31 de dezembro de 2011

CURIOSIDADES EM TODO LUGAR


Zenvo ST1
Esses dias de final de ano significam férias, ou pelo menos uma folga breve do trabalho para muitos, eu inclusive. Porém, o excesso de atividades nos faz ir a lugares não normais no nosso cotidiano.

Como não poderia deixar de ser, os olhos estão sempre procurando algo relativo a carros para nos distrair um pouco das atividades torturantes que temos que executar, como ir a um supermercado fazer compras (argh!).

Nessas andanças, fotografei duas coisas curiosas há alguns dias.

A primeira é a propaganda muito bem-bolada da General Motors para o Cobalt. No caixa de um supermercado Extra aqui em São Paulo, me deparei com essa propaganda da foto abaixo, um adesivo colado exatamente onde ensacamos as nossas compras, no balcão do caixa. A propaganda diz que todas as suas compras cabem no porta-malas do carro. Uma idéia muito legal essa, e como todas idéias boas, muito simples.

É bom ver que alguém ainda tem clareza nesse assunto propaganda de carro. Ao invés de ficar enaltecendo aparelhinhos eletrônicos que nem deveriam existir em carros, uma mente útil resolveu mostrar que o porta-malas do Cobalt é grande e que não vai lhe irritar quando você for colocar suas sacolas dentro.

Não sei se alguém já havia feito isso antes, então, mérito de quem a criou. Parabéns.



Apenas para deixar registrado, gostaria de saber quando o governo federal irá divulgar os índices de inflação reais, como o que vivenciamos em um mercado, por exemplo, onde os preços aumentam mensalmente uns 2 ou 3% em média, sendo que no último trimestre desse ano, a coisa foi bem pior.

Uma outra curiosidade foi encontrada nas Lojas Americanas. Um carrinho a pedal para meninas, para variar na cor rosa (não sei porque a insistência), que é simplesmente o supercarro dinamarquês Zenvo ST1, um monstro com mais de 1.100 cv. Há diferenças nas linhas, claro, mas não dá para negar a inspiração.



O brinquedo é da empresa Brinquedos Bandeirante, e acredito que um amigo nosso, engenheiro mecânico e designer aposentado de uma fábrica de carros de verdade, que trabalha como consultor nos projetos deles, está dando suas idéias por lá.

No site da empresa, verifiquei que há também na cor vermelha, servindo para quem detesta esses brinquedos em rosa, e dando liberdade também para as meninas que já se cansaram da eterna repetição.

Aliás, falando no Zenvo, nosso colecionador sem limites Jay Leno já tem o seu. Realmente um cara de gosto apurado, no que pesem os comentários que dizem que ele só quer aparecer. Não é o meu caso. Acredito que Leno tem um conhecimento muito bom de tudo que está reunindo, e que, um dia, poderá se tornar um fabuloso museu que contará de forma muito abrangente a história do automóvel e das motos.

JJ

17 comentários:

  1. Não gosto do Cobalt, assim como também não dou importância aos porta-malas de grandes dimensões, mas devo admitir que a propaganda foi bem bolada.

    Quanto ao Jay Leno, concordo com o que escrevestes.

    Agora gostaria de ler um livro que baixei no computador, mas infelizmente a zoeira de final de ano começou. Não entendo como o brasileiro ama tanto assim o barulho. Argh!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100% com o seu comentário a respeito dos índices de inflação reais. 5 a 6% ao ano uma pinóia...

    ResponderExcluir
  3. Juvenal

    Re:Jay Leno - Só faltava ele não 'gostar de aparecer'.Afinal,É a profissão dele,certo?Figura pública, formador de opinião,celebridaaade!

    Acima de tudo, o verdadeiro entusiasta-aquele q. mete a mão na graxa e não só no bolso.

    Bom fim e ótimo começo de ano para todos

    ResponderExcluir
  4. Pedro de Albuquerque31/12/11 15:00

    O carro sai de linha num mercado e chega aqui idolatrado!!

    ResponderExcluir
  5. O Cobalt brasileiro veio para competir com o Logan: um carro grande e barato. O dois têm o mesmo espaço de entre-eixos (2,63 m), porém o porta-malas do Cobalt é ligeiramente maior (563 contra 510 litros).

    Se o motor e o interior do Cobalt forem os mesmos do Agile, julgo o Cobalt como sendo um carro a preço justo, uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  6. Pedro de Albuquerque... quem dera o Cobalt que saiu de linha fosse vendido aqui como era nos EUA.

    ResponderExcluir
  7. O Cobalt veio para competir com o Logan (e o Versa), mas vai ter que dar bons descontos para isto. O Logan mais completo de todos (com câmbio automático e motor 1.6 16v) sai por pouco menos que os R$46.000,00 pedidos pela Chevrolet por um Cobalt top de linha (LTZ), que tem motor 1.4, e câmbio manual. E o Versa SL (que também não tem câmbio automático, mas tem motor 1.6 16v), sai por R$43.000,00. Já fui ver os três carros e não há nada de relevante no Cobalt que justifique este preço. A menos que se considere aquela "gravatinha" na grade do carro como justificativa.

    ResponderExcluir
  8. Antonio Carlos31/12/11 21:29

    A GM só no Brasil só mesmo formantando o HD.

    Um produto pior que o outro.

    Precisa alguém de saco roxo pra zerar tudo, arrancar o nome Chevrolet, e trazer toda a linha atual Opel pra cá.

    O dia que isso ocorrer volto a comprar um GM por aqui.

    ResponderExcluir
  9. Gustavo Cristofolini31/12/11 22:07

    Fui numa concessionaria Chevrolet. Me pediram R$ 49.000,00 no Cobalt 'completo'. Vendedor argumentou comigo que o carro é barato, considerando que ele tem ar, direção, vidros, abs, airbag e o maior porta malas da categoria.

    Agradeci a ele e falei que somente no dia que eu não souber o quanto custa para juntar 50k para eu torrar essa grana num carro 1.4 que ocupa a mesma posição de mercado do finado Chevette.

    ResponderExcluir
  10. O problema da GM no Brasil são os fanáticos, que engolem suas porcarias sem questionar.

    ResponderExcluir
  11. Silvercharles01/01/12 08:09

    O governo está brincando com o controle da inflação mas sabe muito bem o desastre que vai produzir, como no tempo do Sarnei presidente: tabelas para reajuste diário de preços, enormes despesas com contabilização, comerciantes se enriquecendo com a desgraça do consumidor.
    Silvercharles.

    ResponderExcluir
  12. Pedro de Albuquerque,
    o Cobalt americano que saiu de linha tem apenas uma coisa em comum com o novo da GMB: o nome.

    ResponderExcluir
  13. Pedro de Albuquerque01/01/12 18:20

    Que pena!

    ResponderExcluir
  14. Pedro de Albuquerque01/01/12 18:42

    Anônimo
    31/12/11 15:42

    O deles era bem mais interessante mesmo. Mas o entre-eixos é o mesmo assim como porta-malas. Pena que o BCWS foi proibida pela GM de avaliar seus carros, ai poriamos os pingos nos ís sobre cada pedaço desse frankstein.

    ResponderExcluir
  15. Realmente a propaganda é bem bolada, preciso admitir.
    Mas, pode ser meio off-topic mas vou comentar, infelizmente a Chevrolet (que não quer mais ser chamada de GM) tem, para efeitos publicitários, se agarrar no único atrativo do carro, que vem a ser o porta-malas.

    Eu até pensaria em comprar um Cobalt se ele tivesse motor EcoTec.
    Mas com motor de Monza, jamais!

    ResponderExcluir
  16. A propaganda realmente foi muito bem feita...

    Já no caso do carro de brinquedo, é triste que nem em um 'simples' carro de brinquedo cuja engenharia é dominada a trocentos anos sejamos capazes de criar bons designs originais...

    ResponderExcluir
  17. Já fizeram isso sim, dizendo que sua vida e suas compras cabiam no Livina, mas não durou nem 1 mês.

    ResponderExcluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...