22 de outubro de 2010

FEITO PARA DAR CERTO

Foto: Best Cars

Há exatos 13 anos, nesta data, por volta de 11 da manhã, em meu escritório na sede da General Motors do Brasil, em São Caetano do Sul, na região da Grande São Paulo, eu recebia um e-mail no Lotus Notes, o gerenciador de e-mail da empresa. O remetente era um velho conhecido, um velho amigo para ser mais preciso. Texto bem curto, que dizia "leia em www.geocities.com/bestcars", ou um URL parecido. A sigla é de universal resource locator, o nome correto de endereço na internet.

Era o Fabrício Samahá, lá de Pindamonhangaga, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, informando-me que havia criado um web site. Senti-me realizado. Como assim, por que? Tenho de fazer um flashback para o leitor entender.
Desde 1995 vínhamos -- revista Autoesporte -- recebendo cartas de um certo leitor, em meio a tantas outras (hoje seriam e-mails, obviamente). Mas estas eram cartas que se destacavam das outras pelo teor e sobretudo pelo português impecavelmente escrito. Claro, eram respondidas, como todas. E assim criou-se um relacionamento a distância com a ajuda dos Correios.

Nas cartas eram comum comentários, uma ou outra informação complementar e até toques sobre algo que não estava correto. Assim foi até que numa das cartas-resposta eu convidei o leitor que, claro, eu sabia ser de Pindamonhangaba, para que viesse nos visitar numa eventual vinda a São Paulo, conhecer a redação, a equipe, essas coisas.

Um belo dia, coisa de abril ou maio de 1996, sem aviso, chegam à revista um senhor e um garoto. No "muito prazer', Fabrício Samahá. Que nos apresentou seu acompanhante, Alberto Samahá, seu pai.

Seguiram-se horas de muito papo, o Fabrício, de 21 anos, nos mostrou a "revista de automóveis" que ele editava aos 13 anos - exemplar mensal único, feito a máquina de escrever e recortanto e colando fotos. A diagramação dessas revistas nos impressinou de tão boa.

Depois vimos uma edicão da publicação interna da General Motors chamada Panorama que trazia uma  ampla reportagem sobre ele em casa, com a família, quando tinha 15 anos.

Já anoitecendo se despediram e iniciaram a viagem de volta. Assim que se foram, falei com  o diretor de redação Fernando Calmon:  "Vamos pegar ele para colaborador!" O Fernando não pensou duas vezes e concordou.

O Fabrício passou a escrever, assinando matérias, inciando assim sua carreira jornalística com 21 anos incompletos. Já cursava Direito em Taubaté, cidade bem perto de Pindamonhangaba, onde se formou. Os textos, cada um melhor que o outro. Ele tinha  mesmo queda e escrevia como jornalista experiente.

No final do ano o Fernando Calmon deixou a editora e em maio de 1997 era eu que saía, atendendo ao convite de ingressar na GM

O Fabrício teve a visão de partir para o voo solo por meio de uma nova mídia que ganhava força rapidamente, a internet, possibilitando-lhe o vital espaço para exercer o jornalismo automobilístico a custo praticamente zero.

Sua decisão prendeu-se ao fato de os que o convidaram para a Autoesporte já não estarem mais lá e quando os "padrinhos" saem nunca é a mesma coisa, sempre há qualquer coisa que não rima. Foi por isso que eu disse acima que me senti realizado ao receber o e-mail do Fabrício,  por sua determinação e visão de futuro.

Quatro anos depois eu estava trabalhando na Embraer, também como gerente de imprensa, evidentemente sem qualquer ligação com automóvel e indústria automobilística. Disse-lhe que poderia escrever uma coluna semanal no Best Cars e ele aceitou de imediato, isso em maio de 2001. Escrevi a coluuna "Do banco do motorista" até meados de 2002 quando, ao deixar a Embraer e começar a trabalhar para o importador oficial Porsche, a Stuttgart Sportcar, tive de parar com a coluna, dada a incompatibilidade de funções. Mas em julho do ano seguinte saí da Stuttgart e imediatamente retomei a coluna.

Permaneci escrevendo a "Do banco do motorista" até janeiro de 2009, encerrando assim um longo período no Best Cars. As colunas estão todas lá, bem como as do Marco Antônio Oliveira e do Arnaldo Keller, que escreveram  lá um bom tempo também. A coluna MAO era a "Na estrada". e do Arnaldo, "Conversa de Boxe". Essa mesma coluna foi escrita antes por Luiz Alberto Pandini, que inclusive me sucedeu na Stuttgart Sportcar. Ambas podem ser lidas à vontade em http://www.bestcars.com.br/, menu à esquerda, Colunas, depois Colunas encerradas. Aí é escolher a "Do banco do motorista", "Na estrada" ou "Conversa de Boxe".

Desse modo, pude acompanhar muito da vida do Best Cars, cujo nome em inglês foi escolhido pelo Fabrício para melhor localização nas ferramentas de busca, mas que é o único termo na língua de Shakespeare no site, a menos que não haja equivalência apropriado em português, caso de hatchback. O Fabrício faz questão de respeitar o nosso idioma e merece todo o meu aplauso por isso.

Assim se passaram 13 anos, o Best Cars foi um dos primeiros sites a ser reconhecido pela indústria automobilística como mídia especializada e não demorou a se tornar referência no meio automobilístico. Praticamente todo o conteúdo desses anos todos encontra-se disponível para leitura.

O sucesso do Best Cars  se mede pelos 10 milhões de views por mês, 1 milhão na home page no mesmo período, 350 mil visitantes únicos, pessoas diferentes. São mais de 30 mil por dia! (dados do Google. Analytics).

A foto é da home page da edição comemorativa dos 13 anos que só entrará na rede por volta de 16 horas de hoje.

Receba, Fabrício, o abraço dos AUTOentusiastas e, tenho certeza, de incontáveis leitores do nosso blog.

Tim-tim!

BS

42 comentários:

  1. Eurico Jr.22/10/10 12:21

    Sou leitor quase diário do Best Cars, há 10 anos. Impressiona o rigor técnico, clareza e imparcialidade. Fabricio é daqueles caras predestinados, que nasceram para o que fazem. Um abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Leonardo F. Prado22/10/10 12:30

    Realmente um site impecável como poucos sobre o assunto no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Bob
    O Best Cars e leitura obrigatoria de todos os dias.Quando voce encerrou a sua culuna "Do banco do motorista",voce mesmo me apresentou ao AutoEntusiastas.Tudo muito ligado.
    Parabens ao BCWS,que continue sempre evoluindo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela atenção, Franklin. Realmente tenho enorme satisfação pelo sucesso do BCWS.

    ResponderExcluir
  5. vinicius righi22/10/10 12:53

    deixei de assinar revists especializadas, o site sempre foi mais tecnico e objetivo que as revistas.
    Acesso diariamente...leitura obrigatoria..

    ResponderExcluir
  6. Melhor site sobe automóveis no Brasil. Melhor referência também em avaliações, nenhuma revista ou programa televisivo tem a qualidade do BCWS. Acompanho há 7/8 anos e o que há é opinião e análise, não propaganda disfarçada.

    Vida longa!

    ResponderExcluir
  7. Marcus Vinicius22/10/10 13:20

    Ah o BestCars faz parte da minha vida... acompanho o mesmo desde 99 e atingi os 18 anos lendo o mesmo... hj vejo o amadurecimento do site e o mesmo como o mais importante da internet sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  8. Putz, sou ruim para lembrar datas, mas lembro até hoje do dia em que o Bob Sharp saiu do BCWS. Lamentei muito aquele dia.
    Até hoje acho que o BCWS nunca mais fez o mesmo. Ao contrário do que a "mídia", os administradores de empresas e gerentes de RH querem nos fazer acreditar, absolutamente todos somos insubstituíveis.

    ResponderExcluir
  9. A qualidade que encontramos no Best Cars realmente é fascinante. Já acompanho a algum tempo.
    Conheci o Best Cars quando comprei um Palio 16v, e procurando dados sobre o carro na internet encontrei um artigo comparando esse carro com o Gol 1.0 16v Turbo. Daí em diante, acompanho diariamente.

    A única coisa que poderia ser melhorada é sua interface, alguns detalhes de usabilidade, cores e formas. Quando conheci o Best Cars tive a sensação que o site era mais um site perdido entre inumeros servidores, porém as notícias e datas atuais rapidamente me fizeram perceber o engano.
    Claro, esse é um detalhe técnico irrelevante. O site ainda é de longe muito bom!

    abs,

    ResponderExcluir
  10. Mister Fórmula Finesse22/10/10 13:55

    Era o meu site preferido de automóveis até o descobrimento - fortuito - do autoentusiastas. Só por isso, dá para ver como sou exigente com blogs e informativos sobre carros.

    Eu li todas suas colunas Bob, no Bestcars ao longo dos anos, e posso afirmar com certeza que o que mais me marcou foi a matéria sobre condução suave. Inclusive, trocamos alguns emails a respeito...as colunas eram fantásticas. Do mesmo modo, descobri o MAO pelo seu peculiar e entusiasmente modo de escrever, assim como Arnaldo e suas histórias saborosas de ler.

    Tenho vários testes do leitor postados ao longos dos anos como forma de colaboração, e as páginas da história são leitura obrigatória para qualquer um que goste de carros e história em geral.

    Os testes do Fabrício são um primor de meticulosiadade, a avaliação que ele faz de equipamentos e interior são algo de impressionante, pois ele não esquece de nada, por menor detalhe que seja...

    O desempenho do simulador também dá uma idéia que penso ser mais real do que os que vejo em revistas - inclusive - a QR deixou de fazer os testes de máxima, o que de certo modo lamento (escrevi um post pro Paulo), pois torna ainda mais pobre as aferições dinâmicas que temos disponíveis para acompanhar.

    Se o Fabrício tivesse um pouco mais da flexibilidade literata do Arnaldo para descrever o comportamento dos carros testados, então o site seria a glória suprema! Mas é por que desejo um viés mais entusiasta, não há nada de errado com o que se acompanha lá. Inclusive a demora nos testes, penso que deve ser creditada ao amplo elenco de variáveis que o Fabrício avalia nos carros; realmente, vale a pena mesmo.

    O Roberto Agresti é outra ótima "aquisição" do site, suas avaliações são também são imperdíveis, bem como a excelente colaboração do master bike Tite Geraldo Simões...esses, e outros dessa ótima equipe, merecem os mais sinceros parabêns!

    Vida longa ao Bestcar!

    ResponderExcluir
  11. Mister Fórmula Finesse22/10/10 13:59

    Quase esquecendo: nos aniversários, sempre somos brindados com avaliações completas de máquinas espetaculares, e com um tempero a mais na redação...não percam!!!

    ResponderExcluir
  12. Por falar nas avaliações de aniversário, repararam na foto da home-page que vai entrar hoje? Parece que eu vi um gatinho, ou melhor, dois...

    ResponderExcluir
  13. Acompanho o BCWS há anos, que em dupla com o AutoEntusiastas tem sido as minhas melhores e mais abrangentes fontes sobre o mundo do automóvel.

    Já passou muita gente boa pelo site e a equipe atual também só tem feras.

    Parabéns ao Fabrício por tocar o barco por tanto tempo e com tamanha competência.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns ao Fabrício pelo BCWS !

    Além de tudo o que falaram aqui, ainda temos à disposição as fichas técnicas e avaliações da grande maioria dos modelos nacionais, uma mão na roda quando surge alguma dúvida sobre um determinado modelo.

    Vida longa ao BCWS !

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao Fabrício, BCWS É O QUE HÁ!

    ResponderExcluir
  16. Por ser leitor do Bob que conheci o BCWS e desde então me tornei leitor assíduo. Consequentemente da mesma forma conheci o AE.

    Parabéns ao Fabrício pelo ótimo trabalho e qualidade do site.

    ResponderExcluir
  17. Bob: sou mais um fã de "BestCars", entre outras razões, pela farta e detalhadíssima opinião dos proprietários que eles publicam. Como não sou "torcedor" de marca, sempre pesquiso muito entre os concorrentes, antes de fazer a compra de um carro. Os últimos três, comprei baseado nestas opiniões. E não me arrependi de nenhum. Lamentei sua saída do "BCWS", mas em compensação, também descobri o "Autoentusiastas".
    Abraço,

    Mr. Car.

    ResponderExcluir
  18. Só havia 2 coisas interessantes no BCWS: a coluna do Bob Sharp e a coluna do Roberto Nasser; ambas não existem mais.

    ResponderExcluir
  19. João Curitiba22/10/10 17:26

    Parabéns ao BCWS o melhor site de carros do Brasil, foi là que eu te conheci Bob. Abraços

    ResponderExcluir
  20. O BCWS é, hoje em dia, uma das poucas fontes de informação automotiva que não avalia se baseando nas informações recebidas do Depto. Comercial da editora (não é, 4 patas, Autoesporte, Carro, Motor 4, entre outras?). Junto ao Autoentusiastas e ao Jalopnik, minha leitura quase diária. Apenas acho que o BCWS poderia investir um pouco mais em cobertura automobilistica (para essas informações busco o Grande Premio), mas não sei se caberia isso no formato do sítio.

    ResponderExcluir
  21. Leiam "carros do passado", no Bestcars. È excelente e viajamos no tempo.

    mesmo discordando de alguns "axiomas" do Fabricio Samahá ("carro não precisa ter trava de ré", etc.), gosto da imparcialidade e detalhamento dos testes deste site.

    O teste do leitor é excelente. É a melhor ""ferramenta estatística" para se avaliar um carro.

    Parabéns !

    ResponderExcluir
  22. Conheci o Best Cars por acaso, em 2001, quando "curtia" um molho de 5 meses me recuperando de uma fratura. Como não tinha o que fazer, acabei trocando o dia pela noite e ficava fuçando na Internet em busca de informações sobre carros. Pelo UOL é que tive acesso ao Best Cars e, de lá para cá, tornou-se leitura diária obrigatória.

    Como já dito por outros, as avaliações são precisas, sem deixar-se levar pelo furor de um lançamento ou outro. Perfeito, como as coisas têm que ser.

    Também acho que o Best Cars não é mais o mesmo sem as colunas do Arnaldo e do Bob (as colunas do MAO só vim a conhecer depois do Autoentusiastas). Interessante que os autoentusiastas acabam tendo uma percepção bastante semelhante das coisas.

    Sobre a diagramação do Best Cars, para mim está perfeita assim: simples, sem demoras para carregar e tudo à mão, acesso super simples a todo o conteúdo. Detesto a mania que inventaram de usar aplicações em Flash, que levam "uma semana" para carregar se você não tem velocidade de conexão de "zilhões" de Mbps...

    ResponderExcluir
  23. Também sou leitor assíduo do best cars, parabéns ao Fabrício por tudo o que ele ja fez e pelos 13 anos do site.
    Li todas as colunas do Bob e do MAO e também fiquei triste quando o Bob saiu, mas por outro lado ganhei mais uma leitura obrigatória com o autoentusiastas.

    ResponderExcluir
  24. O BCWS é "obrigatório" para todo entusiasta. O site tem qualidade ímpar e é comparável aos melhores do mundo. E me desculpem os outros, mas é o melhor do Brasil.

    E eu vou indo com o meu...

    http://www.motoreport.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Bob,

    Tenho 28 e leio o BCWS desde 2000 no mínimo semanalmente. Uso o site pra tudo, de saber novidades do mercado a calcular o tamanho certo dos pneus/rodas, aprender sobre carros do passado e escolher o carro novo.

    Nesse tempo, especialmente quando o layout do site começou a ficar com aparência de velhinho frente aos sites modernosos, comecei a ficar com medo de o site estar esquecido pelo UOL, minguar e sumir.

    Mas cada dia que eu entro nele e vejo aquele mesmo layout quadradão (layout de engenheiro, como chamamos na agência de internet em que eu trabalho) fico feliz por ser a mesma cara do site que eu acessei pela primeira vez há 10 anos.

    E não tenho nenhum receio de que o site desapareça, porque ele só prova que, ao menos nesse caso, conteúdo é muito mais do que forma.

    Muito legal saber a história do site, e é impressionante a visão e qualidade do trabalho do Fabrício sendo ele à época tão novo e com uma internet tão "fresca".

    Parabéns a ele, e estendo o cumprimento a vc e demais membros do AUTOentusiastas que foram/são colaboradores do BCWS.

    []'s
    Rafa

    ResponderExcluir
  26. Arthur Jacon22/10/10 22:41

    Como colaborador do Best Cars, resta-me apenas ficar feliz por hoje integrar um veículo de imprensa em que já estiveram o Bob, o Arnaldo e MAO (perdoem-me pelo atrevimento em citar apenas o primeiro nome, mas é como se eu conhecesse pessoalmente todos vocês), e hoje conta com o Roberto Agresti e o Geraldo Simões. Longa vida ao BCWS! Parabéns, Fabrício!

    ResponderExcluir
  27. Aprendi MUITA coisa no BCWS!!!

    Lia todos os Carros do Passado...

    ResponderExcluir
  28. Bob,
    Mandei um abraço para o Fabrício. Realmente o site é bom e voce como sempre um gentleman lembrando isso.
    Abração
    Luiz

    ResponderExcluir
  29. Conheci o BCWS pelos idos de 2004, através de um site de busca, o antigo "Cadê", se não me engano...
    Até então pouco sabia de carros, ainda não tinha completado 18 anos mas já contava os dias para a tão sonhada habilitação, mesmo não possuindo carro. E foi no Best Cars onde aprendi desde os conceitos técnicos mais básicos à aquisição de um senso crítico mais apurado, sobretudo em relação aos ítens mecânicos.
    Lá também fui apresentado aos egrégios participantes deste blog, através das colunas, mesmo as já encerradas, e passei a reconhecer o estilo de cada um: o MAO sempre polêmico e com textos poeticamente redigidos, o AK com textos leves e com toques de humor (um texto marcante foi o do "Gato Preto" e sua CB 750 Four, modelo que ainda espero ter) e, finalmente o Bob Sharp, sempre abordando temas atuais e muitas das vezes polêmicos. A coluna "Do Banco do Motorista" era a minha primeira leitura na atualização aos sábados... Fiquei bastante chateado quando o Bob saiu do BCWS, tanto que escrevi externando meu pesar, foi então que ele me respondeu indicando o endereço eletrônico do então recém criado AE... E aqui estamos, e desta vez com um grau de interação ainda maior!
    Parabéns aos que participaram do BCWS e ao Fabrício! Se bem que ele poderia dar uns "pitacos" aqui também, o que acham?

    ResponderExcluir
  30. Pra algumas coisas, concordo que o site é uma boa fonte de pesquisa. Mas caiu totalmente no meu conceito com aquele ensinamento furado de que andar com pé no fundo, em marcha alta e velocidade baixa, diminui consumo. Quem se diz especializado, jamais poderia publicar algo assim.
    Sem contar que certa vez que entrei em contato com eles a respeito de uma matéria, fui tratado com total arrogância e desrespeito.

    ResponderExcluir
  31. Parabéns ao Best Cars! Só gostaria de saber como se faz para ganhar dinheiro com os nossos blogs!?

    ResponderExcluir
  32. Leio o BCWS desde 99, e desde então, passei a não comprar mais revistas “especializadas”, tamanha a qualidade e disponibilidade de informações.
    Participei inclusive de um concurso junto da eleição e recebi um kit de prêmios bem bacana.
    E vendo as avaliações da RS6 e 550i, fico pensando o quanto é ridículo o boicote da GM ao BCWS. Realmente estou perdendo muita coisa sem avaliações de Celtas e Agiles...
    Eu já falei isso mais vai de novo: vida longa ao Best Cars!

    ResponderExcluir
  33. Gosto muito da coluna "carros do passado" e fico sempre impressionado com a riqueza de detalhes disponíveis! Minha única crítica vai para a diagramação, já um tanto cansada.

    ResponderExcluir
  34. O paspalho aí em cima certamente não perde nada ao deixar de ler a avaliação de Corvettes, Camaros e Cadillacs...

    ResponderExcluir
  35. Essa briguinha do Best Cars com a GM é ridicula. O site e a montadora deveriam se entender, afinal de contas uma depende da outra. Ao pessoal do BCWS, façam as pazes e parem de fazer reportagens metendo pau na GM. Quando um não quer dois não brigam.

    ResponderExcluir
  36. Sou mais um a acompanhar o Best Cars desde o início da década, e vejo diversos pontos em que ele se sobressai de forma magnífica em relação às demais publicações. Em especial:

    1. A metodologia das avaliações, seguindo o esquema "concepção e estilo", "conforto e conveniência", "mecânica e comportamento" etc. Essa seqüência lógica é perfeita, e me admira de não ter sido copiada por outras publicações. Além disso, a descrição do comportamento dinâmico costuma ser bem precisa e sempre vai bem além do que mostra a simulação de desempenho;

    2. As seções "Páginas de História" e "Carros do Passado" são interessantíssimas. Muitas vezes falaram de carros dos quais eu tinha interesse e, em diversas ocasiões (especialmente, em duas viagens ao exterior), me permitiram reconhecer carros que, de outra forma, eu não reconheceria.

    3. Colunas: uma das melhores evidências do alto nível de uma publicação é a qualidade das colunas, e nisso o Best Cars sempre foi notável. Em especial a "Questões de Direito", que é algo sem igual (pelo menos que eu saiba), e a "Do Banco do Motorista", que por muito tempo me rendeu conversas interessantes entre amigos e que cito com certa freqüência até hoje, mesmo tendo sido descontinuada (e que, aliás, me fez sentir meio "abandonado" quando saiu do ar, ainda mais porque foi numa época em que o site estava com poucos colunistas).

    Além desses, o antigo consultório de preparação e a seção Códigos Ocultos são particularmente interessantes.

    Ao contrário de três ou quatro leitores que comentaram acima, eu gosto do visual do Best Cars. Acho limpo, agradável e prático. Só precisa de algum aperfeiçoamento na ferramenta de busca interna, em função do grande conteúdo acumulado. No mais, me parece que o site se encontra atualmente em um dos melhores momentos de sua história.

    ResponderExcluir
  37. Marcelo Augusto24/10/10 02:15

    Bob,

    O senhor não conseguiria quebrar essa atitude da GM, em não dar mais carros para avaliações ou não convidar o BCWS a lançamentos? Tudo começou com um editorial sobre a linha atual da GM. Já faz anos.

    ResponderExcluir
  38. APzeiro de carteirinha...24/10/10 08:53

    Pq não se pode meter o pau na GMB? Que coisa ridícula!

    Que o pessoal do BCWS continuem sempre dizendo a realidade, ao invés de serem comprados como muitas mídias ditas especializadas.

    Faz muito bem o FH criticar o que deve ser criticado. E faz muito bem uma montadora escutar todas as mídias. As críticas devem ser tomadas como algo construtivo e não pejorativo.

    Ou alguns fabricantes querem tampar o sol com a peneira?

    Para, né...

    ResponderExcluir
  39. Junior-Big24/10/10 14:02

    Conheci o BCWS por acaso na 'geocities' há um bom tempo atrás...
    Com certeza no 'Uol' o BCWS conseguiu um espaço à altura e desde que o conheci, nos seus primórdios, mantém uma constante evolução num ritmo muito agradável!
    O site realmente trata do assunto com muita seriedade, os textos são gostosos e incansáveis de se ler! Engrandeceu e muito meus conhecimentos. Colunas impecáveis, matérias de qualidade e nível excelentes!

    Parabéns ao Fabrício, à equipe e à todos aqueles que fizeram ou ainda fazem a melhor 'revista' de automóveis do país!

    ResponderExcluir
  40. Faz muito bem o Fabricio em detonar a atual GMB. De produtos de qualidade migrou para produtos tranqueiras. Tem que meter o pau mesmo!
    A GMB, ao fechar as portas ao BCWS, só mostra a empresa tranqueira que se tornou. Lamentável.

    ResponderExcluir
  41. "Sem contar que certa vez que entrei em contato com eles a respeito de uma matéria, fui tratado com total arrogância e desrespeito"

    Fernando, se vc conhecesse o Fabricio Samaha pessoalmente, entenderia o porquê e não se surpreenderia...

    ResponderExcluir
  42. Referência definitiva e séria sobre automóveis. Só falta uma avaliação do Chevrolet Agile.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...