google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EXTRA: BARREIRA BRANCA ÀS IMPORTAÇÕES DE CARROS - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EXTRA: BARREIRA BRANCA ÀS IMPORTAÇÕES DE CARROS

Foto: colunistas.ig.com.br

Nesse início de tarde saiu a notícia-bomba: carros prontos e autopeças não terão mais licença de importação automática, ou seja, para importar a partir de hoje (12), só com licença prévia. Tudo indica tratar-se de retaliação à Argentina, que impôs medida semelhante recentemente, mas pelas regras do comércio internacional não é permitido impor restrições a um só país.

Exigida a licença prévia, o governo só autoriza importação se e quando quiser, o que se traduz numa barreira branca às importações.

Ainda não há palavra oficial a respeito, mas é sabido que o aumento das importações vinha preocupando as autoridades econômicas. Em abril, dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram 289.189 automóveis licenciados, dos quais 64.060 (22,1%) se referem a importados. No primeiro quadrimestre do ano a participação desses no mercado foi de 22,2%. Mas 80% das importações estão circunscritas a marcas com fábrica no Brasil.

Já tivemos participação maior de importados em meados dos anos 1990, chegando a 25% do mercado. Foi quando o ministro da Fazenda de Itamar Franco, Ciro Gomes, baixou a alíquota do imposto de importação de 32% para 20%, surpreendendo a todos. Com a posse do governo FHC em janeiro de 1995, o novo ministro da pasta, Pedro Malan, imediatamente elevou a alíquota desse imposto para 70%. Apesar disso, o Fiat Tipo foi o veículo mais vendido do mercado brasileiro durante dois meses no segundo semestre.

Agora é esperar os desdobramentos da decisão. Mexidas como essa nunca são bem-vindas.

BS

19 comentários :

  1. Nossos políticos são ignorantes. Ao invés de bloquear a importação, deveriam tornar a nossa indústria mais competitiva, reduzindo a carga de impostos (de um modo geral, não só para os automóveis), tornando o Brasil um país comercialmente viável.

    Essa atitude é que nem qndo o marido chega em casa e ver a mulher na cama com outro, ao invés de brigar com a mulher, vai tirar satisfações com o amante.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, o governo age contra os efeitos do problema e não contra suas causas, que são o dólar barato demais e a produção nacional cara e pouco competitiva frente ao resto do mundo.

    Sob o pretexto de proteger empregos aqui, os consumidores ficam sem acesso à produtos de qualidade melhor, e a indústria nacional não evolui e continua cobrando caro.

    Se querem proteger os postos de trabalho no país, é necessário aumentar a competitividade da nossa indústria: margens de lucro menores incluídas, modernização, qualificação, aumento de produtividade e principalmente redução de impostos!

    ResponderExcluir
  3. E quem tem carro argentino, como fica ? Não recebe mais peças ?

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo Castro12/05/2011, 14:58

    Gosto muito do blog, mas nunca vi ambiente mais anti-governo. Em vez de pensar no assunto a maioria sai malhando direto.
    Acho certíssima a medida, vamos ver se as montadoras não vão pressionar para a Argentina retirar a barreira agora.

    ResponderExcluir
  5. ok, o cambio está mesmo barato demais, só que ao invés de aumentar o imposto do importado, por que o governo não reduz o imposto e os custos sobre o que é produzido aqui?

    Perder dinheiro o governo não aceita de modo algum, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  6. [ironia MODE ON]

    É porque os carros nacionais são tão bons, atuais e tecnologicamente avançados que eles estão querendo nos proteger de comprar carroças importadas!

    [ironia MODE OFF]

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo Castro
    E olhe que somos até comedidos...Mas não se toma medidas como essa de repente. É um desrespeito tanto ao consumidor quando ao empresário que investiu, caso recente do Sérgio Habib/JAC.

    ResponderExcluir
  8. Já vi esse filme antes, lá nos tempos do regime militar. É triste constatar que, passados tantos anos, ainda se recorra a medidas como essa.

    ResponderExcluir
  9. Caio Cavalcante12/05/2011, 15:07

    Nao sei...
    Para mim isso é tentativa de frear coreanos e chineses.

    O governo já teve que apertar o cinto e cortar gastos, alguém realmente acha que vão cortar impostos?

    O lobby para trazer carros/peças também vai ter que ser maior.

    Certo é: quem vai perder com isso? Uma chance...

    ResponderExcluir
  10. Paulo Levi
    Nào sei por que, mas assim que li a notícia veio-me à mente o que disse um certo general francês de 1,96 metro de altura...

    ResponderExcluir
  11. Embora seus protestos sejam válidos, creio que estão exagerando um pouco.
    Eua, Europa e uma boa parte dos países consumidores ricos vivem criando mecanismos protecionistas camuflados pra deter a invasão de produtos estrangeiros e protegerem seus empregos...são sobre taxas, exigências das mais variadas ordens, muitas delas ridículas, de tão absurdas...retalhações na OMC.
    Por que o Brasil deveria agir diferente?

    ResponderExcluir
  12. Pro consumidor final é ruim, claro. Mas pra quem produz e sofre a concorrência desleal dos estrangeiros é uma injeção de ânimo.
    Minha família é produtora de leite no interior paulista ( e vou dizer...é difícil produzí-lo...aliás, é quase heróico produzí-lo com algum lucro por mais técnica de manejo que se use)...e às vezes, quando o preço pra nós alcança um teto razoável de R$0,75, R$ 0,80, os laticínios para quem fornecemos vão lá na argentina e compram algumas belas toneladas de leite pra forçar a queda de preço...a velha lei da oferta e bla bla bla
    E da-lhe prejuízo de novo...
    É uma novela que só quem produz entende o que é. É complicado a gente se sentir desamparado...

    ResponderExcluir
  13. Galo cego,
    Me desculpe, mas se o atual imposto de importação de 32% não é uma forma de protecionismo, então não sei o que é.

    ResponderExcluir
  14. É um País bonito, com um povo até que razoável, administrado com uma venda nos olhos.
    Um camelô administra melhor sua banquinha do que todos os tecnocratas infectados pela política.

    ResponderExcluir
  15. País governado na base da canetada como esse não é para ser levado a sério mesmo. E quem acabou de apostar suas economias num carro chinês? E se o importador concluir que, com essa medida, o negócio não vale mais a pena e deixar órfão quem investiu suas economias num importado?

    ResponderExcluir
  16. Carro mexicano e coreano vai continuar chegando normalmente... ng mexeu nos impostos... os carros feitos na Argentina que vão deixar de vir. E pra vir Agile, melhor proibir mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Como muitos já disseram, tornar nossa produção mais competitiva nem pensar, é melhor criar barreiras e o povo que se dane. Assim não vamos chegar a lugar nenhum nunca. Nos anos 80 a reserva de mercado de informática nos colocava na pré-história dos computadores, se não fosse a abertura desse setor ainda estariamos utilizando computadores 386, vejam o quanto foi boa a abertura do setor, agora imaginem se vão querer produzir alguma coisa decente aqui com as importações mais difíceis, claro que não, e tome carroça a preço de ouro.

    ResponderExcluir
  18. Alguém me joga uma luz, afinal é justo cobrar IPI de um produto importado? Outros países fazem isso?

    ResponderExcluir
  19. Bob, quer dizer então que apesar de os veículos vindos da Argentina e do México não sofrerem incidência da alíquota de Imposto de Importação também dependerão da licença prévia do Governo?

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.