20 de julho de 2011

RETROVISORES


Um grande amigo, Geraldo Meirelles, que pilotou para a equipe Willys no passado, me mandou ontem um e-mail com um link de um filme no YouTube. Trata-se de Sir Stirling Moss pilotando um Porsche 718 RS61 no Goodwood Festival of Speed. Recomendo que assistam, ele conta sua experiência quando guiou para a fábrica de Zuffenhausen na Targa Florio.

Moss completrá 82 anos em setembro e está surpreendentemente bem, apesar de em março de 2010 ter tido a infelicidade de cair no poço do elevador de sua casa em Londres, do terceiro andar. Milagrosamente escapou, com quatro apenas fraturas nos pés e nos dois tornozelos. Por isso foi  muito bom assistir a esse vídeo e vê-lo bem.

Mas chamaran-me a atenção no Porsche os espelhos externos, como pode ser visto na foto. Ficam fora da corrente de ar, portanto sem ocasionar arrasto aerodinâmico. São bem pequenos em área, mas o campo de visão é garantido pela convexidade da superfície de reflexão. Solução genial.

Por falar nisso, tenho notado que vem aumentando a aplicaçào de espelhos convexos no lado esquerdo. nos carros brasileiros. Finalmente acordaram! A importância disso para a segurança do tráfego é enorme. Acho até graça quando um carro é anunciado com alerta de ponto cego, pois com espelho convexo isso simplesmente não existe. Puro marketing para vender tecnologia.

É como a GM, que coloca nos seus carros a função de baixar um pouco um dos vidros de porta dianteira com a desculpa de facilittar o fechamendo da porta. Não precisa, todo carro hoje tem sistema de aeração, o ar tem por onde sair ao se fechar a porta. Essa função só vale, e tem que ter, quando o vidro, nos carros que não têm moldura de porta, entra na borracha de vedação a dentro. Aí tem baixar um pouco mesmo, ou a porta não abre.

Os carros da Volkswagen têm o sistema nos módulos dos elevadores elétricos de vidros, mas a função não é ativada, uma decisão inteligente.

BS

39 comentários:

  1. A abaixadinha nos vidros pode não ser NECESSÁRIA (todo carro que conheço, consigo fechar as portas com os vidros fechados), mas com os vidros abertos precisa de muito menos força.
    Gostaria que meu VW pudesse ativar/desativar isso pelo i-system.

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  2. No início estranhei os retrovisores convexos do meu novo Uno, principalmente pela noção de distância. Mas depois que eu me acostumei, não consigo mais dirigir carro com retrovisor normal.

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  3. A tocada do Senhor Moss ainda permanece impecável!

    Mudando de assunto.

    Bob, gostaria de saber se já foi publicado alguma matéria a respeito dos modos de segurar o volante.

    Caso afirmativo, poderia postar o link?

    Obrigado

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  4. Bob, esse sistema que abaixa o vidro pra facilitar fechamento de portas surgiu no Tempra e é muito útil e barato de instalar (que eu saiba, todos os módulos de controle de vidros que os fecham ao trancar o carro tem esse recurso).

    Mas acho que não são todos os carros que tem aeração, ou esta é deixada em segundo plano. No Celta eu tenho que aplicar bastante força pra fechar a porta com vidros fechados. Quem tá acostumado com outro carro nunca consegue fechá-la de primeira, tendo que abrir e fechar com mais força novamente. Isso acontece com seus Celtas também? Um pouco que abaixo o vidro e quase não faço força para fechá-la.

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  5. Mouta Cipriano
    Há esse video que fizemos, veja se atende ao que você quer.
    http://www.youtube.com/watch?v=n86nFDFXSIA

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  6. O incompreendido Mercedes Classe A W168 já tinham os dois espelhos plano-convexos (plano na parte próxima ao carro e convexo nas pontas). Além disso a área de reflexão do retrovisor interno abrange pouco mais que todo o vidro traseiro.

    É perfeito.

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  7. Fala Bob!

    Na montana a porta fecha muito mais fácil com essa abaixadinha do vidro, só uma encostadinha ela já fecha.
    Lá em casa temos um Stilo também que nao tem o sistema, e a diferença de força para fechar a porta com o vidro aberto e o vidro fechado é gritante.

    Abs!!

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  8. Bob Sharp

    Sei que aqui não é o espaço mais apropriado para isso mais estou em dúvida entre a compra de uma nova Montana ou uma Saveiro Trend, as duas completas (ar, dh, ve, te), sendo a Saveiro cabine simples (pois uso a caçamba). Qual seria a melhor opção?
    Se outros amigos quiserem opinar também serão bem vindos.
    Um abraço a todos desse maravilhoso site.

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  9. Meu tigra tem sistema de abaixamento automático do vidro do passageiro, mas só é acionado para quando se fecha a tampa traseira (gigantesca), e ele tem também saídas de ar pelo porta-malas que saem escondidas por dentro do parachoque traseiro, sem o abaixamento do vidro para fechar a tampa traseira é preciso praticamente esmagar ela no porta-malas... sim, quando o vidro não abaixa ela também fecha, mas só depois de umas 3 tentativas aumentando a força a cada vez e terminando com um empurrão para baixo com a mesma força necessária para amassar um latão de 200 litros...

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  10. Bob,
    Este é um assunto importante. Retrovisor convexo é muito melhor que o plano. Quando guio o Meriva da patroa, me sinto usando um blindado de guerra por causa do pouco ângulo de visão dos retrovisores externos, mal dos projetos Gm no Brasil, o que não acontece com o Logan.
    Pra mim o melhor retrovisor que equipou os carros nacionais é o do Scenic. Na ponta existe uma linha vertical pontilhada que delimita uma outra área do espelho em que o campo de visão é aumentado em relação a parte central, esta também convexa.
    Conseguia ver qualquer carro na lateral. Essa e outras soluções de visibilidade do Scenic justificam o apelido que os franceses deram ao monovolume "Le Professeur".

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  11. Aléssio Marinho20/07/11 10:53

    SSkiller

    Experimente e compre o que mais te agradar.
    Simples assim.

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  12. O Citröen C3 tem espelho convexo do lado do motorista. Não entendo, no entanto, como é o espelho do lado do passageiro. Dá menos campo de visão do que em outros carros. É como se fosse convexo só de um lado, e de outro praticamente não.

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  13. Guilherme J.
    Estranho, isso que você está dizendo. Nunca tive essa impressão no C3, pelo contrário. O espelho direito é original, não foi trocado?

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  14. Anônimo 20/7 10:52
    Esse espelho é o chamado asférico, com dois raios de curvatura, maior no centro e direita e menor (mais efeito lente) na extrema esquerda. É muito bom realmente.

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  15. É tudo original, Bob. Talvez seja o fato de que eu nunca tenha me adaptado direito ao C3. Não consigo me sentir confortável nele, nem como passageiro. E piora bastante o fato de minha mãe não querer remover o filme escurecedor dos vidros (afinal, o carro é dela). Então eu evito dirigir esse carro.

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  16. Rafael M (Autozine)
    Faz tempo que todos os carros têm aeração interna com saída de ar de cabine. Em qualquer carro hoje em que fecho porta a facilidade é a mesma com vidro baixado ou levantado. Inclusive, no meu Celta a função parou de funcionar há um bom tempo e a porta fecha perfeitamente com vidro levantado.

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  17. Leonardo,
    Nessas coisas a Mercedes não erra!

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  18. sskiller
    Prefiro a Saveiro.

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  19. Os retrovisores são essenciais .. lógico ... só que muitos motoristas não tem noção de sua regulagem correta ... é sério ... muita gente regula o retrovisor errado e não tem campo de visão suficiente ... fica o convite, Bob Sharp, de você fazer um video, explicando a melhor forma de regular os retrovisores ... na Globo, no Auto Esporte, já fizeram um video a esse respeito ... foi muito bom ...

    Geraldo

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  20. O pior são os Galaxie 1967, que vinham sem retrovisores externos. Tinha que ser vidente pra dirigir o barco!

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  21. Humberto Monesi20/07/11 11:40

    sskiller,

    Leia meu comentário no post do Bob Sharp sobre a Courier. Sou proprietário de uma Montana 1,4 (da antiga, praticamente o mesmo motor, alguns cv a mais, e mesmo câmbio/ diferencial) se o seu uso for rodoviário em estradas de limite de 120 km/h você vai ficar descontente em viajar com giro alto do motor e consumo de combustível. Não conheço a Saveiro mas pelo que vi na ficha técnica da mesma esta parece ter um escalonamento mais acertado. Na época que comprei a minha havia dirijido uma 1,8; ao comparar a potência dos motores e preços fui de 1,4 somente depois vi a burrada que a GM havia feito com um diferencial extremamente reduzido.

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  22. Bob, video fantástico!
    Quanto a questão da saída de ar, eu queria mto que meu vidro tivesse a função, as portas da minha saveiro G5 CS são difíceis de fechar, meus caronas nunca fecham de primeira.

    SSKiller,
    Tenho uma Saveiro como a que vc está querendo pegar. Também cabine simples. Delícia de dirigir, esperta, economica e a caçamba mto boa! Uso para lazer e trabalho e desde janeiro, só alegria! Recomendo!

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  23. http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110720/not_imp747171,0.php

    bob olhe este link saio no jornal de hoje ,vc tinha escrito sobre o acidente na curva do cafe em interlagos esta ai as reformas de segurança. a formula 1 estaria de acordo?

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  24. vídeo Sir Stirling Moss pilotando um Porsche 718 RS61 http://www.youtube.com/watch?v=82w_fRzictY

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  25. Espelho convexo realmente é muito bom, se todo mundo tivesse não iam ter tantas fechadas. O carro do meu pai tem espelho asferico, você consegue ver duas faixas pro lado!!

    Achei uma loja no tatuapé que faz espelhos por encomenda, comprei alguns convexos pros carros aqui que não tinham, custam em media 35 cada com a lente azul e 18 com a lente branca.

    Se autorizarem eu posto o contato certinho. Acho que vale muito a pena pelo preço e pela segurança extra que oferece.

    Abraços a todos do AE.

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  26. A maior prova de que baixar vidro para fechar porta é desnecessário, são os carros japoneses. Qualquer Hilux, Civic ou Corolla fecha as portas muito melhor que qualquer carro da Chevrolet, mesmo que tenham 10 anos ou mais de uso.

    Se um carro só fecha a porta bem com um vidro baixo, então o projeto de aeração interno foi muito mal feito.

    E lembremos também que as fechaduras de todas as portas e tampas de carro tem regulagem. Se a do seu está ruim para fechar você pode levar o carro para um mecânico fazer a regulagem. Ou se tiver ferramentas para isso (geralmente chaves Torx), você pode fazer sozinho, basta ter vontade.

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  27. Não gosto do sistema de baixar o vidro pois ele gera um desgaste grande na parte superior da canaleta.

    Temos um vectra em casa que esta difícil de subir o vidro, ao chegar perto do topo ele encontra resistência e o anti-esmagamento atua, baixando quase 1/4 dele

    isso é extremamente irritante quando está lavando o carro. Vc abre a porta, e na hora de fechar acaba com uma janela aberta...

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  28. Essa do "alívio de pressão" está mais para um "gadget" que por necessidade. Coisa para quem tem medo de botar mais força para fechar a porta.
    Falaram aí da Montana e Saveiro. Não conheço essa nova Saveiro, apenas a antiga (quadrada), ou seja, nada à ver com essa nova. Essa "nova" Montana, para mim, está mais para nova pick-up Corsa (4200) ou pick-up Ágile que, em comum com a verdadeira Montana, apenas motor e câmbio, ainda assim, com 3cv à menos no álcool. Por ser veículo de carga acho que a GM não tinha muita escolha com relação ao escalonamento. Pegaram o diferencial de 4,87:1 e meteram-o na caixa wide ratio que já equipava a linha Corsa/Meriva. Resultado: resolveram a questão de lançamento pensando no veículo carregado mas deixaram-o curto no caso de se andar vazio, sobretudo em rodovia, com 30,6 km/h para cada 1000 rpm em quinta marcha. Aliás, a Meriva 1,4 padece do mesmo mal pois utiliza a mesma relação de marchas. Acho que, neste caso, a Saveiro vai melhor já que tem um motor que entrega mais torque e já o dispõe, na sua totalidade, a apenas 2500 rpm, creio eu.

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  29. Humberto Monesi20/07/11 15:00

    Bob,

    Também não sou fã desta função, mas gosto de ver as coisas funcionando como original. Se você quiser restabelecer esta função acho que vale a pena tentar a dica em:

    http://www.youtube.com/watch?v=vJUt-CckLVs

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  30. Vitor
    Será de grande utilidade informar a firma e o endereço. Obrigado.

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  31. Humberto Monesi
    Agradeço sua atenção, mas prefiro sem a função.

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  32. Antônio Martins20/07/11 20:41

    Vitor, essa sua informação será de grande valor, pode mandar!

    Bob, New Fiesta e todos os Nissan vêm com esquerdo plano. Outras marcas (VW, por exemplo) também fabricam no Méximo com destino EUA, e mesmo assim mandam para o Brasil com "pacote europa", convexo.

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  33. Diego Maciel Debesaitys20/07/11 22:05

    Meu Celta tem a função de alívio de pressão, e gosto do sistema. Fechar as portas com o vidro fechado é mais difícil. Não que não dê pra fechar normalmente, mas precisa de força consideravelmente maior. Principalmente no porta-malas (que não tem sensor de abertura).

    Quanto ao espelho convexo, também gosto. O Corolla e a L200 aqui de casa têm grandes lentes convexas dos dois lados: excelentes.

    No clio que tive, encomendei na concessionária a lente asférica da Scènic pra aplicar no lado esquerdo. Mas não cheguei a utilizar: peguei o espelho detarde e denoite eu dei PT no carro...

    No meu atual Celta quero colocar o espelho asférico que a Meriva teve no lado esquerdo, mas na concessionária onde comprei o carro não havia essa lente.


    Danniel,

    Na Zafira que tivemos também acontecia isso. O vidro atravessava na canaleta, ativava o anti-esmagamento e recuava. O conserto foi simples. Se não me engano eram os rebites do suporte do vidro que haviam quebrado. E pelo visto isso é crônico na linha GM.

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  34. Leo Amaral20/07/11 23:26

    Humberto Monesi,
    Essa "dica" do Dr. está descrito no manual do carro. Sempre tenho o costume de ler o manual dos carros que compro. Fazia isso muito antes, quando meu pai chegava com um carro novo na garagem a primeira coisa que eu fazia era ler o manual inteiro...
    Se todos fizessem isso iriam descorir coisas incriveis... RSRSRSR
    Abraços

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  35. Diego Maciel Debesaitys21/07/11 00:15

    Leo Amaral,
    Concordo. Eu também leio os manuais dos carros desde pequeno. Era a forma que eu encontrava de me sentir mais próximo deles, já que não podia dirigir. Mas eu sou visto como um ET, já que leio o manual e sei de detalhes do carro que poucos sabem. Aliás, leio o manual de tudo.

    Por não ler o manual, tenho relatos de amigos, donos de Golf/Polo que estacionaram o carro com o pisca ligado e a luz de posição ficou ligada pro respectivo lado. Ao descerem e ver, pensaram que esqueceram as luzes acesas e, pior, que tivesse uma lâmpada queimada...

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  36. Humberto Monesi21/07/11 10:13

    Leo Amaral

    Bem lembrado, estava fuçando na Internet e esqueci de consultar o local mais óbvio, mas fuçando descobri também que a Chevrolet disponibiliza todos eles em: http://www.novoservicochevrolet.com.br/site/manuais-dos-veiculos/?s_cid=LP%7CPosVenda%7CGoogle%7CCATManuais%7Cmanualchevrolet&gclid=CNLPxtW_kqoCFQjs7QodYmMi0Q

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  37. Loja de espelhos retovisores convexos:

    Rua Padre Estevão Pernet, 486 - Tatuapé
    Telefone 011 2098-0613 Marco Antônio

    Ele faz a troca das lentes sem custo adicional. No meu caso ele até preservou o desembaçador que outros disseram que estraga na hora de tirar.

    Abraços

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  38. Onde encontro retrovisor convexo ou asférico, do lado do motorista, p/ meu Corsa Hatch 2008 ??

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