tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post277364096951835318..comments2023-11-05T08:13:28.461-03:00Comments on AUTOentusiastas Classic (2008-2014): Balanceamento de MotoresPaulo Kellerhttp://www.blogger.com/profile/14028613416173341268noreply@blogger.comBlogger15125tag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-54202268012205726122014-03-15T23:29:52.434-03:002014-03-15T23:29:52.434-03:00Damper é apenas um balanceador harmonico, e tem um...Damper é apenas um balanceador harmonico, e tem um no opala. Aliás em todo 6 em linha GM tem.<br />Colocar outro muito maior ou mais pesado só faz quebrar a ponta do eixo e mais nada.<br />O volante motor desta familia de motores é neutro, tem nenhum desbalanceamento, logo, se voce puser outro, mesmo que aliviado mas que tenha sido balanceado fora isoladamente, está correto e não vai dar nenhum problema. O que se fala em forum ão necessariamente reflete a realidade. <br />Balancear motor original, sem modificações de componentes é pura perda de tempo, todos eles saem muito bem balanceados de fabrica, sem pendencias, sem necessidade de retoques.<br />Motores 4 e 6 em linha não necessitam de bob weights também e são muito menos sensiveis a variações de peso dos componentes moveis. <br />6000 rpms em opala 6 é rotação normal ainda, acima disso é que o bicho pega. Alexandre Garciahttps://www.blogger.com/profile/06012544595672921158noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-64288688408012141982014-03-13T21:25:46.648-03:002014-03-13T21:25:46.648-03:00Trocando o volante do motor de Opala 4.1, por um d...Trocando o volante do motor de Opala 4.1, por um de aço aliviado (6.9 kg) e colocando uma Dumper na ponta do Virabrequim (A Dumper é bem + pesada que a original), é necessário balancear o conjunto?? Nesses Fóruns todos falam que é necessário, mas tenho minhas dúvidas, porque o motor vai girar até 6.000 RPM e essas peças adicionais vêm balanceadas. Alguém se habilita?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06108530503911042065noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-14169138587122765712012-12-12T22:26:24.419-02:002012-12-12T22:26:24.419-02:00Não, nunca, V6 60° são even naturalmente, e os V6 ...Não, nunca, V6 60° são even naturalmente, e os V6 90° como os Buicks 225 são odd por terem um pino movel do eixo comum, se o mancal movel for particionado como é nos buciks 231, chevys 262 (4.3V6 das blazers) e os dos audis ficam even fire tb. VR6 volks não sei dizer se é even ou não, boxer 6 todos são even sempre.<br />2 cilindros depende de muita coisa. Se 2 tempos, um sobe e outro desce, se 4 tempos pode ser dos 2 modos, paralelos sempre OU um emcima e oum embaixo. Depende da vontade do fabricante, se paralelos, subindo e descendo juntos é even, se alternar é odd, daí o som ruim. No texto tem explicação sobre isso. <br />Bom que vc gostou do blog. Tentamos escrever coisas legais. <br /><br />AGAlexandre Garciahttps://www.blogger.com/profile/06012544595672921158noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-41384884892948238352012-12-12T08:50:21.679-02:002012-12-12T08:50:21.679-02:00Mas um V6 a 60º normal (3 munhões defasados em 120...Mas um V6 a 60º normal (3 munhões defasados em 120º) é odd-fire, enquanto um 6 em linha, VR6 da VW e os boxer-6 da Porsche trabalham em even-fire, correto? Uma dúvida, nos motores das CB400 e CB450 seus dois pistões sobem e descem juntos (even-fire) enquanto da CB500 enquanto está em PMI o outro em PMS (odd-fire)? Por isso o som dos motores 400/450 é liso enquanto da 500 é algo irregular, quase como um V2 radial de Harley? Obrigado pela explicação. O nível técnico aqui é o melhor que já ví em site nacional, comparado a sites do 1º mundo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-72409395997072525242012-12-11T22:08:39.949-02:002012-12-11T22:08:39.949-02:00Anonimo,
Não é assim. Ferrari fez V6 a 120°, vibr...Anonimo,<br /><br />Não é assim. Ferrari fez V6 a 120°, vibra do mesmo jeito. E é enorme de largo, um pesadelo de instalar em qualquer carro. <br />O problema é que a resultante do V a 120° é um vetor com componentes horizontais e verticais assimetricas, assim como o de 60° O angulo de 90° existente em varios V6 deve-se ao fato de serem aproveiamentos de motores V8 previamente existentes. Isso está bem explicado no texto. <br />E a melhor solução de vibração e sequencia de ignição par ou simetrica e tamanho final do motor se obtem com o angulo de 60°Alexandre Garciahttps://www.blogger.com/profile/06012544595672921158noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-8086007056949328692012-12-11T16:12:55.414-02:002012-12-11T16:12:55.414-02:00Motores V6 com angulo de 60º ou 90º entre as banca...Motores V6 com angulo de 60º ou 90º entre as bancadas são naturalmente desbalanceados. Seus 3 munhões estão defasados em 120º, então, um V6 só é balanceado se o angulo de suas bancadas for de 120º. A não ser que tenha um virabrequim de 6 munhões, como num 6 em linha. Quando a Porsche lançou o 911, com seus 6 cilindros horizontais, ou V6 a 180º, observou isso e o fez com 6 munhões, enquanto o boxer-4 do 356 tinha apenas 2 munhões, mas era perfeitamento balanceado.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-77399466220834839462012-03-09T21:05:27.302-03:002012-03-09T21:05:27.302-03:00Filipe,
Voce não esta lendo a coisa toda e está p...Filipe,<br /><br />Voce não esta lendo a coisa toda e está pegando informações incorretas. Procura aqui no blog o meu post 1+1=0, 1,41 ou 2?, que tem essa coisa toda se 1 plano e 2 planos explicada direitinho,numa boa. E não mistura even fire e odd fire com isso porque tem nada a ver uma coisa com a outra.Alexandre Garciahttps://www.blogger.com/profile/06012544595672921158noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-36879593421724213422012-03-08T23:17:18.359-03:002012-03-08T23:17:18.359-03:00Então, tentando entender melhor, o que você chama ...Então, tentando entender melhor, o que você chama de 2 planos é o "crossplane", estilo americano, e o de de 1 plano é "flatplane", estilo de alguns europeus e motos.<br /><br />Li que motores "flatplane" não conseguiram exceder o deslocamento de 4,5 litros. Então é essa a principal razão para que quase todo motor V8 e até os V10 europeus, sejam sempre motores pequenos, quando comparados com os V8 e V10 americanos?<br /><br />É verdade que os motores "crossplane" tem maiores estress termal e mecânico, quando comparado a um motor "flatplane", por causa da explosão em cilindros adjacentes?<br /><br />Se sim, isso se traduz em menor eficiência (maior perda de calor, por exemplo), ou em partes que se desgastam mais cedo?<br /><br />Então, ser "flat" ou "cross" não tem nada a ver com ser "even" ou "odd"? <br /><br />Você pode explicar melhor a relação "evenfire" e "oddfire" x "crossplane" e "flatplane", se houver alguma?<br /><br />Por que a transformação do motor V8 Magnum 5,9 litros no motor V6 Magnum de 3,9 litros transformou um motor que era "evenfire" em um que é "oddfire"?<br /><br />Falando em motores V6 de pick-ups nacionais, por que o motor V6 4,3 litros da Chevrolet tem um ronco diferente, mais nos estilo V8 americano, do que o Magnum V6 3,9 litros?<br /><br />Eu sei que esse Chevrolet é um "evenfire". Isso me deixa confuso, pois sei que os V8 "crossplane" é que produzem o som legal. Então meu problema é que, pra mim, parece haver uma relação entre "even"/"cross"/som de V8 americano X "odd"/"flat"/som estranho.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-7767819472074495192012-03-08T21:33:16.263-03:002012-03-08T21:33:16.263-03:00A diferença está apenas no virabrequim.
O de 2 pl...A diferença está apenas no virabrequim.<br />O de 2 planos, que é o normal usado em todos os motores feitos nos eua<br />tem uma resultante unica que se conserta com os contrapesos nas pontas<br />do eixo e o de 1 pplano usado em alguns europeus e em motos V8 vibra<br />como um 4 em linha e não é liso e harmonico como o V8 de 2 planos.<br />Se usa 1 plano apenas em motores pequenos, de até 3 litros no maximo,<br />num 4 litros iria dar um monte de vibração.<br />Todos são evenfire sempre, a não ser que por algum motivo tenham o<br />angulo do V diferente de 90°<br />O que muda no ronco dos 2 é que no flat é altrenado uma explosão por<br />vez de cada lado do motor e no 2 planos explodem 2, 1 1 2 e por aí<br />vai. Só isso e mais nada.Alexandre Garciahttps://www.blogger.com/profile/06012544595672921158noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-22453906736911341052012-03-08T17:18:05.212-03:002012-03-08T17:18:05.212-03:00Este comentário foi removido pelo autor.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-34852190184208151842012-03-08T11:58:52.141-03:002012-03-08T11:58:52.141-03:00AG,
Eu li que em um motor 4 tempos, cada cilindro...AG,<br /><br />Eu li que em um motor 4 tempos, cada cilindro faz a combustão a cada 720º de rotação do virabrequim, o que levaria um motor de 8 cilindros "even" a ter um cilindro fazendo a combustão a cada 90º.<br /><br />Gostaria que você explicasse melhor o que são V8 "flatplane" e "crossplane", pois pelo que entendi, a principal diferença entre os dois está justamente no balanceamento.<br /><br />Li que os "flatplanes" não permitem maiores tamanhos de deslocamento do que um pouco mais que 4 litros. Isso procede?<br /><br />Além disso,é correto afirmar que todo V8 "flatplane" é "evenfire" e todo "crossplane" e "oddfire"?<br /><br />O barulho do motor V8 "oddfire" é mais agradável do que o V8 "evenfire"? Existem exemplos práticos desses tipos de motores que posam ser ouvidos (vistos) aqui no Brasil com certa facilidade?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-83817186919605105732009-03-29T08:06:00.000-03:002009-03-29T08:06:00.000-03:00Marcelo,O flat 4 tem uma caracteristica muito dife...Marcelo,<BR/><BR/>O flat 4 tem uma caracteristica muito diferente do L4, onde se criassemos 2 motores que tivessem todas as caracteristicas identicas, curso e diametro, comprimento de biela, taxa, volume de camaratudo identico exceto o arranjo dos cilindros o flat seria mais liso apenas porque a resultante dele é um binário ou momento de segunda oredem, e é menos percebida que a força livre de segunda ordem que atribula os L4 naturalmente também. Logo a afirmação deles tem procedencia. Junte-se a isso um motor com bons parametros de projeto como boa relação entre urso e diametro, boa relação de comprimento de biela/curso e mais algumas coisinhas bem estudadas e o resultado é o melhor possivel.<BR/><BR/>Marlos,<BR/><BR/>Parece que seu caso se resolve com uma boa revisão de cabeçote, troca de vedadores de valvulas, etc....busca no google aksony + retifica que aparece a homepage deles ou pelo menos endereço e telefone.<BR/><BR/>Lucas,<BR/><BR/>Obrigado.Alexandre Garciahttps://www.blogger.com/profile/06012544595672921158noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-90582457602854596852009-03-28T22:15:00.000-03:002009-03-28T22:15:00.000-03:00Informação técnica de primeira.Parabens.LucasInformação técnica de primeira.<BR/>Parabens.<BR/><BR/>LucasLucashttps://www.blogger.com/profile/07490002995955217943noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-44984715846933955722009-03-28T21:55:00.000-03:002009-03-28T21:55:00.000-03:00AG,Agradeço a orientação sobre a retífica. Porém, ...AG,<BR/>Agradeço a orientação sobre a retífica. Porém, ela fica em qual bairro? Assim posso descobrir o telefone e ir lá.<BR/><BR/>Estou em dúvida... O motor não está "fumando" nem baixando o nível de óleo anormalmente, mas está "sujando vela" e tem borra de óleo no escapamento... Diante dessa condição, seria melhor fazer logo um serviço nele ou esperar um pouco até que surjam mais "sintomas"?<BR/>Um abraço e obrigado.Marlos Dantasnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2515385629887155660.post-50466016974195533682009-03-28T03:18:00.000-03:002009-03-28T03:18:00.000-03:00A Subaru adota os contrapostos e uma das vantagens...A Subaru adota os contrapostos e uma das vantagens que ela alega é justamente a suavidade de funcionamento inerente a este arranjo. Mas com tantas variáveis que envolvem a aspereza de um motor, não dá muito para perceber esta superioridade perante um motor "normal" bem feito da concorrência.Marcelo Augustonoreply@blogger.com