tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post2386029326563600531..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): AINDA O MALDITO E ILEGAL RODÍZIOPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger74125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44949742789891187112014-05-29T22:35:46.598-03:002014-05-29T22:35:46.598-03:00Anônimo, boa noite.
Vou retomar essa discussão, po...Anônimo, boa noite.<br />Vou retomar essa discussão, pois só agora conheci esse site.<br /><br />Entendo seu lado, mas concordo que é discriminatório. Porque?<br />Eu moro e trabalho no Butantã, onde não é rodízio (por enquanto).<br />Mesmo segunda, que seria minha placa, posso circular livremente até o trabalho, shopping, mercado, etc. Pois tudo é aqui na região.<br /><br />Quer dizer, eu não sou afetado pelo rodízio (em 90% das vezes), mesmo morando na cidade que tem essa Lei.<br /><br />Eu tenho o direito de ir e vir no dia do meu rodízio, de utilizar meu veículo, mas os demais não têm.<br /><br />É um assunto muito longo, deveria ser revisto pelos nossos governantes, com participação popular.<br /><br />Abs<br />LucasAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/07936051496507824289noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-86744316555358738212013-05-28T09:10:45.062-03:002013-05-28T09:10:45.062-03:00Isso é o menor dos problemas, um aumento de alguns...Isso é o menor dos problemas, um aumento de alguns centímetros de um carro pequeno para um grande. O problema é o imenso número de carros rodando, em vias que não suportam mais esse tráfego.Chrislerhttps://www.blogger.com/profile/02330465870366106224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15868917148544446502013-05-28T08:51:16.142-03:002013-05-28T08:51:16.142-03:00O caso é que o trânsito em SP se tornou caótico há...O caso é que o trânsito em SP se tornou caótico há muito tempo (e está começando a ficar em outras cidades também).<br /><br />Essas 'soluções' são apenas paliativos, contornam mas nem de longe não resolvem o problema. Não existem boas ideias, nem vontade de aplicar algo que realmente mude essa situação.Chrislerhttps://www.blogger.com/profile/02330465870366106224noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-8951194940577818762012-12-17T14:14:28.299-02:002012-12-17T14:14:28.299-02:00Poucos percebem, mas o tráfego de pessoas em vias ...Poucos percebem, mas o tráfego de pessoas em vias urbanas é apenas um serviço público de alta disponibilidade, mas com capacidade de atendimento limitada pelo excesso de usuários. Todo serviço público está sujeito a limitações na sua capacidade de atendimento.Adilson Teixeira da Silvahttps://www.blogger.com/profile/06693462903649286007noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-48485862059670720972012-12-17T11:25:42.850-02:002012-12-17T11:25:42.850-02:00Bob, os abusos são constantes... hoje, diante de u...Bob, os abusos são constantes... hoje, diante de uma baita chuva, um oficial veio implicar com uma mãe que estava deixando o filho na frente da escola e, naquele pedaço que ela estacionou, era faixa amarela e havia uma placa de proibido estacionar. Pois bem, a viatura do referido oficial estava colocada de ré, sobre a calçada e em uma guia rebaixada do outro lado da rua. A mãe estava infringindo o código de trânsito? Sim. Agora e o oficial? Ele está acima da lei? Por ser autoridade pode parar onde quer? Só que vai discutir isso com ele...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80558459769990702892012-12-16T15:56:03.391-02:002012-12-16T15:56:03.391-02:00Sou contra o rodízio municipal por ter quase eficá... Sou contra o rodízio municipal por ter quase eficácia nenhuma e por gerar "pontos na carteira". No entanto, no dia em que acabar o rodízio, deve-se instituir o pedágio urbano, em todo município, com valores crescentes em escala geométrica (ou coisa parecida). Por exemplo, quem usar o carro 5 vezes por mês, não paga nada. Quem usar 10 vezes, paga 80 reais. Quem usar 15, paga 200. 20, paga R$ 300,00. 25, paga 500 e quem usar todos os dias do mês paga logo R$ 1.000,00. Também deveria-se calibrar essa cobrança pela kmtragem rodada e pelas características do veículo (tamanho, consumo, tipo de energia usada, beleza, barulho, agilidade e segurança).<br /><br /> Além disso, com mais espaço para sistemas BRT's, Monotrilhos, Metrô e Vans com ar (administradas por grupos locais, tipo condomínio), deveria-se abolir totalmente o uso da motocicleta dentro da cidade. Só faltaria achar uma forma de eliminar os carros com som de funk.<br /><br /> Como tal sistema terá que ser abrangente e fazer uma geolocalização precisa dos veículos, sugiro que um segundo chip seja instalado em um local aleatório do veículo de forma que nem o dono saiba onde está, pois com isso será possível banir de uma vez por todas o furto e o roubo de veículos, o que gerará uma economia considerável na hora de fazer o seguro, isso sem falar na diminuição da violência. <br /><br /> Bem, claro que a maioria aqui vai repetir o mesmo discurso dos paulistanos viciados em dirigir: " só vou deixar meu carro na garagem quando o ônibus tiver a qualidade do metrô, quando houver uma estação de metrô na porta da minha casa, ou no quintal, quando tocar minha rádio favorita no metrô, quando houver um garçom para me servir lá dentro, quando o metrô andar à velocidade da luz.....etc" ..........Não quer mais nada não? <br /> Não sugiro que todos devam aceitar andar em ônibus lotados, mas com ruas mais livres e um público mais exigente, não é tão difícil um transporte coletivo não-lotado e com maior fluidez.<br /><br />Abraços,<br /><br /><br />HeisenbergAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-41613300641867064862012-12-16T13:30:36.825-02:002012-12-16T13:30:36.825-02:00Hum, acho que na verdade você não tem grana para c...Hum, acho que na verdade você não tem grana para comprar uma confortável Suve.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-31793343871668839792012-12-15T20:00:04.842-02:002012-12-15T20:00:04.842-02:00Carlos Torres, você é o cara!Carlos Torres, você é o cara!Michelhttps://www.blogger.com/profile/15923354296392988447noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-80702131959449226582012-12-15T09:07:53.144-02:002012-12-15T09:07:53.144-02:00Anônimo 19:31, o rodízio acabou com os congestiona...Anônimo 19:31, o rodízio acabou com os congestionamentos em são paulo? Todas as pessoas o respeitam (não usando outro carro nos dias do rodízio)?<br />É que pra mim, o rodízio é só mais uma medida que não resolve nada, mas faz o município faturar (alto) com multas. Algo semelhante aos radares de velocidade, que embora tenham lá sua utilidade (se fossem utilizados com critério), servem mais pra multar (e fazer arrecadar) do que educar o trânsito.Thales Sobralhttps://www.blogger.com/profile/13344313892018067566noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57627138868223692322012-12-14T23:11:30.883-02:002012-12-14T23:11:30.883-02:00è aí que te pegam ! multado por usar o celular !è aí que te pegam ! multado por usar o celular !Zé da Silvanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-71759959881554104772012-12-14T21:25:12.301-02:002012-12-14T21:25:12.301-02:00Não sei se já foi postado, mas a meu ver, algo que...Não sei se já foi postado, mas a meu ver, algo que ajudaria e muito o transito de SP e qualquer outra grande cidade, é a utilização generalizada de ônibus fretados pelas empresas. A prefeitura poderia dar incentivos fiscais às empresas que tivessem, no mínimo, 80% de seus funcionários utilizando os fretados. <br /><br />Seria necessário definir sobre onde e quando os mesmos pudessem andar, pontos de parada, fiscalizar ônibus velhos e/ou sem condições, além de poluentes. <br /><br />Acredito que a adesão seria alta, pois as pessoas teriam ônibus confortáveis, com assento garantido e passando próximos as suas residências e trabalho. <br /><br />Calculo, por baixo, que cada fretado, removeria no mínimo 30 carros das ruas. O transito ficaria bem melhor, as pessoas menos estressadas, menos acidentes, as pessoas fariam coisas interessantes como ler, ouvir música, etc., seriam gerados empregos e várias outras coisas boas. <br /><br />O grande perdedor na história seria a prefeitura, pois arrecadaria menos com a isenção de impostos e multas, pois o rodízio poderia ser extinto. <br /><br />Infelizmente, o incompetente do Kassab estragou o que tinha de fretados, proibindo o tráfego nas principais vias, jogando muito mais carros nas ruas. <br /><br />Carlos Torres. <br /><br />Carlos Torreshttps://www.blogger.com/profile/07658802782398632978noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-43677506397373959992012-12-14T19:27:09.969-02:002012-12-14T19:27:09.969-02:00Anônimo 14/12/12 18:10
Que é dever de todos conhec...Anônimo 14/12/12 18:10<br />Que é dever de todos conhecer a lei, sem dúvida. Só que como não existe código de trânsito estadual ou municipal, apenas federal, é essa a lei que todo motorista precisa e deve conhecer, o CTB. Qualquer lei fora da esfera federal que diga respeito a trânsito, ou não pode ser aprovada, ou, se for, deve ser anulada. Quando se presta exame teórico para tirar a CNH se responde a algum lei de trânsito estadual ou municipal? É claro que não. Lembra-se da "lei seca"? Ela foi uma lei aprovada para modificar alguns artigos do CTB, não foi uma lei extra-CTB, pois motoristas só precisam e devem se basear por essa lei que rege o trânsito em todo o país. Trânsito não é brincadeira para cada um fazer o que quer com ele. Por isso é que o Art. 1º do CTB, uma lei federal, diz: "O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, reger-se-á por este Código". E este Código diz que os municípios só poderão restringir circulação quando se tratar da redução da emissão global de poluentes. Não está prevista outra restrição à circulação. Não há dúvida, está às escâncaras, de que o rodízio – o Decreto nº 37.085 decretado por Celso Pitta – é ilegal. Mas esse assunto é longo e talvez mereça mais um post.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-58791594504947905742012-12-14T18:10:40.993-02:002012-12-14T18:10:40.993-02:00Fábio Alexandre (somos quase-xarás pois me chamo A...Fábio Alexandre (somos quase-xarás pois me chamo Alexandre tb rsss...).<br /><br />O "não pode alegar desconhecimento da lei" não é opinião pessoal, não sou eu quem inventou. Qualquer advogado aqui vai confirmar que "nenhum cidadão pode alegar desconhecimento da lei em sua defesa". Isso não quer dizer que todo mundo tem que saber o Código Civil, a Constituição ou o CTB de cabeça (óbvio que não...), mas tb não pode usar esse desconhecimento para se livrar de uma responsabilidade qualquer.<br /><br />O que, em outras palavras, significa que vc até pode ser alienado, mas não pode usar essa alienação como "desculpa" ou defesa no caso de violação da lei. Dizer "me perdoe pq eu não sabia" não funciona, e isso não é opinião pessoal. Vale pro rodízio inclusive, que embora o Bob esteja se esforçando para provar que não é lei, é de fato uma lei.<br /><br />Aqui não é os EUA, mas é como as coisas funcionam mesmo assim. Não tem nada a ver. Não vou entrar nos detalhes sobre sinalização, etc. pq não os conheço, mas tb não importa pq NA PRÁTICA, conhecer o CTB significa conhecer a LEI e vice-versa, e isso só reafirma o que venho argumentando.<br /><br />;-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-66145758990929997372012-12-14T18:10:23.118-02:002012-12-14T18:10:23.118-02:00"Aos inimigos, a lei!" Já dizia Getúlio..."Aos inimigos, a lei!" Já dizia Getúlio Vargas. Ou seja, se até a letra da Constituição "cidadã" que reserva o casamento entre um homem e uma mulher pode ser reinterpretada como se bem entende de acordo com a moda vigente, mesmo quando afeta a célula fundamental da sociedade, quanto mais as normas de trânsito. <br /><br />É preciso se perguntar quem ganha com isto. Por certo, não os cidadãos, nem em um caso, nem em outro. Mas sim, os políticos, em um caso sendo reeleitos e em outro, provendo a arrecadação para desviar.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-39217079419278954792012-12-14T15:24:46.765-02:002012-12-14T15:24:46.765-02:00Grato. Como diria Forrest Gump, acontece...
Saudaç...Grato. Como diria Forrest Gump, acontece...<br />Saudações autoentusiastas.Jorge Dias Lagenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-37531161665568531842012-12-14T14:24:51.687-02:002012-12-14T14:24:51.687-02:00Caro Jorge D. Lage
Desculpe-me pelo engano, já foi...Caro Jorge D. Lage<br />Desculpe-me pelo engano, já foi devidamente corrigido. Houve um comentário seu no dia 10/12 às 16:24 e uma réplica no dia 12/12 às 17:49, de um leitor anônimo, esta sim o que me levou a estender o assunto rodízio. O engano deveu-se a eu ter lido no painel de controle do blogger a réplica em questão, onde sempre aparece o nome do autor do comentário inicial, no caso o seu.Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-41409250737995122372012-12-14T13:08:13.787-02:002012-12-14T13:08:13.787-02:00Prezado Bob Sharp
Gostaria que fosse corrigida no...Prezado Bob Sharp<br /><br />Gostaria que fosse corrigida no texto do seu artigo a menção a mim como autor do comentário que motivou a postagem. Eu não escrevi o referido comentário. Por favor verifique e dê o crédito correto ao autor do comentário.<br /><br />Grato.<br />Saudações.Jorge Dias Lagenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-75777327843208522982012-12-14T12:27:20.674-02:002012-12-14T12:27:20.674-02:00Anônimo 14/12/12
Não é assim que funciona. Estamos...Anônimo 14/12/12<br />Não é assim que funciona. Estamos falando de trânsito e utilização de vias e não há lei que proíba alguém de rodar livremente, onde e à hora que bem entender. Programa de restrição é uma coisa, lei é outra. A lei no caso é o CTB e para impedir o uso de uma via no programa de restrição isto tem de estar sinalizado adequadamente, em todas. Fora a questão de quem é de fora não tem de conhecer normas de trânsito locais (aqui não é os EUA), apenas observar o CTB. É por isso que existe placa de proibido fumar, sem ela não há proibição.<br />Bob Sharphttps://www.blogger.com/profile/13487828976441284488noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-15669860936840797622012-12-14T12:25:37.840-02:002012-12-14T12:25:37.840-02:00Mas segundo a lei, eu não TENHO que saber nada. Nã...Mas segundo a lei, eu não TENHO que saber nada. Não sou obrigado a ver TV, nem ler jornais, posso ser um completo alienado e se no meu trajeto não há placas a culpa não é minha.<br /><br />Esse TENHO afirmado com tanto engajamento é apenas sua opinião pessoal.<br /><br />Você, apesar de não ter nome, é a favor do rodízio? Fabio Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/11590216669560794135noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-49724233397037321352012-12-14T11:41:25.971-02:002012-12-14T11:41:25.971-02:00Não custa lembrar que a Prefeitura e a CET flexibi...Não custa lembrar que a Prefeitura e a CET flexibilizam o rodízio em determinadas situações, justamente controlando isso de forma a não sufocar o trânsito pela cidade e ao mesmo tempo atingir seu objetivo. Creio que isso demonstra algum critério no uso desse "instrumento", que por outro lado não deixa de ter um caráter arrecadatório, como as demais "multas administrativas" (Zona Azul, etc.).<br /><br />E é esse caráter que me parece servir de estímulo para outras prefeituras em busca de soluções para seu trânsito cada vez mais complicado. É uma saída "preguiçosa" e ainda tem o retorno financeiro garantido. Quando o governante vislumbra a possibilidade de arrecadar mais uns milhões pro caixa (em SP serão mais de R$ 800 milhões em 2012), e os vereadores de ficar com um naco disso, fica quase impossível derrubar sua implantação numa cidade.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-57125496090398072142012-12-14T11:31:21.833-02:002012-12-14T11:31:21.833-02:00O dia que a sociedade se revoltar, e exigir seus d...O dia que a sociedade se revoltar, e exigir seus direitos, mostrar que este dinheiro arrecadado vai para o bolso(ou cueca) de alguém, ou partido, nunca houve uma prestação de contas de onde este dinheirão todo está sendo aplicado, é simples pessoal, basta colocar disponível as contas da prefeitura, para que os entendidos leiam e se constate que este dinheiro é desviado, se nós temos que fazer a declaração de renda todo ano, ou seja temos que prestar contas do que recebemos e pagamos, e isso fica lá disponível para ser consultado no primeiro momento, porquê os orgãos públicos não fazem o mesmo? o buraco é mais embaixo não é? O dia que a população começar a depredar estas câmeras, vai começar a virar bagunça, virá certamente alguém condena-los, somos todos uns cordeirinhos nas mãos dos políticos, eles pintam e bordam e não fazemos nada, a televisão bitola a classe "C", que vende a imagem que os políticos querem, e isso reflete nas eleições, povo pobre sem escolaridade e bitolado pelas novelas de falcatruas mentiras e traições, são eles que decidem quem ficará lá em cima "mamando" neste mar de dinheiro, rodízio é apenas um pequeno reflexo da cara de pau dos prefeitos e governantes que na cara dura lesa a população, e não há ninguém que tenha coragem de enfrentar e mostrar que isso é roubo, latrocínio qualificado, assalto na população, que não faz nada. - AMC - https://www.blogger.com/profile/13410083183778595857noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-83021855695369557432012-12-14T11:03:26.335-02:002012-12-14T11:03:26.335-02:00Enquanto SUVs forem popularizando-se, menos espaço...Enquanto SUVs forem popularizando-se, menos espaços sobrarão.<br />SOu a favor do rodízio sim, porém também vejo solução em 2 frentes:<br />- Transporte público<br />- Carros "realmente" pequenos.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-10952936522147399492012-12-14T11:01:38.937-02:002012-12-14T11:01:38.937-02:00Cara, morando em SP vc TEM QUE SABER como, onde e ...Cara, morando em SP vc TEM QUE SABER como, onde e quando funciona o rodízio. Não pode alegar ignorância da lei. Nem quem visita ocasionalmente, se circula aqui tem que se informar. <br /><br />Se vc é contratado por uma empresa, não tem que saber como ela funciona e quais as regras (escritas ou convencionadas) a seguir? Então, mesma coisa pra cidade onde vc vive ;-)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-13017854978833473862012-12-14T02:38:24.327-02:002012-12-14T02:38:24.327-02:00Esse negócio de rodízio só serve para arrecadar e ...Esse negócio de rodízio só serve para arrecadar e para esconder que não temos mais ENGENHARIA DE TRÁFEGO e tampouco investimentos. O sistema Semco que foi implantado ainda na gestão Olavo Setúbal controlava 700 semáforos com laços enterrados nas vias, estamos falando dos anos 70, 40 anos atrás. Deve estar todo sucateado e não foi expandido. Não existe mentalidade que trânsito tem que ter OPERAÇÃO. A única coisa que o sistema Semco faz é dar amarelo na primeira garoa.<br />Moro na Granja Vianna, km 23 da Raposo Tavares, muito distante do rodízio e da cidade, aqui é Cotia. A Raposo é um estacionamento a partir das 6 da matina, é a única estrada no mundo que termina em um muro. É uma bagunça, não se vê polícia, pelo menos 3 motoqueiros largam de fumar para sempre por dia e ficam estalelados. Por incrível que pareça, depois das 9:00 o transporte público funciona, antes todos os ônibus passam lotados e ficam no estacionamento, um horror. De vez em quando largo o carro em casa e pego um ônibus que me deixa na estação da Vital Brasil ou Faria Lima, uma maravilha, descobri o dia que fui buscar um carro no Ipiranga, mas infelizmente só se pode fazer isso fora do pico da manhã. A Raposo depois das 17:00 hs anda, mas lentamente e vira em alguns pontos estacionamento também. Rodízio não passa de bandaid em caído do décimo andar, é uma besteira inútil, não resolve nada e só enche o saco, só serve para arrecadar. Os governantes precisam entender que tem que investir em capacitação de gente e em equipamentos para operar o trânsito da cidade e em transporte público. O maior sintoma que temos um sistema doente é o Metro que vive dando problemas, isso era impensável há poucos anos atrás. Eu trabalhei no Metro em 1975, fiz o projeto de operação da linha leste oeste ainda no estudo de viabilidade. Outro dia teve um choque de trens. Isso é impossível no sistema do Metro que foi concebido para não usar condutor e ter suas "marchas típicas" alteradas pelos chamados "blocos da linha" que tem 100 metros cada, é uma cópia do Bart de São Francisco melhorada, usa o chamado Shunt de Linha e não pode ter falha, é impossível, tanto que em 30 anos nunca houve nada. Aquele cara que fica na cabine não faz nada, pode mexer o quanto quiser nas alavancas que nada acontece. A única coisa que ele pode fazer é apertar o botão vermelho e o trem pára, o condutor só está lá para acalmar as pessoas, não há no sistema a menor possibilidade para erro humano, não tem humano operando o Metrô. Se houve choque é porque o sistema está sucateado, foi fuçado e só vai piorar, o Metro está virando um Jaguar velho, vai dar cada vez mais problemas e não tem volta até aparecer alguém que entenda o que está acontecendo e dê um basta.roberto zullinohttps://www.blogger.com/profile/02496685415529293415noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-54949627567208464152012-12-13T23:31:41.993-02:002012-12-13T23:31:41.993-02:00Bob, é absurdo alegar que no trajeto desde que sai...Bob, é absurdo alegar que no trajeto desde que saio de casa eu nunca vejo nenhuma placa, logo como só conheço o Código Brasileiro eu não posso ser autuado?Fabio Alexandrehttps://www.blogger.com/profile/11590216669560794135noreply@blogger.com