tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post2102258947477759972..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): VOLT, PORTA DE ENTRADA PARA O FUTUROPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger58125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13384798658829241372012-12-05T04:14:31.569-02:002012-12-05T04:14:31.569-02:00Hi, i think that i saw you visited my blog thus i ...Hi, i think that i saw you visited my blog thus i came to “return the favor”.<br />I am attempting to find things to enhance my web site!<br />I suppose its ok to use some of your ideas!!<br /><i>my site</i> - <b><a href="http://www.yourtobaccosstore.com/6-amber-leaf" rel="nofollow">amber leaf</a></b>Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91405582341935467922012-02-23T19:03:53.212-02:002012-02-23T19:03:53.212-02:00Digamos que a LG CHEM consiga forncer para a GM US...Digamos que a LG CHEM consiga forncer para a GM USA baterias mais eficientes, com a mesma capacidade com metade do peso e volume atuais.<br /><br />Eu não me importaria de ter uma bateria com +/- 40km de autonomia ao invés de 65 km do modelo atual, tendo em vista que o foco do Volt não é autonomia puramente elétrica, mas sim um sistema integrado de conversão de combustível líquido em eletricidade para a bateria funcionar, sem precisar recarregar o carro em tomadas.<br /><br />Uma bateria com metade do peso pelo progresso da tecnologia, e mais leve ainda, por ter sua capacidade reduzida, resguardando sua capacidade de rodar trechos urbanos, tiraria uns 150 kg do peso do carro, ou seja, um peso de um pessoa grande, e ainda abriria espaço no banco traseiro. Sem falar nos ganhos indiretos de autonomia, devido ao peso menor...<br /><br />E se e essa bateria nova, ao invés de ser um grande T invertido no banco traseiro, fosse disposta no formato de placas no assoalho do carro. Isso ainda contribuiria para diminuir riscos de superaquecimento do conjunto, pois uma área maior dissiparia melhor a temperatura das células da bateria, favorecendo inclusive a vida útil delas.<br /><br />Agora, uma sacada que pode ser uma grande lance genial ou uma burrice sem fundamento. Socorram-me os engenheiros e mecânicos de plantão: E SE, o motor a combustão de 1,4 L fosse substituído por uma turbina? Não falo em motor 1.0 turbo, mas sim uma pequena e eficiente turbina especialmente projetada para produzir eletricidade "on demand" para o Volt, girando o motor elétrico secundário que o Bob Sharp mencionou no artigo que funciona no Volt atual como gerador. Seria mais leve e muito mais eficiente, poderia ser movida a gasolina ou então uma versão específica para usar GNP.<br /><br />Li no artigo "Bean Counters" do Bob Lutz que o Volt foi feito numa época de vacas magras na GM, não foi possível fazer o projeto todo do zero, tiveram que usar muitas coisas já prontas na prateleira, tais como o motor a combustão 1.4 e a estrutura do carro, derivada do projeto Cruze.<br /><br />Será que em uma nova versão do carro já teríamos baterias menores, posicionadas de uma maneira menos incômoda dentro da estrutura do veículo e um conjunto de "range extender" que seja uma leve e pequena turbina otimizada com gerador?<br /><br />Sem falar uso de pneus aro 15 e adoção de diversos outros materiais que contribuíssem para deixar o carro ainda menos pesado. Quem sabe assim o carro poderia ser bem mais leve, indo para bem menos de 1200kg, melhorando ainda mais as médias de consumo?<br /><br />Não sei porque muitos não vêem esse carro como útil no Brasil. Reportagens na imprensa dizem que a Petrobrás acumula dezenas de bilhões de dólares de prejuízo (ou diminuição sensível de lucro) com essa política de comprar combustível mais caro no exterior e revender mais barato dentro do Brasil para evitar a inflação. A solução definitiva para isso seria adotar carros que consumam bem menos combustível, como o Volt. Pouco importa se usa eletricidade da tomada, pois na madrugada o Brasil joga fora eletricidade pois as hidreletricas tem que verter água sem gerar energia para evitar transbordamentos dos reservatórios.<br /><br />A economia de combustível não está só no que cada consumidor gastaria menos na bomba do posto de gasolina, mas sim o quanto o governo e a PETROBRAS deixariam de gastar com subsídios que viram fumaça nos escapamentos dos nossos carros FREX que fazem vergonhosas médias de consumo de 6 a 7 km/l.<br /><br />Desse ponto de vista, o Volt não seria um problema, seria SOLUÇÃO.O ar menos sujo e fumacento, as ruas menos barulhentas e o motoristas mais felizes dirigindo um carro gostoso de conduzir seria BRINDE.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13590194177116063092012-02-17T11:55:52.469-02:002012-02-17T11:55:52.469-02:00Muito interessante esse Volt, usa o sitema que sem...Muito interessante esse Volt, usa o sitema que sempre achei inteligente, que é o motor a combustão somente como gerador para o elétrico, tal qual as locomotivas. Por isso mesmo acho que o volt ficaria mais interessante com o motor 1.0 de 3 cilindros da Opel, ou algo como o 2 cilindros turbo da FIAT, já que não move o carro. <br />Melhor ainda seria se fosse um pequeno 2 ou 3 cilindros a Diesel, que faria a autonomia aumentar ainda mais.<br /><br />Comentário à parte, as tomadas atuais não são "padrão Lula", Sr. Sharp, mas são padrão internacional, concebido por vários países mas que infelizmente foi implementado em poucos lugares até hoje. <br />Quando sua utilização for diceminada, será muito prático ter um padrão mundial de tomadas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-32374961805517083872012-02-16T11:13:19.826-02:002012-02-16T11:13:19.826-02:00Avatar, excelente programa sobre os elétricos! Res...Avatar, excelente programa sobre os elétricos! Ressalto aquilo que já falei: os especialistas detonam o mito do ecologicamente correto. A geração de energia continua sendo problema ambiental. hehe<br />O veículo elétrico foi inventado no final do século XIX e deixado de lado. Agora, para mim ainda parece um dinossauro com suas enormes e pesadas baterias e toda a parafernália eletrônica. Quando inventarem baterias do tamanho de um tanque de 60 litros e com mesma autonomia da gasolina, aí sim dá para comprar.Mineirimnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36273072109833950692012-02-15T22:17:52.801-02:002012-02-15T22:17:52.801-02:00Vendo toda a tecnologia empregada nos carros que p...Vendo toda a tecnologia empregada nos carros que possuem propulsão elétrica atualmente, seja integral ou híbridos, conclui-se que a questão do ponto de vista da engenharia do automóvel está satisfeita. De uma forma ou de outra, as montadoras e demais empresas parceiras no desenvolvimento desses carros conseguiram soluções para aumentar a autonomia dos carros.<br /> <br />A autonomia reduzida é um problema que até hoje contribui para a pouca aceitação de carros elétricos para uso particular irrestrito. Contudo, os artifícios técnicos utilizados para propiciar ao usuário a mesma comodidade de seu veículo com motor a combustão chegaram em tal nível que atualmente o problema já deixou de ser o veículo, mas toda a infraestrutura necessária para essa ruptura com o modelo atual e a incorporação do carro elétrico em nosso dia-a-dia.<br /><br />Todos que já comentaram aqui mencionaram pontos importantes que muitas vezes ficam esquecidos enquanto ainda se está maravilhado com a tecnologia apresentada - com todo o mérito, é claro - portanto, apenas deixarei um link para uma matéria pertinente ao assunto a título de complementação de tudo que já foi debatido.<br /><br />http://noticias.r7.com/record-news/2012/02/01/nblogs-148/<br /><br />P.S.: Bob, acho que você vai gostar da parte onde o Bock ironiza o discurso ecologicamente correto (e por vezes superficial) que muitas vezes vemos por ai...<br /><br />Abraços.Avatarnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-62089320480144833602012-02-15T09:45:39.651-02:002012-02-15T09:45:39.651-02:00Gosto muito das novas tecnologias em fontes altern...Gosto muito das novas tecnologias em fontes alternativas. Mas me preocupo com duas questões dos veículos elétricos e híbridos: tempo de recarga e origem da eletricidade.<br />Combustíveis líquidos ou gás veicular levam uns cinco minutos para completar o tanque e os carros rodam centenas de quilômetros, ao invés de meras 100 milhas após horas de recarga...<br />Energia elétrica no hemisfério norte vem de queima de petróleo e carvão. Poluem e não são renováveis. No Brasil, é renovável, mas causa desequilíbrio ambiental na implantação de hidrelétricas.<br />Quando resolverem as duas questões, compro um carro desses.Mineirimnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70536078400143099212012-02-15T06:24:56.445-02:002012-02-15T06:24:56.445-02:00PlutbichaPlutbichaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-6390534817601485122012-02-14T14:08:45.837-02:002012-02-14T14:08:45.837-02:00Vocês já viram Porto Alegre ao meio-dia de domingo...Vocês já viram Porto Alegre ao meio-dia de domingo? Todo mundo acende sua churrasqueira pra fazer o churrasco do domingo, fica tão fumacento quanto São Paulo... Deviam proibir o churrasco tb... Bando de alarmista, credo!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37297760817490613872012-02-14T00:43:15.085-02:002012-02-14T00:43:15.085-02:00Idéias novas são frágeis, não devem ser muito crit...Idéias novas são frágeis, não devem ser muito criticadas,pois tem o risco de morte. Achei surpreendente o nível de qualidade de um produto tão novo e diferente, gostei da idéia.<br />Não lembro da data, talvez 10 ou 15 anos atrás a Audi fez um carro elétrico que tinha um motor a combustão carregando baterias e girando a 4000 rpms contantes, evidentemente, devem ter escolhido a rotação de máxima eficiência e menor emissão, os motores de combustão emitem mais nas aceleradas e eventuais bombadas no acelerador. Na época, ainda deviam usar carburadores, o que piora as coisas. A idéia morreu na hora que o petróleo baixou. Fora que devia ser bastante primitivo nos sistemas de controle e mesmo nas baterias, mas era uma idéia semelhante ao Volt, era totalmente elétrico. Acho que estamos com medo de uma tecnologia aparentemente nova, mas é só aparência, terá um desenvolvimento muito mais rápido do que se imagina, o Volt é apenas o rastilho da pólvora. Esse conceito é usado com enorme sucesso faz décadas pelas locomotivas diesel elétricas e nesse caso mesmo sem analisar nada pode se garantir que deve ser super eficiente, ninguém opera um trem diesel elétrico para passear ou fazer compras no shopping, tem que fazer contas para ganhar dinheiro.<br />Quanto ao preço, a GM para impressionar colocou um monte de rapapés e bobajadas, fez isso corretamente, tem que impressionar bem, mas no futuro se poderá ter carros bem mais simples e mais baratos onde a função seja maximizada na direção da economia. Em todo, abstraindo o investimento, a operação do carro tem custo irrisório pelas contas apresentadas. A situação muda na hora que se coloca o investimento a ser amortizado, mas isso se resolve depois. <br />Li o artigo do Lutz, lá ele mostra a luta da mudança,mas já vimos isso antes, depois que começa a coisa anda e muito rápido hoje em dia, é uma tecnologia dominada ou fácil de copiar, os chinas já devem ter um Volt Xing Ling custando metade do preço. É bem capaz de ser superior.<br />Eu quero um, mas tem que ser verdinho.roberto zullinohttps://www.blogger.com/profile/02496685415529293415noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-73286754709455315622012-02-13T23:24:31.950-02:002012-02-13T23:24:31.950-02:00Claro, tudo a ver uma coisa com a outra...Claro, tudo a ver uma coisa com a outra...jackie channoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-5520422509984537382012-02-13T23:00:09.738-02:002012-02-13T23:00:09.738-02:00Ou seja: Nao e exclusividade do Corolla ser o &quo...Ou seja: Nao e exclusividade do Corolla ser o "sem-graca" da Toyota...Milton Rubinhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-77721578237874598912012-02-13T20:44:51.136-02:002012-02-13T20:44:51.136-02:00Bob e Arnaldo,
só de ver os dois filmes fiquei com...Bob e Arnaldo,<br />só de ver os dois filmes fiquei com saudades do carrão !Juvenal Jorgehttps://www.blogger.com/profile/13915215978208329442noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37566624700855838762012-02-13T20:43:44.032-02:002012-02-13T20:43:44.032-02:00Guilherme,
cortadores de grama e similares poluem ...Guilherme,<br />cortadores de grama e similares poluem mais que carros com motores grandes.<br />Divirta-se com essa matéria do Edmunds:<br />http://www.insideline.com/features/emissions-test-car-vs-truck-vs-leaf-blower.htmlJuvenal Jorgehttps://www.blogger.com/profile/13915215978208329442noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-39616755806801711012012-02-13T16:28:59.634-02:002012-02-13T16:28:59.634-02:00Excelente post!!Excelente post!!GFonsecanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23382428232864926502012-02-13T16:23:07.835-02:002012-02-13T16:23:07.835-02:00Existem alguns protótipos de onibus hibridos, com ...Existem alguns protótipos de onibus hibridos, com um motor diesel pequeno, em comparação ao de um de onibus normal, gerando energia e um elétrico movendo o onibus. O motor gerador é montado na transversal na parte traseira. A desvantagem que observei é o ruído muito alto, talvez por falhas de projeto da encarroçadora. Vejo esta forma como algo muito bom, porque usaria um motor menor como gerador, como um MWM Sprint como o usado na S-10, e eliminaria o grande problema dos onibus urbanos, que são os trancos gerados pela péssima condução dos seus condutores, já que não haveria marchas para serem trocadas, apenas acelerador e freio.<br /><br />Algo que não entendo é porque o motor do Volt ou dos outros híbridos precisam de comandos ou coletores variáveis se irão operar em um regime ótimo de rotações. Acredito que um motor simples, como o nosso sigma 1.6 da Ford, seria mais simples e barato para este propósito. Poderia inclusive utilizar uma configuração de comando de válvulas mais bravo se fosse mais eficiente, pois não operaria em regime de baixo giro.<br /><br />Carlos Torres.Carlos Torreshttps://www.blogger.com/profile/07658802782398632978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90555337940580327822012-02-13T14:18:24.132-02:002012-02-13T14:18:24.132-02:00Eu trabalho com tecnologia e sei na pele o custo d...Eu trabalho com tecnologia e sei na pele o custo da tecnologia. Principalmente quando ela dá problema. Trabalhando com TI você aprende a dar valor ao simples, porque o complicado é lindo, mas quando dá problema vira uma torneira de dinheiro aberta. Então quando vejo algo complexo demais, eu vejo algo caro pra manter.AutoClandestinohttps://www.blogger.com/profile/14351892509242239262noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70406626555884192392012-02-13T14:11:29.377-02:002012-02-13T14:11:29.377-02:00Great! Parabéns!Great! Parabéns!Caionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-33321721710949312942012-02-13T11:49:13.548-02:002012-02-13T11:49:13.548-02:00é por isso que toda a imprensa está "comprada...é por isso que toda a imprensa está "comprada"... tipo quatro patas ou auto esporte.<br /><br />é por isso também que o consumidor vai emburrecendo, pois muitos jornalistas são prostitutos mais burros ainda.<br /><br />a ditadura não acabou. A censura agora é do capital.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-73465288301304527312012-02-13T11:13:16.856-02:002012-02-13T11:13:16.856-02:00Se não me engano, para motores transversais entre ...Se não me engano, para motores transversais entre 100 e 200hp e câmbio manual, a perda (do motor ao asfalto) é aceita como sendo da ordem de 15%. Note que, no caso do Volt, além das perdas no gerador, controlador e motor elétrico, ainda há que se considerar as perdas do sistema epicicloidal de 2 velocidades, transmissão final, semi-eixos e pneus, que ainda estão todos lá. O ganho em eficiência geral do sistema vem da capacidade de manter o motor a gasolina em faixa ótima de eficiência, e da capacidade de regeneração de energia nas frenagens. Assim como em certos outros híbridos.jackie channoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23721449986127250032012-02-13T10:04:53.216-02:002012-02-13T10:04:53.216-02:00Ótimo texto de todos!
Parabéns!Ótimo texto de todos!<br />Parabéns!Milton Bellihttps://www.blogger.com/profile/13777381219516803722noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-2273378816246052292012-02-13T09:19:55.574-02:002012-02-13T09:19:55.574-02:00Quem precisa de um commuter de 1700 kg? Acho que a...Quem precisa de um commuter de 1700 kg? Acho que a maior simplicidade de Prius e Fusion híbridos fazem muito mais sentido. Afinal, a maior motivação de um híbrido não é, no fim das contas, a economia de recursos naturais?<br /><br />No mais, inacreditável como a GM empresta um Volt para vocês e ao mesmo tempo não empresta um Celta sequer para o BCWS. Por um lado, nada como ser bem relacionado; por outro, bem feito para o Fabrício; quem mandou ele apontar o dedo para feridas????Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-2143479400532538252012-02-13T08:51:55.160-02:002012-02-13T08:51:55.160-02:00marchas?
marcha da liberdade?
marcha da maconha?...marchas?<br /><br />marcha da liberdade?<br /><br />marcha da maconha?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44244420957541497752012-02-13T07:58:19.026-02:002012-02-13T07:58:19.026-02:00Esse teste do Volt veio confirmar que o carro é me...Esse teste do Volt veio confirmar que o carro é mesmo muito bom, impressão que tive ao ler as primeiras impressões logo após o lançamento/apresentação.<br /><br />O único porém fica no preço, elevado devido à alta tecnologia envolvida. Por outro lado, como a vida útil do carro deverá ser bastante longa (pelos aspectos apresentados pelo AK), talvez esse preço seja compensado no longo prazo.<br /><br />De qualquer maneira, para quem tem possibilidade de pagar o preço do carro, não deixa de ser uma opção muito interessante. Ruim mesmo é saber que nós, brasileiros (como sempre...), estamos de fora da lista, ao menos por enquanto...Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57564845620220582852012-02-13T07:53:27.895-02:002012-02-13T07:53:27.895-02:00Nos carros "normais", as perdas do motor...Nos carros "normais", as perdas do motor a combustão até às rodas é de 20%, aproximadamente (ou seja, de cada 100 cv, somente uns 80 cv chegam às rodas). No Volt, creio que as perdas do motor à combustão, gerando eletricidade, deve ser inferior a 10%, até essa potência chegar às rodas. Com certeza o pessoal do AE tenha os números mais corretos.Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-47582688241672702272012-02-13T07:48:52.407-02:002012-02-13T07:48:52.407-02:00Sem contar que existem perdas de transmissão do mo...Sem contar que existem perdas de transmissão do motor a combustão às rodas. Pelos números antigos que tenho, essa perda é da pordem de 20% (o pessoal mais experiente do AE com certeza tem esse número mais correto). As perdas do Volt com o motor de combustão gerando eletricidade não deve chegar a 10% (do motor a combustão até às rodas).Road Runnerhttps://www.blogger.com/profile/03978421272125991574noreply@blogger.com