tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post1794874038453706156..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): DIRIGINDO NA ESTRADAPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger181125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-18536932076333527032014-11-04T16:58:07.099-02:002014-11-04T16:58:07.099-02:00Estas dicas são muito importantes sim. Gostei muit...Estas dicas são muito importantes sim. Gostei muito! Mesmo porque, moro em Niterói/RJ e duas vezes por ano, viajo para o interior ( fim de ano e carnaval ). Vou para Bom Jesus do Itabapoana/RJ perto de Vitória/ES e na BR 101, a maioria dos caminhoneiros, sinalizam quando vem carro em sentido contrario e quando podemos ultrapassar. Quanto ao que disseram abaixo com relação a seguirmos as orientações destes, acredito que não farão de maldade. Eles só querem ajudar e isso é de grande valia. É fato que quem está dirigindo, é você. Portanto, a decisão de seguir ou não, será somente sua.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-22734177877193691782013-11-03T20:00:51.929-02:002013-11-03T20:00:51.929-02:00Não querendo generalizar, mas tem alguns caminhone...Não querendo generalizar, mas tem alguns caminhoneiros que dão sinal para ultrapassar, mas quando entramos para ultrapassá-lo tem outro veículo vindo no sentido contrário. A dica é, mesmo que o caminhoneiro mostre-lhe seta para ultrapassar, sempre confira se realmente a situação é favorável, se for, ultrapasse e dê as duas buzinadas para agradecê-lo. Um forte abraço á todos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-40451036712546461002013-09-29T13:19:57.280-03:002013-09-29T13:19:57.280-03:00Jheff
Não é obrigado; a regra ditada pelo Código d...Jheff<br />Não é obrigado; a regra ditada pelo Código de Trânsito é manter velocidade mínima, que é metade da máxima, porém o bom senso diz que numa rodovia deve-se acompanhar o fluxo de modo a seu carro não constituir obstáculo e não prejudicar a fluidez. Mas imagino que sua pergunta se deva a você estar a 90 km/h e alguém atrás quis que você andasse mais rápido. Nesse caso, esse motorista agiu errado, uma vez que havia a faixa à esquerda de ambos, que ele deveria ter usado para ultrapassá-lo. Foi isso que aconteceu?Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44119640271591192582013-01-05T21:41:06.567-02:002013-01-05T21:41:06.567-02:00Isso é verdade, nem todo camioneiro é amigo, vária...Isso é verdade, nem todo camioneiro é amigo, várias vezes fui jogado pro acostamento ou tendo que freiar bruscamente em pista dupla por eles jogarem sem dó para a pista da esquerda para ultrapassar outro camião mais lento, mesmo olhando que estava indo para ultrapassa-los ou do pista simples quando tem a faixa adicional na subida não indo para ela pois quer ultrapassar outro camião na subida, mesmo estando longe daquele. Outra coisa que acho errado é quando tem uma fila enorme atrás de um camião e quando a lugar para ultrapassar folgado, os caras lá da frente não ultrapassam, ferrando com os outros...FelipeFnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-66540145329364341772013-01-04T21:56:07.920-02:002013-01-04T21:56:07.920-02:00uma dica pra quem não tem muita prática em rodovia...uma dica pra quem não tem muita prática em rodovias é treinar sua observação horizontal , ou seja , não olhar somente a alguns metros da frente do seu veículo mas até aonde é possível enxergar a estrada , na linha do horizonte, assim você obtem informações referentes ao tráfego e a via com bastante antecedência, também é importante sincronizar a velocidade do seu veículo antes da ultrapassagem para evitar freadas desnecessárias ou ultrapassar a velocidade compatível com a via.<br /><br /><br />Att,<br />Herbert Neco.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-60870827926726399632013-01-03T01:11:13.928-02:002013-01-03T01:11:13.928-02:00A propósito do comportamento de achaque da fiscali...A propósito do comportamento de achaque da fiscalização, aqui no Nordeste/Norte sempre foi bastante abusivo; a tal ponto que eu possuia pequena frota de 08 caminhões trucados para entregas próprias na região e destinava um valor, na época de R$ 50,00 por viagem, denominado de pedágio, para a caixinha dos dito-cujos; isto porque em toda viagem surgiam problemas nas fiscalizações, mesmo com a documentação e conservação dos veiculos em ordem, quase todos semi-novos e com motoristas experientes, que não eram obrigados a cumprir horários insanos e nem à noite viajavam; mas houve caso até de um caminhão ter uma das luzes traseira quebrada para justificar a cobrança da "taxa";ao que parece, a situação tem melhorado, mas não sei se esta é a realidade atual, mesmo porque me afastei dessa atividade há alguns anos.oskrmarinhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-87667190710204013512013-01-02T23:42:33.449-02:002013-01-02T23:42:33.449-02:00Costumo tomar isso como obrigatório. Alias, fui en...Costumo tomar isso como obrigatório. Alias, fui ensinado assim.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-76262035088408405842013-01-02T17:52:05.057-02:002013-01-02T17:52:05.057-02:00Uma dica que em algumas estradas pode ajudar nas u...Uma dica que em algumas estradas pode ajudar nas ultrapassagens é observar a faixa amarela central da pista. Procurar ultrapassar somente quando a faixa amarela do lado direito é "pontilhada", evitando fazê-lo quando for contínua. Claro que essa sinalização costuma ser bastante "conservadora", mas é um critério que ajuda bastante. Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/07357701259083928692noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3067366539712360662013-01-02T14:42:24.029-02:002013-01-02T14:42:24.029-02:00Concordo, pois ando corretamente. Concordo, pois ando corretamente. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67223697669268971042013-01-02T14:39:26.525-02:002013-01-02T14:39:26.525-02:00Tinha um Tiida sedam, também mexicano, e muitas ve...Tinha um Tiida sedam, também mexicano, e muitas vezes me davam luz alta, apesar do farol regulado e o porta malas vazio. Não sabia disso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90949770271513942112012-12-31T11:22:18.718-02:002012-12-31T11:22:18.718-02:00Discordo que seja só imperícia e falta de treiname...Discordo que seja só imperícia e falta de treinamento. Aqueles que ultrapassam em locais sem visibilidade, curvas, sinalizados como de proibida a ultrapassagem, são imprudentes sim! Imprudentes e inconsequentes! Ultrapassagem na base do "eu acho que não vem ninguém" não pode existir em hipótese alguma.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23132027536340228382012-12-31T11:16:54.867-02:002012-12-31T11:16:54.867-02:00 E se o acostamento for totalmente detonado? s... E se o acostamento for totalmente detonado? sair pra ele é morte certa também? eu penso 10x em sair pro acostamento - pelo menos não confio muito no acostamento das estradas que eu uso.<br /> Moro no RS...<br /><br /> Ricardo2Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-5409515457023838922012-12-31T03:35:42.280-02:002012-12-31T03:35:42.280-02:00 Faltou falar para manter uma distância para real... Faltou falar para manter uma distância para realizar a ultrapassagem do caminhão. Muitos iniciantes colam no caminhão e aparecem na contramão para poderem enxergar!<br /> Faltou falar que muita gente nem aula no CFC faz. Todo mundo aqui sabe da compra da carta né?<br /> Faltou falar que nem todo caminhão é amigo. Já ultrapassei um cegonha a noite, mas depois ele queria ultrapassar eu e outro caminhão no meio de uma curva! Com esses limites, estradas ruins e caminhões mais potentes, tragédia na certa.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32319664152927451302012-12-31T03:26:43.522-02:002012-12-31T03:26:43.522-02:00 Motoristas de grandes carretas não fazem desvios ... Motoristas de grandes carretas não fazem desvios bruscos pois podem fazer um L (canivete)na pista, atingindo mais carros. Dependendo da carga, eles também não podem e nem conseguem frear bruscamente, pois a carga pode subir e atropelar a própria cabine.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-65556298501544572902012-12-30T16:51:08.530-02:002012-12-30T16:51:08.530-02:00A estrada em si não tem culpa pelos acidentes. Inf...A estrada em si não tem culpa pelos acidentes. Infelizmente atribui-se à imprudência a causa de acidentes em ultrapassagens, mas na verdade é falta de perícia e treinamento. Aqui mesmo nos comentários há gente que acha que ultrapassar o mais rápido possível não é o correto, isso dá uma noção de como estamos despreparados.<br /><br />Se o tanto que se fala na mídia sobre carros seguros houvesse artigos como esse ensinando o motorista a ser seguro, certamente estariamos melhor.oliveira_jcnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23748148999611926522012-12-30T14:56:44.584-02:002012-12-30T14:56:44.584-02:00Eu tbm não sou dos que pagam pra ver quando alguém...Eu tbm não sou dos que pagam pra ver quando alguém faz bobagem na minha frente, mas que eu abro a buzina, ah isso eu abro!! E coitada da mãe do vivente......Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-56066619781214442332012-12-30T14:17:40.528-02:002012-12-30T14:17:40.528-02:00traças...ha ha enxamende tracas... he he muito ...traças...ha ha enxamende tracas... he he muito boa essa! ha ha haSergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-42777831757875249092012-12-30T13:48:35.533-02:002012-12-30T13:48:35.533-02:00Em janeiro deste ano viajei ao RS e me impressiono...Em janeiro deste ano viajei ao RS e me impressionou e me assustou como eram estreitas as terceiras faixas do trecho catarinense da BR-158 (segundo o Google Maps), entre os municípios de Maravilha, Cunha Porã e Palmitos. Mal cabia meio caminhão na faixa da esquerda!! Consequência: as ultrapassagens nesses lugares tinham que sempre serem feitas com um "pé" na contra-mão.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-25248416628158947022012-12-30T12:55:57.883-02:002012-12-30T12:55:57.883-02:00Muito bem lembrado.
Não sei se por desconhecimento...Muito bem lembrado.<br />Não sei se por desconhecimento ou por falta de atenção, mas é muito comum ver carros trafegando com a sinaleira de neblina ligada sem necessidade. Quando não há neblina o farol de neblina não melhora a visibilidade, mas também não perturba os outros, já a sinaleira é muito irritante pois até ofusca a visão de quem está atrás. Assim um equipamento de segurança acaba atrapalhando e até prejudicando a segurança. Realmente deveria ser feita uma campanha para combater esta grande praga.Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-45690071425605566732012-12-30T08:42:36.110-02:002012-12-30T08:42:36.110-02:00Thiago
Se as blitze não fossem tocaias, localizada...Thiago<br />Se as blitze não fossem tocaias, localizadas logo após curvas, e não tivéssemos limites de velocidade tào baixos, em princípio eu não avisaria. De mais a mais, o CTB não tipifica o uso do relampejador do farol para avisar outros motoristas, mas a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente (Art. 40, Inciso III). Fora que é impossível provar que eu não esteja avisando qualquer anormalidade no tráfego, como um pedestre bêbado na margem da estrada. E, por fim, de uma forma ou de outra os policiais rodoviários estão sendo protegidos, pois costumam se postar no meio da pista, com risco de serem atropelados se alguém passar pelo ponto em qus se encontram em velocidade normal. Portanto, leitor, meu complemento ao comentário do leitor Fernando Levra nada teve de infeliz, generalista e mal-educado.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-4323262584117041202012-12-30T00:18:41.211-02:002012-12-30T00:18:41.211-02:00Ao Bob,
infeliz, generalista, além de mal educada ...Ao Bob,<br />infeliz, generalista, além de mal educada sua colocação à respeito de policiais multarem motoristas que avisam outros usando farol alto. Isso ofende toda uma classe de profissionais. Além disso, blitz e fiscalizações objetivam não só verificar as condições de condutor e veículo (que causam acidentes por trafegarem em más condições sim!), mas também apreender drogas (e prender traficantes), armas de fogo, contrabando, etc. "Avisando" que há blitz nas estradas, o motorista pode estar avisando um embriagado, sem a menor condição de conduzir um veículo, que irá trocar de motorista até transpor a blitz, ou retornar, podendo causar um acidente e matar um pai que viajava tranquilo com a família... Além disso, é tipificado como infração no CTB o uso do farol alto em situações adversas do previsto. Pense nisso, e não aja da forma que alguns comentaristas aqui do blog agem, e que você tanto recrimina, com falta de respeito e educação.<br /><br />-Thiago RodriguesAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33658262315660792582012-12-30T00:06:19.254-02:002012-12-30T00:06:19.254-02:00Vou falar da praia, do texto não tenho mais o que ...Vou falar da praia, do texto não tenho mais o que elogiar... CMF, dê um pulinho nas galés de maragogi na maré baixa! Sou recifense e pela proximidade vou aí sempre que posso, essas praias do litoral Alagoano são demais: peroba, maragogi, japaratinga, são bento. se voce estivesse na estrada ainda, seria ótimo dar um passeio na foz do velho chico (rio são francisco) saindo de barco de piaçabuçu, extremo sul de AL. Tem camarão bom e barato em peroba, dá uma procurada que voce acha, é uns 10min de carro, na direção norte como quem vai pra PE.Marcelonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-63961899261686209712012-12-29T19:11:26.603-02:002012-12-29T19:11:26.603-02:00Em trechos que tem terceira pista eu procuro, semp...Em trechos que tem terceira pista eu procuro, sempre que é possível, andar na da direita para deixar a pista central livre para ultrapassagens nos dois sentidos. Certa vez, subindo um trecho de serra sem acostamento, eu estava estava utilizando a terceira pista para fazer uma ultrapassagem e no sentido contrário outro carro também iniciou ultrapassagem. Ao me ver o mesmo deu luz alta. O que poderia fazer? Tinha somente duas alternativas: Seguir em frente ou abortar imediatamente a ultrapassagem. <br />Bom, eu também acendi os faróis e segui em frente. Sei que iso foi ariscado e que eu não fui defensivo, mas o sangue subiu, achei que era muito desaforo , que ele merecia uma lição, e fiz ele retornar imediatamente para a sua pista.<br />Isso serve para mostrar que temos que estar sempre atentos, nos preparar para ter controle emocional e assim agir sempre de forma defensiva.<br />Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30362485992072194932012-12-29T18:34:20.920-02:002012-12-29T18:34:20.920-02:00Carlos,
Matéria de extrema importância com excele...Carlos,<br /><br />Matéria de extrema importância com excelente texto e complementada por ótimos comentários. Realmente valeu muito a pena ler todos os comentários.<br />Post nota 10.<br /><br />PARABÉNS E OBRIGADO. Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-2647385620572516512012-12-29T17:01:19.605-02:002012-12-29T17:01:19.605-02:00Existe um "código da estrada" que vem se...Existe um "código da estrada" que vem sendo "desrespeitado", que é o de andar com farol alto durante o dia para indicar, de forma clara, que o carro em questão está correndo e com muita pressa, para sair da frente mesmo. Noto um crescente número de carros que andam com faróis altos durante o dia mas não andam sequer próximos do limite, o que é um saco pois fica com aquela luzona incomodando por quilômetros a fio.Corsário Viajantenoreply@blogger.com