Google+

26 de maio de 2011

A ZORRA SE ESPALHA

Foto: autor


A zorra de tipos de sinais luminosos que já se verifica em cidades como São Caetano do Sul, SP e Florianópolis, SC (falei a respeito em fevereiro passado) parece já ter contaminado a capital paulista.

Dia desses avistei um do tipo com indicação de duração aberto ou fechado por meio de luzes dispostas na vertical no cruzamento da av. dos Bandeirantes com rua Funchal, no bairro da Vila Olímpia. quase sob o viaduto República da Armênia.

Realmente, esse besteirol de querer inventar variações de tipos de semáforos parece coisa do manual "Como ferrar o trânsito brasileiro", porque não é possível com tanto por organizar e corrigir, vir alguma cabeça "brilhante" inventar moda em semáforos.

Semáforo é coisa séria demais para se ficar fazendo experiências e, pior, acabando com a imprescindivel padronização em todo o país, de modo que um motorista de Quixeramobim, CE vá a Erechim, RS e não tenha a menor dificuldade em entender o que semáforo quer dizer.

Ou aqueles que nos visitam, como ocorrerá aos milhares por ocasião da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016.

O pior é num país em que a corrupção sabidamente campeia solta saber-se que é possível alguém do poder público estar se beneficiando com essa leva de semáforos irregulares, a exemplo das recentes denúncias levantadas pelo programa "Fantástico" da TV Globo sobre o esquema dos detectores de velocidade junto a prefeituras.

BS

40 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Em Osasco, na Gde SP, alguns semáforos tem contagem regressiva (num mostrador digital maior que as lentes coloridas). O resultado geralmente é semelhante a uma largada lançada, quando o semáforo aponta 10 segundos. Imagino que seja exatamente o efeito contrário ao esperado por quem o cometeu. Mas eles, os semáforos, já estão lá há anos!

    ResponderExcluir
  3. Em Indaiatuba, vi semáforos com LEDs (até aí tudo bem) com as luzes em formato quadrado! Levei alguns segundos para entender o que era. Absurdo!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em São Vicente, S.P., tambem temos esse tipo de semaforo. Quando foram instalados ajustaram um periodo igual de tempo de apagamento entre as luzinhas de forma que se poderia calcular de longe se seria possivel atravessar o cruzamento ou não. Com o tempo foram recalibrando e o tempo varia muito entre elas de forma que não tem sentido ou utilidade nenhuma.
    Uma beleza...

    ResponderExcluir
  5. A propósito, a falta de padronização é uma característica do Brasil e permeia todas as áreas: teclados (vários layouts), folhas de papel (vários formatos), parafusos (sistema internacional e britânico), entre muitos outros exemplos.

    Causam desde pequenas irritações até situações de risco.

    ResponderExcluir
  6. Irão continuar bagunçando, até que seja normatizado. Então ganharão rios de dinheiro para adequar todos os semáforos.

    ResponderExcluir
  7. Aqui em Recife temos um cronômetro regressivo, que quando chega em seus 05 segundos finais gera uma verdadeira competição pra ver quem passa antes do amarelo, já vi muitos acidentes por conta disso, e por conhecidência ia sendo vítima de um hoje mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Aprendi a dirigir sabendo que quando o semáfodo mudasse de verde para amarelo, eu deveria reduzir a velocidade e parar. É assim que se descobre quanto tempo falta pro semáforo mudar para vermelho, logo, não entendo qual a finalidade dessa idiotice de semáforo com timer.

    Em São Gonçalo-RJ, há muitos semáforos com timer na região do Centro. O resultado disso é que, em um cruzamento, o motorista parado que vê faltar 2 segundos para o semáforo abrir coloca o seu carro mais à frente, para sair logo. Enquanto o motorista que vem longe e vê que faltar 2 segundos para o semáforo fechar, acelera ao máximo seu carro para passar antes de fechar. Qual o resultado disso? Será que é tão complexo para que os governantes entendam?

    MS

    ResponderExcluir
  9. Rafael Bruno26/05/11 10:11

    Hoje quase fui atropelado por um motorista que não deu preferência ao pedestre, o qual estava na faixa de "segurança". O mesmo me xingou e mostrou o dedo...isso é o brasil..

    ResponderExcluir
  10. Em Caldas Novas GO as luzes são dispostas na horizontal e o semaforo é posicionado depois do cruzamento. Da primeira vez que fui visitar a cidade, sem transito, vi a luz amarela e continuei seguindo até o sinal então acendeu a vermelha e parei em cima do cruzamento, sem avançar o tal sinal.

    ResponderExcluir
  11. Passo frequentemente por semáforos com contagem regressiva e gosto bastante. Por mim, deveriam ser obrigatórios.

    ResponderExcluir
  12. ia comentar o que o "Tiago Vieira" disse.

    eu acho legal, ter mais se é pra usar so usa um tipo, pq existe uns 3 tipos diferentes, um é contagem em numeros e outros com traços que vão se pagando de acordo com o tempo.



    mais pior é em joão pessoa, na paraíba eu demorei alguns minutos pra entender como funcionava os semáforos la.

    ResponderExcluir
  13. Juvenal,
    embora ache desnecessário, não vejo grande problema nos semáforos com contagem regressiva. Mas que seja padronizado....

    Um exemplo de como não há padrão em nada, aqui em Campinas na Av. Iguatemi (não tem mais de 3km) existem 3 radares com limites de velocidade diferentes.

    ResponderExcluir
  14. No mundo de Oz (Osasco) estes semáforos com contagem regressiva já foram melhores. As luzes iam apagando-se proporcionalmente ao tempo... Agora poucos segundos antes de mudar a indicação do semáforo elas fazem a indicação. E rápida por sinal.

    Isso é péssimo.

    "Olha o padrão aí! Alguém aceita?!?"

    ResponderExcluir
  15. Acho interessante o semáforo com "timer", ou ao menos que acenda a luz amarela antes de abrir, como é nos EUA ou Argentina.
    Quanto aos acidentes que possa causar, isso acontece pela mania de Gérson. Se o farol está amarelo, não é para acelerar e "tirar vantagem" dos últimos segundos, mas sim para parar o carro.

    ResponderExcluir
  16. Aki em Gyn esses sinais já existem a mtos anos e eu acho excelente.

    E ainda ajuda na contagem regressiva p/ avisar os motoristas q estão vindo, qnt tempo falta p/ o sinal fechar.

    Aki ninguém reclama, pelo contrário.

    ResponderExcluir
  17. Código de trãnsito só serve para nós, pobres motoristas pagadores de impostos. Para o poder público vale a regra do "é assim que eu quero" ou "essa é a minha marca, os eleitores hão de se lembrar".
    Quando resolvem padronizar inventam o que jamais alguém no mundo teria a idéia de fazer. Um bom exemplo, para ficar na minha área: Essas tomadas elétricas ridículas que eu chamo de "tomada-jabuticaba" pois só existem aqui. E tome alguém ganhar uma boa grana com a estrovenga...

    ResponderExcluir
  18. acho ótimo os semáforos com contagem regressiva, agiliza e alerta de forma mais eficiente do que o tradicional, s/ indicação de tempo.

    concordo que precisa haver uma padronização nos semáforos do país, já está uma bagunça, aliás não só os semáforos, toda indicação do trânsito.

    ResponderExcluir
  19. Bob, "não me leve a mal", mas o que há de diferente neste post em relação ao último post sobre padronização de semáforos? Além de ter incluído a questão já levantada nos comentários sobre a roubalheira, lobbys e etc.

    Parece que está "faltando um gás" ultimamente no AE... Espero que receba este feedback numa boa.

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Vitor Castro26/05/11 15:49

    Eu gosto dos semáforos com contagem regressiva, dá pra calcular melhor se vai dar pra passar quando o sinal vai fechar por exemplo, quando vai abrir etc.

    Porque tem vias com a velocidade de 60-80 que o sinal passa rapidamente pelo amarelo antes do vermelho, e tem vezes que não dá pra parar.
    Com o semáforo de contagem regressiva, vc de longe vê que vai fechar e calcula se vai dar pra passar ou precisa parar.

    ResponderExcluir
  21. Gustavo Cristofolini26/05/11 16:00

    Acho bacana o semaforo com contagem regressiva, especialmente no sinal verde. O maior problema, em minha opiniao, é que não deve existir um semaforo no Brasil que respeite os 4 ou 5 segundos de luz amarela. Problema maior é que a partir do momento que existirem esses semaforos comecaremos a passa-lo no amarelo do mesmo jeito, afinal, são 5 segundos de amarelo, da tempo.

    ResponderExcluir
  22. O problema não está no semáforo com timer em si, mas o resultado inverso que ele provoca. O timer deveria antecipar a prudência em se aproximar do cruzamento ou faixa, mas reverte na ação desesperada de não ser retido pelo amarelo. Aliás, é exatamente o quê proporciona a própria luz amarela, não é?

    ResponderExcluir
  23. O semaforo sequencial é ótimo, não tem problema algum. Não podemos transferir a culpa pela imprudência dos motoristas para o semaforo. Este modelo evita o stress causado pela "demora" na abertura e permite ajustar o tempo de parada. Enfim, é ótimo.

    ResponderExcluir
  24. Vitor

    "Porque tem vias com a velocidade de 60-80 que o sinal passa rapidamente pelo amarelo antes do vermelho, e tem vezes que não dá pra parar.
    Com o semáforo de contagem regressiva, vc de longe vê que vai fechar e calcula se vai dar pra passar ou precisa parar."

    É exatamente dessa maneira q os motoristas procedem aki na minha cidade.

    E ninguém acha uma Zorra.

    ResponderExcluir
  25. De fato pra quem tem mais de 2 neurônios os semáforos com contagem são mais eficientes, ajuda a diminuir o delay de muitos motoristas que levam 18 segundo pra arrancar.

    Sinceramente, quem acha complicado essas coisas não deveria ter carteira de motorista. Se um motorista não sabe lidar, ou, não está preparado, lamento. Chame um taxi.

    ResponderExcluir
  26. Todos
    O problema principal não é se é bom ou não, mas a falta de padronizaçao. Mas há os contras, que são:
    - Sinal temporizado faz mais mal do que bem. Se a contagem chega perto de zero para fechar, a tendência é se acelerar para passar no verde antes que feche.
    - No caso inverso, está-se longe e se vê que vai dar zero, tira-se o pé a chega-se ao semáforo devagar, atrapalhado o tráfego e ajudando a criar onde de engarrafamento contrária.
    - Para que está com pressa, ler que vai ficar parado 60 segundos não é a coisa mais agradável do mundo.

    ResponderExcluir
  27. deveriam ser adicionados nos 3 últimos leds verdes que antecedem a abertura toques de buzina a ar, pra esse bando de gente lerda ver e ouvir, é brincadeira, o sinal abre, não é corrida de arrancada mas tb não precisa demorar 5 segundos para o cara se movimentar

    ResponderExcluir
  28. Alan,
    concordo com sua idéia. É uma cambada de gente com retardamento de raciocínio que não é mole !

    ResponderExcluir
  29. Certo dia estava dirigindo e me deparo com esses novos semáforos...era igual aos tradicionais, porém com uma barra lateral iluminada que apagava conforme chegava perto de ficar verde.
    Enfim, porque raios não padronizam os semáforos ao invés de testarem milhares de variações ''pra ver no que dá''??? Absurdo!

    Agora essa de formato quadrado como o Franklin disse, é uma palhaçada!! ABSURDO TOTAL!!!

    É isso que dá colocarem qualquer pessoa que não tem experiência nenhuma pra administrar! Ao invés de colocarem um ESPECIALISTA que entenda do assunto, os políticos colocam seus companheiros de partido e o kct pra administrarem o país em todos os cargos! Aí vira essa zona em todo o país!

    ResponderExcluir
  30. FAbio
    Sem problema, a sua crítica, sua impressão de "falta de gás" no AE, isso sempre é importante. Voltei ao tema apenas por ter o semáforo com indicação de tempo chegado a São Paulo. Daí o "A zorra se espalha".

    ResponderExcluir
  31. Bob,

    Fiz aquele comentário, porque percebi que antes eram textos postados por vários colaboradores, era interessante a diversidade de pontos de vista e modos de escrita.

    De qualquer forma, continuo como leitor assíduo do AE.

    Abs

    ResponderExcluir
  32. Rodolfo Milet27/05/11 11:04

    Quem dera se os semáforos de Brasília fossem todos de 60 segundos. Tem semáforo que ultrapassa 2 minutos, absurdo total.

    ResponderExcluir
  33. Blz, não ter formatos "Padrões" não é legal, porém sinal com contagem regressiva é o melhor tipo pra sinaleiros com fiscalização eletrônica, ainda mais no caso aqui de florianópolis onde o limite da beira mar norte é 80kmh, um sinaleiro comum teria que ter a fase "Amarelo" bem maior pra evitar freiadas bruscas, além de que, um sinaleiro regressivo, se o pessoal souber usar, evita congestionamentos e diminui a emissão de poluentes...

    eu acho é que TODOS os semáforos deveriam ser regressivos.

    ResponderExcluir
  34. Pra mim isso é um sinal de Ministério Público frouxo. Por que elesnão processam os órgãos de trânsito por improbidade administrativa. Na minha cidade, no interior do RJ inventaram que as faixas de pedestre tem que ser laranjas e brancas. Mesma coisa vale para os semaforos fora do padrão. Explico, por que improbidade administrativa. Estão trabalhando para o povo, logo, deve-se o gastar o que permite as leis e o que as mesmas pedem. Porque gastar o dobro de tinta na pintura de uma faixa, por que dobrar o valor do semafáro com mais luzes? Isso é um sinal de má uso do dinheiro público. MP cade vocÊ?????? Um dia irá existir o tal de quarto poder.... não ficará apenas na zona de conforto querendo processar assassinos.... Um promotor público quando faz um concurso deve saber para que foi contratado, não é para ganhar bem, é para dar a mão a tapa nas pessoas de ma fé deste pais.

    sds,

    CACZ

    ResponderExcluir
  35. Ronaldo Nazário27/05/11 14:28

    Ai Bob,

    Você anda tão azedo...

    Solta essa bailarina que existe em você!!!

    ResponderExcluir
  36. CACZ, vc levou a taça!

    Sds

    ResponderExcluir
  37. Fico imaginando a confusão que causa no autor da matéria e em alguns motoristas, a diferença nas lanternas dos carros. O tempo que demoram a se "adaptar" com a lanterna alta (na coluna, como Meriva) e com as lanternas mais baixas (próxima ao parachoque).
    A situação deve piorar pelos formatos, por exemplo, temos a seta quadrada, redonda, retangular, oval... enfim. Aliás, o que dizer das setas vermelhas do Fusion e do Malibu? Não são ambar, e agora? O que será que pisca na traseira dos carros?

    Coitado dos motoristas de Quixeramobim, CE e de Erechim, RS.

    ResponderExcluir
  38. Pois bem Ricardo, isso que você falou equivale a dizer que se colocar uma ovelha como sínal de veneno, o motorista mediano vai entender. A sinalização deve ser levada a sério. É a linguagem culta do trânsito. Agora, se as pessoas querem falar nós pega o peixe no trânsito, com faixas de cores incoretas, semáfaros que só pessoas não daltônicas ententem, vamos para lá. Para a zora que tá virando o trânsito neste pais.

    Sds,

    Cristiano Zank.

    ResponderExcluir
  39. Cristiano Sank, eu só constatei, ou vai dizer que nunca reparou nas diferenças de posicionamento e de formatos das lanternas?

    Daonde comentar as diferenças, que caso não saiba, já existem, com ovelhas? Por favor.

    ResponderExcluir
  40. Isso tambem está acontecendo aqui em MG mais especificamente em Belo Horizonte.Em alguns cruzamentos está uma zona só.

    ResponderExcluir

Olá AUTOentusiasta, seu comentário é sempre bem-vindo! De preferência, identifique-se ao comentar.
Atenção: comentários contendo ofensas pessoais, a marcas, a fabricantes isoladamente e/ou em conjunto, a nacionalidade de veículos, bem como questionando práticas comerciais lícitas e margens de lucro aceitáveis nas quais este blog não interfere, bem como o uso de palavras de baixo calão e a exposição de outros leitores ao ridículo, não serão publicados. O AUTOentusiastas se reserva o direito de editar os comentários sem declinar motivo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...