tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post2149596633737284428..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): QUE SAUDADE DAS MINHAS BELINAS!Paulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger65125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-23446769313539843992011-06-25T23:09:33.978-03:002011-06-25T23:09:33.978-03:00Êh Belina!!!
Minha infãncia foi dentro de uma br...Êh Belina!!!<br /><br /> Minha infãncia foi dentro de uma branca, LDO(Luxuosas Decorações Opcionais) branca, 81/82, motor CHT 1.6, cambio 5 marchas(um dos melhores que já tive o prazer de tocar), interior marrom, relógio digiral de números azulados no painel e espaço de sobra.<br /><br /> Desde que me entendo por gente, andava naquela belina. Passando da época que andava sentado no puxador da porta do motorista(entre minha mãe e a porta) até quando comecei a limpar as velas dela, só pro meu ái falar "deu um trato nela? agora testa!", isso com meus 15 anos! Bons tempos!Hoje tenho 23 e fico inconformado do meu pai ter dado ela no negócio pra pegar uma Escort SWw Zetec 1.8 pra minha mãe.... Podia ter deixado a Belina pros filhos...<br /><br /> Lembro de cada detalhe, pois lavei ela inteira inúmeras vezes. Lembro da tocada, do motor que subia de giro rápido, do cambio macio e preciso....de tudo. Que carro sensacional!<br /><br /> E aquele motor minúsculo naquele gigantesco cofre??? Motorzinho azul(exceto o cabeçote, prateado). Acho que a tampa de válvuals foi pintada de azul, pois era 1.6 à gasolina.<br /><br /> Viajens com a família inteira. Meus pais na frente, eu e meu irmão deitados no banco de trás e minah irmã num colchonete sobre as malas.<br /><br /> Suspensão dianteira duplo A. Coisa rara de se ver no mundo dominado pelas McPhersosons da vida.<br /><br /> Saudades daquele carro... Encontrei ele a um ano atrpas, detonado... Que raiva deu do dono pouco-zeloso que está com ela..... Mas ainda salvarei ela de um triste fim!<br /><br /> Abraço e belíssimo post, Arnaldo!Rafaelnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-3796198610076087052011-06-25T13:47:19.615-03:002011-06-25T13:47:19.615-03:00Poxa Arnaldo, meu Corcel ll GL sofre do mesmo prob...Poxa Arnaldo, meu Corcel ll GL sofre do mesmo problema: parece que falta motor aos 160km/h.... hehehe<br /><br /><br />Histórias impagáveis de um carro (ou linha) menosprezado pelo brasileiro. Econômico, confortável e 1 trator!<br /><br />A suspensão do meu Corcel ll está com mais de 60 mil e não deu sinais de substituição;<br />Seu motor está a beira dos 400 mil e nunca foi retificado!<br /><br />Parabéns!varmihttps://www.blogger.com/profile/10868144394889927308noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15849537062707750442011-06-24T21:53:20.079-03:002011-06-24T21:53:20.079-03:00Mais um belo texto, parabéns Arnaldo! AbraçoMais um belo texto, parabéns Arnaldo! AbraçoAluisionoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48259450230207977922011-06-24T12:40:40.582-03:002011-06-24T12:40:40.582-03:00Em 1979, tivemos em casa dois cupês Corcel 75, um ...Em 1979, tivemos em casa dois cupês Corcel 75, um verde-oliva e um branco. Eu curtia muito os dois, principalmente por causa das janelas traseiras "abríveis" - aliás, por que <i>ninguém</i> mais faz carros assim?<br />No final daquele ano, minha família mudou-se de Pompeia (SP) para Joinville (SC), a 700 km de distância. Fomos com os dois carros - meu pai e eu no verdinho, minha mãe e meu irmão no branco. A certa altura da viagem, o carro do meu pai começou a falhar: uma vela de ignição simplesmente caíra do motor. Meu pai parou no acostamento, desceu, voltou alguns metros a pé. Instantes depois, retornou triunfante com a vela na mão, colocou-a de volta no motor e pé na estrada. <br />Em Joinville, vendemos um deles e ficamos com o outro até o final de 1980, quando este último foi trocado por um Opala 250-S, mais potente que os dois Corceizinhos juntos...Alexandre Zamariollihttps://www.blogger.com/profile/04608087592179104152noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44686362753419113882011-06-24T00:12:43.641-03:002011-06-24T00:12:43.641-03:00Adoro Corcel e Belinas,de todos os anos e épocas.....Adoro Corcel e Belinas,de todos os anos e épocas...<br /><br />Meu saudoso avô teve um Corcel II 1983 1.6 ,5 marchas,colava o vdo facinho...Era muito confortável,espaçoso,não é atoa que foi o carro de maior sucesso da Ford até hoje no Brasil...O Cavalo Blindado deixou saudades...João Gabrielnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-39462643758429081482011-06-23T12:15:54.588-03:002011-06-23T12:15:54.588-03:00hahahahahahahahahahahahahahahaaaaa
To chorando de...hahahahahahahahahahahahahahahaaaaa<br /><br />To chorando de rir..rs..<br /><br />Meu pai era fã das Belinas, teve uma 1983 LDO Branca. Fui com ele, a pé, até a Sandrecar, em Santo André, buscar o carro. Foi a primeira vez que senti cheiro de carro novo. Lembro também que a Ford deixava uma cera escura na pintura do carro, diziam que era p/ proteção.<br />Eu tinha uns 5 anos na época. Em 1985 ele tinha ido pescar e voltou com ela suja de barro até no teto. Não tinha dado tempo p/ lavar e ele me levou para a escola daquele jeito. Me senti o navegador do Ari Vatanen, na porta da escola, todo mundo olhando. E eu com aquele sorriso orgulhoso que dizia "Meu pai é fodão, o seu é um bundão..rs.."<br /><br />Pena que meses depois roubaram o carro.C. E. Satohttps://www.blogger.com/profile/18410605099190589383noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-30678405362106882282011-06-23T11:47:35.935-03:002011-06-23T11:47:35.935-03:00FGV
Boa idéia. Uma hora faço.
Essa acelerava mesm...FGV<br /><br />Boa idéia. Uma hora faço.<br />Essa acelerava mesmo. Levava tudo. Fazia o 0 a 100 na casa dos 6,5 seg, por aí. Os BMW e Opala 6-cil ficavam fulos de tomar pau de uma Brasília toda suja de terra, e quando vinham perguntar depois, eu dizia que não estava mexida, só pra encher mais o saco. Rodas originais. Nada indicava que era braba.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80952357239072316742011-06-23T00:02:43.257-03:002011-06-23T00:02:43.257-03:00AK
Vê aí e faz um post dessa Brasília 2100. Me lem...AK<br />Vê aí e faz um post dessa Brasília 2100. Me lembro que, em 1976 ou 77, não tenho muita certeza, cruzei com uma Brasília muito envenenada, à época, falava-se em "Brasília-Porsche", nunca vi uma dessas... Mas quando o semáforo abriu e aquela coisa começou a acelerar, meu amigo, me lembro até hoje, mais de trinta anos depois, a estupidez em que aquilo ganhou velocidade.FVGnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-16926600817938445792011-06-22T18:48:19.435-03:002011-06-22T18:48:19.435-03:00Mauro,
agora entendi melhor seu comentário. Mas t...Mauro, <br />agora entendi melhor seu comentário. Mas tem uma coisa, a Belina não é tão molona assim como andam comentando aqui. Ela estava no ponto. E muito robusta de suspensão. E na estrada era bem boa, boa estabilidade direcional para a velocidade que podia manter. <br /><br />TallWang,<br /><br />eu não estava nem aí pra ficar tirando racha com as minhas Belinas. Pra isso eu tive uma Brasília com motor 2100 de uns 150 a 160 cv, um Passat Pointer e outros bichos encardidos.<br />Belina é pra outra coisa. Era um carro despretencioso, uma espécie de utilitário confortável.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-81710659522769817322011-06-22T12:48:44.324-03:002011-06-22T12:48:44.324-03:00Arnaldo,
Excelente, espetacular, impagável. Li on...Arnaldo,<br /><br />Excelente, espetacular, impagável. Li ontem mas só comentei hoje porque ri tanto que fiquei sem energia de comentar. Parabéns pelo talento e obrigado pela sessão de terapia.<br /><br />AbraçoKiko Lanarihttps://www.blogger.com/profile/15038326114199412363noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-61188963411608698562011-06-22T07:27:12.544-03:002011-06-22T07:27:12.544-03:00Belina: do tempo em que perua era perua, e não &qu...Belina: do tempo em que perua era perua, e não "station-wagon".<br /><br />João PauloAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-91462230932560393312011-06-22T03:01:30.076-03:002011-06-22T03:01:30.076-03:00Meu pai teve Corcel, teve dois, um prata LDO II e ...Meu pai teve Corcel, teve dois, um prata LDO II e um vermelho LDO I (que na verdade ficava com minha mãe, que quase não o usava) Lembro de meu pai e minha mãe viajando para a região dos lagos aqui no RJ, saindo do suburbio carioca, pouco mais de duas horas de viajem, escutando um bom Bosch Rio de Janeiro, tocando fitas com boas musicas da epoca, eu era criança ainda, devia ter uns 5 anos de idade, mas lembro como se fosse hoje, era muito bom, viajavamos de madrugada, como o Arnaldo disse, as estradas eram tranquilas, eu ia deitado no banco trazeiro, muita das vezes dormindo, mas meu subconsciente estava tão alerta que parecia que eu estava acordado. Lembro quando meu pai vendeu o corcel para a compra do primeiro Escort dele, um 87 GL azul, chorei muito porque dizia que aquele carro seria meu pra sempre, eu tinha uns 10 anos de idade. Uma pena, se tivesse oportunidade de comprar alguns carros de minha vida, esse corcel prata seria, com certeza, um deles.André Ricardohttp://www.preparados.com.brnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-4792954659041231752011-06-22T01:02:35.623-03:002011-06-22T01:02:35.623-03:00AK;
Cuide do Scenic. Ele merece. Acho que nunca m...AK;<br /><br />Cuide do Scenic. Ele merece. Acho que nunca mais teremos uma minivan como ela. Visibilidade única, só perde para o Uno. E quem vem de carros menores, é a que menos estranha nessa transição.<br />Carrega tudo e mais alguma coisa e ainda gasta pouco, com a vantagem de andar muito. Descendente direto do Belina.Alessio Marinhonoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90792443841579873712011-06-21T23:15:13.506-03:002011-06-21T23:15:13.506-03:00Legal a história Arnaldo,
Porém Belina sempre tom...Legal a história Arnaldo,<br /><br />Porém Belina sempre tomou pau de caravan 4 cilindros.<br />Sei disso pois tive uma e era batata.<br />Isso, sem falar que com qualquer saco de ração na traseira, a belina já arriava toda. <br />Tive uma Comodoro 81 4 cilindros e Belina sempre ficava pra muito atrás. E todo dono de Belina me olhava com inveja...TallWanghttps://www.blogger.com/profile/02083424826700692044noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-12693935116733484712011-06-21T22:04:03.915-03:002011-06-21T22:04:03.915-03:00AK, falei na questão de estilo e pelo fato dela se...AK, falei na questão de estilo e pelo fato dela ser macia, mas ela não é a barca, colchão que a belina é. Ela anda bem e faz muita curva deixando muito carro que se diz esportivo comer poeira.maurohttps://www.blogger.com/profile/02694198608604739682noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-29599446357894392062011-06-21T22:03:22.055-03:002011-06-21T22:03:22.055-03:00Andei muito no parta-malas na Belina de um tio meu...Andei muito no parta-malas na Belina de um tio meu em SP. Era cinza, não sei o ano e o motor (devia ser 84 ou menos).<br />Adoro o som dos motores Renault/CHT. Tem um timbre único, imponente.<br />Enfim, adoro a família Corcel!!<br /><br />João PauloAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-53985704759145185542011-06-21T21:58:52.564-03:002011-06-21T21:58:52.564-03:00Alguns carros da Ford habitavam minha mente nos 80...Alguns carros da Ford habitavam minha mente nos 80, quando era criança: Escort L (sim, o básico), Escort XR3, Escort XR3 Conversível, Pampa 4x4, Corcel II LDO, Del Rey Ghia 4 portas e Belina Ghia. A última versão Ghia, com motor 1,8-L era realmente muito elegante e com detalhes sofisticados. O slogan dizia "Linha Del Rey, o requinte em matéria de requinte", mas as versões mais simples também eram "pau para toda obra". Parabéns pelo texto!Fábio Fernandesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80781013273210744982011-06-21T20:31:47.521-03:002011-06-21T20:31:47.521-03:00Grande Arnaldo, parabéns pelo post!!! Rí às pampas...Grande Arnaldo, parabéns pelo post!!! Rí às pampas (para ficar no terreno Ford)!!<br />Um dos carros nacionais que eu adoraria ter (infelizmente nunca apareceu um negócio quando eu estava com dinheiro para o concretizar) é a Belina Ghia 1.8, simplesmente a união do melhor de dois mundos antagônicos (mecânica VW com acabamento Ford Ghia). Um dia, quem sabe...<br />Grande abraço!Bianchinihttps://www.blogger.com/profile/08269600766367545405noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-12124975220391422992011-06-21T20:11:40.137-03:002011-06-21T20:11:40.137-03:00Sensacional, AK.Sensacional, AK.Raphael Hagihttps://www.blogger.com/profile/14076581340674476830noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80245773531565329792011-06-21T19:32:10.483-03:002011-06-21T19:32:10.483-03:00Ahahahah, show de post AK; brilhante!!!!! imagino ...Ahahahah, show de post AK; brilhante!!!!! imagino o alarido dos patos dentro do camburão!!!<br /><br />Cara, como não babar numa Belina Ghia 1.8? Com aquelas rodas de liga leve super elegantes, que falam mais de luxo e suavidade do que qualquer outra. O revestimento interno de veludo de qualidade, sempre combinando painel, laterais e bancos como só a ford SABIA fazer (hoje o padrão camaçari é fogo).<br /><br />Já tive a 1.4 modelo 79, simples como a tua, verde metálica e com o famoso botão de luz alta/baixa no assoalho.<br /><br />E a derradeira belina 1.800cm3, alcoolizada, com aquele acabamento especial. mais 98 hps que faziam os macios goodyear gps gritatem em agonia até nas passagens mais quentes de segunda para terceira. A melhor das belinas sem dúvida, pena que esse ótimo motor veio muito tarde para ela!<br /><br />Mister Fórmula mFinesseAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-75242669762403084282011-06-21T19:29:58.478-03:002011-06-21T19:29:58.478-03:00Tá bom! Gostei da pataiada e dos pintinhos. Mas co...Tá bom! Gostei da pataiada e dos pintinhos. Mas comigo aconteceu algo mais terrível, graças aos meus pais. <br />Em 2002 tive que transportar as ossadas de meus avós por 500 quilômetros, para que fossem enterradas em outro local.<br />Conforme os coveiros, essas ossadas foram embaladas em sacos plásticos hermeticamente fechados e que por isso, não teríamos problemas durante o trajeto.<br />Não foi bem assim. Depois de rodar alguns quilômetros em pleno sol de verão, em carro sem ar condicionado, eu e minha esposa começamos a sentir um cheirinho estranho que vinha do porta malas.<br />E assim foi durante toda a tarde e depois à noite, em alguns trechos desertos,também pintou um medinho.<br />É claro que ficamos apenas um mês com o carro e mesmo assim, nesse período, não colocamos mais nada no porta-malas. <br />Quando eu e minha esposa lembramos disso, ainda hoje rimos e falamos que se fosse hoje, jamais faríamos novamente.CCN1410https://www.blogger.com/profile/04765363064348939808noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-70463611262948008262011-06-21T19:24:01.746-03:002011-06-21T19:24:01.746-03:00Tive uma Belina Del Rey Scala 1984 azul com interi...Tive uma Belina Del Rey Scala 1984 azul com interior cinza. Era muito luxuosa, macia e econômica. O carburador eu mesmo limpava e regulava a cada 3 ou 4 meses. Isso, quando ele não dava pau na bóia e na agulha antes.<br /><br />Comprei usada e viajei com ela muuuuito. Quando vendi o interior cinza tinha virado marrom...<br /><br />O painel parecia de avião, inclusive com manômetro de pressão do óleo e carga da bateria. Uma vez o contagiros parou em 2.000 rpm. Desmontei o painel e resolvi: era a mola do ponteiro que tinha ficado presa. Simples e fácil.Mineirimnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-74170813811848998332011-06-21T19:05:10.544-03:002011-06-21T19:05:10.544-03:00Realmente texto delicioso. Rindo até agora!
Ainda ...Realmente texto delicioso. Rindo até agora!<br />Ainda mais, depois de um dia estafante. Mandou o stress às favas. Só por isso obrigado.<br />Tive duas, uma branca e uma marrom . Cabia o mundo nelas, não quebravam e tinham autonomia em tempos ruins de postos fechados.<br />Quanto ao "perfume", arrisque levar uns 1.500 pintinhos de uma semana de vida numa Kombi... Inacreditável. O cheiro nunca mais saiu dela. <br />Posso até "sentir" o maldito aroma....<br />E as histórias do que vivenciamos ao longo dos anos é o que mais prezamos e queremos partilhar.<br />É isso aí.<br />Abraço.regi nat rockhttps://www.blogger.com/profile/01981328214873224924noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48211242180378483332011-06-21T18:53:50.494-03:002011-06-21T18:53:50.494-03:00Thiago,
Sempre gostei de peruas porque sempre ten...Thiago,<br /><br />Sempre gostei de peruas porque sempre tenho tranqueiras pra carregar. Casando, as peruas da família ficaram para a minha mulher, como é o costume geral, e pra mim qualquer coisa tá bom pra rodar por aí. Há pouco compramos uma Scénic bem novinha, com 30 mil km, e por isso estamos vendendo nossa perua Mondeo, que é um carrão show na estrada e carrega tudo. Adoro a Mondeo e só a estou vendendo porque já está meio cansada.<br />As Belinas eram brutas também, aguentavam o batente mais que os Passat, e eu viajava bastante pelo interior, pois tínhamos uma fazenda no triângulo mineiro e sempre carregava selas, cachorro, etc. <br />Muito confortáveis eram os bancos da Ford. Hoje nem tanto. Uma pena.<br />E na prática a velocidade que vc andava era a mesma que andaria num Passat, estradas praticamente retas. <br /><br />Mauro, <br /><br />a Grand Tour é show, mas nada a ver com a Belina no jeito de andar, além de ser uma perua. Minha mulher queria uma Grand Tour, mas pintou uma Scénic no jeito, preço bom, e foi essa mesma. Boa também, a gente acostuma com a altura maior e boa. É estável. Além do mais, viajar com a família é pra andar maneiro, no conforto, e boa.Arnaldo Kellerhttps://www.blogger.com/profile/03789705649387995310noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-7741240859721453062011-06-21T17:55:06.198-03:002011-06-21T17:55:06.198-03:00Gosto é gosto!!! Nunca gostei de Belinas, que para...Gosto é gosto!!! Nunca gostei de Belinas, que para mim eram muito moles. Preferia os Passats, Dodginhos, até Chevettes (dos primeiros). Um cunhado meu bateu o recorde: tinha 2 Belinas, uma para ele e uma para minha irmã! Nunca me conformei.Anonymousnoreply@blogger.com