Google+

27 de setembro de 2010

CET OU BANDIDO? VOCÊ ESCOLHE O LADRÃO

Foto: http://www.dangerousintersection.com/

Saiu na imprensa: "Radares novos multam quem avança o sinal de madrugada em São Paulo", título da reportagem da Folha de S. Paulo deste sábado 25/11. Segundo o jornal, a Companhia de Engenharia (?) de Tráfego (CET) instalou de novembro para cá 12 câmeras com capacidade para fotos noturnas e mais 12 estão a caminho.

Frise-se que sou contra avançar sinal mesmo num cenário como o da foto. Inclusive, em Buenos Aires, onde estive há cerca de um  mês, o motorista do Linea que me levou ao Aeroporto de Ezeiza às 4 da manhã parava em todos e aguardava o verde. Éramos praticamente o único carro rodando àquela hora.

Para a segurança do tráfego não há nada mais sensato do que a obediência irrestrita aos semáforos, 24 horas. Mas isso em certos países, e o Brasil é um deles, é uma utopia. A bandidagem institucionalizada não deixa.

Antes que alguém se levante contra o que eu disse, se até policiais de tempos em tempos dão conselhos de como evitar assaltos, é porque o crime virou instituição. Como multas de trânsito que entram no orçamento da prefeitura, eis outra instituição, a da multa.

Enquanto o roubo e o furto não foram estirpados do Brasil - e é provável que nunca sejam - motoristas de São Paulo terão o privilégio da escolha do ladrão ao dirigir de madrugada: CET ou bandido.

BS

30 comentários:

  1. Simples assim, vale a pena repetir o velho bordão: Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come...
    Romeu

    ResponderExcluir
  2. Bob,

    Não sabia desses novos radares.
    Eu costumo após as 22h e dependendo muito do cruzamento, transpor, claro, parando, olhando se vem carro no sentido perpendicular e caso negativo cruzar. Agora com esses novos radares, que com certeza dificilmente saberemos onde são, fica a dúvida, cruzar ou não!? Como eu acho que a probabilidade de se tomar uma multa em sp, por qualquer que seja a "infração" é muito maior que ser assaltado atualmente eu infelizmente terei que correr o risco de ter meu carros e meus documentos roubados num cruzamento dessa cidade.
    Infelizmente vivemos numa situação onde a criminalidade nos aperta de um lado e o governo (federal, estadual ou municipal) nos aperta de outro, e nós, pagadores de impostos não temos a quem recorrer ficando à mercê desses tipos.
    Infelizmente essa país é só levado a sério por poucos, muito poucos.

    ResponderExcluir
  3. Francisco V.G.27/09/10 18:03

    Estamos f...... e mal pagos.

    ResponderExcluir
  4. E nada de semáforo inteligente...

    ResponderExcluir
  5. Daqui a pouco aparece algum anônimo dizendo que os autoentusiastas só reclamam e deve-se cumprir sempre a lei e blá blá blá...
    PS: como ficam os semáforos com amarelo piscante? pois teoricamente o cara só é multado no vermelho... (eu não sei se tem algum amarelo piscante em SP) :)

    ResponderExcluir
  6. Mais um "desserviço" da CET em "favor" do cidadão... Quando vi essa notícia fiquei perplexo, isso para ficar no bom português.

    Bacaninha também foi eu ouvir na rádio Joven Pan, hoje pela manhã, uma entrevista com o prefeito de Votorantim, cidade vizinha a Sorocaba-SP, onde moro. O repórter estava questionando o prefeito pelos inúmeros radares fixos que vêm sendo instalados na cidade, se isso não caracterizava uma indústria de multas. O prefeito, na maior cara lavada, respondeu que não há exagero algum, pois se existe uma indústria de multa, é porque existe uma indústria de infrações! Simples assim.

    Pois é, limite de velocidade de 40 km/h em uma avenida principal, de três pistas (Av. 31 de Março), não tem nada de exagero... Como também não há exagero em existir dois radares fixos nessa mesma avenida, com uma distância inferior a 100 metros entre ambos...

    ResponderExcluir
  7. Caro Bob e o pessoal do blog, conheci o blog de vocês ha poucos dias e até agora gostei muito das materias postadas...continuem assim...
    A respeito desse último tópico, imagino que a única razão pelos novos radares é encher o bolso de quem administra essas compras e instalações...assim como os "olhos de gato" tratados na matéria "BURRICE OU DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO".

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A solução é, quando possível (visibilidade), ao notar um farol fechado reduzir pra quase 0km/h, se mantendo em movimento para caso algo estranho aconteça (e nesse caso arrancar e tomar a multa se aquele farol tiver o radar maligno), ou se nada estranho acontecer, andar em modo-tartaruga até o farol abrir.

    ResponderExcluir
  10. Rodrigo Ciossani

    A CET disse que os semáforaos são pra serem obedecidos sem execeção. E os que não tem necessidade de se parar ficam em amarelo piscante. NEssa mesma notícia cita que 10% do toal dos semáforos da cidade ficam em amarelo piscante. E nesse caso não multa. O numero total de radares é 139.

    ResponderExcluir
  11. Muito inteligente isso. Daqui a pouco o pessoal vai começar a passar por cima da calçada ou a contramão para passar no sinal de madrugada. É difícil saber de onde sai tanta ideia "brilhante".

    ResponderExcluir
  12. Vamodoido,
    Obrigado pela informação. Os semáforos inteligentes que abrem pra você quando há só você no cruzamento já ajudariam (inclusive durante o dia na fluidez) mas não se investe dinheiro nisso. Opta-se pelo lucro ao invés da solução técnica em diversos sentidos.

    Essa questão é bem ingrata pois vai além da CET. Envolve segurança pública, que envolve uma série de fatores que parecem que nunca vão se resolver/melhorar. Uma pena.

    ResponderExcluir
  13. Vamodoido,
    Os sinais em amarelo tem que se dar uma parada também... é um tanto arriscado passar farol amarelo piscante direto por aí.

    ResponderExcluir
  14. Brenno Metzker27/09/10 22:34

    Nossa, cada vez mais fico bestificado com as asneiras cometidas no nosso Brasil, aqui em SSA-BA, a TranSalvador já nem aparece mais em caso de acidente pra resolver os embates, mais atrapalha do que resolve. Agora imagine, parado no sinal numa capital com a criminalidade ascendente..
    Só aqui mesmo.
    Abração á todos

    ResponderExcluir
  15. Aqui em São Paulo acabei me acostumando a fazer o seguinte: sempre que vejo o semáforo fechado, vou reduzindo nas marchas, de maneira que o carro sempre irá para a frente, mas no freio-motor, a ponto de quando estou perto da hora de parar, uso o cúmulo do freio-motor, que é deixar o carro se arrastar em primeira. Normalmente, quando estou perto de parar é quando o sinal abre, o que facilita a reaceleração. E, claro, são metros em cut-off, o que significa que fiz um esforço de parada sem consumir o combustível que se consumiria dando uma freada brusca.
    Passado isso, há um estudo interessante da Universidade de Michigan que pode revolucionar os semáforos, que é o de eles serem reativos, e não impositivos, tal qual ocorre com um fluxo de pessoas diante de uma porta, em que chega a um ponto de acúmulo em que instintivamente o grupo menor deixa o maior passar:

    http://www.sciencenews.org/view/generic/id/63481/title/To_tame_traffic,_go_with_the_flow

    Quem vir o link que passo notará que falam de fazer um sistema interligado que se controla sozinho, de maneira a ou gerar corredores em onda verde ou fazer as pessoas esperarem o menor tempo possível.
    O mais interessante do estudo em questão é que o fizeram com pessoas, não com animais sociais que não entram em engarrafamento (como as formigas, cuja organização torna impossível de isso acontecer). E mostrou que somos sim capazes de lidar com acúmulos de pessoas esperando de maneira melhor que os sistemas automáticos ou impositivos como os semáforos.

    Um sistema como o proposto, aqui em São Paulo, acabaria também por cortar risco de assalto, uma vez que o semáforo abriria automaticamente ao notar um ou mais carros chegando e levando em conta que não há fluxo algum do outro lado. Como sabemos, não há assaltos a carros em movimento. Tal sistema há está em testes em Dresden e notaram que o sistema reduz os tempos de parada em 56% para bondes e ônibus (o que é uma senhora melhoria), 36% para pedestres (outra senhora melhoria) e 9% para carros e caminhões (o que também é algo bastante notável).
    O principal dos tais semáforos reativos interligados é que eles também se adaptam incrivelmente bem ao modelo de nossa sociedade, que é contextual, uma vez que eles também o são. Em vez de você parar, olhar para o outro lado para ver se não vê ninguém e passar, as luzes ficam verdes como que por mágica.

    Em relação àquilo que temos aqui, destaque tem de ser dado aos semáforos cronometrados, pois eles permitem que você planeje o tempo de redução de velocidade para que dê certinha a hora de reacelerar. Semáforos cronometrados existem em São Luís, Recife e, na Grande São Paulo, São Caetano do Sul tem um monte deles.

    ResponderExcluir
  16. Luiz Dranger28/09/10 01:01

    É Bob, muito triste,
    A Prefeitura quer mesmo arrecadar de qualquer forma. Cadê os dados das estatísticas dos acidentes em semáforos de madrugada ? Serão muitos ? Nem vamos saber ! A ausência da administração é patente. Policiamento não se fala. Um radar é mais barato. Essa é a administração do PSDB/DEM, e voce pode imaginar como seria do PT !!! (Lembre-se da Martaxa). Não tem o que fazer, estamos ferrados !!!!!
    Abração
    Luiz

    ResponderExcluir
  17. Luiz Dranger28/09/10 01:01

    É Bob, muito triste,
    A Prefeitura quer mesmo arrecadar de qualquer forma. Cadê os dados das estatísticas dos acidentes em semáforos de madrugada ? Serão muitos ? Nem vamos saber ! A ausência da administração é patente. Policiamento não se fala. Um radar é mais barato. Essa é a administração do PSDB/DEM, e voce pode imaginar como seria do PT !!! (Lembre-se da Martaxa). Não tem o que fazer, estamos ferrados !!!!!
    Abração
    Luiz

    ResponderExcluir
  18. Anônimo das 22:58

    Infelizmente, pelo menos no Rio, o assalto em movimento já é realidade.

    Os caras miram a vítima, emparelham o carro e mostram o fuzil.

    Sinistro.

    ResponderExcluir
  19. Bob, fui multado exatamente neste caso, na esquina perto de casa às 2hs da manha de domingo. Recorri e a resposta foi "falta de documentação necessária".

    É mesmo uma piada.

    ResponderExcluir
  20. Em Campinas-SP, os radares não registram o avanço de sinal durante a noite mas registram a velocidade.

    ResponderExcluir
  21. Eles estão pedindo!!
    Jabiracas sem nenhuma condição de rodagem ou documentação pois ai vai multar o ABREU.... Ou então motos com as placas encobertas... Um absurdo mas...
    Transporte coletivo sem nenhuma condição e leis que não beneficiam o povo... Alguém já ouviu falar em revolução??

    ResponderExcluir
  22. A coisa tá feia mesmo. Em São Paulo, multas de madrugada e no interior radares para todo lado, que geralmente pegam desprevenidos os visitantes. As Fiorinos de Correio são liberadas do rodízio, mas vira e mexe recebemos multas, o que nos obriga a formalizar recursos com fotos, cópias de documentos etc., com grande perda de tempo. Será que não dá para anular essas multas antes de enviar?

    ResponderExcluir
  23. Por isso que o meu sonho é morar na roça longe de tudo isso ae!!! Não da mais!!! Seja na Capital ou cidades grandes do interior!! O Brasil ta ficando chato é muita lei pra pouco benefício!!!

    ResponderExcluir
  24. Rafael Bruno28/09/10 12:04

    Era só o que faltava...prefiro tomar multa do que ser assaltado..se bem que a multa já vai ser uma assalto em si!

    ResponderExcluir
  25. Bob e pessoal do Auto entusiastas

    Acompanho todos os dias o blog e gostaria de pedir uma colaboração para divulgar o abaixo assinado que criei na net para reativação do Interlagos antigo.

    Como o site que havia sido criado para isto não recebeu mais atualizações, tomei esta iniciativa de colher as assinaturas pela net por que acredito que com bastante divulgação poderá surtir efeito já que é um projeto totalmente possível de ser concretizado, bastando acionar as pessoas certas.

    Só é preciso colocar nome, e-mail e cidade onde reside, o link do abaixo assinado é: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2010N3136

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho de todos.

    Ricardo Ribeiro

    ResponderExcluir
  26. Pagando pela escolha dos outros28/09/10 13:15

    Essa palhaçada do CET, da prefeitura, dos pedágios, do rodoanel que cai e balança, das marginais entregues de maneira porca, das obras do metrô que estão muito atrasadas, acontecem porque temos muitos anos de PSDB/DEM governando a cidade e o estado.

    Essa é a verdade...

    ResponderExcluir
  27. Minhas palmas para o Sr. Bob Sharp pelo artigo!!
    Um dos poucos jornalistas da grande imprensa a comentar as idiotices que esses ignorantes e incompetentes da CET promovem dia a dia no trânsito de SP.

    abraço

    ResponderExcluir
  28. Leis erradas foram feitas para serem desrespeitadas. Uma lei errada é aquela que prejudica o cidadão em prol da arrecadação da autoridade.
    Adoro desrespeitar todas as leis que posso, desde que não incorra em risco ou prejuízo ao próximo.
    Acho que está na hora de começarmos a desativar essas máquinas de arrecadação. Alguém deve saber como fazer.

    ResponderExcluir
  29. Não interessa, tem respeitar o sinal! Existe outras formas de garantir a segurança. Quando você for assaltado, faça o B.O. na delegacia, com a estatística a PM tomará providências!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahan, como se a PM fosse se mexer, no dia q usarem as estatisticas pra diminuir a criminalidade esse país não vai se chamar Brasil

      Excluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...