28 de novembro de 2011

II SALÃO DE VEÍCULOS ANTIGOS: FOTOS



Tenho certeza de que os entusiastas que foram ao Salão de Veículos Antigos neste último final de semana gostaram bastante. Para os que não puderam ir, conforme prometido aqui estão as fotos. Como são mais de 250 fotos não houve jeito de colocar legendas. Mas acho que a maioria dos leitores pode identificar facilmente todos os modelos.

O Bob Sharp esteve lá no sábado para assistir à palestra do Rex Parker, que fez uma interessante apresentação sobre gente famosa e seus carros. O Rex vive em Huntington Beach, uma cidade vizinha a Hollywood e Beverly Hills e conhece muta gente e muita história, como os 200 Cadillacs de Elvis Presley ou os vários Duesenbergs de Clark Gable. Ou os Rolls-Royces dos Beatles.

Rex Parker (à direita) na sua apresentação no II Salão de Veículos Antigos

Quem estava na platéia era ninguém menos que o vigilante rodoviário em pessoa, Carlos Miranda, um raro caso que a vida imita a arte: ter sido ator do famoso e homônimo seriado, o primeiro da televisão brasileira, iniciado em 3 de janeiro de 1962 pela TV Tupi, levou-o a se tornar um policial no mundo real, atividade que exerceu até se aposentar.

O vigilante rodiviário Carlos Mirando assiste à palestra de Rex Parker

Conforme eu havia avisado no post do dia 25, o Rex comprou recentemente, na Califórnia, um certo carro, produzido no país que ele ama, o Brasil, e revelou qual:

Willys Interlagos berilineta

Pois o Rex encontrou, nos Estados Unidos, um dos três Willys Interlagos que estão em solo americano e está feliz e orgulhoso de sua nova jóia. Não é esse da foto que fiz e que saiu numa reportagem do primo Arnaldo Keller para a Car and Driver brasileira algum tempo atrás, mas foi lendo a edição da revista que o Rex se apaixonou à primeira vista pelo belo cupê desenhado por Michelotti e saiu à procura de um nos EUA. E achou, um 1966 azul, totalmente original e em muito bom estado.

O Rex prometeu ao Bob que, ao voltar para casa, fará um post dedicado ao seu Interlagos contando todo o processo de procurar e compra e falando mais do carro.

A seguir, alguns dos vários carros expostos no Salão.

Abraço,

PK




























































































































































































































































53 comentários:

  1. Quero um SP2 e um Interlagos agoooooooora!

    Aí pro dia a dia pode ser qualquer coisa que não ligo mais...

    ResponderExcluir
  2. Incrível!
    Pena que não pude ir ao Salão.

    Engraçado o "Elvis", hehe.

    ResponderExcluir
  3. Fui no sábado a noite. Foi ótimo ver a 300 SL "Gull Wing", portas abertas e motor ligado. Só esperava mais carros e, sei lá porque, queria alguma Ferrari antiga: quando estive lá, só tinha uma e estava do lado de fora rsrs

    ResponderExcluir
  4. Caio Cavalcante28/11/11 13:11

    Acabei não resistindo à tentação e caí na Dutra sábado para prestigiar o salão. Aliás, logo após cruzar a fronteira com SP, caiu o mundo em forma de chuva, situação terrível, zero de visibilidade. Não segui os conselhos do PK e levei a namorada, mas ela é das companheiras que gostam de ouvir as histórias sobre os carros e dá pitacos interessantes. Uma pena que, por conta de compromissos no Rio, cheguei tarde no salão e perdi a palestra do Rex e um provável encontro com o Bob.
    Sobre o salão, muito bacama o clima de encontro de grandes amigos. O leilão rendeu uma grande quantidade de "causos". O Interlagos azul é maravilhoso. Impressionante ver o Tatra ao vivo, trás dimensões que não fazemos ideia pelas fotos. Tive a sorte de ver o sistema de suspensão a ar do DS23 em ação e o 300SL rodando, outro carro estupendo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Me arrependo tanto de não ter ido...

    ResponderExcluir
  6. Por que tão poucas fotos?



    Kokokil

    ResponderExcluir
  7. joão celidonio28/11/11 15:16

    os automóveis são particulares né?

    ResponderExcluir
  8. Lindas fotos !
    Alfa romeu GTv - competizione
    Porsche Carrera 74
    Meus preferidos!

    ResponderExcluir
  9. Opps! Derrapei na escrita...
    Alfa Romeo GTv competizione
    Porsche Carrera 74 (amarelinha)
    Meus preferidos!

    ResponderExcluir
  10. Belas imagens!

    O painel da Coda Tronca é demais.

    O design do SP2 é incrível.

    E o DS, bom, é o DS!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Pra quem não pôde ir, posso afirmar que essas fotos do PK cobrem 99% do que havia de melhor nessa exposição. E com várias vantagens: sem aglomerações, sem a barulheira do leilão, e principalmente sem a agonia de ver crianças mal orientadas encostando a mão nos carros sob o olhar complacente de seus pais.

    Paulo

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelas fotos...

    Pena que não tive tempo para dar uma passada por lá.

    Mas, cá entre nós. Porque tudo nesse país é uma roubalheira?

    Mês passado, visitei os museus da Porsche e da Mercedes. Paguei 8 euros de entrada em cada um deles. E 4 euros de estacionamento na porsche (no subsolo do museu) e 3 euros (!!!) na mercedes. Isso por mais de tres horas estacionado.

    Bom, mas o papo aqui é outro.

    Belas fotos mesmo.


    Marco

    ResponderExcluir
  13. Packard Clipper, Citroën ID, um Tatraplan! Mas que maravilha. Excelentes exemplares e excelentes fotos.
    Tem gente que esperava ver um Maverick ao lado de um Mercedes SSK fabuloso como esse, só me resta lamentar!
    Por falar em lamentar: esse Tucker, nesse estado, sem funcionar e com essa placa medonha e pra lá de falsa, não está com nada.

    ResponderExcluir
  14. ...E ao Anônimo das 16:46. Não vejo mal algum em "encostar a mão" nos carros. Nem em abrir uma porta ou um capô para examinar o interior.
    O colecionador que é tão ciumento assim a ponto de irritar-se com um toque de mão, muitas vezes numa lata velha, é absolutamente persona non grata nos encontros.
    Olhar se olha com os olhos? Sem dúvida, mas o sujeito que participa de um encontro com os nervos à flor da pele cuidando a todo minuto para que ninguém encoste sobre a chapa de 1/2 polegada com medo que faça um amassado, tem mais é que ficar em casa assistindo jogo de futebol na televisão.

    ResponderExcluir
  15. Gente, cadê o Bob Sharp? Estou sentindo falta da presença dele no AE.

    ResponderExcluir
  16. Vestiu a carapuça, hem, CSS? Pelo visto, você também deve achar que não há nada de errado em ir a uma galeria de arte e passar a mão nas telas só para sentir a textura.

    PS - para a sua informação, o Tatra dessa exposição não era um Tatraplan mas sim um T-87.

    ResponderExcluir
  17. Bruno Souza28/11/11 19:40

    Essa suspensão hidráulica do DS levata um pouco o carro após a partida?

    Pela foro parece estar sobretudo com a traseira muito baixa.

    ResponderExcluir
  18. Alexandre - BH -28/11/11 19:47

    Isso é um verdadeiro playground para os autoentusiastas! Pena que não pude "brincar". Entre tantas maravilhas, destaco a espetacular Citroën DS Break e o nosso SP2 (ou SP1?), sabiamente escolhido pelo PK para abrir a matéria. Pra esse VW eu tiro o chapéu. Acho, inclusive, que o carrinho deveria voltar ao mercado. Faria muito mais sucesso que o Fusca do Itamar. Quem sabe a VW não libera a licença para alguma empresa, assim como a Ford fez com o Mustang?

    ResponderExcluir
  19. "PS - para a sua informação, o Tatra dessa exposição não era um Tatraplan mas sim um T-87."

    Grato pela correção.
    Mas você deve ser um velho turrão e rabugento, daqueles que nos encontros fica horas e horas discutindo sobre que tipo de carburador tem cada modelo de jipe, já que usou o meu engano como desculpa para me dizer que eu não tenho razão ao não achar nada demais em encostar a mão numa lata velha.
    Quanto aos quadros da galeria de arte, experimente pendurar um carro desses na parede para ver o que acontece.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. CSS,

    Já que você apreciou a correção, aí vai mais uma: não é "nada demais", e sim "nada de mais".

    Quanto ao seu comentário a meu respeito, posso até ser um velho rabugento e turrão. Mas não chamo automóveis antigos de "latas velhas", e tampouco me refiro ao Maverick e aos seus apreciadores de maneira preconceituosa como você.

    ResponderExcluir
  21. Aléssio Marinho28/11/11 22:23

    PK;

    Mais uma vez obrigado por nos transmitir o melhor do mundo pelo seu olhar.
    Babei nos Mustang! Lindos!
    O Dard verde abacate me lembrou a minha caloi cross da mesma cor..rsrsrs Mas ele anda muito mais!
    A DS 23 não conhecia, muito legal, e fico imaginando o impacto que causou quando foi lançada.
    Legal os Romi Iseta, e pena que o zé do caixão aparece em segundo plano.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo 28/11 18:15
    Estou aqui mesmo, circunstancialmente não tenho postado, mas continuo editando todos os posts. Nesse próximos dias volto com imppressões iniciais do novo Civic e do Dodge Journey com o novo motor Pentastar V-6 de 3,6 litros, fora matérias de "bronca". Outro motivo de ausência foi viagem a Portugal e Estados Unidos, de 8 a 18 de novembro.

    ResponderExcluir
  23. Danilo Coelho28/11/11 22:46

    Alô, CSS !!!
    Você veio ao lugar errado!
    Carros antigos se admira com os olhos!

    ResponderExcluir
  24. Bob
    Sem querer ser chato mas ja sendo... Tem previsao mim fazer para eu fazer teste de cruze e march 1.6?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. O farol do DS vira junto com o volante, assim como os carros mais modernos hoje. Mas isso há anos atrás, que técnologia!!

    ResponderExcluir
  26. Alexandre - BH -29/11/11 05:13

    Vídeo - Impressões ao dirigir VW SP2 e do Puma GTE na Holanda! Quem puder traduz aí pra gente:

    http://www.autoweek.nl/video/2164/vw-sp2-puma-1600-gte

    ResponderExcluir
  27. Grande Bob Sharp, Sou um admirador do seu trabalho, sua competência e caráter humano. Aguardo ansioso seus posts e "broncas".

    Anônimo 28/11

    ResponderExcluir
  28. Participei desse evento por 4 dias e felizmente pude perceber que o numero de visitantes do tipo CSS, era reduzídíssimo.
    Persistiu a boa educação, acima de tudo.
    Quanto ao Tucker, o Sr. CSS deveria se informar melhor a respeito da história desse exemplar, antes de tecer qualquer comentario sobre o seu estado e o seu "não funcionamento".
    Romeu

    ResponderExcluir
  29. CSS,
    Imagine se cada um que entra no salão for lá abrir as portas e esfregar o Tatra peça única por exemplo.

    Quem abre o carro é o dono e ponto.
    É igual protótipo em salão do automóvel, peça única não se fica mexendo por que custa.

    Nem todo mundo - ou quase ninguém - sabe a força que se deve usar pra fechar uma porta ou capô por exemplo.

    ResponderExcluir
  30. Ótimo post!
    Aproveito pra deixar minha contribuição quanto às fotos. Fui no sábado e estava um pouco cheio, mas consegui algumas boas.
    https://picasaweb.google.com/116878834350510850918/SaoPauloNovembro2011SalaoDeVeiculosAntigos

    Att,
    Bruno

    ResponderExcluir
  31. Bruno, legal o seu álbum.
    Obrigado por postar!
    Abraço
    PK

    ResponderExcluir
  32. Bacana que muitos visitaram o salão!

    Minha fotos cobrem uns 80% do que estava lá. Aconteceram duas coisas. Encontrei muitos amigos que acabaram interrompendo a sequência das fotos e alguns carros eu deixei para fotografar depois esperando uma condição melhor. Só que no final acabei esquecendo.
    Foi o caso dos Mavericks, que estavam lá, bem representados pelo Clube Maverick.

    O Leitor Bruno colocou um link para o álbum das fotos dele. Lá tem fotos de outros carros que não estão nesse post.

    https://picasaweb.google.com/116878834350510850918/SaoPauloNovembro2011SalaoDeVeiculosAntigos

    Abraço a todos,

    PK

    ResponderExcluir
  33. Zé da Silva30/11/11 09:12

    PK, quer saber ? Sebastião Salgado que se cuide!

    ResponderExcluir
  34. Zé da Silva,

    Essa foi boa! Mas bem que eu gostaria que fosse verdade! Vamos seguindo com paixão.

    Abraço

    PK

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Anônimo das 15:30:
    Acho que não me fiz entender. Não tenho a menor dúvida acerca da sua afirmação. Claro que não é de bom alvitre que cada visitante abra e feche as portas e o capô das raridades.
    O que eu quis dizer, e quem sabe agora me faça entender, é que se um ou outro visitante, educadamente, pedir a um proprietário porventura presente, que abra uma porta de um carro para que se possa dar uma olhada no interior, não tira pedaço de ninguém.
    O controle desse tipo de atitude cabe à organização do encontro. Notei, pelas fotos, que os carros estão em cima de uma espécie de "palco", e a despeito da falta de cordões de isolamento, a própria diferença de nível entre os pisos por si só já é uma forma de coibir a ação de fuçadores. Eu particularmente acho essa forma de exibição muito melhor do que a do finado Museu da Ulbra, no qual as cordas de isolamento, que invadiam os corredores, eram derrubadas em cima dos carros pelos transeuntes.
    Portanto parabenizo a organização do encontro.

    ResponderExcluir
  37. Como sempre belas fotos. Estava em viagem e não pude visitar, uma pena!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  38. Harerton, Maverick é um lixo!

    ResponderExcluir
  39. Vi umas duas vezes uns bestas metendo a mão nos carros. É duro ver o trabalho que tiveram pra deixar os carros tinindo indo embora em uma mãozada de um besta que fala "nossa, é metal mesmo!!".

    ResponderExcluir
  40. CSS,
    Nao me leve a mal , mas entre esse pessoal de antigos há uma máxima mais poderosa que uma ordem do Papa no Vaticano...
    Carro antigo é como mulher de amigo: "A gente olha, aprecia, mas nem pensa em encostar a mão !"
    Imagine se um convidado a um jantar em sua casa se permitir abrir a geladeira, fuçar os armários, deitar no sofá e mexer em sua colecao de DVS?
    Com razão voce iria "VIRAR UMA FERA" !
    Abracos

    ResponderExcluir
  41. Sendo assim, melhor então deixar o carro em casa, apenas para apreciação do próprio dono, ora pois. O CSS tá certo: o mínimo que se poderia é ter oportunidade de ver o carro por dentro, seus detalhes, etc...

    ResponderExcluir
  42. João do MP01/12/11 00:30

    todo evento tem cordas de isolamento e lá não foi diferente! Mesmo com as cordas o "povinho" não respeita e poem a mão nos carros. O "palco" foi apenas para premiação.... Aviões vão pelo ar, barcos pela água e assim por diante! não me leve a mal, mas de que planeta vc veio ?

    ResponderExcluir
  43. Epaminondas01/12/11 00:33

    Sou seu fã CSS, vc é um entusiasta,,,,possui carros antigos ? tem alguma preferencia de marca... ?

    ResponderExcluir
  44. Nem tanto nem tão pouco...

    Acho que o pessoal tá meio confuso. Não acredito que o CSS seja adepto do "É bonito, coloca a mão!". Acho que ele quis dizer que tem um pessoal que não gosta nem que se olhe muito pro carro, se encostar toma um soco... Não precisa nada disso.
    Vou a vários encontros e não coloco a mão, não por danificar ou embaçar a cera, mais por educação, por achar que não preciso. Se o carro me interessar o interior, chamo o dono, bato um papo e dificilmente ele não abre para que eu aprecie o carro. É bem diferente de EU meter a mão na maçaneta e abrir o carro... Se eu deixar, meu filho sai pegando em tudo, abrindo, etc... Ele é apaixonado mas o estou ensinando a ver e pedir, se quiser. Parece japonês turista com a máquina "de retratos"...
    Carro antigo, pra quem não é o dono, é pra admirar, com os olhos sim, simplesmente questão de educação. Se se interessar, converse com o dono que você vai poder tocar, entrar e, quem sabe, ganhar um amigo...

    Carlos Galto.

    ResponderExcluir
  45. Nem tanto nem tão pouco...

    Acho que o pessoal tá meio confuso. Não acredito que o CSS seja adepto do "É bonito, coloca a mão!". Acho que ele quis dizer que tem um pessoal que não gosta nem que se olhe muito pro carro, se encostar toma um soco... Não precisa nada disso.
    Vou a vários encontros e não coloco a mão, não por danificar ou embaçar a cera, mais por educação, por achar que não preciso. Se o carro me interessar o interior, chamo o dono, bato um papo e dificilmente ele não abre para que eu aprecie o carro. É bem diferente de EU meter a mão na maçaneta e abrir o carro... Se eu deixar, meu filho sai pegando em tudo, abrindo, etc... Ele é apaixonado mas o estou ensinando a ver e pedir, se quiser. Parece japonês turista com a máquina "de retratos"...
    Carro antigo, pra quem não é o dono, é pra admirar, com os olhos sim, simplesmente questão de educação. Se se interessar, converse com o dono que você vai poder tocar, entrar e, quem sabe, ganhar um amigo...

    Carlos Galto.

    ResponderExcluir
  46. Exatamente Carlos, você é uma pessoa inteligente e que entende das coisas.
    Tenho sim carros antigos, não sou muito fã de levar a encontros não por ciúmes, longe disso, mas pelo compromisso que isso gera - levar, trazer de volta, manobrar, ter que passar o dia no local (não tenho muito tempo)... Gosto de ir aos encontros, dar uma olhada e ir-me embora.
    Recordo-me na vez em que ocorreu o primeiro Sul-Brasileiro em Nova Petrópolis, pedi a um senhor se poderia me mostrar o motor V12 de um Jaguar E-Type, pois nunca havia visto um. Resultado: ganhei um passeio no carro. Inesquecível.
    Abraços, César.

    ResponderExcluir
  47. Olavo Fontoura02/12/11 00:22

    Puxa! Nem parece o mesmo cara que utilizou os termos:

    "Tem gente que esperava ver um Maverick ao lado de um Mercedes SSK fabuloso como esse, só me resta lamentar!"

    "Por falar em lamentar: esse Tucker, nesse estado, sem funcionar e com essa placa medonha e pra lá de falsa, não está com nada."

    "E ao Anônimo das 16:46. Não vejo mal algum em "encostar a mão" nos carros. Nem em abrir uma porta ou um capô para examinar o interior."

    "O colecionador que é tão ciumento assim a ponto de irritar-se com um toque de mão, muitas vezes numa lata velha, é absolutamente persona non grata nos encontros."

    Gostei de ver como num passe de mágica você se tornou um cara sociável e educado. Fiquei até com vontade de convidá-lo para passear de Maverick, de preferência junto com o Carlos Galto também!

    ResponderExcluir
  48. Pessoal, quero aproveitar o espaço para que todos tomem conhecimento, no que diz respeito aos valores abusivos cobrados pela dupla Governo/Montadoras: O Tucson Americano que aqui no Brasil é o ix35 custa nos EUA U$ 19.045,00 equivalente a R$ 33.328,00, aqui no brasil este carro esta por R$100.000,00.
    Um Absurdo... o AUDI A6 que custa U$ 41.700,00 o equivalente a R$ 70.000,00 nos EUA, aqui no Brasil o Preço Mínimo é de R$272.700,00, ou seja R$200.000,00 a mais.
    Calculando o dólar a R$1,75 hoje o Camaro Sai por menos de R$35.000,00 nos EUA, no Brasil esse carro não sai por menos de R$ 180.000,00 é um ABSURDO!!!Todos se lembram da crise de 2009, onde as montadoras estavam quebrando e o Governo teve que retirar o IPI e dar uma mãozinha no setor, então hoje o IPI voltou, e os carros importados estão subindo ainda mais, 25% de IPI.
    Isso porque somos Tolos, Idiotas, pois continuamos a comprar carros, e sustentar as grandes margens de lucro das Indústrias automobilísticas do mundo a fora com o superfaturamento dos carros no Brasil e dos altos impostos cobrados pelo governo Brasileiro.
    Mas te pergunto por que o governo abaixou o IPI em 2009? R: Porque o Mundo estava em crise e ninguém estava comprando carro! E se não comprarmos carros em 2012? Será que o governo vai baixar os impostos, ou vai deixar milhares de funcionários serem demitido criando uma grande crise no setor?
    Porque o Governo não Retirou o IPI dos Carros Nacionais ao Invés de subir em 25% o IPI dos carros Importados? R: Porque o setor esta aquecido, não esta em crise, e pq devemos ter cara de Palhaço!!!
    Se Brasileiro não vai pra Rua para manifestar, tem que usar as ferramentas ( e-mail ) que tem pra conseguir dar um basta nos altos lucros das montadoras e nos impostos de carro no Brasil.
    Então Pessoal, o Circo esta Montado aqui no Brasil, só falta Palhaço, quem quiser pode entrar.
    Vamos ver ate quando esta exploração vai permanecer.
    Vamos Parar de Sustentar esta cambada de exploradores, e mostrar que quem manda é o consumidor!
    DIVULGUEM, vamos tentar criar consciencia...

    ResponderExcluir
  49. Angel Pinheiro04/12/11 14:48

    Fotos sem limites! Senti como se eu estivesse lá batendo eu mesmo as fotos, o zoom nos detalhes e um sem fim de cliques.

    Blog é bom demais.

    ResponderExcluir
  50. CSS, imagino o senhor gastando horas ao passar cera em teu Packard Twelve 1937 Club Sedan, que tem apenas 6m de carroceria preta.

    Chega ponposo no encontro e com o Packardão brilhando.

    Então, vem gente encostando no teu auto para tirar retratos - quando ooops: A moça bateu a bolsa e causou um arranhãozinho. Sem problema: Dá para pintar depois.

    Depois, a criança, com a mão melecada de sorvete, vem e deixa um suas marquinhas na lataria, debaixo do sol, e aquilo gruda. E aquele teu trabalho de encerar o automovel, foi em vão?

    Ai vem outro e segura teu retrovisor, saindo na mão dele. Ah, não tem problema: Você acha outro igual!

    Bom, é isto.

    JP.

    ResponderExcluir
  51. JP:
    Meu Packard não foi ao encontro.
    E assunto encerrado, porque daqui a pouco o dono do blog vai nos banir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  52. Johnconnor (Old rocker)02/01/12 16:08

    Carros maravilhosos, muitos são raridades internacionais.Parece que o brasil está se tornando um celeiro de carros antigos de boa safra, muita gente investindo.Infelizmente ainda não existe uma extrutura totalmente profissional para atender o antigomobilista no setor de peças e serviços. Muitos ainda recorrem ao exterior para compra de peças e encontrar mão de obra especializada em antigos é um verdadeiro garimpo que quando encontrada requer pagamento a peso de ouro. Acho que esse ainda é um filão de mercado pouco explorado no Brasil. Adorei o Tatra, acho que é o mesmo que eu vi numa edição da TRANSPO há uns vinte anos atrás, na ocasião ele ficou de fora por não estar restaurado (se for o mesmo).Paulo e Bob, vcs q estiveram lá e conversaram com as pessoas me diga uma coisa, quais as perspectivas para aquele infeliz Tucker Torpedo. Abraços.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...