17 de dezembro de 2012

COMO A CET DESEDUCA O MOTORISTA

Foto: autor



Essa foto foi feita com o celular hoje às 18h30. Eu me encontrava na choperia "A Estalagem" aguardando o pesssoal da revista Fusca & Cia (da qual sou editor técnico) chegar para um bate-papo de fim de ano, como sempre fazemos, e notei duas bandeiradoras no cruzamento da Al. Iraé com Av. Moema, defronte da Praça Nossa Senhora de Aparecida, em Moema. Absurdamente, elas exibiam bandeiras com a placa PARE quando o sinal fechava.

Intrigado e ao mesmo tempo curioso, perguntei à moça da foto por que aquilo, já que havia um semáforo e a placa PARE só é usada quando não há tal sinalização. "É para ajudar as pessoas a atravessar a rua", respondeu. "Meu chefe trabalha para a CET, que mandou fazer isso".

Avisei-a para dizer ao chefe e à CET que aquilo estava totalmente errado. E onde está o erro?

1) A placa PARE é para o motorista; pedestre que não dirige não sabe o que a placa significa e tampouco vê a bandeira, pois está por trás dela.

2) Se é para orientar o pedestre, que as bandeiras reproduzissem a sinalização de travessia de faixa de pedestres (deveria haver duas bandeiras, uma para livre travessia e outra, não).

3) O mais grave de tudo: o motorista vir a entender que placa PARE só vale com sinal luminoso ou que este para se respeitado precisa de uma placa PARE associada.

Resumo da ópera: quem cuida do trânsito da maior cidade brasileira está deseducando o motorista. Não sei qual dos dois, se é triste ou revoltante. Essa deixo para o leitor decidir.

BS

87 comentários:

  1. Bob,

    Ahmm... Cabide de empregos? Seria?

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    1. Luiz Felipe
      Antes fosse só isso...

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    2. Não, porque no Brasil fiscalização serve só para multar e arrecadar. O papel de educação, que deveria ser em primeiro lugar, é o último. Se é que existe.

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  2. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

    I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

    II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

    III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

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    1. Agente de trânsito é policial... Enfim, vocês vêem alguém respeitando a faixa de pedestres? Em pinheiros se você fizer o sinal da travessia fica sem braço... E a prefeitura rolando em 750 mil multas por falta de respeito a faixa de trânsito.
      A indústria da multa só existe porque tem trouxa que não sabe respeitar as leis...

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    2. Luiz AG
      Todo policial (engajado em trânsito) é agente, mas nem todo agente de trânsito é policial. Você deve estar se referindo a faixa de pedestres sem semáforo na via, certo? Se há semáforo o pedestre pode atravessar quanto este fecha, não há necessidade de bandeiras informando que ele pode.

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    3. Acredito que a maioria dos motoristas e dos pedestres (que também fazem parte do trânsito) não sabem dessa prevalência do agente sobre os demais sinais de trânsito. Talvez a agente de trânsito esteja ali pelo fato de o fluxo de veículos nessa rua estar maior do que o normal, uma vez que na foto aparece uma placa de Desvio a qual pode ser a causa desse aumento na sinalização da via em prol da segurança no trânsito. Contudo, não estive no local e também não sou especialista em trânsito, foi apenas um comentário.

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  3. Anônimo 17/12/12 23:34
    Claro, mas a que seu comentário se refere? Não vejo ligação com o que testemunhei.

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  4. Bob vira e mexe vc posta no AE os absurdos que a CET faz com o trànsito caótico de São Paulo. Caos este cuja CET é uma das grandes responsáveis. O que me deixa intrigado é que com o passar do tempo, o absurdo se faz cada vez maior, que me faz chegar as seguintes conclusões:
    1- Os gestores da CET não lêem o AutoEntusiastas;
    2- Os gestores da CET lêem o AutoEntusiastas, mas fazem uma palhaçada atrás da outra só para irritar autor, leitores e o cidadão que trafega em São Paulo;
    3- Eles são incompetentes demais e com certeza ocupam cargos para o qual sequer possuem formação adequada;
    4- As alternativas 2 e 3 estão corretas;

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    1. Fábio Vicente
      Se lêem ou não o AE, não sei, mas o fato é que o estacionamento com carro no meio da rua em Moema acabou. Mas acho que é incompetência mesmo. E uma placa PARE sem sentido, desnecessária, que citei aqui, foi retirada.

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    2. Dr. Traffic Calming20/12/12 22:41

      Fabio: A CET é uma empresa de economia mista, cujo objetivo é o lucro, seja através de multa ou de gastos direcionados, das mais diversa maneiras, de forma a atender seus interesses e não os da cidade e do cidadão. O resto é firula. factóide, campanhas falaciosa e efêmeras e por aí vai. Veja a que ponto vai o cinismo: Durante quase dez anos aplicaram e insisitiram em velocidades incompatíveis com determinadas vias como 70Km na Paulista. Depois de várias mortes e acidentes, das quais quantas não tiveram como Fator Contribuinte essa decisão? e a empresa informa cinicamente que reduzirá o limite para aumentar a segurança. Então não sabiam disso? Não tem nenhuma responsabilidade por esse erro? Os culpados? são os mortos e feridos? em tempo: e os motoristas?, claro.
      A estratégia de estimular o desentendimento e confronto entre os grupos potencialmente conflitantes que compõem o transito de SP, evita que sejam questionados de forma mais contundente sobre seus erros, falácias, manipulaçãoes e maracutaias. É a Mafia Nacional do Trânsito e seus braços operacionais em ação.

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  5. Corsário Viajante18/12/12 00:05

    Faz tempo que noto esta imbecilidade.
    Que me lembre isso surgiu faz algum tempo, em época de eleição, acho eu que para gerar alguns empregos ou coisa do gênero e acabou ficando.
    Hoje esta bobagem não pode faltar nas "ciclofaixas" pois sem a placa é comum os ciclistas "do lazer" ignorarem os semáforos - parece incrível mas eu já vi bastante.

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    1. Pois é... nas ciclofaixas parece que põe uma ordem mesmo.

      Aliás, numa das diversas reportagens sobre o Japão que foram transmitidas por causa da decisão do mundial de clubes da Fifa, vi uma cena curiona (porém não me recordo em que canal): um ciclista local (com fones de ouvido) desrespeitou a faixa de pedestres, e um (ou uma) guarda sinalizou com a mão para que ele parasse.

      O mesmo fez que não viu, e resolveu deixar o guarda falando sozinho. Nisso um outro guarda/agente de trânsito estava mais a frente e entrou no caminho dele, e o primeiro(a) guarda segurou pela lateral, e começaram a dar uma carcada nele! Daí para a frente, não mostra mais nada, então não sei se ele tomou multa, umas borrachadas, ou só advertência verbal... mas achei interessante que lá as leis valem pra todos.

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    2. Anônimo 18/12/12 01:59
      Oa guardas agiram nesse caso como tinham que agir, perfeito, só possível porque eram guardas. Aqui, se fossem fiscais, "marronzinhos", nada poderiam fazer, pois eles não têm poder de polícia. Trânsito se controla com polícia, não com fiscais.

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    3. Bob, o de Petrópolis18/12/12 14:12

      Em San Francisco, vi um pedestre tomar uma enorme reprimenda de um agente de trânsito porque atravessou com o sinal aberto. Detalhe: o sujeito tinha uns 2m de altura enquanto o guardinha tinha no máximo 1,60m... E foi muito engraçado o grandão falar umas 15 vezes "I´m sorry...".

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    4. Alguns dias atrás minha esposa quase foi atropelada pelas costas por uma ciclista que andava sobre a calçada. Com o susto ela deu um grito, pedindo educação à ciclista. A ciclista respondeu, em meio aos xingamentos: "ando pela calçada porque não tem ciclo-faixa", e se mandou. A dois metros de minha esposa, a "periquita" aqui de Curitiba (eram chamados de "periquitos" pelo antigo uniforme verde, agora acho que é marrom também) que também quase foi atropelada. Minha esposa interpelou a "periquita", que respondeu: "não posso fazer nada, só multo se tiver placa". Queria ver o que teria acontecido se era um policial e não a "periquita", queria ver mesmo.
      VPJ

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    5. em 1986 meu pai quase foi multado no EUA quando atravessou no meio de uma quadra, e tinha uma faixa de pedestre a uns 30m. Não tinha nenhum carro próximo. Ele só não teve multa pois pediu desculpas e demonstrou que estavamos no pais a poucos dias e ainda não sabiamos a regras. E claro prometeu que nunca mais faria isso. Estamos em 2012...13... No inicio do texto escrevi 1986... de novo 1986....

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  6. Em relação a COMPANHIA DE ENGARRAFAMENTO DO TRÁFEGO, nada mais a dizer.
    Abs.
    Militar Anônmo

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  7. Corsário
    Eu nunca vi PARE e semáforo juntos, como se vê na foto. Até postei no começo do ano uma situação de uso indevido da placa PARE, em ciclofaixas, veja em http://autoentusiastas.blogspot.com.br/2012/01/ensinando-errado.html, mas era um caso diferente deste de hoje.

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    1. Corsário Viajante18/12/12 12:11

      Pois eu via muito nas imediações do PArque do Povo, quando morava por lá. Em todo o entorno do parque tinha essa bobagem. Minha esposa, que é de Campinas, me fez a mesma pergunta: "porque tem essa faixa se tem o semáforo?" E a gente responde o que?...

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    2. O único caso onde imagino, é que seja para parar o fluxo de trânsito mesmo com o sinal verde. Como disse o Anônimo17/12/12 23:34, as ordens do agente de trânsito prevalecem sobre a sinalização.
      Porém o certo seria o guarda usar o apito e sinal de braço. E não faz sentido utilizar somente quando o sinal já está vermelho.

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    3. Anônimo 18/12/12 12:57
      Mas é claro! Você está totalmente certo. Inclusive, sinais e apitos dos agentes de trânsito são especificados no CTB.

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  8. São os burrocratas do trânsito querendo mostrar serviço à população, e prestando desserviço.

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  9. Não vejo como "deseducação" do motorista. Para quem não sabe ou conhece a região, além de ser um ponto com grande tráfego de pedestres e veículos, há no momento uma série de obras em andamento que complicam o trânsito por ali (observem a placa DESVIO na foto do Bob). Existem outros pontos na cidade na mesma situação e tb há agentes cumprindo a mesma tarefa de orientação complementar.

    Dizer que "... pedestre que não dirige não sabe o que significa a placa..." é um absurdo, é implicância. PARE é tão básico e universal que qualquer acéfalo sabe o que significa e entende imediatamente. E o motorista entende perfeitamente que se trata de um reforço da sinalização luminosa, já que os agentes estão sinalizando de forma totalmente coordenada com os semáforos.

    Enfim, quem passa ali entende e se não acreditam em mim, vão até o local e vejam por si mesmos se tem algo errado ou é todo esse absurdo que o post faz parecer. Bom senso não faz mal a ninguém, quando algo está realmente errado eu acho que vale a crítica mas nesse caso, como conhecedor do local e da situação, achei exagero.

    Abs.

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    1. Anônimo 18/12/12 01:17
      CTB, Art. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória: Infração - gravíssima; Penalidade - multa.
      Portanto, é um ou outro, nunca os dois juntos. Quanto mais sendo o semáforo duplo naquele ponto, dispensando qualquer tipo de "reforço". O efeito é funesto, desedudca mesmo, releia o tópico 3. Também sou conhecedor da região, onde moro há 34 anos.

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    2. Anônimo18/12/12 01:17
      Reforço da sinalização? E o semáfaro pra que serve então? Se o motorista precisa de "reforço" para respeitar o semáfaro então a coisa não tem mais jeito mesmo.

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    3. Como eu disse, além de ser uma região de tráfego intenso de veículos e pedestres, no momento há duas grandes obras (uma do Metrô inclusive). Tb tem uma feira na praça nos finais-de-semana. Não estou afirmando que nada isso justifica esse eventual "reforço" na sinalização de ambos, mas tb não considero que isso deseduca ou tem um efeito "funesto" como afirma o Bob. Estou discordando e argumentando numa boa, apenas isso.

      Quanto à necessidade ou não desse "reforço", não vejo nada demais e não compete a mim pois não sou engenheiro de tráfego. Vejo como algo comum, um detalhe operacional. Vemos isso em NY, em BsAs, em Paris ou Amsterdã. Não é só pq fazem lá fora é bom, e sim pq tanto aqui como lá talvez os responsáveis pelo tráfego considerem uma medida necessária temporariamente para maior fluidez e segurança naquele local.

      Estou tentando ir além do simples elogio do post (em muitos casos por pessoas que nunca nem passaram ali e já saem metendo o pau na CET, no prefeito, nos burocratas e nas sogras deles) e procurei dar uma outra perspectiva da questão abordada pelo Bob, apenas um contraponto pois conheço o local e a situação.

      Por várias vezes apoiei o Bob em suas críticas ao CET e outros órgãos do governo. Mas considero "ruído" ficar reclamando desse tipo de detalhe corriqueiro, ainda mais considerando que não há qualquer descoordenação entre a sinalização e estes agentes naquele local.

      Uma coisa é criticar uma situação pertinente, outra é ficar fazendo tempestade em copo d´água por qualquer iniciativa da CET.

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    4. Continuo achando uma bobagem inútil e sem sentido. Que usem os recursos e pessoal em ações mais proveitosas e não para "confirmar" que o motorista deve parar o carro, visto que isso é básico e elementar.

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    5. A sinalização de orientador de travessia, além de ser um reforço à sinalização existente, ela é presente e faz-se necessária em situação como essas de obras e desvios, não só para chamar atenção aos motoristas , mas principalmente para chamar atenção dos pedestres.
      A CET demorou para começar a dar importância aos pedestres em detrimento ao motorista e quando o faz, só críticas. Desde 2011 quando a ONU reinterou uma diminuição de 50% no número de mortes no trânsito até 2020 e a visão da empresa começou a ser mudada, apesar de trabalhos educativos serem realizados a mais de 20 anos em escolas, empresas, com motoristas e etc, a empresa empregou um novo projeto de orientadores de travessia, diretamente relacionado ao respeito a travessia de pedestres na via. Em 1 ano houve uma diminuição de 10% no número de mortes (dados CET SP 2011/2012). :)

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  10. Concordo com a redundância total das informações que acabam criando um ponto de interrogação na cabeça do motorista. Talvez a idéia da bandeira tenha surgido para "garantir" a parada dos automóveis antes da faixa de pedestres, uma vez que os veículos tendem a avançar um pouco sobre elas, sobretudo em horários de pico...naquele típico farol amarelo que surgiu derrepente e o sujeito nem foi nem ficou. Mesmo assim não seria justificável pois a faixa por si só já deveria fazer o papel de sinalizadora...que em caso de trânsito lento ou congestionado indica aguardar antes da dita cuja...até que o fluxo siga. Já vi essa operação ser realizada próxima a áreas escolares também.

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    1. Colega, estou dizendo que não há qualquer descoordenação entre a sinalização fixa e a que está sendo feita por estes agentes. Veja se o trânsito de carros e pessoas ali não é intenso e o quanto as obras no local estão afetando isso, e aí vc pode concluir se é justificável ou não. Basta uma passada por ali de carro ou a pé pra perceber.

      Não confie em mim mas tb não tome o que o Bob está afirmando como verdade absoluta. Vá conferir vc mesmo e tirar suas próprias conclusões, e veremos se há de fato alguma confusão ou deseducação de motoristas ocorrendo ali!

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    2. Anônimo 18/12/12 12:09
      Que obras? Ali não tem obra nenhuma. Tem é na Av. Ibirapuera (Metrô), onde o tráfego é desviado à direita para a Av. Jamaris e em seguida pode-se optar por tomar à esquerda na Al. Iraé. Não há problema algum nisso.

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  11. Bob.
    Antes de ser triste, é revoltante.

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  12. Para quem tem alguma noção de engenharia de tráfego, tem-se intersecções:
    a) Não sinalizadas (preferência de quem vem pela direita da aproximação)
    b) Com sinalização de prioridade (R-1: Pare ou R-2: Dê a preferência)
    c) Semaforizadas (...)

    Não dá para misturar essas opções, não faz sentido. Cada uma delas é escolhida de acordo com a demanda de tráfego, principalmente. A sinalização semafórica sempre que possível deve ser evitada, mas em São Paulo, acaba sendo a única escolha para manter capacidade adequada, ao custo de algum tempo parado.

    E é obrigatório ter redundância pelo menos do vermelho no semáforo.

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  13. Se vc conhecesse os "engenheiros" de trânsito da minha cidade, Bob, vc viraria fã da CET...

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    1. Anônimo 18/12/12 12:00
      Meu Deus...

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  14. Quem conhece o local e a situação que ele vive no momento sabe que o tráfego ali anda lento e confuso por conta das obras, uma delas inclusive é do Metrô. Há desvios e fechamentos, outro dia interditaram uma faixa para troca de postes ou fios nos mesmos. Quem mora em SP sabe que esse tipo de medida ocorre em situações específicas como essa, o mesmo ocorre em locais próximos da 25 de Março nessa época do ano pq ali vira um caos. E não adianta vociferar contra a má educação do brasileiro no trânsito tb, isso é chover no molhado...

    Que eu saiba, ninguém aqui é engenheiro de tráfego em SP então somos todos leigos. Simplesmente analisar o CTB ou ficar especulando em cima das razões da CET para tomar esta medida não leva a nada, só críticas sem sentido, exageradas ou fora de proporção e propósito (revoltante? triste? cabide de emprego??? porquê???).

    Reforço minha proposta: quem for de SP e conhecer a região, vá lá pessoalmente verificar o que tanto eu quanto o Bob estamos afirmando. Não sou o dono da verdade, mas estou expondo meus argumentos como conhecedor da situação e não dizendo amém de graça.

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    1. Anônimo 18/12/12 12:05
      O local não tem absolutamente nada de confuso. Pode explicar qual é essa confusão que você afirma haver?

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    2. Já disse Bob, e vc que mora ali perto sabe com certeza! Recentemente eles fecharam por vários dias a faixa da esquerda para mexer na rede elétrica (eu notei que eram técnicos e caminhões da Eletropaulo). Não sei se vc passou por ali durante esses serviços mas eu sim, várias vezes.

      Além das obras do Metrô, que são do outro lado da praça mas alteraram o tráfego ali mudando o sentido de algumas ruas e exigindo desvios e coisas do tipo, existem essas intervenções (feiras, obras particulares, serviços de concessionárias, etc.).

      Esse cruzamento vive encalacrado, principalmente pq ali tem muito movimento e muitos motoristas acabam fechando o cruzamento, piorando a situação. Ou seja, os motoristas já são mal-educados!!! Meu ponto é exatamente esse, são tantos fatores que não vejo motivo para uma crítica tão contundente a uma medida provisória da CET para mitigar essa situação toda. Só isso! ;-)

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  15. Aqui em Belo Horizonte, há anos os agentes da BHTrans (equivalente à CET) foram proibidos na Justiça de multar. Para fazer isso, o registro tem que ser feito por policial.

    Quanto à redundância do Pare e semáforo, lamentável...

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  16. Alguém poderia me informar como faço para me cadastrar no blog?

    Obrigado!

    (Descupem o off-topic mas não achei essa informação em nenhum outro lugar)

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  17. (01) Vcs estão todos por fora, Vcs não sabem de nada mesmo, BOB desculpa aê em divulgar como anônimo mas este procedimento da CET e demais orgãos da administração é normalíssimo, não tem nada a ver em informar educar ou deseducar etc..etc.. não se cumpre normas procedimentos e ou preocupações com as leis de trânsito não amigos.
    CONTINUA...

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    1. Dr. Traffic Calming20/12/12 22:52

      A CET é uma empresa de economia mista, com o objetivo intestino para o lucro. Presta serviços à Administração Pública. Tem acionistas, entre os quais está a própria Prefeitura. Esse é o pulo do gato. Socializam as despesas e privatizam os lucros.
      A aplicação de multas é juridicamente discutível, pois aplicam multas que resultam em beneficio próprio. O buraco, ou a maracutaia, é mais embaixo.

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    2. Multas são aplicadas àqueles que desrespeitam as leis, porque ninguém reclama de ser multado nos USA, com um guarda escondido atrás de uma árvore e aqui é visto como crime? Quem está errado a pessoa que infringe a lei e deve ser multado ou a pessoa responsável pela fiscalização que autua essa pessoa. Acho que estamos invertendo alguns valores.

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  18. (02)... Vou explicar, o fato é que vários orgãos da administração, tem uma verba do governo, uma estadual, e outra federal, uma se gasta com campanhas e ações, voltadas para a SAÚDE(campanhas de doação de sangue, vacinação etc.) e outras de EDUCAÇÃO(trânsito, escolas públicas, etc.) e de ESTRUTURAS(limpeza de corrégos, canais, tapa buracos, recolhimento de entulhos), bom, estes são apenas alguns, de tantos que há, e ao longo do ano, estas verbas só podem ser "gastas" mediante comprovações de execução de "obras", que são comprovadas com recibos de pagamentos de profissionais, ou agências, ou empresas especializadas, estas por sua vez, são contratadas em carater "eminentes", ou seja, dispensadas de licitações, ou tomada de preços, ai, ai os governantes tem que arranjar onde gastar esta grana toda, e ter a sua "participação" no pagamento disso tudo, a exemplo das campanhas de educação de trânsito, onde o DETRAN SP, reune algumas entidades e fazem um mutirão social para a população(não posso dizer onde) nesta reunirão DETRAN, Secretaria de saude, e vários orgãos, e lá colocaram alguns palhaços, uma bandinha tocando, vários cartazes, agentes de trânsito para todos os lados, os marronzinhos em farda de gala, ofereceram um petiscos para os jornalistas e alguns socialities, e assim foi um fim de semana voltado para a população, resultado? dinheiro para campanha, para serem desviados, dinheiro que se não gastarem ficam retidos lá na conta, cuja prestação de conta é elgo em torno de 250 mil reais, sendo que as empresas superfaturam para que todos tenham participação.
    CONTINUA...

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  19. (03) Não é de hoje que justificar gastos dá dinheiro para quem o faz. No caso específico da foto, o nosso diretor lançou este projeto de apoio a população, justificando a criticidade do local, e o alto índice de acidentes no local, coisa que fora plantado por ele mesmo meses antes, ou seja, cria-se a dificuldade, para depois vender a solução, como no canal de são carlos, que caminhões foram visto colocando entulhos próximo as bocas de lobo, isso logo antes das chuvas, ai inundação em várias ruas, e lógico, após isso, foi contratado em caráter emergencial e sem licitação(por ser perigo eminente) uma empresa(do cunhado do secretário de obras) para efetuar a limpeza geral, e ainda colocaram uma enorme placa lá, dizendo ser obra da prefeitura, só a placa custou 22 mil reais para a prefeitura e secretaria de obras, mas a mesma placa para um mortal qualquer custaria 6 mil reais....
    CONTINUA...

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  20. (04) As campanhas continuam, o PT e seus petrálhas são tão criativos(como na foto) que beira o ridículo, pessoas sem competência nenhuma estão a frente de ações que sequer fazem planejamento, ou uma planilha de custo. Brevemente veremos ai ações nas entradas dos shopping, estas ações vão se chamar de Apoio de Acessibilidde aos Grandes Centros de Compras(shop centers) na sigla AAGCC, vão ver centenas de pessoas com camisas da prefeitura, DETRAn etc. com banderolas, indicando e disciplinando o trânsito, cada banderola destas custará para os cofres públicos 90 reais, foram solicitadas 1000 unidades, haverá coletes reflexivos, que custará 122,00 reais cada um, tambem 1000 unidades, bonés 1000 unidades, 60 reais cada, uma empresa de lanche está sendo contratada para distribuição de água e lanche a um custo de 85 reais cada lanche, serão 5 lanches por dia, e uma empresa a "Só marmitas" para distribuição do almoço e janta(marmita) DE QUEM SERÁ ESTA EMPRESA?, gasto com combustível tem a previsão de ultrapassar em várias casas de zeros, sem falar horas extras, sim, esta é a única forma de se pagar horas extras aos funcionários publicos, em campanhas educativas, voltadas para a população, as unidades de pRonto atendimentos(samu) tem custo fixo, estas sequer vão aparecer, não há como desviar nelas. Nesta ação, várias pessoas vão ser contratadas, algumas já se sabe, como sempre o cunhado do secretário, idealizador da foto acima, sua esposa, e dois sobrinhos, salários? 12 mil reais cada(são especialistas né), e antes que eu esqueça, tem as faixas que vão estar em alguns postes, a empresa que fará isso é do genro do secretário, o mesmo que tem a empresa de tijolos entretravados, que a prefeitura insiste em tirar as pedras das calçadas de praças e as calçadas dos orgãos públicos, e substituir por estes tijolos, quanto ganha? vários e vários zeros. lógico que postei como anônimo, e antes que pergunte porquê não denuncio, já fiz isso, alias, está nas mãos do prefeito e do governador, pastas com cópias de tudo, mas isso é outra conversa, e se me acharem nego tudo... afinal sou brasileiro, e sempre estoura no mais fraco. NÃO SEI BOB SE VAI LIBERAR ESTE POST, MAS ELES LÊEM SIM O AUTOENTUSIASTA. E antes que esqueça, e as pinturas de faixas nas vias públicas, este é galinha de ovos de ouro, simples de desviar, simples de justificar e comprovar, afinal, quem vai fiscalizar se foi pintado mesmo ou não?
    É o FIM.....

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    1. Corsário Viajante18/12/12 15:56

      Falou tudo, resumiu tudo.
      Podia juntar os quatro posts em um só e publicar aqui no AutoEntusiastas.

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    2. Estou sem palavras. Mas, dá para desconfiar quando se vê, na mesma quadra contínua, placas idênticas identificando o estacionamento ou a proibição do estacionamento. Coisa de uma dúzia por quadra, todas iguais...

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  21. Anonimo 18/12/12 12:17
    Role a página toda e quase no final você encontrará o lugar para isso em "Receba avisos de novos posts".

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    1. Obrigado Bob, mas estou procurando uma forma de me registrar para postar com identificação ao invés de anônimo. Não sei como fazer isso! Abs.

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    2. Anônimo 18/12/12 14:51
      No momento de postar você pode escolher como quê. Escolha nome/url, basta escrever seu nome e pronto. Não precisa do url.

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    3. O que é url?

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    4. url = universal research locator, é o endereco na internet (www.autoentusiatas.blogspot.com, por exemplo). No caso de seu nome, basta colocá-lo, pode deixar o url sem preenchimento.

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    5. Alexandre SP18/12/12 17:05

      Ah, obrigado Bob! Agora entendi, vou me identificar desta forma daqui pra frente.

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  22. Anônimo18/12/12 12:22 ,
    Eu já desconfiava que não poderia ter pessoas tão burras assim a frente da CET, ao contrário do que pensamos e discutimos, por tráz há um grande amaranhado de ações para justificar gastos, gastos estes que são utilizados para desviar o errario dos governos, que mais será que acontecem em?
    BOB, valeu e agradeço por ter liberado o comentário do anônimo ai de cima, justifica a estupidez que a CET vem fazendo, como nos pedágios, não há uma entrada esclusiva para motos, sequer há um engenheiro capacito em desenhar uma.

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    1. Pedágios em estradas não são de responsabilidade da CET.

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  23. O pior de tudo Bob, é que vocês aí ainda tem de dar graças a deus da CET só controlar o trânsito, sendo o transporte coletivo gerenciado por outra empresa. Não acontece como aqui em BH, que a BHTRANS gerencia (muito mal e porcamente) transporte e trânsito, com sua cruzada santa de avacalhar sempre que possível o trânsito para "privilegiar" o transporte coletivo. Eles só se esquecem do detalhe que ônibus também anda no trânsito...

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  24. Bob, quando eu escrevi que dei voz de prisão a um "marronzinho", foi mais porque ele se julgou com poder de polícia e antes que eu me identificasse e apesar dos meus cabelos brancos me destratou, depois a história mudou só faltou chorar. Detalhe as Guardas Civis Municipais também não tem poder de polícia tendo que encaminhar quem "prende" à Polícia Civil ou Militar.
    A criação das Polícias Militares(tropa auxiliar do Exército) foi feita pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar em 1824, pois até aquela data não havia polícia como conhecemos, sendo essa tarefa cumprida pelo Exército, daí vem o vínculo das P.Ms do Brasil com o Exército.
    Abraço
    Militar Anônimo

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  25. Como é possível deseducar motoristas que pra começar nunca tiveram educação, esse é o verdadeiro dilema! Nada que a CET faça para deseducar os motoristas conseguirá superar a própria falta de educação dos mesmos.

    Se a CET não colabora para um trânsito melhor em Sampa e merece críticas, eu tb nunca vi por aqui post criticando os milhares de motoristas que param em fila dupla, fazem conversão proibida, furam fila nos retornos. Adoraria ver um post do BOB escancarando os motoristas folgados que cortam por fora para retornar no Shopping Iguatemi e param o trânsito da F. Lima o dia todo por exemplo.

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    1. Anônimo18/12/12 14:52

      É verdade! Nosso povo é mal educado por natureza e adora levar vantangem, até no transito! É revoltante! Se em bancos, serviços públicos em geral, há uma fila onde se respeita a ordem de chegada, no transito tem que ser assim também!

      Mas, não! Sempre tem um, dois, três... vinte folgados que querem furar a fila. Chegou por último, espera cambada!
      Lógico que há uma ou outra exceção... as vezes por falta de conhecimento do trajeto, um ou outro perde a entrada do retorno, isso sim é normal, e pode acontecer com qualquer um.

      Agora, Bob, esse lance das plaquinhas de "pare" nos semáforos, mesmo parecendo que a CET está "pegando na mão" dos motoristas deseducados, ou talvez parecendo alguma forma de cabide de emprego (apesar que quem faz isso não deve lá ganhar muito, fora o excesso de sol que a pessoa toma o dia inteiro), também está relacionada à deseducação dos motoristas: com a placa de "pare" sendo colocada e retirada nos momentos certos, os motoristas espertinhos ficam impedidos de passar no amarelo-vermelho, e de arrancar logo no que abre o verde caso ainda haja alguém concluindo a travessia na faixa (a preferência é do pedestre), e com isso traz "um pouquinho" a mais de segurança nas faixas de travessia...

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    2. Anônimo 18/12/12 15:48
      Se a segurança dos pedestres nos cruzamentos semaforizados for depender desse "auxílio", a coisa está mesmo mal. Teria que haver auxílio em toda situação igual...Não precisa nada disso.

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  26. SergioCJr.18/12/12 15:57

    Bob, é que vc ainda não viu as rotatórias que estão fazendo na Rua Mal. Deodoro - no Alto da Boa Vista.

    Não creio que aquelas rotatórias estejam dentro do padrão, pois para contorná-las, o motorista é obrigado a invadir a rua transversal, inclusive passando de lado (com duas rodas) sobre a valeta, tal a largura da rotatória.

    Vou tirar umas fotos e enviar.

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    1. SergioCJr.
      Isso, mande-me as fotos, por favor. Esses caras estão brincando de engenheiros de tráfego!

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    2. As rotatórias servem para que o motorista não passe pela via transversal diretamente, obrigando-o a contorná-la "rodando". Daí o nome de rotatória. Tem a preferência quem está na rotatória.

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    3. Anônimo 18/12/12 16:29
      Rotatórias, sim, mas não minirrotatórias, onde mal cabe um carro e obriga veículos maiores a passar por cima da marcação, algo totalmente absurdo.

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    4. Nas minirrotatórias a preferência também é de quem já está nela. Se o senhor observar, há uma placa (triângulo invertido branco com a borda vermelha) antes dela. Esta placa significa "dê a preferência", ou seja, o motorista que vai entrar na minirrotatória dá a preferência para quem já circula por ela.
      As minirrotatórias se encontram em áreas residenciais onde não é permitido o tráfego de veículos grandes. Se veículos grandes estão passando por alguma minirrotatória em seu bairro, o senhor precisa entrar em contato com o orgão de trânsito para que providências sejam tomadas.
      Além de estar antes da rotatória e da minirrotatória a placa "dê a preferência" pode ser vista por quem acessa vias secundárias obliquamente à principal, não se fazendo aí a necessidade de parada obrigatória. Por falar em para obrigatória, comento sobre esta placa em uma próxima ocasião.

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  27. Daniel San18/12/12 16:01

    Essa de placa de PARE ao lado do sinal vermelho faz lembrar outra situação ridícula:a do quebra-molas embaixo do sinal de trânsito.

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    1. Corsário Viajante18/12/12 19:43

      Hahaha verdade, ou quebra-molas na preferencial... Tristeza!

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    2. Acho que a CET andou fazendo estágio em Curitiba!

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  28. Concordo, ficar pegando no pé da CET por pequenas coisas como essa (que são discutíveis, outras não são...) é implicância. E tapar os olhos para os enormes problemas causados pela falta de educação dos próprios motoristas é incoerente. Se faltam idéias originais para posts, sugiro abordar esse assunto. Aparentemente, tem muito mais matéria para auto-crítica do que para crítica.

    E continuo com a minha proposta de alguém mias ir lá e ver por si mesmo, pq pelo jeito tem apenas DOIS aqui que realmente conhecem a região que é alvo do post do Bob (eu e ele), e um monte de papagaios de pirata criticando só por criticar.

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    1. Não preciso ir a lugar algum para saber como obedecer um semáfaro. Todo motorista deve saber isso. Tem papagaio se opondo só para se opor.

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  29. Anônimo 18/12/12 16:09
    Apresentar duas sinalizações diferentes juntas não é coisa pequena. É muito grave. De novo, "O mais grave de tudo: o motorista vir a entender que placa PARE só vale com sinal luminoso ou que este para se respeitado precisa de uma placa PARE associada." E, outra, a placa PARE é fixa, nunca sai da frente. Outro erro grave. Se já falta educação aos motoristas, com o que concordo, esse tipo de erro só piora o quadro.

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    1. A verdade em que acreditam os engenheiros de tráfego é que economicamente não compensa educar o motorista. Há uma porção de estudos dizendo isso. Intervenções viárias são mais significativas estatisticamente, tendo pouca importância o usuário.

      Para mais, consulte:
      http://sites.poli.usp.br/d/ptr2377/ET5-SVia-1.ppt

      A apresentação está uma bagunça, mas é assim que ensinam (ou fingem ensinar)...

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    2. Anônimo 18/12/12 18:50
      E deseducar, é bom?

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    3. Eu sou contra essa ideia. O motorista faz toda a diferença. E o grande erro é os engenheiros de tráfego admitirem que todos conhecem e seguem as leis de trânsito.
      O que eles pensam é assim: se na Índia a formação dos motoristas é talvez pior que no Brasil, por que intervir?

      (Anônimo 18/12/12 18:50)

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  30. Alexandre SP18/12/12 19:38

    Por falar em críticas à atuação da CET...

    ... nesse retorno da Av. Faria Lima em frente ao Iguatemi, a CET botou cones e mantém uma viatura ali o dia quase todo pq realmente parece que todos os folgados da Grande São Paulo convergem para aquele ponto. Infelizmente eles, por algum motivo que desconheço, não orientam tampouco multam essa raça que estrangula a uma avenida tão importante.

    Essa indisposição para algumas atitudes e excesso de disposição para outras, talvez embasada por uma bela pesquisa extra-oficial (um levantamento rápido por aí...) daria um belo post, crítico de verdade. Pq eu não discordo que a engenharia da CET é muitas vezes caótica ou inexplicável, isso quando há... e tb pq comportamentos desse tipo não demonstram um critério ou orientação das camadas superiores ao exército de marrozinhos, amarelinhos e outros inhos dessa companhia caixa-preta que cuida do nosso trânsito!

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  31. Aqui está me parecendo uma discussão infrutífera, se os brasileiros(NÓS) somos mal educados também na questão do trânsito, cabe aos nossos governantes a obrigação de educar-nos, mas como o mau exemplo vem de cima(vide mensalão etc...)NÓS, povo brasileiro entramos na onda e sem ter um mensalão, arruma-se um mensalinho.
    É revoltante ver um país que é campeão mundial de impostos, ter todo esse dinheiro dragado para tudo, menos para o que teoricamente deveria ser destinado, então somos o penultimo país do mundo em educação(quem sabe ano que vem passamos para último)enquanto isso em São Paulo 8 governadores se reunem(com nosso dinheiro) para dar apoio ao Lula e dizerem que o julgamento do mensalão foi uma tentativa de desestabilizar o governo; que governo?.
    E por hoje basta.
    Militar Anônimo

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  32. E o mesmo que as lombadas, as novas gerações entedem que onde elas não estão pode descer a bota. Deseducaram

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  33. Procedimento similar ao da Guarda Municipal de Trânsito aqui de Vitória/ES: qual a necessidade de um sujeito ficar apitando e gesticulando com o sinal aberto? E pior: pra que eles ficam olhando o sinal fechar e mandam o trânsito parar, simultaneamente? E pior ainda: não havendo pedestres na faixa ou veículos para acessarem a pista principal, por quê eles não mandam os veículos parados no semáforo iniciarem o movimento, mesmo com o sinal fechado? Vai entender!

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  34. Os fiscalizadores do trânsito Brasil afora são uma piada mesmo. Essa gente não tem a mínima noção. É isso que dá lotear cargos técnicos com base em politicagem. O pior é que, pelo visto também em outros casos como aeroportos, energia, etc., tudo é mal gerenciado com base em compadrio e cabide de emprego.

    RicardoBF

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  35. Dr. Traffic Calming20/12/12 22:29

    Boa foto, na Capital Mundial das Placas de Trânsito. Observem os dois semáforos paralelos e com a mesma função colocados na haste. Para que servem? Para termos semáforos duplicados, que quando ficam inoperantes, são os dois. O objetivo é gastar em dobro, triplo ou o que der, como foi e continua sendo feito com as placas de trânsito. Qualquer coisa, lá vai uma (ou duas) placas. Depois é só colocar no piloto automático e de tempos em tempos (bem curto pois sem manutenção, logo ficam pretas) faz-se o troca-troca noturno das mesmas. A Máfia Nacional do Trânsito, com seus comissionados e braços operacionais, manipulou em Brasília para que fosse aprovada a obrigatoriedade de uso em todos cruzamentos dos questionáveis semáforos com temporizador, sob a falácia do aumento da segurança. Algumas cidades próximas à SP já estão sendo inundadas pelos mesmos. Trata-se de fato, de mais uma manipulação da Máfia do Trânsito em parceria com políticos, para gastos direcionados. Ou só no Trânsito não existem Máfias ?

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    1. Dr, Traffic, concordo que não precisamos de tanta sinalizaçãos, porém elas existtem e o desrespeito atanta sinalização (como vc diz) é tanta, imagine se a sinalização fosse em menor escala?

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  36. Dr. Traffic Calming20/12/12 22:57

    Em tempo: SP é refém e vítima de vários GET's (Grupo de Engenharia de Trânsito). No caso de Moema é o GET 4.

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  37. Realmente é esquisito e até irônico o fato da funcionária precisar exibir uma placa de PARE móvel para que o motorista respeite o pedestre. E se é para proteger o pedestre e ajudá-lo a atravessar então a placa deveria ser voltada para ele e com uso de outro símbolo.

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  38. Thank you for the info very helpful

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  39. Bom dia a todos, é claro que a CET comete erros, mas já presenciei agentes se desdobrando para fazer o trânsito fluir, outros deitados embaixo de carros e caminhões na tentativa de desobrtruir o tráfego, e fiscalizando quem mereça ser fiscalizado, inclusive sendo bonzinhos demais, removendo folgados em fila dupla, ou sob as placas de proibido estacionar, gente que deveria ser multada direto, ou mesmo dando informações e impedindo que o trãnsito entrelace nos cruzamentos...Conheço o local da foto, e não vejo nenhum excesso de sinalização, somente um reforço conveniente num local complicado para motoristas e pedestres, essas críticas são exageradas.

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