Google+

16 de abril de 2011

I RALLYE MIL MILHAS HISTÓRICAS BRASILEIRAS

Fotos: divulgação da prova

Luís Cezar Ramos e seu Volvo Amazon 122 1967 no Rallye Monte-Carlo Historique do ano passado

O I Rallye Mil Milhas Históricas Brasileiras será realizado entre os dias 1 e 5 de junho deste ano, com largada e chegada no Shopping Iguatemi, em São Paulo.


Será de regularidade, terá ao redor de 1.700 km e passará – fazendo 3.248 curvas – por 17 cidades paulistas, cariocas e mineiras. O asfalto, pelo levantamento feito, está bom.

Ao que tudo indica, esse será o primeiro rali brasileiro de clássicos com um nível realmente internacional. Não que outros ralis aqui realizados já não tenham alcançado esse nível com relação à qualidade dos carros – temos carros excelentes no Brasil –, mas ainda nenhum se igualou ao grau de dificuldade de prova dos ralis europeus, americanos e mesmo argentinos. Nenhum ainda submeteu os carros a mil milhas em três dias, nem teve controle de velocidade tão preciso. Neste os carros serão controlados por GPS.

Haverá decidas de serra onde os freios irão sofrer. Haverá trecho noturno onde os faróis Lucas, o Príncipe da Escuridão, não poderão falhar.
Não pense que será moleza, não. Pilotos, navegadores e carros terão que estar tinindo.

O MG Club o organiza. E para começar já atingiu um grande feito, pois conseguiu que o rali fosse homologado pela FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos). Os carros obrigatoriamente deverão ter passaporte da citada federação, cuja emissão aqui fica ao encargo da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos).


Também não é mole conseguir essa homologação. Normalmente, se tudo estiver certinho, isso eva três anos, porém o MG Club o conseguiu em apenas três meses, graças em grande parte à boa diplomacia do diretor Luís Cezar Ramos, veterano de ralis de clássicos – ano passado correu o Rallye Monte-Carlo Historique com seu Volvo Amazon 122 de 1967 (foto de abertura).

Espera-se a inscrição de 75 carros, sendo que alguns virão do Uruguai e provavelmente outros da Argentina. Do Rio Grande do Sul virão duas cegonhas com clássicos.

DKW-Vemag, Volkswagen Sedã, Willys Interlagos e outros nacionais, claro que são aceitos, desde que tenham o tal passaporte, que nada mais é que um certificado de originalidade e boas condições. Porém, como conheço o pessoal do MG Club – sou fã do clube, já que o espírito que ali reina é carro esportivo clássico mandando a lenha – acho que darão preferência aos esportivos.

E acho mais é que estão certos. Nada mais bonito.


Em novembro de 2009 acompanhei o rali 1000 Millas Sport, que tem a cidade de Bariloche, na Argentina, como base, e é mesmo um evento espetacular. Podemos chegar lá, sim, e a organização está em ótimas mãos. 

É bom ficar ligado para não perder a largada e a chegada.

Mais informações no site oficial,  www.1000milhashistoricas.blogspot.com

Não basta um carro antigo parecer bonito e estar original. Ele tem que rodar como foi feito para rodar. Só assim ele representará fielmente sua época.


AK

10 comentários:

  1. Paulinho, tirar a capa do Puma!

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Fusca 1970 original, mas não tem placa preta... é possível participar?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esse rallye,outro dia no canal SPEED um dos representantes falou de como será a prova.Mas ao que tudo indica,como ele mesmo falou,será um evento voltado pra quem é colecionador sendo um evento glamoroso e inesquecivel.
    Creio que até pelos custos,tempo e detalhes seja difícil de participar dessa prova,mas pra quem tem á grana e tempo vai valer a pena.

    ResponderExcluir
  4. Roberto Dallabarba16/04/11 19:56

    AK

    Espero que você marque presença com fotos maravilhosas para os simples mortais babar em cima da tela por essas máquinas maravilhosas.

    Abs, Roberto Dallabarba.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Já estamos nos preparativos...tô dentro! Parabéns ao MG Club, ao Luís Cesar e ao Gustavo Leme...

    ResponderExcluir
  7. Meu Puma tá pronto, mas preciso arrumar tempo.

    ResponderExcluir
  8. Gulherme,

    é melhor vc consultar os organizadores. Tem o link na matéria.

    Dallabaraba,

    O fotógrafo bão mesmo, o bão, é meu primo, o PK.
    Eu sou ruinzão.

    Saloma,

    Fusca-Kramer vai ganhar!!!

    ResponderExcluir
  9. A sua torcida já vale e muito...abs

    ResponderExcluir
  10. Saloma,

    dei mancada. É Fusca Okrasa!
    Onde eu estava com a cabeça?

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...