, sempre tem coisa errada em decisões de governos, em qualquer instância.
    É muita incompetência junta, algo de arrepiar que tem inteligência e a usa para o bem.

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  76. Urteter nuytre: http://skachkaer.001webs.com

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  77. Outro tapa na cara suja dos bandidos que defendem o governo:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/inspecao-veicular-e-dor-de-cabeca-para-donos-de-carros-antigos/

    ResponderExcluir
  78. E mais uma vez:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/inspecao-veicular-fusca-%E2%80%98derrapa%E2%80%99-na-prova-e-e-rejeitado/

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  79. My neighbor and I were just debating this specific topic, he is often looking for to prove me incorrect. Your view on this is nice and precisely how I really feel. I just now mailed him this website online to point out him your individual view. After looking over your web site I e-book marked and will be coming back to learn your new posts! chloe silverado handbags| coach replica hamptons weekend| как появилась фамилия закутолина| her feel as if she were the one to condescend
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  80. A série completa:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/inspecao-veicular-e-dor-de-cabeca-para-donos-de-carros-antigos/

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/inspecao-veicular-fusca-%E2%80%98derrapa%E2%80%99-na-prova-e-e-rejeitado/

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/reprovacao-do-fusca-na-inspecao-veicular-leitor-fala-sobre-a-borracha-que-existia-no-motor/

    E tome tapa na cara suja dos bandidos governistas.

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  81. E segue a palhaçada do governo:

    http://www.noticiasautomotivas.com.br/inspecao-com-motor-%E2%80%9Csujo-de-oleo%E2%80%9D-fusca-reprova-pela-segunda-vez/

    ResponderExcluir
  82. Ao Vetusto, ladrão, cuzão, covarde, vagabundo, imbecil e fãzoca de GM:

    CHUPA OTÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI281285-10142,00.html

    CHUPA COM GOSTO OTÁRIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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