13 de abril de 2012

COMO NA EUROPA

Fotos: autor


O carro da foto é um JAC J5. Retirei-o anteontem para avaliá-lo no dia a dia, depois de dirigi-lo no lançamento no dia 19 de março, em Salvador. Já disse aqui antes que nas avaliações nessas ocaisões, em percursos que não os nossos habituais, não se tem idéia exata das características de um carro. Por isso é importatnte ficar com o veículo no mínimo 5 dias, se possivel dois ou três mais.

Quando vi o carro no pátio da JAC Motors Brasil, tremi: o carro era "filmado", algo que, como o leitor sabe, condeno e detesto. Saí com o carro, já escurecia e começou a chover forte. Um horror só, visibilidade lateral, pelos espelhos principalmente, péssima. Cheguei a tomar dois sustos. Fora que o tempo de consulta aos espelhos dobra ou triplica, sendo necessário extremo cuidado com o que se passa à frente. Tive, então uma idéia diante da perspectiva de ter que dirigir nessas condições durante alguns dias.

Falei com a assessoria de imprensa da JAC se não seria possível mandar retirar as películas dos vidros de condução, os laterais dianteiros (do pára-brisa estava normal), que eu pagaria a reinstalação depois que o carro fosse devolvido. Sugeri fazê-lo numa concessionária JAC ou numa firma de som, aplicação de películas e de reparo de acionamento elétrico de vidros aqui do bairro (Moema), a Paul Car, na al. dos Maracatins, 1.220, da qual sou cliente. A assessoria concordou e me deixou à vontade para escolher a maneira que  me fosse mais conveniente, acrescentando que não me preocupasse em ter de pagar nada.

Ontem fui a Sumaré, que fica pouco depois de Campinas, e na autoestrada, mesmo de dia, o incômodo cada vez que olhava para os espelhos. Choveu forte em alguns trechos, dificultando ainda mais a visibilidade. "Preciso resolver essa questão das peliculas", pensei. 

Na volta a São Paulo, chuva torrencial, felizmente de média duração. Cheguei ao bairro por volta de 17 horas e, em vez de ir para casa, fui à Paul Car. Puderam me atender na hora e as películas dos vidros dianteiros foram retiradas, em não mais que cinco minutos, com toda facilidade, nada tendo sido cobrado.

Ao deixar a oficina, um mundo novo, tudo voltou ao que era. Parecia até outra marca de carro.

Tenho dito e repito: o Brasil está com o problema de seus motoristas não estarem mais enxergando o tráfego à volta como é necessário. Atropelamentos, fechadas nos outros, colisões de leves a graves, perda de conrole do veículo, tenho convicção da ligação de tudo isso com a essa nefasta mania brasileira.

Não é por caso que nos países avançados, e mesmo nos nossos vizinhos, adota-se o esquema que agora está no JAC J5 de teste. Película, só para os passageiros do banco traseiro. Está nos faltando a essencial inteligência para fazer o mesmo.



BS

182 comentários:

  1. Melhor assim que tudo escuro. Mas película escura atrás também é incômodo. Principalmente quando é no carro da frente. Fica mais difícil ver o que tem a frente e se antecipar.
    E consultar o espelho interno também é incômodo. Parece que se está dirigindo veículo de carga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Guilherme. Durante quase 2 meses fui obrigado a dirigir um carro com essa película, e a exemplo do Bob, também detesto esse acessório. Quando precisava voltar para casa a noite então, em plena Rodovia dos Bandeirantes que é super movimentada, minha apreensão aumentava, principalmente ao consultar o espelho interno, onde eu só conseguia ver vultos.

      Excluir
    2. vcs são uns merdas,,pelicula é bom e tem que ser liberado

      Excluir
  2. Assino embaixo. Tenho película no meu carro, mas bem clarinha, pra não ter problema de visibilidade em chuva e noite. Também odeio os sacos de lixo, esses dias precisei sair de ré numa avenida e tinha uma Scenic com aquela área envidraçada enorme... e totalmente filmada com G5, a mais escura de todas. Praguejei todas as gerações da família do motorista. Nunca tinha pensado na questão dos acidentes e acredito que parte se deva às películas. Já presenciei vários motoristas abrindo completamente os vidros para poder enxergar alguma coisa. E antes que começem a criticar o Bob, pensem num meio-termo, películas não tão escuras funcionam bem para filtrar um pouco o sol.

    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pra quem faz questão de película, existem modelos menos escuros.
      Além do mais, a maioria dos veículos vendidos no país já conta com vidros verdes, que retém a maior parte da radiação UV.

      Excluir
    2. Ricardo Simonsen16/04/12 21:14

      Eu não abro mão de película de jeito nenhum.

      Tanto que tenho um automovel para usar de noite sem pelicula, um discreto A3 Sportback vermelho.


      Meu carro do dia-dia é um Cruze LTZ, que por razões do sol, eu tive que colocar. Familia branquinha, criançada...é dose se queimar.

      Excluir
    3. conhecem protetor solar?

      Excluir
    4. vai passar a vidaoda usando protetor solar oseu idiota, tem que usar pelicua mesmo e que se lasquem quem achar ruim.

      Excluir
  3. Já fui adepto das películas no passado, daquelas mais suaves levemente escurecidas e/ou esverdeadas. Me dava certo conforto ao filtrar um pouco os raios solares. Até que um dia, num acidente quebrei o vidro traseiro de minha Fielder e quando o substitui deixei sem a película. Resolvi tirar de todos os outros vidros e vi como a vida é melhor sem as malditas películas. Por mim, poderia ser proibida de vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cara Pao-duro !

      Excluir
    2. rafael lerdão, bota uma pelicula no toba então o mao de caca da merda.

      Excluir
  4. Nem nas portas traseiras Bob. É ali que um meliante vai ficar, com o cano apontado para as nossas costas, e praticamente invisível de fora.
    Não tenho em nenhum carro de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juvenal Jorge
      Também não gosto em nenhum vidro. Essa solução no J5 de teste foi apenas paliativa, para me permtir dirigir com segurança.

      Excluir
    2. E tecnologia existe para se fazer películas transparentes que também protegem dos raios infravermelhos e ultravioletas.
      Só resta a ilusão de segurança que os defensores dessas películas alegam.
      Até parece que alguém de arma na mão se intimidaria com um vidro preto ou a vítima não seria obediente em abrir a janela ou a porta...

      Excluir
    3. Uber, muita gente bate na tecla da defesa contra ladrões, mas o motivo que eu vejo mais é a discrição, ou seja, os outros não podem ver o que se passa dentro do carro. Muita gente não quer ser vista andando no carro com outra pessoa, ainda mais entrando num motel. Muitos vão negar, mas esse é o maior motivo para instalar esses dejetos nos vidros.

      Excluir
    4. Da mesma forma que o meliante que ainda não te roubou também não vai ver quantas pessoas estão dentro do carro, se você tiver película.

      Sério, em ambos os casos temos prós e contras. Ao meu ver, película mais ajuda que atrapalha, mas eu também não uso G5 nem nada muito escuro.

      Perder visibilidade por conta de uma película, de leve, não é um argumento plausível. Falta é mais atenção aos nossos motoristas, que só se preocupam com o seu tempo, a sua pressa, e aí sim se esquecem do entorno. Não culpem a película por conta disso, que não tem ligação. Isso é gosto pessoal apenas, não é via de regra.

      Excluir
  5. A película atrapalha demais quem está atrás do carro "insulfilmado", pois não é possível acompanhar o trânsito à frente, em caso de congestionamento ou saída de semáforo.

    Isso fica mais grave quando o carro é um SUV desses que estão na moda, com película escura, o carro fica parecendo um caminhão baú, muito incômodo para quem está atrás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um exemplo disso:
      Eu era o primeiro na fila do semáforo, ficou verde, mas eu não saí direto porque ainda tinha uma mulher acabando de atravessar.
      Alguém deu umas buzinadas e com certeza estava atrás do segundo veículo, pois ele era filmado e o meu não é.
      A pessoa se irrita à toa por não saber o que está acontecendo na frente.

      Excluir
  6. Fez muito bem, Bob!
    Preferível arcar com os custos da retirada dessas películas do que com algum sinistro nesse carro.
    E essa coisa não atrapalha a visão só de quem está dentro do veículo.
    Atrapalha bastante quando vamos olhar antes de atravessar um cruzamento ou virar à direita e tem um carro assim estacionado bem próximo da esquina.
    Também perdemos a visibilidade do que ocorre à frente dos veículos para podermos nos prevenir de algo.

    ResponderExcluir
  7. Vá lá que ficou melhor assim. Mas custava à JAC deixar a película como opcional? Poderia até cobrar meio caro por que quem quer não abre mão, e quem não quer, não gosta mesmo. Sem falar que, como saberíamos desse bonito tom esverdeado do vidro original se a película não fosse arrancada.
    Pessoalmente não gosto do "filme". Acho que sair de casa embrulhado em saco de lixo só fica bem para lixo mesmo. Pior ainda no vidro traseiro, que sempre tem o risco de danificar o desembaçador quando for tirar
    E o J5, como tem se saído esse Del Rei do 3º milênio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. brauliostafora
      Tem se saído bem, agradável, bom de curva. Ainda vou escrever post sobre esta fase avaliação. Aguarde.
      Não foram todos os J5 da frota de teste que receberam películas, só alguns.

      Excluir
  8. Aliás, muito bonita a foto lateral deste Jac!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorenzo Frigerio13/04/12 14:01

      "Design by Giugiaro".

      Excluir
    2. o design dos carros aqui anda tão mal que estao achando J5 lindo.

      giugiaro passou esse projeto pra um de seus empregados. o carro é bem feito... mas é uma salada de estilos, sem personalidade alguma.

      mas tá bom.

      muito superior a um cobalt da vida...

      Excluir
  9. E neguinho ainda fica todo felizinho quando paga uma nota em um carro 0km, e a concessionária lhe faz a imensa deferência de dar o filme de "brinde". Este lixo consegue atrapalhar o motorista do carro que tem, e o do carro que não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, quando eu comprar o meu carro vou dizer logo que não quero sacos-de-lixo nas janelas, e depois vou numa loja especializada em sacos-de-lixo e mandar botar daqueleas mais claras em todos os vidros, pois deve ser igual para todos, é muito ruim quando as janelas são mais escuras do que o para-brisa.

      Excluir
  10. E tecnologia existe para se fazer películas transparentes que também protegem dos raios infravermelhos e ultravioletas.
    Só resta a ilusão de segurança que os defensores dessas películas alegam.
    Até parece que alguém de arma na mão se intimidaria com um vidro preto ou a vítima não seria obediente em abrir a janela ou a porta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas usam película mesmo é pra fazer cag*da no trânsito e ninguém ver a cara. Já percebeu o quanto de barbaridade que fazem? O Bob diz que fazem pois a película prejudica, eu já acho que colocam a película para fazerem as besteiras.

      Excluir
    2. Uma vez li num jornal que motoristas de carros com película nos vidros cometiam mais infrações.
      Mas não especificava se as infrações eram intencionais ou não.

      Excluir
    3. Procurei por películas que barram apenas ou grande parte dos raios infrared ( ou infravermelhos - são os q esquentam o carro) e não encontrei . Tenho a impressão que apenas os "magais" são assistidos com sacos de lixo pelas empresas q fabricam películas. TODOS os "instaladores" nunca ouviram falar em película transparente que bloqueia IR e calor.

      Excluir
    4. Como diria o Capitão Nascimento:
      São eles que financiam essa po...!

      Excluir
    5. Mas pra bloquear IR ainda não inventaram nada melhor que o vidro comum mesmo! O que a película faz é transformar a luz visível em calor antes que ela seja absorvida pelo interior do carro. Bancos em cor clara (bege, branco, vermelho, laranja ou verde, que são cores que já foram usadas em carros...) fariam o serviço de deixar o carro menos quente melhor que a película (pois não absorvem tanto a luz quanto o preto) e não prejudicariam a visibilidade. Na verdade, um Corvette ou 911 de bancos vermelhos até chama mais atenção no transito, sendo um fator de segurança extra.

      Excluir
    6. Lorenzo Frigerio13/04/12 13:58

      Entrem no site da Insulfilm - a legítima - e verão um modelo de filme anti-infravermelho.

      Excluir
    7. A pelicula transparente existe, é de anti vandalismo, existe a cor preta, que a que tenho no meu carro que veio com ele, pois ela é ant vandalismo, e a transparente, custam enm torno de R$600,00.

      Excluir
  11. Tinha insulfilm bem clarinho exceto no parabrisa, pois veio assim da concessionária. A noite com chuva é um terror dirigir, ou se o vidro tiver um pouco de poeira. Fora que nem dá pra fazer sinais no trânsito sem alguém te ver.
    Esse ano mandei remover tudo, nossa que diferença! Parecia que estava dirigindo um carro novo, fora que fica muito mais bonito os vidros verdes e poder ver o interior do carro.

    Mas fora aqui do fórum nunca encontrei alguém que compartilhasse da nossa opinião, é sempre o papo de "maior segurança e tal", nem adianta tentar discutir pois você sempre vai ser o excêntrico da turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho película e já acho um sufoco dirigir com os vidros embaçados...

      Excluir
    2. vai de taxi entao o babaca.

      Excluir
  12. É ISSO AÍ BOB!!! PAU NESSES QUE NÃO ENXERGAM NEM A VAGA NO PRÉDIO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo Cristofolini13/04/12 22:13

      hahahahahahaha

      Excluir
    2. Outro dia a raspei minha lateral..
      Mas foi a coluna do predio que se mexeu sozinha.. eu juro!

      Excluir
    3. Então...pau na coluna do teu prédio!

      Excluir
    4. Fácil, tira a coluna. Depois fica esperando pra ver o que acontece...

      Excluir
  13. Bob,

    Celular + Distração Crônica + TV + Multimedia + Insulfilm + Medo de 3000rpm + Radar Pegadinha + Falta de Sinalização + Xenon + Faróis Apagados + Milhas Irregulares + Farol Alto na Neblina + Ausência de Repetidor Lateral + Pressa + Irresponsabilidade + Álcool + Falta de Manutenção + Pavimento Péssimo + Falta de Treinamento + Assistencialismo Deseducante + Formação Emburrecedora + Baixa Escolaridade

    =

    Campeão Mundial de Mortes no Trânsito (disparado).

    QUERIAM O QUÊ? TRÂNSITO SUÍÇO???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso assinar embaixo.

      Excluir
    2. Falou tudo e ainda complemento: brasileiro gosta dessa situação. Gosta de não se aperfeiçoar em nada, tá bom assim...

      Excluir
    3. Ledoni, na mosca. Assino embaixo tbém.

      Excluir
    4. Também assino embaixo.
      Da lista, acho que antes de obrigarem as fábricas a colocarem abs e ab2 em todos os carros (e só em 2014!), no mínimo deveriam obrigar a instalação dos repetidores laterais que facilitam muito a visualização da sinalização. Mas pra um país que até outro dia o Brake-light não era obrigatório...

      O xenon é outra desgraça. Ou o pessoal só anda com as lanterna ligadas, ou só com o farol de neblina ligado, ou então cegando todo mundo com xenon genérico/desregulado/mal adaptado.

      Excluir
    5. Viram Jeremy Clarkson na última 4Rodas, elogiando o motorista que veio pegar ele no aeroporto? O cara andou a 130 km/h na pista coberta de gelo... com uma Sprinter! E a 4Rodas publica isso!

      Excluir
  14. Anos atrás, comprei uma Saveiro Supersurf semi nova (tinha 8 meses de uso) e quando vi o carro tinha pelicula.

    Depois de alguma negociação, fechei negocio e me ofereceram para "recolocar" uma vez que o Concessionário VW tinha removido a pelicula sob alegação que "estava escuro alem do limite legal" (o pessoal da VW mesmo tinha colocado a pelicula 8 meses antes...)

    Foi a cena mais bizarra a cara dos vendedores de acessórios quando agradeci pelo serviço de remover a pelicula e afirmar que se eles não tivessem feito, eu teria pedido para eles fazer...

    Arrancaram tentanto fazer eu "comprar" novamente pelo produto e cairam do cavalo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Queria ter visto a cara dos marmanjos...

      Algumas coisas impagáveis.

      Excluir
  15. Bob, não concordei com voce anteriormente e não poderei concordar agora. A questão aqui é a generalização.
    Existem filmes e filmes, desde G5 até G50. Nunca usei nem recomendo G5, pelas razões que voce já apresentou. Mas G50 e G35 eu tenho, uso, aprovo e NUNCA me meti em acidente algum desde que passei a utilizá-los.
    Com G35 eu já me acostumei a tal ponto que não consigo dirigir nenhum carro sem eles, simplesmente o excesso de luminosidade externa me cega. Como a vida toda me habituei a conviver em ambientes com baixa iluminação, num carro sem filme algum eu não consigo dirigir, me sinto totalmente cego.
    Claro que eu poderia utilizar óculos escuros, mas utilizando o seu conceito de que nunca se deve reduzir a iluminação frontal, porque eu utilizaria isso, dado que ele escurece em todas as direções? Não, é mais seguro escurecer somente onde é necessário. Hoje eu já deixei de usar óculos escuros e optei por G35 em todos os vidros, exceto, claro, no párabrisa, que nunca recebe filme algum (em meus carros).
    Entendo quando voce critica o excesso de escurecimento, como é o caso do G5, mas no caso do G50 e G35, me desculpe, mas suas alegações são infundadas, pois baseam-se apenas no seu hábito de dirigir, ignorando os dos demais. Eu me habituei ao G35 e recuso qualquer carro que não o tenha, abrindo exceção para o G50, que eu aceito mas considero muito fraco.
    G35 resolveu todos os meus problemas de ficar com o braço esquerdo queimado. E não adianta falar sobre os "vidros verdes", pois no meu caso eles nunca foram atenuadores suficientes. Aliás, todos com pele muito clara ainda sofrem com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bob Keller13/04/12 13:39

      Só há uma coisa a comentar: FRESCO

      Excluir
    2. Faço coro com você, Bussoranga. Também uso película bem clarinha (deve ser a tal G35, não tenho certeza) só que na cor verde. Os vidros ficam com mesmo aspecto que os da linha Fiat (venus 55, acho) e pouca coisa à mais em relação aos do Monza 500 EF e Santana Executivo - esses dois vinham com vidros mais escuros que o restante da linha. Não atrapalha nadinha e ainda dá para enxergar de fora para dentro. No párabrisa, nada.

      Excluir
    3. Bussoranga,
      Desculpe, mas é assunto só pode ser tratado de maneira generalizada. Ou se tem a visibilidade regulamentar e aceitável em todas as direções, ou não se tem. E essa história de "braço esquerdo queimado" só pode ser brincadeira sua. Até parece seu carro só anda no rumo sul entre 8 e 11 da manhã...O que mais prejudica a visão é justamente a alternância de transparência entre pára-brisa e vidros laterais, pois a pupila se ajusta a uma determianada luminosidade. E óculos escuros protegem a vista e garantem a melhor visão noturna ao tirá-los. E não prejudicam a visibilidade. Pergunte a um oftalmologista. O fato de você nunca ter-se acidentado, ótimo, mas sua chances de isso não acontecer nunca aumentam com visibilidade adequada. Não queira defender o indefensável, você é um cara inteligente.

      Excluir
    4. FVG:
      os únicos carros que vêm de série com vidros verdes escurecidos são os Fiat com ar condicionado. GM e VW jamais os tiveram.

      Excluir
    5. Concordo com o Bob na militância de acabar com esses exageros, mas também concordo com o Bussoranga, pois até G35 (menos no para-brisa, claro) consigo dirigir com ótima visibilidade, inclusive utilizando um bom óculos escuros (lentes marrons, ou verdes, que dão um contraste de cores legal para dirigir). Inclusive sou meio branquelo, e sinto diferença sim na pele com o vidro original x com o filme.

      No carro do meu pai, inclusive, nunca teve, e isso não impediu que ele sofresse um sequestro, como o bussoranga relatou abaixo. Depois disso, o presenteei com as películas, pois ele também está fazendo um tratamento que restringe abusar do sol. Acabei botando um G20, e eu mesmo me arrependi. Como ele está usando o carro pouco e só durante o dia, ele aprovou.

      Agora o duro é que o pessoal gosta mesmo da G5, mais uma G35 ou G20 no parabrisas, aí é pedir pra fazer besteira no transito. Até os puliça usam assim...

      Excluir
    6. CSS
      Tinham ,sim. Repito: Santana Executivo e Monza 500 EF, ambos fabricados em 1990, possuíam vidros verdes pouca coisa mais escuros que os demais. Me lembro bem disso inclusive era só colocar um ao lado do outro para notar a diferença.

      Excluir
    7. Concordo que G35 nas laterais não atrapalha em nada a visibilidade, pelo menos para quem não sofre de nenhuma limitação visual. Ruim mesmo são os vidros totalmente incolores, e/ou sem faixa degradê no parabrisa...

      Excluir
    8. Faixa degrade ajuda pra caramba!

      Minha Ranger trincou o parabrisa e eu substitui por outro COM faixa degrade (a Ranger vem de série sem a faixa).

      É umas das unicas Rangers que eu conheço com faixa degradê (excetuando as versões pré 1997 com suspensao Twin-I-Beam que eram importadas e usavam a faixa)

      Excluir
    9. Marcelo Augusto13/04/12 21:18

      Essa de queimar o braço é malho. Depois de muito tempo descobri o porquê: os laminados filtram 99,5% dos raios ultravioleta, os temperados 82%.

      Excluir
    10. Bob, pelo menos aqui no nordeste o sol queima sim o braço, para você ter uma idéia do inferno que é aqui. E não é só isso, tem dias que estou de calças verdes e dias que estou de calças brancas e eu noto uma diferença absurda de temperatura nas minhas pernas de acordo com a cor das calças.

      Mas voltando a questão da visibilidade, o pior não é nem usar as películas, e sim botar mais escuras de lado, em vez de botar igual no para-brisa e nas laterais. A diferença de luminosidade atrapalha demais, aqui no nordeste a maioria dos carros são assim, com sacos-de-lixo bem escuro nas laterais e sem saco de lixo no para-brisa, é terrível a diferença de luminoside.

      Excluir
    11. CSS, o Vectra Collection que tenho veio com vidros verdes:
      http://www.spcarros.com/img_carros/gr/foto1-143742.jpg

      Não é o meu veículo.

      Excluir
    12. Douglas, no para-brisas não é permitida NENHUMA película escura.
      Se a motivação é diminuir a incidência dos raios UV nos braços, uma película de marca boa, com tonalidade clara, faz o serviço. E vai esquentar muito menos que o saco de lixo, que transforma toda a luminosidade em calor.

      Excluir
  16. Para quem acredita que insulfilm ajuda ou atrapalha na segurança, aqui vai um fato que ocorreu comigo há exatos 12 anos. Eu tinha acabado de comprar um Vectra CD 0km. Não coloquei nenhum filme. Utilizei-o por exatamente 1 mes até que aconteceu um sequestro-relâmpago comigo.
    Os meliantes ficaram circulando por SP comigo por 3 horas, passando em frente a algumas delegacias da polícia militar na zona oeste, região do butantã, perto da USP, seguindo para Osasco.
    Estavam com arma de fogo apontada para minhas costas em tempo integral. Resultado: estavam amplamenta visíveis o tempo todo, e absolutamente ninguém viu ou observou nada, incluindo policiais presentes à frente das delegacias por onde passamos.
    O que isso prova? Prova que o fato do carro ter insulfilm não faz com que os bandidos tenham preferência por tal carro. Não faz a menor diferença ter ou não ter filme nos vidros em matéria de segurança pública.
    Portanto, quem argumenta contra baseado neste critério, o argumento foi por terra. E quem argumenta a favor também. Os argumentos aceitáveis são aqueles puramente físicos, ou seja, térmicos e ópticos, e só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio Bomfim13/04/12 13:59

      Oi Bussoranga, oi pessoal...
      lembrando que segundo a legislação vigente (semelhante a europeia), o uso é permitido somente quando aplicado da seguinte forma:
      - De 28% a 100% para o conjunto dos vidros das laterais traseiras e o vidro traseiro;
      - De 70% a 100% para o conjunto dos vidros das laterais dianteiras e
      - De 75% a 100% para o pára-brisa.
      Sendo que as transparências destas películas geralmente variam entre 5% (G5) até 70% (G70), existindo também películas 100% transparentes (G100).
      É isso... abs.

      Excluir
    2. É o fator sorte. E ele só funciona para quem está com os vidros suficientemente claros. Não quer dizer que vá funcionar sempre.

      Excluir
    3. Gustavo Cristofolini13/04/12 22:18

      Eu nunca soube de um caso de sequestro que o 'puliça' prendeu o bandido porque o carro era aquário e que deixou de prender porque era 'filmado'.
      Entendo que existe um ódio gratuito à película de controle solar. Sou branquelo e sofro pra c4ralho no sol. Por mim usaria tudo G5, mas, de fato, fica ruim demais para enxergar para fora. Considero G20 uma boa escolha. É questão de se acostumar, mas cada um, cada um. Alguns gostam de carros brancos e não é por isso que todos são obrigados a comprar branco. Bom senso também ajuda.

      Excluir
  17. Talvez um dia o povo aprenda. Mas se demorar a aprender como a usar o cinto de segurança no banco traseiro, ainda vai demorar muito.
    Brasileiro é um povo muito inteligente, né? :-)

    ResponderExcluir
  18. Julio Bomfim13/04/12 13:52

    É.. realmente o pessoal anda exagerando nas películas, principalmente no pára-brisas. No condomínio onde moro é os porteiros não conseguem ver quem está dirigindo e nem mesmo o crachá de identificação.
    Mas para quem usar películas para manter a segurança e a integridade, hoje em dia já existem opções de películas transparentes anti-vandalismo e até com certo nível de blindagem leve. Também existem películas fotocromáticas que são sensíveis à luminosidade do ambiente (como aquelas lentes de óculos que escurecem à luz do sol).
    Inclusive estas fotocromáticas estou pensando em instalar no meu carro.
    Para quem quiser saber mais, é só procurar no site do fabricante mais famoso (que não vou fazer propaganda aqui, rs).
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. insulfilm?

      Excluir
    2. Julio Bomfim13/04/12 15:15

      Hehe... pois é... essa marca mesmo.

      Excluir
    3. Película anti-vandalismo existe faz tempo. Em 1994 eu quase assumi uma representação para distribuir esse produto só que para uso residencial. A película era transparente e realmente o negócio funcionava.

      Excluir
    4. Julio Bonfim
      Não acha mais prático e inteligente usar óculos escuros de qualidade? Como fazer ao entrar num túnel, contando só com o clareamento da película fotocromática, que demora um pouco a reagir?

      Excluir
    5. Lorenzo Frigerio13/04/12 20:24

      Concordo com o Bob, e meus óculos são polarizados, portanto eliminam a luz refletida na estrada e o reflexo da parte superior do painel na superfície interna do parabrisa, melhorando o contraste, coisa que nenhum insulfilm faz.

      Excluir
    6. Gustavo Cristofolini13/04/12 22:30

      Bob, mas o oculos escura não evita que o braço queime (sou branquelo esse lance de sol e pele é complicado).

      Excluir
    7. Bob Keller13/04/12 22:40

      Mais um fresco...O meu nego, existe filtro solar fator 30, não tem nada complicado, deixa o Bob fora dessa, se manca

      Excluir
    8. Gustavo, inventaram um produto revolucionário, vi esses dias na TV...
      Acho que é da marca Sundown, procura aí...

      Excluir
    9. deviam inventar um blog aprova de sandices...

      Película G35 não atrapalha ninguém, quem reclama só está sendo maria-vai-com-as-outras ou é burro demais pra entender que é clara pacas, ao contrário das G5 que os cabeças gordas usam em todos.

      Quer proibir, proibam as G5 e G20.

      Já não chega o Kassab e sua turma quererem controlar o mundo, infernizando a vida de todos e vem o Bob Sharp e o Bob Keller enxerem a paciência.

      Vão ao oftalmologista e parem de aporrinhar.

      Excluir
    10. Gustavo Cristofolini14/04/12 22:26

      Gostaria de convidar os nobres colegar aqui a passarem protetor solar nos braços e depois dirigirem. Como se aquilo não ficasse impregnado nos bracos e mãos melecando tudo. Arranquem as cortinas de vossas casas também. Se bater sol, passem protetor solar.

      Excluir
  19. Marcelo Augusto13/04/12 13:52

    Retirar o principal sentido ao se guiar um veículo só pode de coisa de acéfalo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acéfalo?

      A partir de agora não teremos mais esse problema.

      Excluir
    2. Marcelo Augusto13/04/12 21:20

      E não é que pensei nisso quando escrevi (risos).

      Excluir
    3. Principal sentido dos motoristas brasileiros é o olfato...

      Excluir
  20. Também não uso película a uns 6 anos.

    Sobre o carro realmente é bonito. Só poderia ser mais barato. Quando sai o teste, bob?

    ResponderExcluir
  21. Luiz AG.
    Sai na semana que vem, possivelmente terça.

    ResponderExcluir
  22. E o Cruze, Bob? Quando é que a GM vai liberar um pra testar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FVG
      As coisas andam meio complicadas lá. Estou tentando pegar um.

      Excluir
    2. Bob, tente fazer como no I30: pegue um manual. Pode ser?

      Abraço

      Lucas CRF

      Excluir
  23. Compra uns óculos Bob. Veio tem de dirigir de óculos, senão não enxerga.

    ResponderExcluir
  24. Bob.
    Também não gosto de película. Quer dizer, até gosto da estética, mas não da funcionalidade (ou falta dela). Mas película só da metade para trás, me desculpe, fica o cúmulo do ridículo. Prefiro sem nada mesmo.
    Lembro-me de uma lamentável série de Jeep Grand Cherokee que vinha de fábrica com vidros fumês da metade para trás.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CSS
      Também prefiro sem película alguma. Só citei Europa para mostrar como lá, diferentemente daqui, é exigido que o motorista tenha boa visibilidade.

      Excluir
  25. É bonito este carro, mas acho ele caro!!!

    Podia custar menos.

    ResponderExcluir
  26. As películas são usadas pelas autoridades federais, quer nas viaturas chapa branca quer nos seus BMWs, Audis etc. Então fica difícil acabar.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo Apr 13 12:00 PM
    Acabar forçado, por enquanto não, mas que virá fiscalização com o equipamento Translux II (está demorando!), virá. Mas os brasileiros bem poderiam ter uma ponta de iluminação e eles próprios eliminarem esse praga.

    ResponderExcluir
  28. Aléssio Marinho13/04/12 16:08

    Nunca usei película em nenhum carro que tive.
    As pessoas me perguntam o motivo de não usá-las, pois acham estranho um carro sem elas e sempre respondo: Quero ver e ser visto!
    O sujeito sempre faz uma cara de paisagem.

    ResponderExcluir
  29. tremi: o carro era "filmado"
    Mas o Roberto Carlos tá com mania de vidro "filmado"

    tremi: o carro era "chinês"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Tremi: o carro era chinês."
      Kkkkk

      Excluir
    2. Termendo desse jeito, um sujeito não pode dirigir: é acidente na certa!!!

      Excluir
  30. Pois é.... Realmente película atrapalha a visão.

    Mas o Brasil além dos problemas de trânsito, também tem problemas com a segurança pública. E se esconder dentro do veiculo ameniza a questão da segurança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson
      Ameniza mas não resolve, e se perde visibilidade. Mau negócio.

      Excluir
  31. Depois de ser furtado eu coloquei película até no para-brisas. Sempre me pergunto se é o melhor, mas o medo de ser furtado/assaltado ainda é maior que o medo de sofrer um acidente.

    Vivemos em um cobertor curto, destapamos um lado para tapar o outro.

    ResponderExcluir
  32. Muito bom, Bob. Seu trabalho em defesa da conscientização, da racionalidade e da segurança no trânsito sempre terá meu total apoio.

    ResponderExcluir
  33. Luiz Dranger13/04/12 18:41

    Bob, depois de passar algum tempo no Rio com o Themudo, que tinha todos os carros filmados acima do permitido, perguntei a causa. Respondeu que era medo de assaltos !!! Eu nunca tive películas nos vidros e não fui assaltado. Assaltos podem acontecer, mas duvido que carros "filmados" sejam menos visados. É mais uma crença das oportunidades de negócios no Brasil. Sempre tem alguém que tem uma loja de som (em queda, já que os carros novos vem mais providos)e precisam de uma renda adicional. Mas que prejudica a visão não há dúvida, principalmente na noite chuvosa. Agora depender do CET para fiscalizar isso, é uma piada. Aparelhos caros que medem a luminescência não estão disponíveis etc...
    É o Brasssssiiiiiillllll!!!! E o que Deus nos dará !
    Abração
    Luiz

    ResponderExcluir
  34. Flavio. M. S. Bezerra13/04/12 18:55

    Brasileiro compra carro preto com interior preto sob um sol de interior cearense e vem reclamar de calor??

    Brasileiro filma o carro com medo de morrer no assalto, mas qualquer estatística mostra que é muito mais provável morrer em um acidente de trânsito. E aí?

    Brasileiro se fecha para o mundo em um Cocoon automotivo e depois vem reclamar que o trânsito é hostil?

    Me ajuda aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasileiro pensa na "segurança" do filme mais querendo evitar a perda de bens materiais, só que essa "proteção" é questionável como já falado...

      A maioria nem anda com altos valores e também para bem materiais existe seguro, ou na pior das hipóteses a pessoa trabalha e compra de novo...

      Mas a SEGURANÇA da vida humana não seria mais importante?

      Excluir
  35. Bob, a quais países vizinhos você se refere? Pelo menos no Paraguai e na Argentina a praga dos vidros filmados é igual à que temos no Brasil.

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano
      Argentina e Chile. Paraguai, não vou lá há muito tempo.

      Excluir
    2. Tive impressão de que na Argentina a praga é menos pior. No Paraguai é tão ruim quanto Foz do Iguaçu, tudo G5. Mas lá o que tem de carro roubado e bandido não é brincadeira...

      Excluir
    3. Não me admiro. Os bandidos são os primeiros a colocar películas nos carros para que ninguém os reconheça, afinal, eles gostam de viver em ambientes obscuros e sombrios.
      MD

      Excluir
  36. Por coincidência, hoje no centro de SP, na rua Boa Vista, vi um Corsa do Detran, bem em frente à sede do órgão, "fechado no G5", como se diz por aí. Só não tirei foto porque meu celular é antiquado, só serve prá fazer ligação mesmo.

    ResponderExcluir
  37. Lorenzo Frigerio13/04/12 20:30

    De lateral, esse carro parece uma evolução do velho Mitsubishi Galant. Também lembra o Brava. Em suma, tem cara de Fiat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorenzo Frigerio
      O fato é os carros estão mesmo muito parecidos. Fiz post recente a respeito. http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/03/houston-weve-got-problem.html

      Excluir
  38. Parei de usar película pela irritação de não enxergar o trânsito pelo vidro dos outros carros. Por isso película nunca mais. Cidadania tem que partir primeiro da gente mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos que tento convencer alguns colegas meus a abandonar a película escurecedora. Dia desses, um deles levou uma porrada na traseira do carro por causa de um motorista mais à frente que freou forte e o que vinha atrás desse meu colega não se tocou. Se o vidro não fosse escuro, talvez houvesse mais visibilidade para evitar colisão.
      Aliás, esse negócio de respeitar faixa de pedestres é um exagero e uma falta de bom senso em certas ocasiões. Frear o carro com tudo em uma avenida (no caso, dentro da USP) não é nem um pouco lógico.
      E faço um certo esforço para convencer meus colegas que usam vidro verde a manterem assim.

      Excluir
    2. Guilherme J.
      Você faz muito bem em dar tal conselho, parabéns.

      Excluir
  39. O J5 ficou bem harmonioso de perfil, ainda mais com essas belas rodas. Porém, eu não gostei da frente. Tanto o J3 quanto o J5, parecem ter a frente do Celta.
    Eu também acho que a JAC deveria colocar um motor mais potente. São 125 cavalos para empurrar 1315 quilos. O torque também poderia ser melhor: são 15,5 mkgf.
    Observando algumas fotos na internet, achei o material do painel simples e a faixa imitando madeira muito kitsch...
    Asterix

    p.s.: acho bonita a frente do Celta... mas no Celta!

    ResponderExcluir
  40. Bob, você pode dizer como eles retiraram a película? Foi só puxando sem usar algum produto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria saber como tira a película do vidro traseiro? Para não danificar o desembaçador...

      Excluir
    2. Não, pois a cola fica grudada no vidro, tem que passar um produto lá para remover a cola.

      Excluir
    3. Jambo
      Acompanhei o serviço. Com uma lâmina, descola-se uma mínima parte da película na parte superior do vidro e vai-se puxando o resto lateralmente, depois para baixo, por igual. Sai facilmente. Perguntei sobre o vidro traseiro e disseram que usam um líquido para remover que não danifica os filetes.

      Excluir
    4. O dos vidros do meu carro saiu só na base do puxão...
      Mas se deixar a película fazer vários aniversários no carro, o plástico vai estar ressecado, e cada puxada só vai tirar uma lasquinha dela.

      Excluir
    5. O meu levei numa oficina (Bettio, com mais de 30 anos no mercado) que rasparam. Saiu filme, desembaçador, riscou vidro, quase me arrancam o vidro traseiro. Nunca mais carro nenhum que eu comprar poe a roda lá.

      Excluir
  41. Bob, a última marcha dele é uma marcha de potência como no Bravo T-JET em que à velocidade máxima, o motor está numa rotação acima de potência máxima, ou são desses câmbios chatos que deixam o carro preguiçoso na última marcha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas
      Quinta de potência, máxima em quunta, 120 km/h a 3.600 rpm.

      Excluir
    2. No caso do Bravo citado a Fiat deveria ter aproveitado a caixa de seis marchas para deixar a última marcha econômica e de baixo giro, tem potência suficiente e não acho nada chato ter que reduzir, ainda mais num carro turbo de proposta esportiva como ele. pelo contrário um grande prazer...

      Excluir
    3. Anônimo Apr 14 08:46 AM
      Tanto você está certo que até no novo Porsche 911, de 7 marchas, é assim, sétima de economia, máxima em sexta.

      Excluir
    4. Bob, então pelo jeito ele não vai atingir a potência máxima em quinta, sabe dizer se o diferencial do J3 é mais reduzido e se daria no J5?
      Quanto a essas marchas de economia, acho um desperdício de marchas, da a sensação de que o carro é imcompleto ou deficiente.

      Excluir
    5. Douglas, é característica de cada carro. Sabendo usar, a quinta de economia é uma coisa ótima, e com nossa velocidade limitada, cheia de "pardais", ruas esburacadas, pedágios tão próximos um do outro, etc. acabamos por não usar nem até a quarta antes de pisar no freio novamente.
      Mas aí é outra questão: o gosto. Tem quem prefira de um jeito, tem quem prefira de outro. Como trabalho o dia inteiro ouvindo gente gritar, em minhas poucas viagens não gosto que o motor fique berrando no meu ouvido e dou preferência à quinta bem longa. Depois, se precisar ultrapassar alguem, reduzo para quarta.

      Excluir
  42. Seria o ideal películas com o sistema transitions, de lentes que escurecem ao serem bombardeadas por raios de Sol e voltam ao normal em ambientes escuros. Acho que só em carros mais caros existem os vidros eletrocrômicos, onde a escuridão pode ser controlada, seria melhores que esses sacos de lixo permanentes.

    ResponderExcluir
  43. Acho que tem gente precisando visitar o oftalmologista. Dificuldades de visão acentuadas provocadas por filtros oculares (como as películas) pode ter como causa problemas físicos (graus de miopia elevados, por exemplo) ou falta de vitaminas. O primeiro caso não tem jeito (tenho amigos que nem óculos escuros podem usar, muito menos películas). Se for o segundo caso, doses de vitaminas do tipo adequado corrigem o problema em pouco tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo Apr 13 10:13 PM
      Falou besteira no meu caso. Uso Ray-Ban G15 e tenho visão perfeita. Você certamente faz parte do rebanho braisleiro que se esconde nos automóveis.

      Excluir
    2. Tomou na lomba hein anônimo

      Excluir
    3. Não meu caro. Sou daqueles que não fumam enquanto dirigem nem bebem antes nem durante a direção.

      Excluir
    4. Vc não consegui dirigir com uma só mão? Nem dirigir depois de 200 ml de cerveja? Passe a placa do seu carro para ficarmos de sobreaviso!!

      Excluir
    5. Como diria o Pluto: PAU NA LOMBA DO ANÔNIMO AnônimoApr 13, 2012 10:13 PM!

      Excluir
    6. AnônimoApr 14, 2012 09:26 PM

      Vc só consegue dirigir se o carro estiver parecendo um aquário? Então como vai conseguir com uma só mão? Ou depois de um chopp?

      O problema é que ninguém olha pro próprio umbigo, todos dizem que são pilotos de fuga. Mas uns choram por não conseguir dirigir com alcool ou sem uma das mãos, outros choram por não conseguir dirigir com um vidro mais escuro, e chorando cada um tenta disfarçar suas dificuldade jogando os erros em cima de um item ou vício.

      Excluir
  44. Nenhum assunto quando é generalizado será discutido com bom senso e inteligência.
    Também não concordo em chamar de burro quem usa a película regulamentada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as note que quando você diz "nenhum assunto" está generalizando...

      Excluir
    2. Reiter
      Não existe película regulamentada quando aplicada em vidros esverdeados originais de fábrica, que já estão no limite. Colocou, o carro fica irregular.
      Que outro adjetivo, senão burro, para quem manda reduzir a visbilidade no próprio carro?
      Em relação ao seu comentário posterior, um portador de necessidades especiais pode dirigir sem audição, sem olfato, sem paladar e sem tato, mas jamais sem visão. Por ser a visão fundamental, existe limite mínimo legal de transparência nos vidros de condução – pára-brisa e laterais dianteiros. É bastante simples para qualquer pessoa entender. Quanto ao copo de cerveja ou de qualquer bebida alcoólica, existe limite para a concentração de álcool no sangue, abaixo do qual a pessoa está perfeitamente apta a dirigir. No Brasil era 0,6 grama por litro de sangue, alcoolemia esta alinhada com a dos países avançados, que não preciso dizer quais são, até um incompetente de um deputado chamado Hugo Leal, do PSC-RJ, propor lei reduzindo para zero a alcoolemia ("lei seca"), que Câmara dos Deputados vaquinha-de-presépio aprovou e o presidente Silva sancionou, mas que acabou ficando 0,2 g/litro.

      Excluir
    3. Qualquer dose de bebida prejudica a direção. Isso é mais que sabido. Não adianta sair por aí dirigindo devagarinho. Irresponsabilidade total.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Bob, você também é um cara muito inteligente, leio os seus artigos a mais de 15 anos desde a quatro-rodas sempre o considerei uma pessoa uma sensata, porém não estou vendo sensatez na réplica citando a lei para reafirmar a sua opinião, pois você mesmo melhor do que ninguém sabe que as leis nesse país em sua grande maioria são isentas de sensatez, bom senso e coerência.
      Concordo com você que diminuir visibilidade não é uma prática inteligente em se tratando de dirigir um automóvel, mas na minha opinião e na de muitos países de primeiro mundo a % de trasnparência e visibilidade obtidas com vidros verdes + películas regulamentadas é mais do que suficiente para termos uma direção segura a noite.
      Também concordo com você que colocar películas mais escuras e qualquer tipo de película no parabrisa é um ato desprezível e passível de punição severa.

      Excluir
    6. Anônimo, você está certíssimo.
      Não há outro adjetivo senão jumento para os que defendem que se pode dirigir depois de beber.

      Excluir
    7. Anônmo Apr 15 05:02 PM
      Defendo, sim, que se pode beber e dirigir, desde que até certo limite de alcoolemia. O que é totalmente condenável é dirigr bêbado, o que é totalmente diferente.

      Excluir
    8. Bob eu não entendo, vc condena qualquer tipo de redução de visibilidade, mas defende a perda de reflexos?
      Então nosso reflexo e rapidez de reação são menos importantes que visibilidade?
      Entenda que eu assim como você também defendo que um pouco de alcool (até 0,6 ou 0,8 g/l) não deveriam ser proibidos, mas não entendo como você usa do bom senso num assunto e no outro é irredutível beirando até a intransigência.

      Excluir
    9. O que é... o que é...
      Leia um pouquinho para ampliar o seu vocabulário.

      Excluir
  45. Quem fala que qualquer película atrapalha e deveria ser proibida também deve achar que 1 gole de cerveja é suficiente para causar acidentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não entendo um cara como o Bob atacar tão ferozmente o uso de películas e ser mais moderado com o álcool. Ora, qualquer quantidade de alcool atrasa em milésimos de segundo, ou segundos a reação do motorista. Se a película atrapalha a visão a noite, o alcool atrapalha os reflexos a qualquer hora.

      Excluir
    2. Leandro
      Então os alemães são uns loucos, pois permitem que se dirija com alcoolemia até 0,5 g/litro até numa Autobahn. Façamos um protesto contra os alemães, eles estão totalmente errados e o presidente Silva é que agiu certo...

      Excluir
  46. Oi Bob...passei aki só p/ te relembrar q uso G5 no carro td e G50 no parabrisas ok?

    Amplexos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pisca
      Pois não deveria, ora...

      Excluir
    2. G5? bote G50 em tudo, para ficar algo uniforme.

      Excluir
    3. G5 e G50 de caipira é chapeu de palha so!
      Vai carpinarrrrr Pisca-Pisca

      Excluir
    4. G5 é coisa de contrabandista!! Vai ver lá em Foz no pátio da Receita Federal. É preciso encostar o rosto no vidro pra se conseguir ver um pouquinho pra dentro do carro.

      Excluir
    5. Watch out, we got a badass over here!

      Excluir
    6. Bob, o Pisca passou para te lembrar... Por um acaso você anda esquecido?
      É cada inútil que aparece por aqui, fale a verdade.

      Excluir
    7. Mais uma vez me lembro do Pluto: PAU NO PISCA E NAQUELES QUE FALAM BESTEIRA!!!!

      Excluir
  47. Bob,
    Tenho um vizinho que é proprietário de um Golf.
    Esse carro tem faróis e luzes de neblina de xenônio, película G5 e G50 como o Pisca e carro rebaixado até quase encostar no piso.
    Também está sempre lustrinho, mas tem o ar-condicionado pifado e se andar um pouco rápido, desmonta.
    Essa é a inteligência do nosso povo.

    ResponderExcluir
  48. Last of the Mohicans

    O meu carro não tem luz de neblina, xenon e nem A/C pois isso p/ mim é lastro.

    E tbm não é socado no chão, mto pelo contrário, afinal de contas eu preparei td a suspensão dele, ou seja, molas esportivas, amortecedores + baixos e duros e tbm barras estabilizadoras mais grossas.

    Bora tentar acompanhar o "inteligente" aki numa descida de serra p/ valer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que carro de bosta! Lastro, essa foi de doer!

      Excluir
    2. Pisca
      Teu carro é carroca puxada por jeg!
      Oce nem dirigir sabe!

      Excluir
    3. Pisca
      Eu topo seu desafio . te encaro numa descida de serra na boa..
      Nao adianta ter carro com suspenssao preparada se o motorista é "braco-duro"
      Vc só vai chegar na frente se despencar no precipicio!
      Hahahahhhh
      Qdo podemos marcar ?

      Excluir
    4. Resumindo: o carro do Pisca é pé-de-boi.

      Excluir
    5. Pisquinha
      Não tem A/C? Em GYN??? Tá louco, hein! Bota desodorante aí nesse sovaco, vai. E passa a receita detalhada da suspa.

      Excluir
    6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    7. "O meu carro não tem luz de neblina, xenon e nem A/C pois isso p/ mim é lastro." Essa notícia mudou o mundo!!!! Isso se alguém tivesse perguntado, mas...só mesmo o Plutônio para responder à altura!

      Excluir
  49. Tão ruim quanto essas películas escuras é o mau hábito de certos motoristas que insistem em dirigir fumando.
    E ainda dizem: dirijo fumando
    a mais de 40 anos e nunca sofri um acidente!

    Né, Bob?



    Kokokil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grande coisa, dirigindo eu consigo dichavar, bolar um fino e fumar, a cervejinha não preciso ficar segurando, tem porta-copo dããããr

      Excluir
    2. Kokokil
      Fumo enquanto dirijo sim, há 55 anos. Qual o problema? Por favor, explique o que há de errado nisso, que não entendi seu comentário.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. Quem não tem capacidade e/ou habilidade para fumar enquanto dirige deveria ter a carteira cassada definitivamente. Tais motoristas são um perigo para a segurança do trânsito.

      Excluir
  50. Vc não consegui dirigir com uma só mão? Nem dirigir depois de 200 ml de cerveja? Passe a placa do seu carro para ficarmos de sobreaviso!!

    ResponderExcluir
  51. Rafael Bruno16/04/12 10:24

    O meu ainda tem este lixo, mas quando tem um carro atrás com luzes de XENON, até que ajuda o insul-filme.

    ResponderExcluir
  52. Tá virando moda esse negócio de carro-aquário entre os manolos. Já vi muito Golzin-caixa-socadão-longarina soldada assim. E os manos lá dentro, bração esticado e encosto láááá atrás.

    ResponderExcluir
  53. Muito Bom o Bob estar fumando há tanto tempo. Assim vai MORRER mais cedo e encher o saco (de lixo) dos outros no Inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prepare-se, pois ainda vou viver muito para passar por uma blitz e ver a sua cara de bobo e de outros tendo que arrancar os sacos de lixo para poderem seguir para onde estão indo.

      Excluir
  54. Não li todos os comentários pois são muitos,mas uma coisa que noto no trânsito é que muitos motoristas estão usando a película para o uso do celular,outro dia uma motorista estava praticamente se arrastando em uma rua aqui de BH com seu carro é quando cheguei ao lado de seu carro vi que ela estava falando no celular e nem percebeu que estava atrapalhando o trânsito.A BH TRANS que diz gerenciar o transito daqui,deveria ficar atenta á essas coisas que realmente atrapalham e podem causar sérios acidentes,eu mesmo já tive meu carro atingido por outro,quando este teve um problema mecânico em uma subida até bem leve,já era noite é o carro simplesmente estava sem nem uma iluminação e começou a descer,eu já havia parado,piscado farol,buzinado e nada,simplesmente para-choque,farol,lanterna se foram.Simplesmente pelo vidro traseiro não era possível (nem de perto) enxergar nada......fala e dizer mais o quê !!!

    ResponderExcluir
  55. Meu carro tem G5 E G35 no parabrisa, Bob vc tá velho e cego né melbain? Dá pra dirigir de boann. Óculos pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou velho coisa alguma, e você é um dos milhares de irresponsáveis ao volante. Mas essa farra está para acabar. Aguarde, imbecil. Quero ver você parado numa blitz e tendo que arrancar os sacos de lixo dos vidros do seu carro.

      Excluir

O Ae mudou de casa! Todos os posts do blog foram migrados para o site. Por favor busque por este post no site e deixe o seu comentário lá.
Um abraço!
www.autoentusiastas.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...