google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 TREINOS DE LE MANS, AUDI EM PRIMEIRO - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

TREINOS DE LE MANS, AUDI EM PRIMEIRO

Por Milton Belli
Fotos lemans.org

O Audi e-tron quattro no treino noturno


A 80ª edição da 24 Horas de Le Mans está repleta de novidades e promete ser das mais interessantes dos últimos anos, e a Audi já começou escrevendo seu nome na história (novamente).

O carro número 1 conquistou o primeiro lugar na classificação para a corrida que se realiza neste final de semana, mas este fato por si só já é um marco para a marca e para a própria corrida, pois este carro é um modelo híbrido, equipado com o sistema e-tron quattro da Audi, que combina o consagrado diesel V-6 turbo com a tecnologia de motores elétricos e acumulador cinético de energia, semelhante ao sistema lançado pela Porsche no conceito 918.

As primeiras posições do grid de largada ficaram da seguinte forma:

1º Audi e-tron quattro R18
2º Audi R18 ultra
3º Toyota TS030 hybrid
4º Audi e-tron quattro R18
5º Toyota TS030 hybrid
6º Audi R18 ultra


O trio M. Fässler-A/ Lotterer-B. Treluyer comemora a pole, ao lado da Miss Le Mans

Os novos Toyotas assumiram o papel deixado pela Peugeot de ser o principal concorrente dos carros da marca dos quatro anéis, mas diferente dos 908 diesel, o TS030 japonês conta com motorização V-8 gasolina de aspiração natural combinado com o motor elétrico tracionando também o eixo traseiro. Esta pode ser a chance de um carro japonês vencer pela segunda vez a 24 Horas, depois da vitória do Mazda 787B de motor rotativo em 1991.

Outra agradável surpresa foi o desempenho do Nissan Delta Wing , o "batmóvel" da categoria especial de carros-conceito que já comentamos aqui no AE. O Delta conseguiu a 29ª posição no grid, no meio do pelotão dos carros da categoria P2 e consideravelmente mais rápido que os carros da GT. Lembramos que há 56 carros inscritos.

Quem tinha dúvida se o carro seria um fiasco em termos de desempenho, já pode ver que não é bem assim. O tempo de volta foi muito bom para um conceito tão radical e com pouco tempo de vida. Se na corrida o carro conseguirá se manter competitivo ou surpreender pelo (teórico) menor tempo perdido em reabastecimentos, é outra história que só saberemos no domingo ao final da corrida.

Na categoria GTE-Pro, equivalente aos GT1, a pole foi do Ferrari 458 pilotado pelo brasileiro Jaime Melo, conseguindo superar os fortes Corvette e o Aston Martin V-8. Para a categoria GTE-Am, equivalente à GT2, a pole foi do Porsche 911 da Flying Lizard, veterana em Le Mans.

O resultado completo pode ser visto neste link.

Durante a prova, que começa às 10h00 horário de Brasília (15 horas local), poderemos acompanhar a cronometragem em tempo real (live timing) por este link.

Mais detalhes e informações sobre as 24 Horas de Le Mans e seus competidores ao longo dos próximos dias.

MB

12 comentários :

  1. A Audi destrói.

    ResponderExcluir
  2. Peugeot confirmando que faz carros boiolas...

    Primeira chance pra cair fora, caiu...

    Agora que apareceu alguém decente pra brigar contra a peugeot pelo segundo lugar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Dono de Peugeot com complexo de corno detected...

    ResponderExcluir
  4. Curioso o grande número de carros tocados por motores Nissan.

    ResponderExcluir
  5. Lá vão os Audi, com tecnologia de autorama, seguidos por delta wings, uns pirus muito metidos a besta e só lá atras algum carro de verdade...

    ResponderExcluir
  6. shut up, braulioestáporfora. tecnologia de autorama é o Uno Mille enceradeira que vc dirige todo dia. já ouviu aquele ditado "quem desdenha quer comprar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até quero comprar um autorama, e tenho certeza que vários Audi são incríveis. Mas o e-tron é tecnologia de autorama, sim. E o Mille é motor de combustão interna. Nenhum autorama que eu conheça usa essa forma de propulsão...

      Excluir
    2. O autorama acabou de ganhar em Le Mans. De fato vc está por fora.

      Excluir
  7. Milton,
    você poderia nos falar um pouco sobre este Audi e-tron quattro e o Ultra?

    Agradeço antecipadamente

    ResponderExcluir
  8. Estou impressionado com os audis esse ano, simplesmente perfeito. E ainda tem gente que fala que carro bom é coreano... não existe melhor laboratório que as pistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionado só esse ano? rs
      Os caras tão batendo forte em Le Mans ano após ano, é absurda a dominância da marca nessa categoria...

      Excluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.