8 de abril de 2011

CANO DE DESCARGA


Logo que encontrei o Bob no Autódromo Nelson Piquet, aqui no Rio de Janeiro, no evento de lançamento do Fiat Bravo, em novembro passado, ele fez o seguinte comentário a respeito do novo Fiat: “Esse tem cano de descarga aparente, do jeito que eu gosto”. No que prontamente concordei, de fato o Bravo tem um belo cano de descarga com saída dupla, bem aparente.

Essa peça tão importante, e por vezes esquecida, faz parte do visual do carro, ainda que alguns designers insistam em escondê-la. Um exemplo recente vem da mesma Fiat, no Stilo depois da leve reestilização que sofreu. Esconderam o cano e fizeram duas saidinhas falsas no para-choque traseiro, com um resultado, sob meu ponto de vista, pobre.



Como não reparar nas descargas de um Camaro atual, emitindo um som borbulhante digno dos melhores V-8? E as onomatopeias criadas inocentemente quando éramos crianças ? Eu e meus irmãos tínhamos uma coleção de sons de carros nas nossas mentes, e usávamos todos quando zanzávamos pelo corredor do edifício Sepúlveda, onde morávamos, cada um imitando o carro de sua preferência.

Mas nenhum foi mais marcante na infãncia que o som emitido pelo Opala cupê 4-cilindros do meu pai, que num desatino momentâneo, trocou a descarga original do ronronante Opala por um abafador de JK (se não me falha a memória). O resultado foi quase ensurdecedor, e o Opala ganhou, de nós três, um apelido: Garalhon, em alusão ao som emitido por aquela descarga, digamos, mais liberal. Um ultimato de minha mãe pôs fim à brincadeira.

Meu Uno está com o cano furado, e em breve levarei a um especialista em descargas para colocar algo condizente com o carro. Que emita um som legal, e que apareça na traseira do carro, como deve ser, porque do contrário, parece ter sofrido uma amputação. E vamos aproveitar enquanto é tempo, porque em dias de carros elétricos, acaba o som, acaba o cheiro. E guiaremos uma Brastemp.

AC

56 comentários:

  1. Anderson Santos08/04/11 16:38

    Gosto muito do impávido ronco do omega 6 cilindros. Outro ronco muito bonito é o dos 5 cilindros do Marea, lembra de longe aquelas Masseratis de filmes...

    ResponderExcluir
  2. Até que acho classuda a solução da GM de virar o cano para baixo (Monza, Kadett, Corsa B Sedan, Omega A). Você ainda consegue ver o escapamento, mas ele está lá, discretinho.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, 16:39

    O do Del Rey/Belina/Corcel também é curvado para baixo.
    O mais legal disso é a poeira que levanta ao andar em estrada de chão.
    Inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. O som dos escapes do meu Camaro antigo é muito legal....mas deixei as ponteiras escondidas.

    ResponderExcluir
  5. Escape virado pra baixo é um absurdo!

    Solta poira na face dos outros

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Adoro o barulho dos V8, mas pra mim não tem um ronco mais lindo que dos BMW 325 E36, principalmente os automaticos. Enquanto não arrumo o meu, que está com um pequeno furo no abafador, vou curtindo o roncado...

    ResponderExcluir
  9. Pois é...e os ecochatos oportunistas ($$$) vão um dia ganhar a briga e os motores a combustão deixarão de existir. Com eles, os sons maravilhosos.

    ResponderExcluir
  10. Escapamento falso na minha opinião é a coisa mais tosca que tem.
    Quanto aos ruidos, tem uns que roncam gostoso, mas especialmente em motos tem gente que exagera e realmente não tem condição...

    ResponderExcluir
  11. Eu valorizo muito isso.
    No meu Escort Zetec eu troquei todo o escapamento depois do catalisador.
    A tubulação que sai do catalizador é 2.1/4" e assim mantive até o final, colocando intermediario e final daqueles não restritivos, tipo turbo/turbão. Pro meu gosto ficou ótimo, tem um suave barulho da marcha lenta, não ressona e nem faz aquele barulho grave chato que vemos por ai, em média ainda é "manso", porém em alta berra com vontade... Ahhhh como gosto do som de um motor esperto, bem acerto, independente de ser grande ou pequeno, 4, 6 ou 8 cilindros.

    ResponderExcluir
  12. Estão preparados?

    Se possível salvem os links nas suas contas do Youtube.

    http://www.youtube.com/watch?v=5KmDK6a3Jcs

    http://www.youtube.com/watch?v=foDcLUhUKqI

    http://www.youtube.com/watch?v=2pcRRk0msas

    Se kizerem eu tenho + pornografia auditiva p/ vcs....rss.

    ResponderExcluir
  13. o som e os escapes duplos da c63 amg sao impressionantes...

    ResponderExcluir
  14. Pisca,
    Mais dois links aqui. Um é elétrico (estranho mas interessante):

    Mazda Furai
    http://www.youtube.com/watch?v=C4Xl0i4uNGU

    Citroen Survolt
    http://www.youtube.com/watch?v=4-haljtkgCI

    ResponderExcluir
  15. Pisca, esse do Brutus eu vi ao vivo em Sinsheim, na Alemanha. Insano.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post. Vixi, escapamentos e seus roncos rendem paixões. Quem não se lembra da moda que foi os Kadron Box?
    Um dos roncos que acho mais bonitos nem é do escapamento, mas sim o berro que os Marea 5 cil fazem pela admissão quando estão sem filtro ou com um mais livre.

    Pisca, realmente uma pornografia a Lambo 82!

    Abraço

    Lucas crf

    ResponderExcluir
  17. barulho no saída tem quer praticamente nulo em baixa, e naturalmente seja lá como for seu conjunto em alta, muitos confundem som do motor própriamente dito com a saída. diametro do cano de acordo com a cavalaria, s/ fazer gracinha

    ResponderExcluir
  18. Estou rodando apenas com o coletor 4X2X1 da German e mais nada, sendo que enquanto não encontrar alguém que saiba dobrar tubos decentemente - ou arrumar tempo eu mesmo - continuará assim.
    AP 1.9 com dupla de Solex C40 e escape direto. Realmente entendo meus vizinhos...

    ResponderExcluir
  19. Caio Cavalcante08/04/11 19:40

    A ponteira do escapamento é um dos detalhes que revelam a personalidade de um carro. Mexe com a gente ver uma perua teoricamente pacata, por exemplo, com um escapamento duplo de diâmetro um pouco maior que o convencional.

    Mas em tempos de histeria carbônica, para as pessoas comuns a imagem de um belo e sonoro escape deve lembrar grandes emissões, poluição, etc.

    Para amenizar a falta de prazer em dirigir um elétrico, a Brabus modificou um Tesla Roadster e criou um sistema de som para imitar o ronco e as vibrações de um V8, ou outros tipos de motor.

    ResponderExcluir
  20. Airton Silva08/04/11 20:25

    Dois escapamentos que merecem ser lembrados, primeiro, o do Jaguar E Type, pela beleza, e, segundo, o do Santana/Quantum da primeira geração, antes da reestilização que lhe deu para-choques envolventes de 1986 em diante. No caso do Santana/Quantum a lembrança se deve ao fato de que a VW não teve medo de ser feliz e expôs um abafador de considerável tamanho ao final do duto de descarga e com a ponteira elegantemente inclinada para fora e para baixo.

    ResponderExcluir
  21. Para mim os escapes mais emblemáticos em termos estéticos (e também sonoros) são os aqueles de saídas laterais do Shelby Cobra 427...

    ResponderExcluir
  22. Som de motor rotativo também é muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=9675TKafw3g

    ResponderExcluir
  23. Bom mesmo era o Kadron, boca larga, com saída para a lateral nos fuscas... era uma potência!!!!

    Ha, ha, ha...

    em decibéis....

    ResponderExcluir
  24. Mas não deixava de ser gostoso ouvir aquele barulho característico dos Kadron...Época boa...

    ResponderExcluir
  25. Muito bom o tema. Também acho ridículo aqueles enfeites do stilo. Por isso gosto do jetta, acho q é isso, o cano duplo do 2.5 é o que me remete mais próximo a uma 325. O bravo seguiu a receita, parabéns a fiat. Tb não gosto da ponteira retangular do meu astra, mas fazer o quê?? Como disseram aqui, o mundo tá ficando cada vez mais gerson e menos entusiasta.

    ResponderExcluir
  26. Já q a repercussão foi positiva, mais pornografia auditiva p/ vcs...rss:

    http://www.youtube.com/watch?v=Go3Fgd1wgic

    http://www.youtube.com/watch?v=lGVs0OZ9j_w

    http://www.youtube.com/watch?v=L3OQZ_YzvOQ

    ResponderExcluir
  27. Cano?ronco? Sei do q. estão falando...
    Meus sete aninhos, meu pai chamou um caminhão com guincho pra tirar umas toras imensas do açude lá do sitio
    Veio uma coisa linda, azul metálico, um cavalo GMC, com uma chaminé DESTA grossura,com tampinha de contrapeso na boca e toda cercada de tela. AÍ,
    o Detroit 6-53V roncou, acelerou e CANTOU, só pra mim, a tarde toda...
    Tô arrepiado ate hoje.
    abs pra todos

    ResponderExcluir
  28. Essa saída falsa do Stilo acabou com o carro! Coisa mais bizarra!!

    ResponderExcluir
  29. Para escãndalo da vizinhança, instalei em meu fusca um zoom tube - pra quem não conhece, um baita cano cromado que sai do meio do carro e por baixo do parachoque segue até a lateral. O barulho? Parece uma Harley Davidson!

    ResponderExcluir
  30. Outro escape muito legal é o do Mini do modelo atual, com aquela ponteira que parece lata de cerveja e, pelo que vi, realmente derivou de uma lata de cerveja que os designers meteram no modelo em clay só para dar a marcação do escapamento.

    ResponderExcluir
  31. Meu Uno(????).

    ResponderExcluir
  32. Caio Ferraz09/04/11 09:28

    Uno Turbo do "homi".

    ResponderExcluir
  33. Esse Gabola é boiola...

    ResponderExcluir
  34. André Ferraz09/04/11 09:29

    Vai abrir o escapamento do Uno Turbo então?

    ResponderExcluir
  35. A primeira coisa que eu faço quando troco de carro é jogar pra bem longe o filtro de ar e o abafador/silencioso/ catalisador.

    Dependendo de como ficou, coloco um abafador esportivo . . .

    ResponderExcluir
  36. Ponteira de escapamento tem que ser aparente, nada de esconder por baixo do para-choque traseiro. Sinto saudades do tempo em que cada motor, até motores distintos de um mesmo fabricante, possuíam sons característicos vindos pelo escapamento. Hoje tá tudo muito silencioso, muito igual, não dá para dizer se um motor é deste ou daquele fabricante sem olhar para o carro.

    O carro não precisa ser um escândalo, mas uma "assinatura" sonora é importante. Tenho especial queda por roncos de motores de 6 cilindro para cima.

    Nos últimos tempos de meu Caravan, após uma preparação leve no motor, instalei dois abafadores de lã de vidro no escapamento e mandei longe os abafadores originais. Até uns 3000 rpm o ronco era bem comedido, sem exageros. Mas daí para cima...

    ResponderExcluir
  37. Minha Caravan está com um 6x2, da um ronco delicioso. O ronco do Ford 302 tambem é fantastico.
    Mas o melhor pra mim (pode falar que sou puxa saco) é o do Aero Willys. O som é inigualavel. Forte, cheio. Da impressao de ser um motor bem maior

    ResponderExcluir
  38. Sou fã do ronco jetta 2.5, 5 Cil, é bem marcante após os 3.500 rpm, e vale lembrar que suas ponteiras são bem aparentes, parecidas com a fiat bravo. Outro que me faz parar quando passa, pois conheço de longe o som é o omega 3.0, 6 Cil.

    ResponderExcluir
  39. anonimo das 9:28
    Tu não me conhece, não sabe o q. faço,nem onde eu vivo, nem a idade q. tenho. Me parece q. não se preocupou com nada disso antes de agredir gratuitamente.Pois, deveria. Neste blog, hora ou outra, tu acaba percebendo coisas a respeito dos blogueiros, q. eles não explicitam, mas transparecem atraves das notas emotivas em seus escritos.Afinal, somos ENTUSIASTAS e o entusiasmo É uma estado emotivo, certo?
    Agora, se tu não tem conhecimento suficiente pra uma opinão valiosa e/ou interessante, nem sensibilidade suficiente par ler corretamente as entrelinhas, nem a cortesia e a educação necessarias para conviver numa boa com as pessoas, sugiro q. fique longe. E quieto.
    É isso aí.

    PS-minha neta diz q. faço muito "erro de concordância". Mandei ela ler "O Analista de Bagé".Aí, ela me perguntou o q. é "joelhaço". Isso me deu umas idéias...

    ResponderExcluir
  40. Anônimo

    O Gabola pode até ser boiola, mas o FROUXO q se esconde no anonimato é vc msm.

    Vai caçar um pau p/ vc subir seu puto!

    ResponderExcluir
  41. Só não vamos confundir ronco de motor, escapamento com escape aberto. É que nem a maioria das motos que circulam por aí: só barulho, quando vai ver é uma porcaria de 125...

    ResponderExcluir
  42. Tem gente que fala que se deixar o escape muito livre o motor pode perder torque em baixa e gastar mais gasolina. Será verdade isso?

    ResponderExcluir
  43. Pode ser coisa de "gourmet"(ou boiola...), mas coletores de escape 2 em 1 nos motores em linha produzem um ronco que considero refinadíssimo(chamo de "oitavado"), que remetem às Mercedes 6 cil de antigamente. Fiquei meio puto quando a VW substituiu o 2 em 1 do AP, alegando que era incompativel com a instalação do catalizador, mas restou um ronco "redondo" que só podia ser apreciado com abafadores diferenciados, como no Gol GTS/GTI ou no Santana da época
    Achei muito legal a preocupação da Ford em desenvolver um sistema de escapamento exclusivo para o Escort XR3, colando, de modo muito convincente, cabelos no peito do (hoje) humilde CHT 1.6.
    O assunto cano e ronco é encarado de maneira bem mais séria do geralmente se imagina: quando a Alfa Romeo estava projetando o 159, só concordaram em utilizar os motores L4 e V6 de origem GM (coisas da associação Fiat-GM na época), SE lhes fosse permitido desenvolver cabeçotes e coletores próprios, como maneira de garantir não só o desempenho, como a "sonoridade" -ronco,mesmo-à altura da tradição da Alfa...
    Abs a todos

    ResponderExcluir
  44. Alexandre,

    uma vez, viajando na madrugada para o sul, com o XR3 1.8 que tive, quebrou o parafuso que segurava o cano no coletor. Não tinha como consertar na hora, fui assim mesmo.

    Ficou mais bobo em baixa sim, mas em alta ficava mais solto. Duro era o esporro em aceleração. Mas nesse caso zerou a contrapressão, já que ficou só o coletor.

    ResponderExcluir
  45. Divertido eh o ronco da admissao. Nao o de escape.

    ResponderExcluir
  46. Tonico Dias10/04/11 19:10

    Esse ronco é bonito:

    http://www.youtube.com/watch?v=POHP3DfNkNY&feature=related

    ResponderExcluir
  47. gosto muito de escutar motores carburados em marcha lenta. segue os links com alguns barulinhos que encabeçam minha lista de favoritos...

    http://www.youtube.com/watch?v=1uE-7tfZV48

    http://www.youtube.com/watch?v=UL_3g5VoObQ&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=KYVQhYPBlEA

    ResponderExcluir
  48. Desculpem se ofendi alguns falando que éram boiolas e tal...

    É que falam em abrir escapamento e tem alguns ai que já começam a afrouxar o seu.

    ResponderExcluir
  49. Som de escape gostoso e encorpado :
    Alfa Romeo V6 : Spider , 164 , 156 etc..
    E de arrepiar os cabelos dos bracos!!

    ResponderExcluir
  50. Passou a época que eu gostava de barulho... O ronco tem que ser encorpado e necessário, algo funcional mesmo.
    Ronco de motor italiano é bonito mesmo! Lembro de um Fiat Coupe Turbo de um amigo, demais!
    Agora Kadron, JK... pelamor né rapage!!! Não dá! Barulho de moto então! Às vezes dá uma vontade de jogar GTA no trânsito!
    Atualmente, quanto mais original melhor! O último carro "alterado" que tive era turbo e eu queria uma solução "calada", mas o preparador disse que perderia pegada, então acabei me acostumando com o ronco.
    Essas falsas ponteiras do Stillo é o tipo de coisa que faz com que eu desconsidere o carro.
    Sds

    ResponderExcluir
  51. Anonimo das 15:28

    Meus quinze aninhos: hormônios bombando, não sabia chegar nas minas,andando o tempo todo na turma do Bolinha.Perigo na esquina...Foi nessa circuntância q. conhaci a Sra. tua mâe: novinha, durinha, ainda asseadinha, cheirosinha até. Grande talento, muito pique, ainda jogava nos Aspirantes.(soube depois q. fez bela carreira nos Titulares)
    Pelo custo de um perfuminho francês de muamba, foi ela quem me revelou os Sublimes Mistérios da Fruta,a qual, desde então, nunca faltou na minha mesa. Essa santa me garantiu este lado do muro. Beija ela por mim
    Se tu souber quem é o teu pai, dê parabens pra ele. É mais um cara de sorte.

    Pronto. O Tio já contou a tua historinha. Agora, VAZA e não volta

    (Mas, que mala sem alça!)

    ResponderExcluir
  52. Aonde tu aprende essas coisas o Gaboiola?

    Andou lendo o livro da Bruna Surfistinha?

    Vai te arrepiar olhando caminhoneiro e não me enche a paciência!

    ResponderExcluir
  53. Silvio Santos12/04/11 21:03

    Sai pra lá Gaboiola!

    Boca sujammm! sem vergonhammmm!

    ResponderExcluir
  54. Alguém já ouviu um Alfa 164 com o escape... é quase uma sinfonia... o Landau 79 de meu pai, totalmente original... possui singelas ponteiras curvas cromadas, de onde sai um belo borbulhar da "caldeira". Coisa fina.

    ResponderExcluir
  55. Alexandre Freitas21/04/11 21:36

    Eu já ia falar do Landau, é um carro que me impressiona desde criança. Eu nem sabia o que era o V8 mas prestava atenção para ouvir o barulho da máquina, um silencioso que impõe respeito.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...