google.com, pub-3521758178363208, DIRECT, f08c47fec0942fa0 ART & TECH SOGNA - AUTOentusiastas Classic (2008-2014)

ART & TECH SOGNA

Com rodas próprias, o modelo estático do Sogna

Um japonês, um sonho aos 13 anos, e um nome: sogna, sonhe, em italiano.

Confusão? Não para Ryoji Yamazaki, que desde a adolescência direcionou seus estudos para a arte, sempre se lembrando de seu sonho em ser um estilista ou designer e ver materializado um carro de sua criação. O objetivo estava traçado.

Em 1991, conseguiu terminar o protótipo estático, e para somar importância à sua idéia, o expôs em Genebra, o salão suíço cuja abrangência européia é notável, já que está em território neutro.

No Japão, a Art & Tech de Yamazaki foi fundada em 1989, cerca de três anos depois do designer começar a definir como seria seu carro, e após o Salão de Genebra os contatos de interessados em construir o carro para vender começaram a aparecer.

Facilitando o acesso aos interessados, Yamazaki havia estabeleceu também uma empresa em Turim, na Itália, chamada Nichelino, com fundos de seus negócios no Japão, uma escola de artes, a Art Center Yamazaki e uma empresa de importação e exportação. Como se nota, verbas não pareciam ser problema.

Quando era estudante, seus estudos em Tóquio e seu trabalho paralelo no departamento de pesquisas da Universidade de Kyoto o levaram a viagens à Europa, conhecendo museus, monumentos e pessoas que tinham experiência nessa arte que se soma a ciência de desenhar carros, antes que as idéias sejam passadas aos engenheiros e projetistas, profissionais que existem para viabilizar a materialização utilizável dos sonhos.


Desse ângulo, faz imaginar uma nave espacial que pousou sobre uma banheira

O preço divulgado na época seria claramente proibitivo e contribuiu, sem dúvida, para o desaparecimento do carro e da empresa. Falava-se em US$ 1,6 milhão.

O Sogna foi construído sobre uma mecânica Lamborghini Countach, naquela época ainda o mais notável e popular representante daquela categoria de carros que muita gente acha inútil: os chocantes visualmente, aqueles que olhamos e dizemos " Uau!" de várias maneiras, algumas chulas, reações humanas emocionais que, na minha opinião, devem ser a razão de vida de estilistas com sangue nas veias.

Muitos detalhes do desenho são interessantes, um deles é o teto e para-brisa integrados, transparentes, que hoje são quase normais em carros europeus de marcas de vanguarda estilística, como Citroën.




As fendas ao redor do capô dianteiro, que terminam em aberturas acima e a frente das rodas dianteiras, é algo de efeito aerodinâmico que deveria ser verificado caso o carro fosse desenvolvido para produção.

Os vidros das portas tem uma curvatura única, abrindo um canal para refrigeração do motor, e tornando o carro bastante futurístico no seu visual.

O fato de um protótipo que rodava ter sido feito e apresentado em Essen em dezembro de 1991 trouxe à tona as fotos desse carro, ainda hoje existente, com as rodas do Countach, e as suspensões, duplos braços em forma de "A" superpostos nos quatro cantos, sendo amortecedores e molas duplos na traseira. Esse exemplar único tinha velocidade divulgada de mais de 300 km/h, devido aos 460 cv do V-12 Countach. A intenção é que o carro, bem desenvolvido, deveria atingir 325 km/h, uns 25 a mais que o italiano.

O contorno das caixas de roda traseiras rende uma homenagem a Marcello Gandini e sua mais famosa obra. Pode ser até chamado de cópia, mas não há como negar que o Sogna tem carronalidade própria.

A área escura na traseira é o vidro vigia, que em produção teria também uma câmera para incrementar a visibilidade. Abaixo dela, uma região com uma grande fresta para vazar ar quente do motor.

Foto do início de 2012 do carro à venda no Japão
Rodas do Countach no único exemplar funcional

O chassis era tubular de aço, e o peso em ordem de marcha, 1.400 kg, para entreeixos de 2.450 mm, o mesmo do Countach, mostrando que o protótipo rodante foi feito sobre o assoalho do carro da marca do touro, corroborando o fato de em alguns lugares que pesquisamos encontrarmos o nome Lamborghini Sogna para o carro. Muitos viram um novo modelo da fábrica italiana no Sogna, mas o fato é que nada disso se concretizou.

Yamazaki realizou seu sonho, ainda que de forma restrita. No começo de 2012, o carro apareceu à venda em um site do Japão, e não houve mais notícias sobre ele.




JJ

Fotos: Supercars.net e enman.co.jp




21 comentários :

  1. Aquela penúltima foto, pelo desenho das lanternas, me lembrou algum protótipo de supercarro da Peugeot.

    ResponderExcluir
  2. Para 1989, é um desenho muito inovador. Só não gostei muito da traseira. De que material é feito a carroceria?

    H

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. H,

      não consegui descobrir. Se você souber, me avise que complemento o texto.
      Obrigado.

      Excluir
    2. Procurei, procurei e procurei e achei apenas uma vaga informação a respeito da carroceria neste site, que na verdade, é um fórum.

      http://www.ultimatecarpage.com/forum/showthread.php?t=40725

      Apenas esta frase:

      "The entire body has been made of aluminum."

      Acho que ele era inteiro em alumínio, pelo qmenos é o que está escrito aí. Mas acho que as pontas, o pára-choques, são de outro material. Têm curvaturas excessivas demais pra ser em alumínio, creio que só com material como a fibra de vidro ou fibra de carbono que é possível fazer isso. Mas isso é só um chute, não dá pra saber direito. E o carro era razoavelmente leve pros padrões de motorização, 1400 kg.
      Abraços.

      Humberto "Jaspion".

      Excluir
    3. Esqueci de botar a minha assinatura.

      H

      Excluir
  3. Victor Gomes18/12/2012, 12:49

    Bem futurista! Me amarro no design de supercarros da década de 90, apesar deste exemplar não ser dos mais bonitos. Parece o carro do Topgear 3000, para SNES.

    ResponderExcluir
  4. JJ, muito interessante a ousadia e originalidade dessa proposta. Realmente diferenciado !!!
    Mas mesmo olhando com olhos dos anos 80, que vivi bem, acho que o visual ficou carregado, principalmente na linha de cintura. Ficou ousado sim, marcante inclusive, mas não ficou bonito, ao menos em minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helcio,
      o mais importante, na minha opinião, é causar reação, mesmo que alguns achem horrível. De estilo insosso o mundo está cheio.

      Excluir
  5. Ô Juvenal, que carrinho mais sem graça você escolheu para comentar, hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célio,
      é importante ir formando um banco de dados, mesmo que alguns carros não sejam unanimidades.

      Excluir
  6. Lorenzo Frigerio18/12/2012, 13:44

    Sugestões para posts futuros:
    Cizeta Moroder
    BMW Nazca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorenzo,
      já estão anotados na minha carcomida caderneta.
      Obrigadão.

      Excluir
  7. Achei o carro tão feio, mas tão feio que não consegui ter vontade de ler.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre preguei pra mim mesmo que o desenho deve ser a última coisa que tem que entusiasmar alguém a gostar de um carro, ter interesse, pensar em comprar etc etc, mas após ver as fotos do carro do post tudo sobre o que eu pensava sobre design caiu por terra.
    Achei o carro tão feio e sem graça que não consegui ter vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reiter,
      o que seria do azul se todos gostassem do amarelo ?

      Excluir
  9. Eu gostei do carro.
    Talvez não hoje, nem por esse preço.
    Mas no começo dos anos 90 seria simplesmente o máximo. Vindo diretamente do futuro, dos tão sonhados e imaginados anos 2000.

    ResponderExcluir
  10. Aquelas "rodas próprias" estão mais pra calota estilo Lamborghini Reventón, do que pra rodas de verdade.

    ResponderExcluir
  11. Achei um carro legal, com o design carregado como o de muitos outros protótipos da década de 90, mas se tivesse sido produzido, com certeza seria um sonho dos adolescentes da época - os mesmos que hoje em dia metem pau em tudo e se acham especialistas só porque podem colocar comentários em um blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,
      gostei muito de seu comentário.
      Muita gente que não consegue fazer nada sempre critica o que outros fazem.

      Excluir
  12. Pô, o cara investe os tubos numa base de Lamborghini e num design de carroceria próprio, mas economiza ao colocar as rodas? Num momento, as originais da Lamborghini (muito bonitas, mas não fazem sentido num carro de outra marca) e no outro momento, algo que parecem calotas pintadas na cor da carroceria.

    ResponderExcluir
  13. Juvenal Jorge,

    Que tal mudar um pouco e comentar sobre um carro simples como o Ford Falcon?

    Não o Falcon de hoje fabricado na Austrália, mas aquele da década de sessenta e que também foi fabricado na Argentina até 1991.

    Grato!

    ResponderExcluir

Pedimos desculpas mas os comentários deste site estão desativados.
Por favor consulte www.autoentusiastas.com.br ou clique na aba contato da barra superior deste site.
Atenciosamente,
Autoentusiastas.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.