google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 PORSCHE 961, O MAIOR 911 DE CORRIDA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

PORSCHE 961, O MAIOR 911 DE CORRIDA



O 911 é sem dúvida um do carros de corrida mais vitoriosos de todos os tempos. Desde seus primeiros modelos até os recentes RSR, o 911 conquistou vitórias por todos os lugares que passou, assim como a própria Porsche. Diversas variações e especificações do carro passaram pelas pistas do mundo, tanto na terra como no asfalto, mas sempre preservando o conceito original do carro que favorecia a tração, com o peso do motor atrás do eixo traseiro motriz.

Em 1982, novas regras e categorias foram estabelecidas pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) para reorganizar os carros em função de peso, motor e limitações técnicas. Surgiu o famoso Grupo C para os protótipos fora-de-série, que a Porsche dominou por anos com os 956 e 962; o Grupo A foi estabelecido como a categoria para os carros de turismo produzidos em larga escala (5.000/ano), com determinadas modificações autorizadas; e também nasceu o Grupo B (tanto para rali como para circuitos) para os carros de baixo volume de produção com quantidade mínima de 200 unidades em 12 meses exigida para homologação e com menos restrições técnicas.

O Grupo B de rali foi grande sucesso, gerando lendas como Audi Quattro e Lancia Delta S4. Visando o novo mercado em potencial, a Porsche iniciou o programa para desenvolvimento de um carro de corrida que atendesse o regulamento do Grupo B, podendo vender seus carros a particulares, como já fazia com o 911. Como era necessário veículo de produção para homologação, em 1983 foi apresentado o conceito Gruppe-B, de onde nasceria o lendário 959 de produção em 1986. Por trás desta empreitada, lá estava o neto do Professor Porsche, Ferdinand Piëch, que na época trabalhava no desenvolvimento do sistema Quattro da Audi. O conceito seria tanto um laboratório para a nova tecnologia de 4x4 como um showroom sobre rodas da capacidade de engenharia da Porsche.


Porsche Gruppe-B conceito

Baseado em uma estrutura de 911, o Gruppe-B deveria manter seu motor traseiro e aplicar um sistema de tração integral eletrônico. O sistema mecânico de tração era relativamente convencional, com um sistema de seis embreagens comandando o torque enviado para cada roda. O grande segredo do sistema, então chamado PSK (Porsche Steuer Kupplung), era o comando eletrônico que gerenciava cada roda individualmente e comparando fatores como posição de acelerador, ângulo de esterço e acelerações laterais da carroceria. Desta forma, o sistema distribuia sempre da melhor forma possível o torque do motor para as quatro rodas. O carro de produção, batizado de 959, ainda teria um sistema de suspensão com regulagens eletrônicas e altura livre do solo variável, ambos comandados de dentro do carro pelo motorista, atualmente presente em diversos carros mais sofisticados.


Porsche 959 e seu sistema de tração integral

O primeiro 959 de competição veio na forma de um carro de rali que disputou o Paris-Dacar, com grande êxito em 1986 (1985 foi um ano de experimentação, com os carros equipados com motores aspirados, que não concluíram a prova). Foi uma disputa um pouco injusta, pois o carro era muito superior aos competidores. O 959 não participou efetivamente do Mundial de Rali, pois o carro não ficou adequado ao regulamento, revisado a cada ano. Era pesado demais e ainda faltava-lhe potência para ser competitivo.

O Porsche 959 de rali

Com as últimas alterações de regulamento do Grupo B de rali, a Porsche não via sentido em gastar mais rios de dinheiro no desenvolvimento do carro off-road. Entretanto, o mundo das provas de circuito, que sempre foi o forte da empresa, estava aberto. Com o domínio no Grupo C do campeonato que passava por Le Mans, a Porsche abriu os trabalhos para criar o carro do Grupo B (também existente até então para as provas de carros esporte). Em 1986, nascia o 961, que era o chassi 10016 dos 959 de produção. Este viria a ser o mais avançado 911 de corrida.


Porsche 961 em Le Mans, 1986

A carroceria teve diversas modificações para melhorar a aerodinâmica e deixar o carro competitivo, afinal a reta de Mulsanne fazia o papel de "filtro" dos carros rápidos para os muito rápidos. O sistema de tração integral foi recalibrado para ter mais torque enviado para as rodas traseiras sempre. Este seria um dos raros casos de carros de alta potência com tração integral a passar por Le Mans. Em prol da confiabilidade necessária para se ter êxito em uma corrida de 24 horas, o sistema de suspensão eletrônico foi removido. Era abusar da sorte manter um sistema tão complexo e pesado (cada roda tinha dois amortecedores, um deles só controlava a altura do carro). A suspensão não era comum ao 911 (este utilizava McPherson dianteira e braços semi-arrastados na traseira), uma vez que o 959 rodava com braços triangulares dianteiros e multibraço atrás. A carroceria foi toda revisada, com o uso de materiais nobres para redução de peso, conseguindo deixar o carro com 1.150 kg, frente aos 1.450 kg do 959 de produção.


Motor tipo 935 biturbo seqüencial

Com o sucesso do protótipo 956, uma parte de seus componentes foram direcionados ao 961. O sistema de freios era o mesmo, por exemplo, assim como os pneus de alta velocidade fornecidos pela Dunlop. O motor do 961, assim como no 959, era o tipo 935 de 2,8 litros com dois turbocompressores KKK seqüenciais equipado com resfriadores de ar mistos (ar e água) que gerava 695 cv, capazes de levar o carro a mais de 310 km/h. O bloco do motor era refrigerado a ar enquanto que os cabeçotes de duplo comando eram refrigerados a água. Os pilotos ficavam impressionados com a aceleração e capacidade de tracionar do carro, graças ao sistema de tração integral inteligente.


Porsche 961

Em 1986, a Porsche não havia concluído a fabricação dos 200 carros exigidos para homologação no Grupo B, então ele foi inscrito na categoria de veículos experimentais GTX. Vale ressaltar que o único concorrente no Grupo B seria um único BMW M1. O 961 classificou-se bem, à frente de diversos carros do Grupo C1 (categoria principal) e C2. Ao longo da prova, o 961 branco pilotado pela dupla francesa René Metge e Claude Ballot-Léna foi consistente terminou em sétimo na geral, atrás apenas de um grupo de Porsches da C1, com os novos 962, alguns 956 e um 936. Ainda em 1986, o 961 foi levado para Daytona mas não teve um bom resultado, pois os pneus sofriam demais com a carga das curvas inclinadas do circuito e muitos explodiram.



Porsche 961 em Le Mans, 1986


O 961 em Daytona, 1986
A última corrida do 961 foi novamente Le Mans, no ano seguinte, agora com o carro pintado nas cores da Rothmans, que patrocinava os 962C. A classificação para a prova foi apenas mediana, com o carro largando em 16°. Durante a corrida, esteve em 11° na geral, mas nas mãos de Kees Nierop, após um problema na transmissão, o carro rodou e bateu, danificando consideravelmente a dianteira. Ao tentar retornar aos boxes, o carro se incendiou e foi parcialmente consumido pelas chamas. O vídeo do acidente pode ser visto aqui.



Porsche 961 nos boxes em Le Mans, 1987

Ao final do ano, o Grupo B já estava extinto no rali devido aos acidentes fatais ocorridos anteriormente, e não era mais interessante continuar investindo no carro para uma categoria que não existia, e o 961 foi aposentado. Após o acidente, o carro foi recuperado e hoje encontra-se no Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen, na Alemanha.



Após o acidente, tantando voltar aos boxes, antes do incêndio

Recentemente, o carro andou no evento de Goodwood de carros clássicos e exóticos, como vemos no vídeo abaixo.





Em Goodwood

Este foi o fim do mais avançado 911 que se viu em competições, e sem dúvida, um dos marcos tecnológicos dos carros de corrida dos tempos modernos, por menos que aparente ser.


O Porsche 911 mais avançado de todos descansando no Museu Porsche


MB

9 comentários :

  1. O 959/961 me exerce um fascínio enorme.
    Na época que li a história dele (em 2000) um 911 Turbo da geração 996 não tinha uma técnica tão refinada.

    ResponderExcluir
  2. Porsche é uma marca muito além das outras.

    No requisito competições, Porsche no céu e a concorrência na terra.

    Ter um Porsche realmente saber ter um carro de verdade.

    LeMans espero muito em 2014.

    ResponderExcluir
  3. Porsche é sem dúvida a melhor expressão do que um automovel pode ser,alem de meio de transporte. Constumo falar que Porsche é para quem entende de carros e sabe usar, e ferrari (minusculo mesmo|) para quem quer apenas mostrar para os outros quanto dinheiro tem.

    ResponderExcluir
  4. Belo post, sempre quis saber mais sobre o 961, ja que mais se fala sobre o 959 que ganhou o dakar em 1986 e ainda levando o segundo lugar tb.
    Acho que também vale lembrar da vitória do dakar em 1984 com um 911 usando a base do 959.

    ResponderExcluir
  5. Por essas e outras que Porsche apaixona.

    ResponderExcluir
  6. O Fusca mais rápido e caro do mundo, shuashuashuashua.

    ResponderExcluir
  7. Porsche é Porsche! não precisa dizer mais nada!!

    ResponderExcluir
  8. Porschão !!!!!!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.