tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post19084819039920501..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): COMO DIRIGIR E AVALIAR UM CLÁSSICO ESPORTIVOPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger41125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33716801175440576302013-03-09T10:28:39.594-03:002013-03-09T10:28:39.594-03:001k2
Em pista, andando rápido, não se usa freio-mot...1k2<br />Em pista, andando rápido, não se usa freio-motor, só os freios das rodas. Só quando se deseja poupar freios, como nas provas longas, é que o freio-motor é usado.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-88354294396090532092013-03-09T09:49:31.879-03:002013-03-09T09:49:31.879-03:00Então carros automáticos vão sofrer em dobro em tr...Então carros automáticos vão sofrer em dobro em track days, já que a maioria não tem freio-motor...1k2https://www.blogger.com/profile/03309646034335729953noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-6647129662443889152013-02-27T22:32:27.601-03:002013-02-27T22:32:27.601-03:00Boa noite Arnaldo,
Primeira vez que posto em uma...Boa noite Arnaldo, <br /><br />Primeira vez que posto em uma coluna sua, acompanho eventualmente e rapidamente o blog. Mas este seu artigo prendeu minha atenção, e em consequência me chamou a seu trabalho.<br /><br />Explico. A um ano comprei um clássico esportivo. Ok, talvez nem tão clássico nem tão esportivo, ao menos ao senso comum. Senso que fui guiado a esquecer já no primeiro dia, o que me pôs obrigado a fazê-lo um carro mais compreendido e mais valorizado.<br /><br />Portanto me dispus a escrever um blog. Um blog sobre um carro velho que no final das contas iria contar um pouco do que é o carro, bom, isso não falta na internet. Mas seu post me chamou a atenção porque encontrei os mesmos percalços, tomei as mesmas preocupações, e ao final também senti que a tarefa é complexa. Se você enchergar que estas máquinas são maiores que você, a aflição de cometer alguma injustiça é grande.<br /><br />Você coloca em sua fórmula inicial o respeito. É uma coisa difícil de explicar para alguém alheio a isso, o respeito a um carro. Acho que um carro merece seu respeito no trato. Principalmente um clássico, quiçá então um esportivo. Seja no manejo da direção, câmbio, no sentar, nos comandos, ao abrir e fechar das portas, estas obras lhe obrigam resgatar a delicadeza dedicada a uma paixão de carne e osso.<br /><br />O descobrimento, dado um carro em bom estado, sim. Costumo dizer que meu carro é, parafraseando aqui um performático do Polishop, "uma experiência multisensorial". A imersão em um mundo de sensações, sempre além das esperadas, das aguardadas, abre um sorriso em seu rosto. Os detalhes, costumo dizer. Sempre os detalhes. São as pequenas coisas, também na vida, que nos alegram, nos emocionam, nos motivam. São tantas, que seu único desafio é digeri-las, a partir daí valorizando-as. Só valorizamos algo se percebemos, identificamos o real trabalho despendido, divago eu.<br /><br />Mas sim, é velho. E agora ? Será que essa caixa era assim ? A manutenção está em dia, mas sabe como são as máquinas, basta um momento de descuido, um momento de negligência para sabotarmo-as com a nossa ignorância e mania de nos colocarmos sempre acima de tudo. Mas enfim, está ligeiramente dura, dura, comparado ao que você está acostumado no mainstream, que não é parâmetro para nada nisto que você está sentado. Claramente objetivaram-a mais dura que o "normal", sim, mas será que... não sei. Então omitirmos, perfeito. Quem sou eu para cometer uma injustiça com anos de desenvolvimento, décadas de mercado, e mais algumas décadas ainda de culto.<br /><br />E assim tentamos descrevê-los. Sem cair na mesmisse. Sem citar indiretamente alguma outra fonte, isso é ridículo. Sem forçar uma relação que não existe. Mas sempre abertos a qualquer relação vagamente proposta, agarramos qualquer oportunidade de conversa, de interação, de lição.<br /><br />É sempre bom ver que não estamos sozinhos em nossos devaneios, parabéns!<br /><br />Minha primeira paixão por clássicos:<br />http://licoesdeummiata.blogspot.com.br/<br /><br />E suas lições:<br />http://www.youtube.com/watch?v=lyCLt1Hn8zc<br /><br />Prazer e um abraço!Eduardo Cencihttps://www.blogger.com/profile/04432114073308739022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-16590800940525554612013-02-23T01:01:11.230-03:002013-02-23T01:01:11.230-03:00Os "lata-velha" do programa do Hulk são ...Os "lata-velha" do programa do Hulk são cafonas e, em regra, ficam ridículos! Poderiam fazer algo bem melhor, mas preferem seguir o padrão "engraçadinho" do apresentador, com "badulaques" e otras cositas más!<br /><br />Aquela Ford Pampa com a frente do Mustang antigo e o Chevette roxo, ambos "tunnados(??)" pelo programa estão sendo vendidos no Mercado Livre (há mais de 3 anos) por meros R$ 50.000,00 (isso mesmo, cinquenta mil reais!!).<br /><br />Por fim, excelente texto, AK. Estamos no aguardo dos próximos!<br /><br />Abç!<br /><br />Leo-RJLeo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36126784724611387532013-02-23T00:55:55.580-03:002013-02-23T00:55:55.580-03:00AK,
E o Escort Ztec aguenta isso mesmo????
Abç!
...AK,<br /><br />E o Escort Ztec aguenta isso mesmo????<br /><br />Abç!<br /><br />Leo-RJLeo-RJnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55239744590209590492013-02-21T10:07:57.022-03:002013-02-21T10:07:57.022-03:00Ak, mais um texto que chama a atenção dos "es...Ak, mais um texto que chama a atenção dos "especialistas", leio todas as revistas atuais sobre carros e algumas importadas, e vejo cada pérola que dá um nó. Vc o BOB e os outros deste Blog, nos fazem ver que "entender" de carros é bem diferente de "GOSTAR" de carros, gostando de carros nos fazem entender mais um pouco deles, mas entender como dizem os reporteres atuais, não obrigatóriamente os fazem gostar dos mesmos, e cometem grandes erros, justamente por não serem humildes de reconhecer que não gostam tanto de carros para entende-los.<br />Mais uma vez obrigado.<br />BOB, tô mudando meu Apelido no Blog, pois motosantigas faz alusão a um site com o respectivo nome, e em respeito a este e ao proprietário do site, que são meus amigos, estou alterando, para meu nome, agradeço.- AMC - https://www.blogger.com/profile/13410083183778595857noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55655701806800157312013-02-21T03:37:53.968-03:002013-02-21T03:37:53.968-03:00AK,
Excelente post!
Parabéns e muito obrigado por...AK,<br /><br />Excelente post!<br />Parabéns e muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos e experiências.<br />Eu vejo que, além dos clássicos, muitas destas dicas valem também para carros comuns que temos a oportunidade de dirigir.<br /><br />Sergio S.https://www.blogger.com/profile/13442374832524612672noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-28850332467096654342013-02-21T00:38:14.219-03:002013-02-21T00:38:14.219-03:00Opa
Boa AK.
Vamos todos ficar no aguardo de mais...Opa<br /><br />Boa AK.<br /><br />Vamos todos ficar no aguardo de mais um delicioso texto, isso pareceu comida...<br /><br />E pensar que desde pequeno, já lia pessoas tão brilhantes lá no BCWS. Já fazem 12 anos que eu leio textos do Arnaldo, e só agora depois do AE que fui me dar conta.<br /><br />Um salve ao Google!<br /><br />Todo mundo precisa ter amigos que fazem as coisas assim, com paixão mesmo.Jivagonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-51889437728419831422013-02-20T23:55:03.185-03:002013-02-20T23:55:03.185-03:00Arnaldo,
Que nem lenha verde , depois que esquenta...Arnaldo,<br />Que nem lenha verde , depois que esquenta péga-fogo? <br />308 , mito , essa aí enxuta e desejável, como diria escriba aqui da minha terra, " queimando óleo 20 " <br /><br />Sim, virou 2.26 facinho, na saída do bico de pato entre voltas, que no mergulho final já resfriava a máquina, agora se tu diz 2.10, só faz aumentar ainda mais a ansiedade da espera do post.<br /><br />Abraço, <br /><br /><br /> <br />Alexeinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-88682903457376243872013-02-20T23:01:43.470-03:002013-02-20T23:01:43.470-03:00Texto emocionante AK !!
Realmente, nada como curv...Texto emocionante AK !! <br />Realmente, nada como curva após curva, com respeito e cuidado, p/ conhecer e apreciar as sutilezas que essas jóias podem nos proporcionar.Helcionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-39270830659946636412013-02-20T22:35:44.214-03:002013-02-20T22:35:44.214-03:00AK,
Parabéns pelo texto, você consegue passar emoç...AK,<br />Parabéns pelo texto, você consegue passar emoção quando escreve, algo que não é mais tão comum entre jornalistas em geral. Para falar a verdade, parece que a regra virou fazer piada sobre tudo o tempo todo.<br /><br />E sobre a 308, vi uma bem de perto hoje e pude perceber o quanto ela é mais "usável" que as atuais. Não é grande, não tem o assoalho quase raspando no chão, usa rodas 14 X 7,5 e os pneus tem um perfil alto - pelo menos para o padrão atual. Parece um carro que pede para ser bem guiado em qualquer lugar, não apenas sobre tapetes, ao mesmo tempo que dá a impressão que se fizer besteira o resultado será bem proporcional ao que foi feito.<br />E o melhor de tudo é que ela é um dos modelos mais baratos do mercado, mesmo que esse "barato" no caso ainda esteja bem longe para mim.<br /><br />Obs.: Sim, eu sou um daqueles que não consegue falar "um" Ferrari mas sim "uma" Ferrari. Alguns velhos hábitos não se perdem.Marcosnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-46942458605645949032013-02-20T22:31:52.739-03:002013-02-20T22:31:52.739-03:00Alexei, o carro recém chegara dos EUA e havia muit...Alexei, o carro recém chegara dos EUA e havia muito que não andava, daí a alavanca de câmbio estar meio pesada, o que me obrigou a fazer algumas trocas de forma lenta. O mesmo se passava com os freios, que pegavam bem mal no começo e foram melhorando, mas isso deixarei para explicar direito no próximo post. OK?<br />Fez em 2:26? Se meter a lenha daria para baixar muito esse tempo, certamente para menos de 2:10.<br />O 308 é mesmo delicioso.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-55230887450385596572013-02-20T22:21:11.201-03:002013-02-20T22:21:11.201-03:00O melhor de tudo. Câmbio manual na Ferrari, sem bo...O melhor de tudo. Câmbio manual na Ferrari, sem borboletas, deixem-as para os pilotos de F1. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-76046888826142465712013-02-20T22:05:21.259-03:002013-02-20T22:05:21.259-03:00Alguem ai lembra da propaganda do gordini? "S...Alguem ai lembra da propaganda do gordini? "Surpresa em 40 cv de emoção" e o carrinho saltando? http://marcelonlobo.blogspot.com.br/2010/09/gordini.html . Não é do meu tempo mas acho que aqueles 40 cv faziam mais sorrisos que as potências atuais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-78858369974160692412013-02-20T20:44:17.938-03:002013-02-20T20:44:17.938-03:0010!!!!!!! Teste e texto excelentes!!! Foram menci...10!!!!!!! Teste e texto excelentes!!! Foram mencionados grandes clássicos,grandes sensções, e comportanentos, por falha de projeto ou não...........Mas, Raramente estariam com os mesmo comportamentos de quando eram novos!!! Uma vez que tudo desde o envelhecimento até as mudanças no reparo e mudanças no processo de fabricação das peças. Percepção é algo importante para o bom funcionamento da máquina. Ficaria feliz, mesmo matando dengue com um GT Malzoni ou puma DKW....ou um Willys interlagos sem matar dengue!!! A percepção é tudo!!! Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-78903721298185820832013-02-20T20:30:08.695-03:002013-02-20T20:30:08.695-03:00Arnaldo,
Muito bom, e gostei bastante do vídeo da...Arnaldo,<br /><br />Muito bom, e gostei bastante do vídeo da " Ferrari do Magnum " .<br /><br />Vale um post, tu explicando que até esquentar e a libragem subir nos dianteiros ela estava " frentuda" , as duas acelerações paulistas-pura diversão , uma na volta completa 1 na saída do sol e outra na volta 2 na Chico Landi , a excelente tração desses carros e o ótimo tempo de volta( aposto que tu nem mediu) para as condições filmadas, 2 min26,5s, num carro de 35 anos de idade. <br /><br />Num é nada disso? Então......Teremos o post? <br /><br />AE cada dia mais.<br /><br />Alexeinoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-54438538540646006732013-02-20T19:47:17.029-03:002013-02-20T19:47:17.029-03:00Bons tempos aqueles, quando 120 cv eram respeitáve...Bons tempos aqueles, quando 120 cv eram respeitáveis. Qualquer carro com mais de 200 cv já era parrudo, se chegasse aos 300 cv então... Quando lançaram o Ferrari GTO 1984, com seus 400 cv de um pequeno V8 de 2,85-litros biturbo, simplesmente pirei! E não havia rodas e pneus mega-ultra-hiper gigantes também...Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-27015197661805889092013-02-20T19:40:58.570-03:002013-02-20T19:40:58.570-03:00Delícia de texto, que venham mais! E que venham ma...Delícia de texto, que venham mais! E que venham mais avaliações de esportivos clássicos também, carros pelos quais tenho verdadeira paixão. Lembro-me de quando estava no encontro de antigos em Águas de Lindóia, 2005 ou 2006 e, ao ouvir o Ferrari Testa Rossa sendo ligado, saí correndo feito criança, só para ouvir o bólido de perto!<br /><br />Outra coisa deliciosa é o som metálico da alavanca de câmbio contra a grelha dos câmbios dos Ferrari antigos, como o 308 do vídeo. Som que "mórreu" junto com o modelo 355 sem o câmbio F1, infelizmente...Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90796593752772841522013-02-20T18:32:58.822-03:002013-02-20T18:32:58.822-03:00Speed boy, faço votos que consiga comprá-lo, ou me...Speed boy, faço votos que consiga comprá-lo, ou melhor, antes disso faço votos que não fiques estressado. Tem stress que carro nenhum cura.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-43384251406252992432013-02-20T18:30:48.371-03:002013-02-20T18:30:48.371-03:00Anônimo, o 914 era um de 4 cilindros e não 6. Moto...Anônimo, o 914 era um de 4 cilindros e não 6. Motor de 2-litros e só uns 120 cv, mas que me permitia viajar acima de 160 km/h de cruzeiro. Outros tempos, outras estradas. Por essas e outras que dou risada quando falam que tal e tal carro têm pouca potência...Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-8285859229134383642013-02-20T18:27:19.357-03:002013-02-20T18:27:19.357-03:00Perneta, não esquenta com isso, não, porque guio q...Perneta, não esquenta com isso, não, porque guio qualquer coisa e me divirto experimentando qualquer carro, menos os da lata-velha do Huck.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-67925559991893991202013-02-20T18:25:11.244-03:002013-02-20T18:25:11.244-03:00Jivago, meu amigo de Floripa, estou é pensando em ...Jivago, meu amigo de Floripa, estou é pensando em fazer uns clássicos aqui para o blog. Tem mais clássicos esportivos a serem guiados por aí.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-22541799521929646642013-02-20T18:23:27.909-03:002013-02-20T18:23:27.909-03:00Filipe, não sou uma pessoa de artimanhas. Sou só b...Filipe, não sou uma pessoa de artimanhas. Sou só bem educado, mas sei dar coice em quem merece, também.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-79926090404111627012013-02-20T18:19:27.570-03:002013-02-20T18:19:27.570-03:00Thiago,
O coitado do Escort 16v tomou um ralo nos...Thiago,<br /><br />O coitado do Escort 16v tomou um ralo nos conformes. Não poupei motor coisa nenhuma, já que o motor está jóia. Só poupei os freios, que as pastilhas não eram boas e logo deram sinal de pouca pegada.<br />Não precisa trocar óleo do cárter. Nem força tanto assim e além do mais o carro foi feito pra isso. Carro novo, na pista, desça a lenha. Só recomendo que na última volta vá mais devagar e evite usar os freios, para que eles esfriem, porque se parar nos boxes com eles quentes eles sobreaquecem o fluído e o fluído sendo comum pode borbulhar e quando vc vai sair pra rua o pedal bate lá embaixo. Digo isso porque já aconteceu comigo e o que salvou foi o freio de mão. Bom, mas eu estava na pista com 5 pessoas no carro e nas freadas a coisa pegou mais pesado pros freios.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15591409033533077202013-02-20T18:08:06.369-03:002013-02-20T18:08:06.369-03:00Jean, seu voto não vale. Você é amigo pessoal, ami...Jean, seu voto não vale. Você é amigo pessoal, amigo velho. Não vale. hehe!Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.com