22 de junho de 2011

22 DE JUNHO, DIA MUNDIAL DO FUSCA


O AE não poderia deixar de registrar a passagem de mais um Dia Mundial do Fusca, pelo que o carro representou para quase vinte dois milhões pessoas em todo o mundo entre 1945 e 2003..

Esse dia, comemorado pela 16a. vez, foi criado em 1995 por sugestão do maior conhecedor de Fusca do Brasil, Alexander Gromow, quando ainda presidia o Fusca Clube do Brasil. A data de criação foi 24 de junho daquele ano, num megaencontro de Fusca em Bad Camberg, Alemanha, não muito longe de Frankfurt.

A data escolhida é significativa. Foi o dia em que,  no ano de 1934, Konstruktionbüro de Ferdinand Porsche assinou o contrato com a RDA, a Associação Alemã de Fabricanetes de Automóveis (como a nossa Anfavea) para o desenvolvimento e construção de três protótipos do sonhado carro do povo.

Curiosamente, e como já contei neste AE, o carro popular que Ferdinand Porsche criaria, como total apoio financeiro do governo alemão da época, não tinha nome. "Volkswagen" é apenas a expressão, em alemão, para carro do povo. Outras fabricantes, como a Standard e a Opel, também tinham o seu "carro do povo", ou Volkswagen. Só depois da guerra, sob administração das forças de ocupação inglesas  na dividida Alemanha, é que a expressão virou marca e nome da fabricante como conhecemos hoje.

Parabéns ao Fusca e a todos aqueles que um dia tiveram um ou ainda têm.

BS

Nota aos leitores: Em razão do feriado de Corpus Christi e do fim de semana com a sexta-feira no meio, o AUTOentusiastas diminuirá o ritmo de postagens para uma única às 13 horas, voltando à periodicidade normal na próxima segunda-feira 27/6.

7 comentários:

  1. Um grande carro. vale ressaltar que é o mais vendido da história com a mesma concepção mecânica. Corolla, Golf, etc. tiveram "n" projetos.

    Agenor Souza

    ResponderExcluir
  2. Excelente destacar este fato! Acredito que todo brasileiro que tenha pelo menos 30 anos já andou num Fusca e tem uma história para contar, seja ela feliz, divertida, ou não!
    Vida longa ao eterno besouro!

    ResponderExcluir
  3. luizborgmann22/06/11 18:27

    Minha mulher não gosta, mas eu sou fã dele. Ainda tenho o meu, Itamar 94. Dá uma olhada na cotação dos Fuscas (bem conservados, evidentemente), sempre subindo. Já observo que algumas peças de perfumaria (originais) estão desaparecendo, por exemplo, pestanas externas dos vidros dianteiros,kit de pedaleiras, e outras. É claro, procurando acha, mas gradativamente os estoques de originais estão acabando, ficando na mão de poucos comerciantes com preços aviltantes. Dia desses procurei em autorizadas algum remanescente de peças para Fusca, e o que encontrei foram alguns itens, sómente os compatíveis com a Kombi ainda em produção e intercambiáveis com o besouro.
    luiz borgmann

    ResponderExcluir
  4. Nos meus primeiros anos de faculdade, na década de 90, eu andava num Fusquinha azul 1972. Colecionei vários episódios com ele, dos quais um eu conto aqui:

    http://www.jeantosetto.com/2008/02/o-fusquinha-azul.html

    Que saudades!

    ResponderExcluir
  5. O Fusca virou, aqui no Rio, carro de Bicho-grilo. A cotação dele está subindo muito, por causa disto.

    ResponderExcluir
  6. Comentando aqui meio atrasado, mas o que importa é a intensão de deixar também um parabéns a todos os 'fusqueiros' do AE!
    Tenho, uso e cuido do meu Fusquinha 1970 1ª série e não vendo por nada!

    Toda semana, um ou duas vezes, recebo propostas de compra do meu Fusca, mas antes mesmo de ouvir quanto o cidadão quer pagar, já digo que não vendo e que meu Fusca só sai das minhas mãos no dia que eu morrer.

    (ô\_!_/ô)

    ResponderExcluir
  7. O meu ganhou de presente pelo dia um escape Mastra novinho em folha!

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...