google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EXTRA: NOTA DE FALECIMENTO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

EXTRA: NOTA DE FALECIMENTO

Pedro Virgínio Barbosa (1951-2012)

Morreu nesta sexta-feira, dia 13, em Fortaleza, Ceará, aos 61 anos, um dos mais talentosos projetistas de carros de corrida do Brasil, Pedro Virgínio Barbosa.

No dia 28 de novembro de 2011, alguém avisou: Pedro Virgínio está doente, muito doente! A notícia quando foi dada, meses atrás, doeu demais. Ontem, após 4 dias de luta intensa contra um câncer surpreendente, Pedro Virgínio morreu. A notícia, nesta 6ª feira, doeu mais ainda.
Morreu Pedro Virgínio, o amigo sereno, entusiasta do automobilismo, projetista de mão cheia, eterno sonhador, querido realizador, o pequeno cearense que esticou as fronteiras da engenhosidade da sua terra para além das fronteiras brasileiras das competições graças aos seus projetos geniais.

Largada da prova da categoria Espron, preliminar do GP do Brasil de 1998

É impossível falar de automobilismo no Nordeste sem falar de Pedro. Criou carros protótipos que correram em todo o Brasil, conquistou com seu talento a admiração e o respeito do tricampeão mundial Nelson Piquet, que apadrinhou sua mais famosa criação, o Espron, que virou categoria e que, com elegância e pé embaixo, levou seu grid para fazer a prova de abertura do Grande Prêmio do Brasil em 1998.

Pedro sempre rabiscava sonhos. Seus carros nasceram assim. O tempo inteiro o automobilismo estava na sua mente e por isso é impossível olhar para o Autódromo Virgílio Távora e não vê-lo lá.
Talvez seja por tudo isso, que nos pareça neste momento que Mário Quintana estava com Pedro Virgínio na cabeça quando escreveu a sua "A idade de ser feliz": 'existe uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos... Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver... Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.'


CTM 2000, outro projeto admirável do projetista Pedro Virgínio

Pedro Virgínio viveu eternamente no presente, realizou sonhos dele e de muitos outros, e todos nós que tivemos o privilégio de conviver com ele, nem que por um momento fosse, vivemos esse fugaz duradouro. E sabendo disso, a dor passa e deixa uma sensação diferente de respeito e reverência que vamos conservar para sempre.
Desejamos profundamente que o amor possa ser consolador da família e dos seus queridos. Pedro viverá pra sempre em paz nas nossas lembranças.
Pedro deixa esposa e 3 filhos. Engenheiro, era Diretor Técnico do Sistema Verdes Mares de Comunicação, um dos maiores do Nordeste.

(Texto escrito e enviado por Carlos Cintra Mauro, agência Textobras., São Paulo)

5 comentários :

  1. Alexandre - BH -14/01/2012, 19:06

    Ainda bem que viver o presente foi um presente para o Pedro Virgínio. Apesar de não ter conhecido sua história antes, é sempre lamentável a perda de um autoentusista.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o Pedro Virgínio, mas me lembro da categoria Espron (Esporte Protótipo Nacional), com motores BMW 1.8 e preços mais acessíveis do que as categorias então existentes, incentivada pelo Piquet.

    Lamentamos a perda, e me entristece que não mais poderei conhecê-lo. Desejo muita força à família e aos amigos, entre os quais, ao que parece, o "Lua", que escreveu o texto.

    ResponderExcluir
  3. Homem de inteligência e coragem admiráveis!! Tive o prazer de conhecer ele e seus filhos homens, também autoentusiatas e pilotos. Seu filho mais novo, também chamado Pedro Virgínio, participou da criação dos últimos carros (e está atualmente construindo um verdadeiro supercarro de rua!!). Torço para que ele continue o trabalho do pai.

    ResponderExcluir
  4. Renato Silveira-Mossoro-RN
    Tenho privilegio de participar da equipe de Sr Pedro e Pedrinho, aprendi muito com essa pessoa maravilhosa,que Sr Pedro. Descanse em paz amigo.

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que ele era responsável pelos Esprons.
    Sinto-me envergonhado de não conhecer sua trajetória.
    Então fica aqui minha reverencia a talvez um dos últimos entusiastas no automobilismo brasileiro.

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.