24 de agosto de 2011

AUTOENTUSIASTAS EM INTERLAGOS



Infelizmente os meteorologistas estavam certos, e domingo, 21 de agosto, amanheceu com uma garoa gelada e vento cortante. Mesmo assim as camas quentes domingueiras foram desprezadas por alguns bravos e creio que metade dos autoentusiastas que se pré-inscreveram foi a Interlagos participar do rali de regularidade.

Quem foi gostou.

Foi muito bom conhecer o pessoal, que passou de amigos autoentusiastas virtuais a amigos em carne e osso. Tivemos o prazer de dividir a mesma pista, contornar as mesmas curvas e acelerar nas mesmas retas.

O Fábio Pinho foi com o seu Focus, o Deny com seu Subaru, o Rodrigo com seu Celta, o Silmar e o João com o Fiat, o Alan Vicari com o Opalão 6-cil, os irmãos Fábio e o Marcelo Kinoshita com o Clio, e os irmãos Rodrigo e Mateus Griebeler com seu belo Voyage e o ....? com seu bom BMW 325i de câmbio manual (este amigo, por favor, me perdoe, mas eu estava atrapalhado e desorganizado, e o seu nome me escapou. Por favor, comente dando o nome).

Além dos marmanjos citados, também foi uma beldade, a Guga Keller, minha filha..., que aos poucos vai se tornando também uma autoentusiasta depois que adquiriu seu Alfa 145. Fui em dupla com ela. Guiei os primeiros 20 minutos e ela os restantes 40.

Minha intenção era ensinar-lhe algumas manhas de pilotagem, para que isso se refletisse em maior segurança no seu dia a dia. Ter o domínio do carro, saber o que está acontecendo, entender a física do troço e treinar as corretas reações para que elas se tornem instintivas, como consertar uma desgarrada, não apavorar, aprender a acelerar forte e a frear forte etc, tenho certeza que eleva o nível de segurança de um motorista. 

Além da parte didática, claro que também havia o desejo dela ter o puro prazer de pilotar. Quanto mais sabemos pilotar, quanto mais dominamos a máquina, mais temos prazer nisso.

Estava, como disse, chovendo e garoando, pista molhada, e antes de entrarmos na pista esteve competindo a categoria Clássicos de Competição. Nessas já vimos que eles, macacos velhos, estavam saindo fora do traçado e andando no que dizemos área suja, onde há menos borracha e óleo, para ter maior aderência. 

Fizemos o mesmo, evitando frear e curvar forte na parte emborrachada. Devido a isso não pude passar a ela a linha ideal para o seco, com tomadas de curva e tangências ideais, mas tudo bem, valeu, fica pra próxima, que será no próximo dia 18 de dezembro, já que a Guga disse que não perde a próxima de jeito nenhum.

Tem aqui um vídeo da nossa aprendiz: http://www.youtube.com/watch?v=orx_tLcrtM0 onde dá pra ver que não é só com 40 minutos que se pega tudo, mas já adianta, principalmente garante viciar na brincadeira.

O cara do Kadett GSi estava lá de novo e mandou umas pilotadas bonitas de novo.

O Xará, meu amigo, foi com seu pequeno Smart, e deu pra ver que esse carrinho é macho quando pilotado por quem sabe.

O Polati foi com o Motiva, sua réplica de Seven, e passou um frio lascado, suas mãos congelaram, mas se divertiu pacas.

O Rodrigo falou que se empolgou – coisa que achei fácil de acontecer, pois logo percebi que esse é do sangue quente – e de cara rodou duas vezes com o Celtinha. E daí maneirou, entrou nos eixos. Onde ele poderia dar uma barbarizadinha dessas sem se estropiar ou estropiar outro? Nas ruas e estradas é que não. 

Acabei não fotografando ele com o Celta; me desculpe, Rodrigo. Também não fotografei o Deny e seu belo Subaru prata, mas ele aparece no vídeo, nos papando.

O Fábio falou que foi uma ótima oportunidade de conhecer melhor o seu Focus, conhecer melhor os limites do carro, com segurança.

Ao final da prova, todos nós, autoentusiastas, estávamos muito felizes, e isso é o que importa. O clima exterior esteve péssimo, frio e chuva, mas o clima esportivo e de amizade esteve ótimo, radiante.

Um abraço a todos, e obrigado pela amizade. 

AK

Abaixo, mais fotos:







75 comentários:

  1. Arnaldo,

    Na próxima vou com o Afrânio, saindo aqui do Sul e indo participar dessa brincadeira.

    Um abraço,

    Rafael Aun

    ResponderExcluir
  2. Na primeira de 2011, eu vou!

    ResponderExcluir
  3. Arnaldo, se os 650km que me separam de Interlagos já eram fáceis, agora não são obstáculo nenhum. Em dezembro estarei de novo com certeza. Se eu for novamente com o Mille, vou instalar discos ventilados, já que os originais não passaram confiança quando andávamos na casa de 3:15:00 (imagino como seria no seco com 2:51:00). Se a previsão for de sol, levo o Uno 1.6R (que não pode ver chuva! rs).
    E na próxima vou sem co-piloto e estepe. Talvez assim eu consiga acompanhar as SLS na subida da Junção.
    Duas perguntas:
    1) foi só comigo ou a pista estava um sabão? O carro saía de frente uma barbaridade.
    2) quando tu perguntou se meu carro tinha ar quente era pra desestabilizar ou provocar o oponente, já que tratava-se no fundo de um torneio? Explica isso direito.

    Até dezembro! Faltam 116 dias.

    João Schmitt

    ResponderExcluir
  4. Deve ter sido demais a brincadeira..
    Com certeza valeu enfrentar o friozao de domingo !
    Espero que o Pedrao seja mais camarada com o clima na proxima etapa!

    ResponderExcluir
  5. Envergonhado por ter abortado a missão, até uma réplica de Seven participou! Bom, tem louco pra tudo. Parabéns a todos que encararam este tempinho.

    Dia 18/12? Maneiro! Asfalto novinho pro próximo evento.

    Sds

    ResponderExcluir
  6. AK, demais o vídeo cara. Dê os parabéns pra Guga pela coragem e humildade em aceitar seus conselhos, com certeza ela aprendeu muito.

    Putz, consegui visualizar o Omega acelerando na reta dos boxes, vou fazer de tudo pra ir em dezembro com o 4.1.

    ResponderExcluir
  7. Mister Fórmula Finesse24/08/11 13:50

    Muito bacana, pena que 2200km (ida e volta) me separam do templo, mas já posso imaginar o quão divertido foi.

    Muito bonito esse Gsi vinho, parabêns ao proprietário!

    ResponderExcluir
  8. Estes sacos de lixo nos vidros, que vergonha! Que tipo de entusiastas vocês são? Heresia!

    ResponderExcluir
  9. ô loco meu, troca essas palheta! até o J3 tem palheta de mercedes meu!

    ResponderExcluir
  10. Que interessante!
    Tem algum post explicando como participar, regras, etc? Vale para qualquer carro? Tem categorias?
    Se já tiver post sobre o assunto, por favor, dêem um toque, se não tiver sugiro um explicando melhor...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Linda essa replica do Seven.
    Na teoria o Subaru e o Suzuki SX devem ter levado boa vantagem devido as condicoes da pista !
    Arnaldo , isso se confirmou na pratica ?
    O coracao da sua esposa deve ter ficado a mil , qdo soube que a filha estava pilotando um carro em Interlagos num dia como aquele tempo..rss
    Abracos

    ResponderExcluir
  12. Corsário, não tanto quanto eu, que sabia do evento e não fui, mas vc deu mole, tem dois posts sobre o evento aqui no AE.
    Aliás, teu Polo GT é uma pedida excelente pra fazer uma brincadeira dessa.

    Sds

    ResponderExcluir
  13. MFF, um carro que me surpreendeu estes dias foi um Fit (subindo a Anchieta). Comportamento irrepreensível nas curvas, tive que forçar umas tangências pra distanciar, motor vtec apanha por pouco do VHT...

    (The real difference was the little peace behind the steering wheel... laughs)

    ResponderExcluir
  14. Rafael Hagi,

    se quiser rachar a Podium saindo de BH, conte comigo! Hehehehehhe!

    Ainda coloco meu Dynamique numa pista também...

    ResponderExcluir
  15. Mister Fórmula Finesse24/08/11 14:32

    Fábio;

    Já dei uma lenha de Fit 1.5, na verdade, ele têm mais motor que o teu Polo e o comando da caixa é tão bom quanto.

    O bichim veste bem e o cara do lado até pediu para eu maneirar, pois eu sentia muita confiança com as rodas e pneus de medidas bem generosas.

    Não cheguei a forçar a ponto da frente reclamar como o AK atestou em uma pista de verdade, mas é um carrinho bom, mérito teu se conseguiu acompanhar o Fit com ponto vermelho (o mais potente).

    ResponderExcluir
  16. Arnaldo,

    Lembrei de uma dica para o ruído no limpador de parabrisa.

    Ontem fui levar o carro do chefe para trocar em garantia as palhetas do limpador.

    Elas não tinham 2 semanas de uso e estavam com muito barulho.

    O mecânico da Dpachoal me ensinou que os braços do limpador com o tempo torcem para um lado ou para o outro, fazendo a palheta ficar mais inclinada do que deveria, causando a trepidação que gera o ruído.

    Tire a palheta e com uma chave de fenda torça a haste pela ponta ao poucos até que a palheta possa ficar o mais horizontal possível.

    Parece bobagem, mas resolveu o problema.

    Um abraço,

    Rafael Aun

    ResponderExcluir
  17. Aun, A2, não seria a palheta o mais normal possivel em relação ao vidro?
    Ass. Arildo Silva

    ResponderExcluir
  18. AK
    Eu, que iria apenas para assistir, acabei desistindo quando acordei e vi a porcaria de tempo que estava fazendo. Como iria levar uma companhia muitíssimo preciosa, achei injusto submetê-la à esse sacrifício... A dita cuja, de apenas 4 anos, quando disse à ela que iríamos ver uma "corrida de carros" virou-se para mim e, de bate pronto me lascou essa:
    - Pai, mas a gente não vai participar?

    E eu:
    - !!!!!
    Na próxima eu vou e só de raiva vou colocar uma das minhas "gravatinhas para gritar no asfalto.

    MFF
    O "ponto azul" é o mais potente, não o vermelho.

    P.S. Aquele GSi... ai, ai...

    ResponderExcluir
  19. Na verdade o motorista do Fit não conseguiu me acompanhar, mas o Fit em questão era Vtec monocombustível (que tem medidas de rodas menos generosas também).
    Na subida da serra o 1 mkgf a menos talvez tenha feito diferença.
    Abs

    ResponderExcluir
  20. Aun, (sic) câmé que é o negócio? Num intindi o que você falô.

    ResponderExcluir
  21. Mister Fórmula Finesse24/08/11 15:32

    FGV: valeu, me enganei!

    Fábio, tinha que botar o Polinho ali na pista, com ela molhada, tu até gasta menos pneu e dá uma aperfeiçoada na condução de baixo atrito, aquela coisa de virar o volante e o trem dianteiro obedecer só depois, escorregando..tira pé, volta a acelerar, se tiver pneus traseiros menos bons, dá até para aprimorar o controle do carro de lado, coisa que não podemos fazer nas ruas (fora rotatórias molhadas ou estradas rurais ermas).

    Também seria legal o Omega 4.1 do Hagi ali.

    ResponderExcluir
  22. João,

    1) em certos trechos ela estava escorregadia, sim, mas talvez seja porque você estava mais rápido do que costuma andar na rua. A pista é larga, ampla, e isso tira um pouco a noção de velocidade, parece que estamos a menos do realmente estamos.
    2) perguntei porque vc estava quentinho dentro do teu carro e eu tava fora passando um frio ducacete. Só isso.
    Pode vir com o 1.6R que a Guga vai te dar um ralo que vc vai ver.

    ResponderExcluir
  23. Corsário,

    teve 2 posts sobre o rali. É só clicar "Torneio" na busca que eles aparecem. Tem praticamente tudo lá.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo das 14:14

    O Subaru do Deny nos passou no Miolo sem dar bola. O grande vantagem dos 4x4 fica para a acelerada nas saídas de curva. Mas só isso não resolve tudo. O cara tem que saber tocar e, mesmo tendo visto por pouco tempo, me pareceu que o Deny é bem consistente, sabe tocar legal.
    Minha mulher sabe que eu nunca colocaria a Guga numa fria. Ali estava muito mais seguro que pegar uma Imigrantes cheia de malucos.

    ResponderExcluir
  25. Aum,

    as palhetas, só a borracha, são novinhas, eu troquei, mas essa barulheira tem tudo a ver com o que vc disse. Vou verificar ainda hoje essa folga.
    Obrigado. Boa dica para todos nós.

    ResponderExcluir
  26. Caro Arnaldo, boa tarde.
    Uma vez participei do evento, no ano passado com meu Monza GLS 1996,
    foi sensacional. Queria aproveitar para tirar uma dúvida: adoro carros, tenho muita vontade de aprender a pilotar de verdade, como você menciona no post. Você sugere que eu faça algum curso, como aqueles que são ministrados em Interlagos? Existe alguma outra opção menos custosa ($$$)?
    Obrigado, um abraço e parabéns pela filha autoentusiasta como o pai.
    André

    ResponderExcluir
  27. Luís Otávio24/08/11 15:58

    Arnaldo, considere-se perdoado! O melhor foi ter a galera junta se divertindo no lugar correto. Além disso é quase impossível guardar o nome de todos!

    E que venha o próximo evento!

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  28. Caramba, deu uma vontade de ir...
    O problema é convencer a mãe que "Ali estava muito mais seguro que pegar uma Imigrantes cheia de malucos"...

    ResponderExcluir
  29. Com certeza MFF, se arrependimento matasse, eu estaria fu! Uma das preocupações foi o desgaste de pneus, que nesta situação deve ter sido desprezível. Dei mole! Bateu esta sensação ontem ao assistir mais uma vez o programa sobre as 1000 milhas históricas no Speed, quando apareceu o Jan, comentando no início do evento, eu me perguntei "pqp! pq eu não fui no evento do cara?" Mas beleza em dezembro eu não deixo passar.
    Quanto às situações adversas, tenho vivenciado isso no meu dia-a-dia entre Anchieta, estrada velha de Campinas, Índio Tibiriça, etc., mas ambiente controlado é outra história mesmo.
    Abs

    ResponderExcluir
  30. Fábio, Arildo, Arnaldo.

    Complementando:

    Na ponta da haste do limpador de parabrisa há uma dobra que é responsável por segurar a palheta, em um formato semelhante ao "U".

    Como a haste é longa e flexível ela pode estar torcida, causando uma leve diferença no ângulo de ação da palheta.

    Se a palheta estiver inclinada ela geralmente trepida no parabrisa, causado o ruído.

    Com uma chave de fenda passando por dentro do "U", como um guidão, torça até que ela fique o mais perpendicular ao parabrisa possível. Acho até que um lápis ajudaria a ver o nivelamento com o parabrisa.

    Fizemos alguns teste tirando e colocando algumas vezes a palheta do parabrisa com esquichos intermitentes do limpador de parabrisa.

    Por precaução eles também trocaram a palheta, mas só com o ajuste resolveu 80% do ruído.

    Espero ter ajudado,

    Um abraço,

    Rafael Aun

    ResponderExcluir
  31. Valeu mesmo, recomendo a todos que gostam de carro. Pra participar desse torneio independe do carro, do conhecimento de quem guia, eu vi desde do 1.0 ao V12 esportivo.
    "Meu Salve" para o Fábio "Road Runner" de Sorocaba que também esteve presente com seu Ford Focus, trocamos muitas idéias, cara gente fina e mandou bem na pista, não rodou nenhuma vez, eu tive a emoção de rodar uma vez na saída do "S" do Senna (culpa da chuva, fenômeno raro - http://www.youtube.com/watch?v=UopiiLgIYPY - aos 8 min, quem filmou foi o cara do gol GTS #90) e parar no sentido contrário com alguns carros desviando (tranquilo, com espaço sobrando), dei meio zerinho pra disfarçar a cagada e bola pra frente, até isso foi legal.
    Arnaldo, eu estava com um Omega 6cc cinza #21 não com um Opala, acho que tinham 2 belos Opalas.
    E mais vez, obrigado ao Arnaldo pela boa idéia em divulgar esse evento, me deu umas dicas, apresentou o pessoal, show de bola.
    Dia 18/12 com certeza estarei lá.

    ResponderExcluir
  32. Valeu mesmo Aun! Agora ficou bastante claro. Vou aplicar estas orientações nos meus carros.

    Abs

    ResponderExcluir
  33. Estarei nos próximos!! Há tempo quero abusar mais do meu carrinho, pô-lo na pista. Fazer isto ao lado de colegas auto-entusiastas será fantástico!

    ResponderExcluir
  34. AK e Fábio,
    Achei os posts, muito bacana. Vou ver se marco com um tio meu de ir, no dia dos antigos com o fusca dele e no dos novos com meu polo GT.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  35. André,

    acho que o jeito é fazer um desses cursos. Não conheço outro modo. Vale a pena.

    ResponderExcluir
  36. Luis Otávio,

    O dono do BMW 325i, câmbio manual, com o emblema de Nürburgring na traseira.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  37. faivic,

    Alan,

    vi a filmagem. Que situação a sua!

    ResponderExcluir
  38. Faivic, lindo o seu 98 hein cara!

    ResponderExcluir
  39. Milton Rubinho24/08/11 17:57

    Arnaldo, como dito em email mandado para ti, o sujeito do Celta que abusou da boa vontade das borrachas e do piso, sou eu, Milton Rubinho, e nao "Rodrigo"... Mas se eu estivesse com pseudonimo, seria algo bem proximo dos tempos antigos, em que o povo corria sem a mae ou o pai saber...

    Abracos!

    ResponderExcluir
  40. Aléssio Marinho24/08/11 18:49

    Fico feliz pelos colegas do AE que participaram do Rali em Interlagos.
    Pelos relatos foi um dia bem legal e deve ser comemorado por todos. Uma grande oportinidade de reafirmar a amizade que temos aqui no AE.
    Fiquei alegre com a participação do João Schmitt, tava cheio de dúvida se ia com o seu Mille e no fim enfrentou uma estrada pra aquecer o carrinho. Parabens!
    Pena que pra eu ir tenha que encarar 6000 km ida e volta. O jeito e gastar as milhas do cartão na passagem e alugar um carrinho em SP.
    É duro morar num estado que nem pista de kart tem...

    ResponderExcluir
  41. Mister Formula Finesse,

    Não é o pingo azul o 1,5?

    Vermelho não seria o 1,3....?

    Grato

    ResponderExcluir
  42. Milton Rubinho,

    eu sou um atrapalhado, mesmo. Faço cada confusão com nomes. Uma vergonha. Me desculpe.
    Pelo menos não fico que nem você, rodando a 3 por 4 na pista... hahahah!
    Valeu, cara! Foi um prazer te conhecer pessoalmente. Você tenho certeza que não perderá a próxima.
    abração,

    ResponderExcluir
  43. Foi uma delícia esse domingão! Deu para descer a bota com segurança e conhecer parte da turma que sempre está por aqui. O duro vai ser esperar até 18 de dezembro para o próximo...

    Segue meu "Salve" para o Alan, cara muito gente boa também, altos papos autoentusiásticos. Depois de quase conhecer a grama na primeira perna do S do Senna (quem mandou ficar babando na reduzida do SLS?!!!) e conhecer de leve a área de escape na curva do lago, dei uma maneirada.

    Descobri na marra que o Focus é "du canário", mesmo nas cagadas fica fácil de corrigir. Quando quase passei reto na primeira perna do S do Senna, tive que beliscar o freio com o carro meio torto e pensei: "Agora fu#eu!" Que nada, ameaçou soltar a traseira, mas foi só tirar o pé do freio que o bichinho voltou na boa.

    Arnaldo, ainda bem que não foi filmado o "chocolate" que levei de você na curva após o laranjinha, hahaha!!! O cara me passou e sumiu...

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  44. Milton Rubinho e Arnaldo,

    acho que ele se confundiu porque eu sou o Rodrigo do Voyage vermelho e nós conversamos depois da prova. Como vários colegas que comentaram acima também tomei uns sustos com a pista molhada e emborrachada após as provas anteriores a nossa, mas sem causar maiores problemas a mim e aos colegas na pista.

    Não canso de agradecer ao Arnaldo por aquele primeiro post contando sua participação com o Escort Zetec, foi ali que a vontade bateu e comecei a provocar meus colegas até ter um navegador comigo (meu irmão) e ainda por cima usando o carro dele ! Valeu mano, a vontade de poder acelerar em Interlagos o teu carro deve ter sido grande mas você segurou na boa, nem reclamou !

    Abraços aos colegas AUTOentusiastas e até a próxima ! Talvez num vôo solo desta vez ! Vou seguir a dica do colega da réplica do Seven e colar o celular-cronômetro no volante !!!

    Ia esquecendo: terminamos em décimo, de 27 duplas ! Para uma primeira vez tá bom não tá ?

    P.S. Arnaldo, gostei do nome que você salvou a nossa foto e concordo plenamente: Trio Parada Dura !!! hehehehe !

    ResponderExcluir
  45. Puxa, que legal, sempre tive vontade de participar de um evento desse tipo, mas não sabia que tinha.
    Pode ir com qualquer carro? Quem sabe em Dezembro levo meu velho Golf para participar...

    ResponderExcluir
  46. Grande Arnaldo!
    Eu estava louco pra ir, o carro tava tinindo... aí o que eu iria gastar com a inscrição, gastei quase 3X mais com reforma de emergência em casa (telhado é treta...). Tudo bem, fica para dezembro. Em dezembro geralmente o tempo está melhor e vai sair melhor a foto do Monza montado na zebra, que eu vou encher a paciência do Rodrigo Ruiz (um dos fotógrafos que cobre o Paulista de Velocidade) para fazer.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  47. Só pude assistir os videos agora, fiquei com aquela sensação de "criança que teve o doce tomado".
    Isso é que dá abrir espaço pra agouro. Em dezembro eu não deixarei passar.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo 14:14: Como disse o Arnaldo, acredito que a tração nas quatro rodas não tenha uma influência muito grande ao se contornar curvas, talvez pelo carro possuir um peso extra do sistema no ponto mais baixo do carro e baixando um pouco o centro de gravidade... mas nas saídas de curvas, aí sim faz diferença, porém neste torneio não é focado o desempenho e tempos baixos de voltas.

    Espero estar lá em dezembro e que mais AUTOentusiastas possam também!

    ResponderExcluir
  49. Gostaria de agradecer publicamente pela recepção dada pelo AK, eu, minha noiva e um amigo fomos mto bem recepcionados no evento, o AK até nos emprestou guarda chuvas, rsssss, foi uma pena que eu não pude participar, mas na próxima estarei presente com certeza. :-)

    ResponderExcluir
  50. Passarini,

    Que nada! Eu é que agradeço.
    Sou maluco pelos meus amigos e meus amigos são malucos.
    Maior friaca e até bastantes dos nossos foram. Não o vi na chegada, só os guarda-chuvas no local combinado.
    Se o tempo estivesse menos carrasco na certa nos reuniríamos após o rali e poderíamos bater um papo, já que antes era difícil, pois tínhamos que nos organizar e preparar pra entrar na pista, etc.
    Fica pra próxima.
    Obrigado,
    valeu!

    ResponderExcluir
  51. Fabio Kinoshita25/08/11 09:46

    Fala Arnaldo!
    O evento realmente foi muito legal, e finalmente realizei o sonho de guiar em interlagos.Pista estava escorregadia, mas foi muito sussa guiar lah, como vc diz eh bem mais facil guia lah com o pessoal que entnede e curte a coisa que na imigrantes com os loucos! Apenas um pequeno esclarecimento, o Marcelo eh um grande amigo, mas nao eh meu irmao... Haha! Valeu! Abraco!
    Fabio kinoshita.

    ResponderExcluir
  52. Olá entusiastas... foi show!
    Aqui esta um video com fotos de alguns participantes;

    LINK http://www.youtube.com/watch?v=YyupOnm7pNo&feature=player_embedded

    E demos sorte eu e meu irmão (Rodrigo) pois nossos videos Onboard ficaram ruins, captou muita iluminação do painel pra fora MAS agradeço ao Video do AK e da Guga pois aparecemos com o Voyage aos 2:05 e ao colega do belo Gol GTS (ugomes) que em seu video tb postado aqui nos coments aparecemos com o Voyage aos 9:00 - 10:24(apos rodada no Pinheirinho) e novamente aos 14:25 min.

    Abraços e até 18/Dez nem que seja so para assistir!

    ResponderExcluir
  53. as fotos do Rodrigo - velocidadeonline.com.br

    http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/thumbnails-1084.html

    ResponderExcluir
  54. VIDEO com um giro pelos "BOX"

    http://www.youtube.com/watch?v=wmu82PhFgtQ

    Abçs

    ResponderExcluir
  55. to rachando o bico com o cartaz do AE

    ResponderExcluir
  56. Bah, não vejo a hora de sair daqui com meu fucão e participar dessa brincadeira. Só pelos posts fico todo animado!

    ResponderExcluir
  57. O próximo vai ser em dezembro? bacana, quem sabe até lá consigo dar uma melhoradinha no que eu tenho aqui na garagem... rs infelizmente tive alguns problemas pontuais como uma tentativa de furto ao meu carrinho... resultado porta dobrada e para-brisas trincado...

    ResponderExcluir
  58. E ae Galera ! cheguei já estavam todos alinhados para adentrar a pista, e com o frio que fez, saí correndo assim que a engebrás terminou rsrs .

    Mas foi divertido ver todos correndo e mandando ver, o kra do Smart quebrou a banca ! rsrs

    Fica meu comentário sobre o quanto acho importante correr um evento desses acompanhado por alguem mais experiente. É visivel a evolução dos que fazem isso, e a estagnação dos que não fazem, como as sls, que freavam em local errado e não tinham noção alguma do traçado ( nas partes q consegui visualizar ) e assim fizeram durante todo o tempo .

    Tenho certeza que a galera junta se ajuda nesse aspecto !

    [ ]´s e tenho certeza q se divertiram muito !

    ResponderExcluir
  59. Com todo respeito gatinha a tua filha, se algum dia ela quiser pilotar M3 no Nordschleife me avista :D

    ResponderExcluir
  60. Anônimo das 17:33,

    Com todo o respeito, ela tem coisa melhor pra fazer. Obrigado.
    Mas o namorado dela adoraria. Leva ele, leva.

    ResponderExcluir
  61. Infelizmente pelas circunstâncias não pude estar neste evento. Mas no próximo já devo estar com meu Linea na mão e com certeza vou comparecer!

    ResponderExcluir
  62. Henrique Lopes25/08/11 19:48

    Arnaldo, estive lá também e por enquanto só apreciando, se havia alguma dúvida sobre participar ou não, ela se foi. O ambiente é muito bacana, familiar...muito tranquilo e a galera na pista receptiva a todo tipo de carro e piloto. Já vou me preparar para a próxima etapa, minha noiva está super empolgada para ir de co-piloto, vai ser demais. Ah, eu que te mandei aquela apostila de pilotagem por e-mail. Abraços.

    ResponderExcluir
  63. Poxa Arnaldo, eu fiquei até o fim e te procurei, mas por incrivel que pareça não te achei, hehehe, para piorar minha noiva estava congelada, ai não teve jeito, tive que ir embora, mas enfim, na proxima eu vou participar, já está decidido, a unica coisa queme incomoda é o fato do meu carro ser 86 e por este motivo eu ter que andar no sabado sendo meus amigos participarão no domingo :(

    ResponderExcluir
  64. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Passarini,

    acho que carro antigo pode entrar no meio dos novos. O que não pode é o contrário. Então, vc pode ir com seus amigos no domingo.

    ResponderExcluir
  67. Henrique,

    a apostila é boa, mas é um exagero de informações e só complicaria a cabeça da turma.
    Além do mais não era um track-day, era um rali de regularidade. Não é pra descer a lenha, senão intimida os estreantes.
    Tudo ao seu tempo.

    ResponderExcluir
  68. AK,

    Vi no video que vez ou outra alguém rodou na pista, como são as recomendações/regras do evento? Em caso de colisão, cada um que assuma o seu prejuízo?

    Desculpe-me pelo teor da pergunta, mas creio que é algo que um estreante pondera.

    Sds

    ResponderExcluir
  69. Fabio,

    resposta: não sei. Acho que decide a socos e pontapés.
    Realmente não sei, mas creio que se for abuso, imprudência excessiva, forçar a barra numa ultrapassagem, o cara teria que pagar. Mas se for tipo um roda e o outro bate, cada um paga o seu.
    Mas é boa pergunta e a farei ao Jan Balder.

    ResponderExcluir
  70. Fábio

    Este é último item da ficha de inscrição que enviamos e depois assinamos lá:
    "5-Que nenhuma responsabilidade sob qualquer titulo terá a FEDERAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DE SÃO PAULO ou o CLUBE ORGANIZADOR, ou em virtude de acidentes Pessoais ou Materiais que venham a ocorrer, bem como por acidentes ou prejuízos causados a terceiros, acidentes ou prejuízos estes pelos quais assumimos total responsabilidade."

    Teoricamente cada um paga o seu.
    Na minha opnião o risco é minímo, em caso de acidente acho que as avarias seriam leves. Andei vendo uns acidentes em track days em interlagos: beijinho no muro, gente se tocando, nenhum carro destruído.
    Track day de moto (não sei se o nome é correto) em interlagos o negócio é mais sério, alguns já perderam a vida.

    ResponderExcluir
  71. Estão todos de parabéns pela destreza e o AK pela inciativa em juntar os entusiastas na pista.
    Quem sabe numa oportunidade eu deixo um pouco o quente Rio de Janeiro para dar umas voltas aí em Interlagos... Quiçá, até lá, o projeto Elba já tenha se concluído ou, até mesmo, eu leve "a" Sylvia (Escort Conversível batizado em alusão à musica de Elvis Aaron Presley, numa clara "licença poética" devido ao nome feminino), mesmo sabendo que não se trata do carro adequado, mas para curtir a viagem a céu aberto.

    ResponderExcluir
  72. Caramba! Deve ter sido muito bom!
    Eu não fui porque meu carro anda com problemas (ou seja, não anda), mas dezembro, com fé na suprema luz branca, estarei com vcs!

    AK,
    O barulho do 145 é mesmo delicioso!

    Guilherme Costa!

    ResponderExcluir
  73. Olha que coisa...

    Vai eu pesquisar sobre o Motiva, pois estou pensando em vender meus órgãos pra conseguir uma replica do seven e ser mais feliz. Daí, perguntando para aquele que tudo sabe, o google... Cai num artigo escrito por quem? Internet pequena essa =D

    Fina demais essa replica!

    http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carro-moto-testes/17/artigo141071-1.asp

    Guilherme Costa

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...