29 de setembro de 2010

VOLTA AO MUNDO

A ferramenta Vista da Rua (Street View) do Google Mapas é formidável, podemos dar uma volta ao mundo de frente para a tela do computador. Numa rápida navegada, "tirei fotos" de alguns utilitários curiosos.

 Furgãozinho feito sobre versão SW de um modelo ainda em produção por aqui


Furgãozinho Citroën, provavelmente sucessor do Berlingo


Furgão maior, também Citroën, este nas ruas de Paris


Velho conhecido nossa, nas ruas de Milão, com carroceria vetrato


Esse não conheço, encontrado em Londres mas tem volante do lado esquerdo. Alguém sabe o que é?

Está marcado para dia 30 de setembro a estreia do Vista da Rua aqui do Brasil. O carro utilizado aqui foi o Stilo, vi um andando perto de casa. Engraçado imaginar os entusiastas de outros cantos do mundo nos olhando pela internet e vendo um monte de Kombis e Unos pelas ruas.

AC

14 comentários:

  1. Alexandre,

    Já vi várias vezes Stilo nas ruas de SP. Capaz de sair em algumas fotos..rs
    Não sabia do utilitário derivado do Astra.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    valeu ! Não chutaria nunca ser um Honda.

    Marcio,

    o legal é justamente isso, a gente acaba conhecendo versões que nem imaginava existir.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Alexandre. O resto do mundo vai estranhar muito quando virem carros tupiniquins como Agile, Celta, Gol G4 e a jurassíca Kombi.

    ResponderExcluir
  4. E vão se surpreender também com a quantidade de melhores do mundo que rodam por aqui. :-)

    ResponderExcluir
  5. Um tipo de utilitário muito comum na Europa e que eu acho bem interessante são os hatches compactos (e eventualmente médios) de duas portas e sem banco traseiro. Existiu até Focus (pelo menos na primeira geração) com essa configuração.

    Não sei porque nenhum fabricante lançou isso no Brasil. Afinal, se há grande demanda por lá, acredito que haveria também por aqui. E, se não desse certo, não haveria prejuízo para a fábrica, visto que o investimento para lançar esse tipo de versão é ínfimo (exceto pela propaganda).

    ResponderExcluir
  6. 1) Astravan

    2) Citroën Nemo, gêmeo do novo Fiorino e do Peugeot Bipper e substituto bipartido do Berlingo da geração aqui vendida (que ficou maior para dar espaço para a nova geração do Berlingo, que é maior)

    3) Citroën Jumpy, gêmeo do Fiat Scudo e do Peugeot Expert

    4) Fiorino brasileiro (aliás, o Vetrato é um dos pioneiros do uso de furgões para funções normalmente destinadas a peruas. Vale lembrar que já se vendeu no Brasil, na geração derivada do 147, esse tipo de carroceria)

    5) Honda HR-V, que foi substituído pelo Crossroad (modelo esse que, ao contrário do HR-V, é apenas JDM)

    ResponderExcluir
  7. FCardoso,

    a VW nos anos 80 e 90 vendia o Gol nessa configuração, e se não me engano a Fiat também com o Uno.

    ResponderExcluir
  8. FCardoso, existem e existiram sim nacionais como a Astravan. São eles:

    1) Fiat Furgoneta (os derivados do 147 foram muito usados pela Telesp. Já o derivado do Uno de primeira geração segue firme e forte);

    2) Gol Furgão (só houve na primeira geração, com as particularidades de nunca ter tido transmissão de cinco marchas e os encostos de cabeça serem ancorados na gradinha divisória);

    3) Corcel Van (uma Belina II com chapas no lugar das janelas. É raríssimo e menos de 1.000 foram produzidos. Foi o único modelo brasileiro do tipo "delivery van", carroceria que foi muito popular nos EUA e na Austrália. Se alguém souber de algum em bom estado, que avise, pois deve ser um sobrevivente).

    ResponderExcluir
  9. Já pensou, passando lá no RJ, na linha vermelha? Não sobra nem a roda pra contar história.. hehehe

    ResponderExcluir
  10. No Brasil emplaca mais as picapes pequenas ao invés destes furgões. Em Portugal tem muito destes furgoes tb e de todas as marcas (inclusive da finada Rover). Acredito ser questao de mercado mesmo, seria o mesmo que um Europeu reclamar que por lá nao tem opcao de picape pequena..

    ResponderExcluir
  11. Esse Astra van eu conheço, uma amiga uma dirige uma em Londres.
    Esse Honda eu também desconhecia.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, valeu pela lembrança. Eu havia esquecido completamente de Gol e Uno nessa configuração. Em muitos modelos europeus nesse padrão, as fábricas não se dão ao trabalho nem de substituir as janelas traseiras pelos painéis metálicos.
    Quanto ao Corcel Van, eu nem imaginava que tivesse existido.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um conhecido que mora em Moscou que me relatou que procura fotos do Brasil para ficar catalogando carros - já o avisei do Google. O que eles mais admiram são os sedans pequenos, que nós nem percebemos mais como são diferentes do resto do mundo (Siena, Polo sedan, Prisma, Corsa I sedan, Fiesta sedan, Voyage, Peugeot 207 sedan etc). Por outro lado, estranham não encontrar Mazda, Skoda, Infiniti e, claro, Lada Priora, o mais vendido por lá.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...